Medicina Veterinária

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Anemia hemolítica inunomediada secundária a micoplasmose em felino felv (+): relato de caso
    (2023-12) NEVES, Pietra Pereira rovani; LIMA, Paola Souza de
    A micoplasmose felina,também conhecida como anemia infecciosa felina, é uma doença causada pela bactéria Mycoplasma haemofelis, que parasita a superfície das hemácias podendo levar o felino ao quadro de anemia hemolítica aguda ou crônica. Pacientes que sofrem desta afecção são susceptíveis a desenvolverem também a anemia hemolítica imunomediada, que se trata da diminuição do hematócrito em decorrência de hemólise extravascular ou intravascular. O objetivo deste trabalho foi relatar o caso de um felino doméstico apresentando histórico de prostração, anorexia e mudança comportamental, juntamente a mucosas pálidas, desidratação e linfonodos submandibulares aumentados, constatados por exame clínico. Foi realizado teste rápido para FIV/FELV, onde o paciente apresentou resultado positivo para FELV, hemograma, onde foi evidenciado a presença de anemia, o bioquimico evidenciou aumento em GGT e para melhor elucidação do caso, foi realizado pesquisa de hemoparasita por esfregaço sanguíneo corado, tendo presença da bactéria Mycoplasma Haemofelis. O felino foi submetido a transfusão sanguínea e tratamento à base de antibióticos, vitaminas, e fluidoterapia, onde apresentou melhora no primeiro momento, mas vindo a decair 10 dias após a alta médica. Após três transfusões no período de 40 dias, os tutores optaram por eutanasiar o paciente.
  • Monografia Acesso aberto
    Obesidade de cães e gatos
    (2023-12) OLIVEIRA, Giulia Rodrigues Ramalho de; NEUMANN, Letícia Cristina; TEIXEIRA, Aline Natali
    A obesidade em cães e gatos é influenciada principalmente pelo excesso de calorias e falta de atividades físicas. Conforme a ingestão de calorias é maior do que gasto por dia, esse excesso de energia é armazenado na forma de gordura corporal, este tecido secreta uma variedade de substâncias, conhecidas como adipocinas, que regulam o metabolismo, temperatura, hidratação e resposta imunológica. O sobrepeso dos animais pode estar associado a doenças como o hipotireoidismo e hiperadrenocorticismo, além dos fatores genéticos, ambientais e da rotina. Como consequência desta patologia, podem surgir problemas cardiorrespiratórios, articulares, dermatológicos, hepáticos e hipertensão. O diagnóstico é feito por meio de anamnese, check-up e classificação do escore corporal do animal. Certas mudanças na composição da dieta são necessárias, como aumentar a quantidade e a qualidade das proteínas e fibras fornecidas, limitar os lipídios e a quantidade de carboidratos para melhor manejo nutricional. Essa monografia visa compreender os mecanismos fisiológicos para o diagnóstico precoce, contribuindo para um tratamento adequado e diligencia. O planejamento da prevenção deve ser uma prática contínua, desde o início até o final da vida destes animais, garantindo uma alimentação equilibrada, com seleções de alimentos de alta qualidade e a moderação no fornecimento de petiscos, mesmo que considerado saudáveis, pois são aspectos essenciais a serem incorporados no cuidado nutricional dos mesmos.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Recidiva de extrusão de disco em cão: relato de caso
    (2023-12) SALAZAR, Danielle Francine Marcussi; KUNZLER, Luana Marques Cordeiro; COSTA, Marcos Alexandre da
    A coluna vertebral é responsável pela mobilidade, flexibilidade, absorção de choques e proteção da medula espinhal, que é de grande importância no sistema nervoso central. A doença do disco intervertebral toracolombar é uma enfermidade neurológica frequentemente descrita em cães, seus sintomas incluem paraparesia, paraplegia, incontinência urinária e perda da capacidade perceptiva de dor profunda. Essas discopatias podem ser classificadas entre Hansen tipo I, II e III. O diagnóstico é feito por meio de anamnese, sinais clínicos, exame neurológico e exames de imagem, onde a tomografia computadorizada é a preferida atualmente na medicina veterinária. Este artigo tem como objetivo descrever um relato de caso de recidiva do disco intervertebral em um cão sem raça definida atendido no Hospital Veterinário Santa Vida, o paciente apresentava paraparesia não ambulatória e através do exame de tomografia computadorizada o paciente foi diagnosticado com doença do disco intervertebral entre L1-L2. A cirurgia de escolha foi a hemilaminectomia, com pré, trans e pós cirúrgicos estáveis. Após 15 dias o paciente retorna com reaparecimento de sinais clínicos, onde foi indicado nova tomografia computadorizada, que constou uma recidiva da extrusão de disco no local anteriormente operado, porém do lado oposto. A técnica realizada foi de descompressão pela janela cirúrgica anterior. A recuperação pós cirúrgica foi estável, porém, o acompanhamento do caso clínico deste animal se mostrou inviável, já que o mesmo morava em outro estado. Com base neste relato, observa-se que a não realização da fenestração discal, que é uma importante técnica realizada após a hemilaminectomia, pode ter sido a causa da recidiva, visto que houve a permanência de conteúdo no interior do espaço intervertebral.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos terapêuticos da cannabis sativa em cães
    (2023-12) FISHER, Arantxa Vargas; CARLI, Geovana Carolina de; ALMEIDA, Ingrid Oliveira; LOMBARDO, Palloma da Silva
    O atual estudo aborda os benefícios da cannabis sativa e sua longa história de uso em contextos médicos, religiosos e recreativos, com ênfase na sua história no Brasil, mencionando a discussão sobre a legalização da cannabis e seu impacto na medicina veterinária no país. O trabalho explora, primeiramente, o sistema endocanabinóide, detalhando seus componentes, receptores, e sua maturação ao longo do desenvolvimento dos animais para uma melhor compreensão do assunto. Também são discutidos os componentes ativos da planta, destacando os efeitos do tetraidrocanabinol (THC) e as aplicações terapêuticas do canabidiol (CBD) em animais, particularmente em termos de alívio da ansiedade, tratamento de dores e crises epilépticas. A pesquisa destaca a importância de usar produtos à base de cannabis formulados especificamente para animais e menciona alguns estudos recentes que investigam a eficácia do CBD na medicina veterinária. No entanto, enfatiza que a dosagem e a concentração devem ser utilizadas com cautela, considerando fatores como idade, peso e gravidade das condições do animal, sempre sob a supervisão de um médico veterinário. O trabalho contribui para a compreensão dos benefícios e desafios do uso da cannabis na medicina veterinária, enfatizando a importância do bem-estar animal e da pesquisa contínua nesse campo.
  • Monografia Acesso aberto
    Uso de probióticos de forma contínua para controle de sintomas em casos de doença inflamatória intestinal
    (2023-12) OLIVEIRA, Adrielle Freitas de; NASCIMENTO, Eliane Souza; SERAFINI, Mariana
    A doença inflamatória intestinal trata-se de uma desregulação da microbiota intestinal devido a uma resposta do sistema imunológico que identifica às mesmas bactérias ali presentes naturalmente, ou quando há presença de novos possíveis agentes bacterianos, de forma que estes são vistos como invasores, desta forma o organismo gera toda uma cascata de processo inflamatório que danifica e torna ainda mais permeável a barreira do trato gastrointestinal, intensificando ainda mais o processo inflamatório que se torna crônico. Não se sabe ao certo o porquê do organismo de alguns animais domésticos se comportarem de tal forma, sendo uma área que está sendo estudada, tendo em busca possíveis soluções para se manter este equilíbrio, em vista de ser uma doença em que ainda não se obteve uma cura. Dentre as possíveis condutas a serem estudadas atualmente encontra-se ainda em diminuto número os estudos sobre a utilização de probióticos. Os probióticos são usados como auxiliares em busca do equilíbrio da microbiota intestinal, estes agirão aumentando o sistema imune, tendo melhora efetiva em sintomas como diarreia crônica, desta forma tem-se uma melhor absorção intestinal, melhora na motilidade intestinal, assim gerando uma melhora no equilíbrio do organismo o animal volta a se alimentar mais efetivamente. Este trabalho tem como objetivo mostrar os avanços nas pesquisas do uso de probióticos em animais com doença inflamatória intestinal.
  • Monografia Acesso aberto
    Discopatia cervical em cães: revisão bibliográfica
    (2023-11) FAYAD DEBATIN, Mariana; PAIVA, Manuelle de Lima; BEIRA, Maria Eduarda; VERARDI, Maria Eduarda de Medeiros
    A doença do disco intervertebral, comumente denominada de hérnia de disco, é considerada por especialistas como a patologia que mais acomete a medula espinhal em cães, sendo as raças condrodistróficas as mais afetadas, tais como Dachshund (miniatura), Basset Hound, Bulldog Francês e Inglês, Shi Tzu, Schnauzer miniatura, Pequinês, Beagle, Lhasa Apso, Bichon Frisé, Spaniel Tibetano, Cavalier King Charles Spaniel, Welsh Corgi e o Cocker Spaniel Americano. As discopatias na região cervical ocorrem em quase 15% em cães, e a dor é o sinal clínico mais evidente. Raramente os gatos são acometidos por tal patologia. Seu diagnóstico presuntivo tem base na história clínica do animal e por meio de exames neurológicos e físicos. O diagnóstico definitivo é concluído com o auxílio de exames complementares de imagem, tais como a radiografia simples, a ressonância magnética, a mielografia e a tomografia computadorizada. O tratamento pode ser dividido em clínico, conservador e cirúrgico, tendo em vista que cada caso possui um tratamento individual de acordo com as particularidades do animal, grau da lesão, tempo de acometimento, estado físico e neurológico. Com base nisso, o presente trabalho visa revisar a literatura no que diz respeito à discopatia cervical em cães, facilitando compreensão na clínica de pequenos animais.
  • Monografia Acesso aberto
    Revisão da relação entre a exposição a produtos químicos domésticos e doenças dermatológicas em cães de companhia
    (2023-11) DOGNINI, Maria Eduarda; VIEIRA, Thayná Silva; TAVARES, Bryan Anderson Pires
    Os animais de companhia compartilham cada vez mais o ambiente doméstico com seus proprietários, isso leva a uma maior exposição a produtos químicos presentes em produtos de limpeza doméstico, esse contato pode gerar dermatites e lesões visíveis na pele. Este trabalho aborda a dermatite causada por produtos químicos domésticos em cães de companhia. A pesquisa visa entender os agentes químicos responsáveis por essas dermatites, os mecanismos envolvidos, os sintomas clínicos, as estratégias de diagnóstico e tratamento e as medidas preventivas para minimizar a exposição de animais de estimação a esses produtos. Para elaboração deste trabalho foram utilizados desde pesquisas e estudos publicados em sites e aplicativos até trabalhos acadêmicos, artigos científicos e livros didáticos publicados nas mais diversas datas e nacionalidades. A exposição a produtos químicos domésticos se mostrou um fator significativo no desenvolvimento e no agravo de dermatites em animais de estimação. Existem relatos de casos demonstrando que a doença ocorra com mais frequência e não é diagnosticada pelos clínicos e dermatologistas por falta de conhecimento. Essa relação direta entre a exposição e a dermatite sublinha a necessidade de conscientização sobre os riscos desses produtos no ambiente doméstico e a necessidade de métodos eficazes para um diagnóstico mais rápido e preciso.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Relação das boas práticas de fabricação com a contagem de mesófilos aeróbios em uma unidade de beneficiamento de pescado e produtos de pescado.
    (2023-06-14) Camargo, Alison; Stresser, Janaina; Francisco, Mirian; Silva, Pamela Maquele; Machado, Reinaldo
    As indústrias de processamento de pescado vêm crescendo em grande escala, principalmente na Região Sul e Sudeste do Brasil, concentradas nos Estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. É de extrema importância o papel do Médico Veterinário durante todo o processamento, assegurando assim a inocuidade do produto e o bem-estar dos seus consumidores. A validação dos procedimentos de higienização é necessária para garantir a conformidade e oferecer evidência documentada de que o procedimento de limpeza e desinfecção descritos nos Programas de Autocontrole (PAC) resultará em equipamentos e superfícies adequadas para o uso a que pretendido. Dessa forma, verificar as possíveis contaminações são extremamente importantes para compreender se as ações sanitárias aplicáveis, utilizadas nos utensílios, equipamentos ou superfícies de diversos setores da indústria, estão sendo eficazes. Foram avaliadas as condições higiênico-sanitárias de uma indústria de processamento de pescados, analisando 4 amostras de superfícies antes e após a higienização, coletadas por meio de swab para realização da análise de contagem de mesófilos aeróbios. A contagem de mesófilos aeróbios variou entre amostras de superfícies.
  • Monografia Acesso aberto
    Uso da medicina integrativa no tratamento de sequelas de cinomose
    (2023-06-29) Pereira Marques, Anna Carolina; Joaquim, Eduarda Elvira; Rohde da Silva, Eduarda; Facchini Machado, Leonardo
    A cinomose é uma doença infectocontagiosa multissistêmica que possui uma alta taxa de letalidade. Ela se manifesta através de sinais no sistema respiratório, gastrointestinal e neurológico, em sua forma mais grave. Os cães que sobrevivem a doença acabam ficando com essas sequelas neurológicas que os levam a quadros de paralisia parcial ou total. A medicina integrativa, que abrange a acupuntura, moxaterapia, laserterapia e fisioterapia é recomendada para amenizar as sequelas da cinomose, trazendo uma melhora significativa na qualidade de vida do animal acometido. O objetivo deste estudo foi descrever o acompanhamento de um caso pelo qual múltiplas técnicas da medicina integrativa foram conciliadas no tratamento das sequelas de cinomose.