Psicologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Psicoeducação de jovens universitários diante das infecções sexualmente transmissíveis e sua importância
    (2023-12) SANTOS, Alyne Francieli dos
    Este estudo teve como objetivo efetuar um mapeamento sistemático com base na literatura referente ao conhecimento das pessoas para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e possíveis metodologias de educação sexual. Foram realizadas as buscas com as seguintes expressões: Psicoeducação, doenças sexualmente transmissíveis, IST, infecções sexualmente transmissíveis, Doenças, Infecções transmissíveis no ato sexual, Infecções, DSTs, Alunos universitários, ISTs em alunos universitários, Faixa etária prevalente das infecções sexualmente transmissíveis”, doenças sexualmente transmissíveis, métodos de prevenção, nas bases de dados: Web of Science e Portal dos periódicos CAPES. Entretanto, de acordo com o tema abordado foi possível observar nos resultados de busca Web of Science zero estudos, sendo encontrados 233 estudos no Portal Periódicos da CAPES, concluindo após a leitura integral o quantitativo de quatro estudos selecionados, ademais, nenhuma das pesquisas apresentou recursos de psicoeducação. Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de utilizar estratégias para abordar de maneira empática os jovens na universidade, visto que falar de educação sexual ainda é um tabu na sociedade. Sendo assim, oferecer ferramentas da psicoeducação no acolhimento e conhecimento de métodos contraceptivos, como preservativo masculino e feminino poderá ajudá-los na prevenção das ISTs. Além disso, essa orientação pode fazê-los compreender a necessidade do tratamento adequado ao contrair ISTs, tornando possível conscientizar os jovens a se educar sexualmente garantindo saúde e bem-estar para si e seu parceiro. Por fim, nota-se que é imprescindível criar estratégias de promoção de saúde e prevenção de ISTs nas universidades.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Síndrome de burnout em acadêmicos de psicologia: prevalência de sintomas em estudantes de uma universidade privada catarinense
    (2023-12) SEGUNDO, Maiara Ketler Souza Segundo; ASSIS, Ariani de; SILVA, Isadora Medeiros da
    Esta pesquisa teve por objetivo avaliar por meio de um questionário online a predisposição de sintomas e sinais referente à Síndrome de Burnout (SB), em estudantes de Psicologia de uma universidade privada do Vale do Itajaí. Foi utilizado um instrumento criado pelas próprias autoras que contém 36 perguntas, com opções de respostas em escala likert, com os seguintes escores de classificação: nenhum indicativo da síndrome de burnout; probabilidade de desenvolver síndrome de burnout; fase inicial da síndrome de burnout e fase considerável da síndrome de burnout. A análise dos resultados se deu através de histogramas e tabelas. Participaram 54 alunos matriculados regularmente no curso de Psicologia. Como resultado foi possível identificar que 45,4% dos participantes estavam no índice da probabilidade de desenvolver a síndrome de burnout e 30,9% se encontravam na categoria fase inicial da SB por fim 1,8% apresentaram estar na fase considerável da SB. A identificação da prevalência de sintomas e sinais da SB em estudantes de psicologia pode contribuir para futuramente pensar em propostas de intervenções acadêmicas no nível de prevenção a fim de diminuir a probabilidade da manifestação de tal síndrome dos estudantes.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Abuso sexual infantil intrafamiliar e suas repercurssões psicológicas a curto e longo prazo
    (2023-12) CONCEIÇÃO, Paola Stefani de Mattos; GONÇALVES, Vitória Marques
    O presente artigo tem como objetivo identificar e discutir sobre as possíveis consequências dos aspectos psicológicos, a curto e longo prazo, de uma vivência traumática do abuso sexual infantil no contexto intrafamiliar. Trata-se de um mapeamento sistemático realizado a partir das bases de dados Scielo, Ebsco, Lilacs e Portal de Periódico Capes. Para a pesquisa foram utilizados os seguintes descritores em português: “abuso sexual infantil” OR "Abuso Sexual na Infância”, "Abuso Sexual na Infância" AND “contexto familiar”, "Abuso Sexual na Infância” AND consequências, “Abuso Sexual na Infância” AND “consequências psicológicas”, "Abuso Sexual na Infância" AND intrafamiliar, “abuso sexual infantil” AND “contexto familiar”, “abuso sexual infantil” AND consequências, “abuso sexual infantil” AND “consequências psicológicas” e “abuso sexual infantil” AND intrafamiliar. Foi considerado como critérios de inclusão: estudos no idioma português, nos formatos de artigos, livros, ou capítulos de livros que apresentem no título ou no resumo as palavras chave, e como critérios de exclusão: artigos, livros, ou capítulos de livros cujo texto completo não foi possível acessar, estudos duplicados, estudos em idioma diferente do português e estudos que não tinham relação com o objetivo da pesquisa. Na busca, foram encontrados 869 estudos. Após a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 10 estudos, os quais foram lidos na íntegra e extraídos os dados, organizados em tabelas. Os estudos evidenciaram que o abuso sexual infantil gera repercussões em diversas esferas, sendo elas: comportamentais, psicológicas, sociais, sexuais e psicopatológicas, que podem perdurar durante toda a vida da vítima. Diante disso, constatou-se a necessidade que profissionais, especialmente das áreas da saúde e psicologia, compreendam as consequências e os impactos a curto e longo prazo envolvidos na violência proveniente do abuso sexual infantil intrafamiliar, a fim de proporcionar os devidos cuidados à vítima.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O diagnóstico do TDAH no adulto
    (2023-06-30) SANTOS, Viviane
    A presente pesquisa visa abordar aspectos sobre pessoas que recebem o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH na vida adulta. O objetivo geral deste trabalho é compreender o que a literatura científica aponta sobre os aspectos emocionais presentes no decorrer na vida de uma pessoa que é diagnosticada com TDAH na vida adulta. Dessa forma, utilizou-se o método bibliográfico como abordagem principal para a coleta e análise de dados. Foram realizadas buscas em na internet de modo geral com a expressão “TDAH em adulto”, além disso foi feito pesquisas no site da “minha biblioteca” referentes a livros que tratam o TDAH em adultos que sustentam teoricamente e contemplem os objetivos propostos de caracterizar o TDAH, e compreender seus aspectos emocionais. Dessa busca foram escolhidos 4 estudos. Nos quais pode-se constatar que os aspectos emocionais do TDAH na vida adulta incluem desafios relacionados à regulação emocional, como impulsividade, instabilidade emocional e dificuldade em lidar com estresse, afetando significativamente a qualidade de vida e o bem-estar psicológico dos indivíduos afetados. Assim sendo, acredita-se que a desinformação gera sofrimento aos indivíduos que possuem o diagnóstico de TDAH, principalmente quando realizado na vida adulta.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O dano emocional em mulheres vítimas de violência psicológica: um mapeamento sistemático de literatura
    (2023-06-29) SANTANA, Paula Costa; BONFANTE, Karine; SILVA, Denise
    De acordo com a Lei Maria da Penha, qualquer ação ou omissão baseada no gênero que venha ocasionar morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico contra as mulheres, configura violência doméstica e familiar. Especificamente nos casos de violência psicológica contra as mulheres, é necessário que este fenômeno seja observado como objeto de estudos científicos. A violência psicológica permeia a dificuldade de as mulheres não denunciarem, ou por vezes, não saírem do ciclo de violência, retornando ao relacionamento, além de estar relacionada em como a sociedade vê culturalmente a violência psicológica no Brasil, de forma tão naturalizada que não a reconhece. Com base em um mapeamento sistemático de literatura acerca da temática do dano emocional relacionado ao atendimento de mulheres em situação de violência, este trabalho tem como objetivo investigar o que tem sido produzido cientificamente sobre os danos emocionais causados às mulheres vítimas de violência psicológica. Para a busca e seleção dos estudos, a string utilizada foi a combinação dos termos “dano emocional”, "violência" e “mulher”. A busca nas bases de dados ocorreu entre março e abril de 2023 nas plataformas de base de dados: Portal de Periódico da CAPES, ISI Web of Science e Scopus. Com isso, foram recuperados 255 estudos. Após a etapa de leitura dos títulos e resumos e aplicados os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 17 estudos para leitura integral. Assim, os resultados aqui apresentados foram extraídos dos 13 artigos selecionados para este mapeamento. Ressalta-se que a violência psicológica causa prejuízos à saúde mental das mulheres tais como a diminuição da autoestima, depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático. Portanto, a Psicologia enquanto ciência e profissão pode contribuir em indicadores de avaliação psicológica, como também no acolhimento, nos cuidados e na identificação e orientação acerca das características da violência psicológica, auxiliando na compreensão e reconhecimento deste fenômeno, seja no âmbito doméstico/familiar, como na sociedade em geral.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O acolhimento humanizado do psicólogo hospitalar na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) visando o vínculo familiar
    (2023-06) Barbeiro, Larissa Gomes; Barbosa, Ana Angélica da Silva Ribeiro; Loos, Irma Váleria
    Este trabalho utilizou-se do Mapeamento Sistemático de Literatura com o objetivo de caracterizar o acolhimento humanizado realizado pelo psicólogo hospitalar na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) a fim de promover o vínculo familiar. Para elaboração desta pesquisa foram realizadas buscas com as seguintes expressões: “recém-nascido”; “unidade de terapia intensiva neonatal”; “psicólogo hospitalar”; “acolhimento humanizado”; “atuação do psicólogo hospitalar” e “prematuro”, nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PEPSIC) e Portal de Periódicos Capes. Foram encontrados 21 estudos, dos quais após aplicar critério de inclusão e exclusão foram selecionados apenas 5 estudos para análise. Quanto ao país de publicação todos foram publicados no Brasil. Referente aos periódicos nos quais foram publicados dois deles tem como objetivo principal a importância do acolhimento humanizado nas UTIN para os familiares, um sobre a experiência das mães no ambiente hospitalar, dois sobre a importância do acolhimento e comunicação dos profissionais com a família e forma humanizada. Ao promover o vínculo familiar, o psicólogo contribui para o fortalecimento dos laços entre os pais e o bebê internado na UTIN.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A dor de quem fica: as manifestações psicológicas de familiares do paciente em protocolo de morte encefálica
    (2023-06) Rocha, Matheus; Lima, Andressa Andrade de; Feitosa, Ana Luiza
    Este estudo de mapeamento sistemático teve por objetivo caracterizar as manifestações psicológicas que são detectadas em familiares de pacientes implicados no processo de morte encefálica (ME). Para pesquisa foram utilizadas as seguintes expressões em português: “Luto” ou “Luto antecipatório", “Familiares enlutados” ou “Familiares de luto", “Manifestações psicológicas" ou "Fenômenos psicológicos", “Atuação do psicólogo” ou “Psicologia”, “Psicólogo hospitalar” ou “Psicólogo no hospital” combinadas com “Morte encefálica" ou “Morte cerebral” nas bases de dados: Scielo Brasil, Pepsic, PsycInfo, Scopus e Portal de Periódicos da Capes. Foram encontrados 31 estudos, porém selecionados apenas seis para análise de dados, tendo sido todos publicados no Brasil. A maioria dos estudos são revisões sistemáticas e requerem a necessidade de se discutir acerca das manifestações psicológicas relacionadas ao luto; a necessidade de uma linguagem empática e clara com a família; a importância de um profissional psicólogo integrado ao protocolo de ME e a multidisciplinaridade e atualidade do tema.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Racismo estrutural e a saúde mental das mulheres negras: como as formas de racismo interferem nos relacionamentos interpessoais
    (2023-06-28) Santana, Janaína
    O presente estudo tem como objetivo realizar o mapeamento sistemático pesquisando sobre o racismo estrutural e a saúde mental de mulheres negras, cujo a pergunta de pesquisa é: Como as formas de racismo interferem nos relacionamentos interpessoais? Foram realizadas buscas com as seguintes expressões em português: “Mulher negra”; “Relacionamentos”; “Racismo”; “Racismo Estrutural”; “Relacionamentos Afetivos” e “saúde mental”. Foram exploradas através do descritor booleano AND, combinados de modo a formar o seguinte string de busca: (“Saúde Mental" AND Relacionamentos) / (Mulheres AND Racismo) / (“Mulheres Negras” AND “Relacionamentos Afetivos") / (“Mulheres Negras" AND "Saúde Mental”) / “Mulheres Pretas” AND “Relacionamentos Afetivos”. Foram encontrados 397 estudos, porém foram selecionados apenas quatro estudos para análise. Todos os estudos foram publicados no Brasil. Enquanto ao critério de inclusão foram utilizados estudos escritos em português, inglês e espanhol e exclusão não foram aceitos estudos que não teriam relação com o objetivo do estudo, em qualquer outro idioma que não seja português, inglês ou espanhol e estudos que não estivessem completos nas bases de dados que foram utilizadas: SciELO, Pepsic, Portal de Periódicos Capes. Durante o mapeamento do estudo é possível encontrar abordagem sobre relacionamentos afetivos, resiliência, taxas de homicídio comparado a mulheres brancas, escravidão de mulheres negras, racismo estrutural e racismo institucional e a construção da autoestima de mulheres negras. A exposição de mulheres negras a questões abordadas acima pode gerar dificuldade nos seus relacionamentos interpessoais gerando assim confrontos pessoais e interpessoais por não entender que o racismo estrutural faz parte da estrutura da sociedade. É importante ressaltar que após a realização do mapeamento sistemático concluiu-se que é importante valorizar a sabedoria das mulheres negras criando oportunidades para que possam ocupar cargos de inovação promovendo saúde mental, clínica, políticas públicas realizando o acolhimento da população negra em sua totalidade.