Biomedicina

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 18 de 18
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Incidência de sífilis gestacional na cidade de Santos-SP antes e durante pandemia de Covid-19 (2018-2022)
    (2023-12) PAIXÃO , Aline do Nascimento; GONÇALVES , Evelyn Kati Lopes Pacífico; PAULO , Karen de Oliveira
    Introdução: A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), também causada pelo contato com sangue contaminado ou de forma vertical pela bactéria Treponema pallidum. A pandemia de COVID-19 (2020-2023) impôs isolamento social e priorização dos serviços de saúde. Diferentemente da progressão de sífilis gestacional constatada no Brasil, nos últimos anos as ocorrências e taxas de detecção de SG em Santos têm aumentado. Metodologia: A pesquisa foi definida como descritiva com abordagem quantitativa, incluindo análise de dados epidemiológicos transmitidos no Boletim Epidemiológico de Santos 05/2023 e leitura exploratória e interpretativa. Objetivo: Investigar a incidência de sífilis gestacional em Santos-SP de 2018 a 2022, comparando com autores de diferentes localidades brasileiras e avaliando se existiu um impacto nos dados epidemiológicos devido a pandemia de COVID-19. Resultados: Foram computados 894 casos confirmados de sífilis gestacional no período analisado, com menor contagem em 2020 (132) e picos em 2021 (210) e 2022 (258). De 2020 a 2022 houve constante aumento da taxa de detecção, com acréscimo de 112%. A maior parte dos casos de sífilis congênita ocorreu por diagnóstico materno no momento do parto/curetagem, bem como por ausência ou inadequabilidade do tratamento da gestante. Conclusão: Observaram-se subnotificação de casos e isolamento social devido ao surto de COVID-19 em 2020; e o retorno à normalidade em 2021 e 2022, com aumento da notificação – necessitando de mais ações preventivas e instrutivas, além de atualização dos dados e preparo adequado dos profissionais e serviços de saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A eficiência da imunoterapia na luta contra o câncer de mama.
    (2023-12) SANCHES, Beatriz Marinho; MOURA, Ivanice Rodrigues de; RODRIGUES, Kamilly Freitas; DAMACENO, Lorrayne dos Santos Paiva; SOUZA, Mayara de Jesus
    A imunoterapia é uma abordagem inovadora no tratamento do câncer de mama, que se baseia no estímulo do sistema imunológico do paciente para combater as células cancerígenas. Os estudos revelam que a imunoterapia pode não ser eficaz para todos os pacientes e pode estar associada a efeitos colaterais. Portanto, a escolha do tratamento deve ser individualizada, levando em consideração o perfil do paciente e o tipo específico de câncer de mama. Neste trabalho é apresentado uma revisão de literatura sobre a eficiência da imunoterapia no tratamento de câncer, alguns tipos de imunoterapia utilizados no tratamento de câncer de mama e a metodologia utilizada para inferi-la.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo da ressonância magnética no diagnóstico de Esteatose Hepática em comparação a ultrassonografia
    (2023-12) Santos, Wagner Silva dos; Peres, Gabriely Costa; Carrera, Isabella Souza; Silva, Gustavo Macedo da
    A esteatose hepática (EH) tem por definição o acúmulo de lipídios, especificamente triglicerídeos, no citoplasma dos hepatócitos superior a 5% do peso do fígado. Podendo ser mais comum em países desenvolvidos pela epidemia de obesidade e ao aumento do sedentarismo. Caso não seja tratada corretamente, pode ocasionar inflamação e evoluir para casos graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e câncer no fígado. Inúmeros tipos de doenças podem causar esteatoses macrogoticulares e mistas, sendo as principais: álcool, vírus C e esteatoses não alcóolicas. Existem dois tipos de Esteatose hepática mais conhecidas, a esteatose alcoólica e a esteatose não alcoólica, que é a mais comum por falta de uma alimentação adequada. Nestes casos, o fígado aumenta de tamanho e pode ter um aspecto amarelado, Muitas vezes o transplante pode ser a única alternativa. O quadro é reversível com mudanças de estilo e hábitos de vida, que devem ser mais saudáveis e com orientação médica adequada. Pessoas sedentárias que consomem muito álcool tende a adquirir esteatose hepática. As mulheres têm um risco maior de contrair a esteatose hepática por conta da produção de estrógeno produzido naturalmente pelo corpo feminino que acumula tal gordura. Já nas crianças, normalmente são causadas por doenças metabólicas, na maioria dos casos melhorando a alimentação já ajuda muito em prevenir uma possível esteatose hepática futura.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise Epidemiológica do impacto da Covid-19 na vacinação infantil entre 2020-2023
    (2023-11) SANTOS, Alexia Caroline; SILVA, Kezia Raquel Silveira e; JESUS, Hellen Bueno de
    Durante os anos de 2020 a 2023, observou-se uma preocupante tendência de queda na taxa de adesão à vacinação infantil, levantando sérias preocupações sobre os possíveis impactos negativos na saúde e no bem-estar das crianças. Além dos fatores previamente mencionados, é fundamental destacar o papel das dificuldades socioeconômicas enfrentadas por muitas famílias, o que pode ter contribuído para a restrição no acesso às vacinas. A desconfiança em relação às vacinas, alimentada por teorias infundadas e desinformação disseminada nas redes sociais, também desempenhou um papel significativo nesse cenário. A falta de compreensão sobre a importância da imunização e os mitos persistentes sobre os possíveis efeitos colaterais das vacinas têm contribuído para a hesitação dos pais em vacinar seus filhos. O impacto dessa resistência à vacinação é de natureza coletiva e global, representando uma ameaça à continuidade da saúde global e expressando um sério problema de saúde pública a nível mundial. Portanto, é de extrema importância promover a adesão vacinal, disseminar informações verídicas e incentivar estudos sobre as vacinações e seus benefícios. O objetivo deste estudo é analisar dados científicos por meio de artigos relacionados às consequências da redução da adesão às vacinas em crianças devido à Covid-19. Com base nos dados obtidos nas pesquisas dos artigos, foram compiladas informações cruciais e esclarecedoras sobre a diminuição das taxas de vacinação infantil, visando conscientizar a população em geral sobre a relevância e necessidade das vacinações. Concluímos que tanto os profissionais da área biomédica quanto a população em geral desempenham um papel crucial na promoção da adesão ao calendário de vacinação infantil, seja no âmbito da saúde pública ou privada, comprometendo-se com a transmissão do conhecimento, a constante capacitação e a interação com os pacientes. Propomos ações para evitar a disseminação de informações falsas, como palestras, distribuição de materiais informativos e conscientização dos pais sobre a importância da vacinação infantil.
  • Monografia Acesso aberto
    Apresentação de um caso clínico familiar de LLA em comparação com a incidência de casos no estado de São Paulo.
    (2023-11) SANTOS, Aline da Silva; RODRIGUES, Ana Carolina Lemos; BRAGA, Letícia Vast Coelho
    A Leucemia é uma neoplasia maligna, ou seja, um tumor de células imaturas com crescimento rápido e desordenado na corrente sanguínea que afeta os leucócitos (células brancas do sangue) e se acumulam na medula óssea.1 São divididas em tipos de linhagens, sendo elas: Linfoide ou Mieloide, que futuramente são subdivididas em agudas ou crônicas. As agudas são caracterizadas pelo crescimento rápido dos blastos, já a a crônica tem seu crescimento mais lento e costuma ser mais agressiva.2 O tema a ser abordado conta a história de todo um processo de suspeita, diagnóstico, tratamento e remissão da doença de um atleta paralímpico de goalball que aos 20 anos foi diagnosticado com a Leucemia Linfoide Aguda, tendo sua história contraposta por inúmeros artigos retirados de plataformas como Google Acadêmico, para discussão deste caso clínico.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Avaliação da isquemia cardíaca através do exame de cintilografia de perfusão miocárdica
    (2023-11) SANTOS, Gabriela Aparecida Andrade; BORGES, Melissa Iha; SANTOS, Rafaela Mendes dos
    A cintilografia de perfusão miocárdica, é um exame de imagem fisiológico e não invasivo que auxilia na avaliação da perfusão do músculo cardíaco, quantificando a porcentagem de sangue que o corpo fornece ao coração. O presente estudo realizou um levantamento entre pacientes positivo para isquemia juntamente com a análise de diabetes, colesterol e hipertensão como fatores de riscos pré-existentes. Realizamos esta pesquisa com prontuários de 48 pacientes de ambos os gêneros, com faixa etária de 30 a 90 anos que realizaram a cintilografia de perfusão miocárdica, evidenciando a diabetes como fator mais predominante para a ocorrência positiva de isquemia, já hipertensão e hipercolesterolemia quando comparada demonstra uma incidência inferior, mas ainda sim são fatores notórios para isquemia cardíaca.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Síndrome autoimune induzida por adjuvantes (ASIA) e sua relação em mulheres submetidas ao implante mamário de silicone
    (2023-11) SILVA, Giovanna Cristina Andrade da; SOUZA, Isabela Pimentel de; NÓBREGA, Karyne de Melo
    Com o avanço na procura por cirurgias plásticas anualmente no Brasil e no mundo, a que se destaca dentre uma das mais procuradas é a de prótese mamária de silicone. Em virtude deste fato, o presente artigo tem como objetivo compreender se os implantes mamários de silicone podem atuar como adjuvantes no desenvolvimento da Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes (ASIA). A elaboração da metodologia deu-se a partir da pergunta norteadora “O implante mamário de silicone pode atuar como adjuvante no desenvolvimento da síndrome ASIA? ”. Para sanar está questão foi realizada uma pesquisa na literatura presente na (Scielo, lilacs, pubmed). Em paralelo, elaborou-se um questionário via Google Forms divulgado através das redes sociais de abordagem quantitativa, a fim de entender o conhecimento das mulheres sobre os riscos da cirurgia de implantes mamários. Através dos estudos analisados, pode-se observar que os biomateriais, assim como o silicone, podem desencadear doenças autoimunes inflamatórias atendendo os critérios da Ásia- tanto em pacientes que possuem histórico genético de doenças autoimunes quanto as que não possuem. A pesquisa elaborada, demonstrou que o público feminino tem pouco conhecimento sobre esta doença ainda recém descoberta e estudada.
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo sobre efeitos hepatotoxicos a saude humana relacionado ao consumo indiscriminado de medicamentos fitoterapicos e chas emagrecedores.
    (2023-11) ARAUJO, Beatriz Gomes de, OLIVEIRA, Gabriel Coelho; SILVA, Paloma Barbosa Pereira da; OLIVEIRA, Gabriel Coelho; ROCHA, Silvana
    A hepatotoxicidade refere-se à capacidade de substâncias causarem danos ao fígado. Alguns chás e ervas naturais podem apresentar propriedades hepatotóxicas, o que significa que seu consumo em excesso ou em certas condições pode resultar em lesões hepáticas. Esse trabalho se propõe a analise de chás que podem estar associados a hepatotoxidade utilizando bulas e casos clínicos.
  • Monografia Acesso aberto
    Lei Maria da Penha e Lei do feminicídio: histórico de uma violência de gênero
    (2022) Almeida, Helen
    As múltiplas formas de violência impostas contra mulheres são históricas em razão do patriarcado que se inicia desde a infância – como se a forma de se expressar, sentir, agir e perceber o mundo fosse pré-determinada biologicamente, e incontestável, imutável. É através de um sistema de dominação-subordinação, que se determina a função de cada sexo frente à sociedade. Esse sistema de desigualdade se retroalimenta, sobretudo em relação às questões de gênero, raça, etnia, classe, orientação sexual e identidade de gênero. Como resultado, esse modelo social fundado em uma visão machista, levou a diversos tipos de violações de direitos, impondo às mulheres um grau de inferioridade em relação ao homem, exteriorizada através de diversos atos violentos que vai desde a subjugação física e sexual à morte. Com isto o presente trabalho possui como objetivo central a análise da aplicabilidade dos mecanismos de proteção à mulher em situações de violência, introduzidos pela Lei Maria da Penha e análise da Lei 13.104/15, que incluiu mais uma modalidade de homicídio qualificado e um rol de majorantes ao Código Penal, o feminicídio.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto de herbicidas á base de glifosato: estudo da relação entre os locais de trabalho e moradia dos genitores e a presença de fissuras labiopalatinas em crianças.
    (2022) Bocchi, Giulia Silveira da Silva
    O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e em seu território é permitido o uso de herbicidas que constam na lista de agrotóxicos não autorizados em diversos países, e entre estes produtos está o glifosato, o herbicida mais utilizado do país e base de diversos estudos que comprovam os seus malefícios para a saúde humana e sua influência nos casos de anomalias craniofaciais. Este trabalho propôs-se a apresentar uma revisão da literatura sobre a influência do glifosato em casos de fissuras labiopalatinas. Foram incluídos 78 artigos e como resultados observou-se que os locais de maior incidência dos casos de fissura labiopalatina e de uso de agrotóxicos não coincidem, contudo, a influência do glifosato no organismo humano, e de diversos animais, e sua ligação com os episódios de malformações craniofaciais causadas por exposição a fatores ambientais é inegável. Faz-se necessário maiores estudos sobre a influência dos agrotóxicos nas fissuras labiopalatinas, e em demais desordens, para a melhor compreensão do nexo causal em agrotóxico/adoecimento, em prol da saúde de populações expostas a esse fator.
  • Monografia Acesso aberto
    O uso da necropapiloscopia para a identificação de cadáveres parcialmente carbonizados
    (2021-06-18) Leite, Juliana
    O presente trabalho aborda, especificamente, o uso e a importância da realização necropapiloscópica para a identificação de corpos parcialmente carbonizados, ou seja, aqueles que ainda apresentam preservação de suas polpas digitais para análise. Mostra o Sistema de Vucetich como o método utilizado no Brasil para a identificação humana. A necropapiloscopia é a identificação cadavérica, por meio de suas papilas dérmicas, que formam as impressões digitais, muito usada por ser o meio mais rápido de confirmar a identidade, levando em consideração que todo ser humano é único e inexiste uma mesma digital para dois indivíduos. A perícia necropapiloscópica aparentemente se torna inviável quando falamos de cadáveres parcialmente carbonizados, porém, há técnicas específicas, aqui apresentadas, como por exemplo, refração de luz e luva cadavérica, para visualizar as papilas dérmicas destes corpos usadas pelos peritos necropapiloscopistas. Casos resolvidos por necropapiloscopistas mostram como são realizadas estas identificações. Como conclusão, temos que a necropapiloscopia é fundamental para tal identificação, por ser o método mais rápido, prático, com um bom custo-benefício. Visa qualidade para a perícia forense e para o sentimento familiar.
  • Monografia Acesso aberto
    Pesquisa de enteroparasitas em hortaliças comercializadas nas feiras livres, quitandas e sacolões situado na cidade de Santos-SP, Brasil
    (2021-06-23) Silva, Yanaina
    O objetivo desta pesquisa foi verificar à presença de enteroparasitas nas hortaliças comercializadas na cidade de Santos, onde foi realizado uma análise crítica sobre a adequação dos resultados descritos. Foram analisados por meio prático de experimento laboratorial e à identificação de formas de transmissão de parasitos intestinais que cause patologia clínica. As hortaliças de estudos são constituídas por 52 amostras no total, sendo 26 amostras de alface (Lactuca sativa) e 26 amostras de agrião (Nasturtium officinale), provenientes de (feiras-livre, quitandas e sacolões). Os resultados evidenciaram elevados percentuais de contaminação em todas as variedades das amostras analisadas, porém, as frequências de parasitos foram maiores no agrião. Os parasitos encontrados, foram: Ancylostoma, Toxocara, Trichuris trichiura, Balantidium, Giardia lamblia, Ácaros, Rotíferos e Paramecium. Assim comprovando a ocorrência de contaminação das hortaliças por fezes de animais domésticos e falta de saneamento básico. Portanto considerando os resultados obtidos, ressalta-se a importância das hortaliças na transmissão de parasitos intestinais, bem como a necessidade de medidas que propiciem uma melhoria na qualidade higiênico-sanitária destes alimentos para consumo.
  • Monografia Acesso aberto
    Fisiopatologias e infecções oportunistas relacionadas com o vírus do HIV
    (2021-06-23) Moura, Leticia; Barbosa, Alex; Souza, Bianca; Rocha, Maria; Silva, Mariana; Mendonça, Vanessa
    O HIV destrói progressivamente certos glóbulos brancos do sangue chamados linfócitos CD4+. Os linfócitos ajudam a defender o corpo contra células estranhas e organismos infecciosos. Assim, quando o HIV destrói os linfócitos CD4+, as pessoas ficam vulneráveis ao ataque por muitos outros organismos infecciosos. Muitas das complicações da infecção por HIV, incluindo a morte, são geralmente resultados de outras infecções e doenças oportunistas, e não da infecção por HIV diretamente. Dentre as alterações podemos observar problemas relacionados ao uso de antirretrovirais, causando reações adversas nos pacientes. Este estudo visa demonstrar através de pesquisa descritiva a relevância das manifestações neurológicas, metabólicas, dermatológicas e suas doenças oportunistas causadas pelo vírus do HIV e sua importância clínica.
  • Monografia Acesso aberto
    Sífilis: Incidência de casos de sífilis no município de Santos
    (2021-06-17) Sousa, Barbara; Valin, Beatriz; Sousa, Jean; Rubia, Jessica; Oliveira, Milene
    A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Visamos com esse projeto a comparação de incidências entre os anos de 2015 a 2019, comparando os resultados do boletim epidemiológico de Santos. Devido a um grande aumento de casos entre esses anos, compreende-se que se fez necessário realizar a comparação dos gráficos de tipos de sífilis, bairros e faixa etária. A região de Santos, até o ano de 2019, concentrou o maior número de casos de sífilis adquirida comparado ao ano de 2015, que obteve um aumento de 63,97% (339 casos). Sendo que em 2018, a maior prevalência de casos da doença ocorreu na área Continental de Santos, mais especificamente no bairro do Valongo, em elevação desde 2015, sendo a faixa etária dos 20 aos 29 anos a de maior taxa de detecção de Sífilis adquirida. O objetivo desse projeto é analisar a incidência de novos casos, nos últimos cinco anos, de Sífilis adquirida na região de Santos e quantificar e correlacionar os casos de sífilis adquirida no município de Santos.
  • Monografia Acesso aberto
    Avaliação das práticas preventivas de saúde para redução da transmissão vertical do HIV em gestantes no Brasil
    (2021-06-17) Souza, Andrielly Figura de; Santos, Carina Alves de Lima; Serafim, Jéssica dos Santos; Santos, Luana Cristi Silva dos; Silva, Marilene Santos da
    A infecção pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) em sua fase avançada manifesta a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Humana). Embora tenha sido identificada pela primeira vez na década de 80, por ter um caráter pandêmico, continua representando um problema de saúde pública de grande relevância até os dias atuais. No Brasil, desde 2016, a infecção pelo vírus HIV durante a gestação é considerada um agravo, de notificação compulsória, pois se não identificada e tratada poderá ocorrer a transmissão vertical do HIV, entre mãe e filho, durante a gestação, no parto ou na amamentação. Dentre as principais medidas profiláticas estão: a administração de antirretrovirais (ARV); suspensão do aleitamento materno e cesárea como via de parto. O presente trabalho tem finalidade descritiva e, através de uma revisão bibliográfica, visa avaliar as práticas de saúde que têm sido preconizadas para a redução da transmissão vertical do HIV no Brasil, bem como, compreender os aspectos epidemiológicos, diagnósticos e possíveis tratamentos disponíveis. Caso haja acessibilidade aos serviços de saúde, tais práticas, se bem aplicadas pela equipe de saúde e aderidas pelas gestantes soropositivas, se mostram promissoras para reduzir a incidência do número de casos de infecção ou até mesmo eliminar de forma efetiva a transmissão vertical do HIV.
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo comparativo e progressão futura dos métodos fertilização in vitro- FIV aplicados em pacientes no Brasil
    (2021-06-18) Pita, Ana Paula Lopes Carvalho
    O presente trabalho se justifica em apresentar a importancia do profissional Biomédico na técnica e o cenário de oportunidades que deve ser construído nos próximos anos para essa classe. Esse projeto prospectará dados estatísticos futuros, em até 10 anos pela técnica de Fertilização in vitro- FIV.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise da cobertura vacinal no município de Santos de 2010 a 2020
    (2021-06) Senhorães, Isabella; Muniz, Luana
    O Programa Nacional de Imunizações (PNI) vem buscando providenciar uma melhora na qualidade de vida da população brasileira através da prevenção de doenças. O desenvolvimento de vacinas pode ser facilmente considerado uma das maiores conquistas da humanidade, ainda mais quando se fala em saúde pública. Foi devido à vacinação em massa que doenças como a varíola, rubéola e poliomielite puderam ser consideradas próximas à erradicação. O objetivo do trabalho é realizar uma análise exploratória retrospectiva do programa nacional de imunizações no período de 2010 a 2020 no município de Santos. A avaliação da cobertura vacinal foi realizada através da análise do banco de dados DATASUS referente ao Programa Nacional de Imunização no período de 2010 a 2020, no município de Santos. Após a coleta e seleção de dados, foi elaborado um questionário através do Google Forms com a finalidade de avaliar o perfil de moradores do município de Santos em relação à vacinação. Com base nos dados, pode ser observado que o pico de vacinação no município de estudo ocorreu no ano de 2015 atingindo 108,12% de adesão a cobertura vacinal, contudo, houve uma queda considerável nesses números no ano seguinte de 2016 com apenas 47,40% dos moradores vacinados. Os valores parâmetro definidos como adequados pelo PNI é de 95% para cada vacina, o que não é alcançado no município de estudo na maioria das vacinas analisadas. Referente à campanha de vacinação contra o vírus Influenza, os dados revelam uma boa aderência anual da imunização. A vacinação é considerada a melhor forma para combater doenças imunopreveníveis, a adesão à imunização demonstra-se instável não só no município de Santos, mas a nível nacional. Ainda existem muitas dúvidas e falta de conhecimento acessível e confiável para os habitantes locais. O que gera incertezas e uma queda na adesão à cobertura vacinal.
  • Monografia Acesso aberto
    Ocorrência de anemia ferropriva em mulheres adultas: associando em período menstrual, gestantes e não gestantes
    (2021-06-17) Silva, Vanessa Pereira da; Costa, Beatriz Egidio da
    A anemia é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como "um estado em que a concentração de hemoglobina do sangue é anormalmente baixa em conseqüência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem dessa carência". Já a anemia por deficiência de ferro resulta de longo período de balanço negativo entre a quantidade de ferro biologicamente disponível e a necessidade orgânica desse oligoelemento. Objetivo geral: Determinar a prevalência de anemia e seus fatores associados em mulheres adultas. Objetivo Especifico: Conhecer a prevalencia de anemia ferropriva em mulheres no Brasil, associada em periodo menstrual, gestantes e não gestantes com deficiencia de nutrientes. Este estudo consiste em uma revisão de literatura enfocando os determinantes da anemia ferropriva em mulheres adultas, gestantes e não – gestantes. Para a realização deste trabalho foi realizado uma busca mediante a consultas de artigos cientificos sobre a tematica acessados na base de dados, Scielo , Bireme, juntamente com livro de Patologia de medicina.