Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13530
Título: O olhar que ensina: importância da afetividade na aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autista na pré-escola
Autor(es): Cruz, Reysla
Santos, Mikaella
Faria, Mayara
Orientador: Silva , Márcio
Tipo de material: Artigo Científico
Data: 26-Mai-2021
Palavras-chave: Autismo
afetividade
Transtorno do Espectro Autista
Modalidade de acesso: Acesso aberto
Resumo: O artigo surgiu da necessidade de investigar como a relação de afetividade entre professor e aluno, influencia no processo de aprendizagem especificando na criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na pré-escola. O objetivo é evidenciar por meio de estudos teóricos, a importância do vínculo afetivo entre o professor e a criança com TEA, realizando pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo utilizando autores renomados como Lev Vygotsky, Henri Wallon, Jean Piaget, Eugênio Cunha e a Declaração de Salamanca da UNESCO, entre outros grandes pesquisadores que se aprofundaram sobre o tema. Algo de grande relevância que possui no artigo está relacionado ao professor voltar o olhar perante a crianças com TEA, pois quando o professor conhece melhor seu aluno consegue-se fortalecer as habilidades de aprendizado. A interação é o que proporciona na criança a vontade de aprender. A criança se interessa pelas descobertas e pela exploração dos meios, indo de encontro aos objetivos de aprendizagem. O professor acende a fagulha do ensino e se motiva através de sua criança. A cada passo juntos, uma nova conquista é alcançada. Diante disso, essa pesquisa pretende ampliar os conhecimentos acerca do TEA. Com ela, será possível conhecer o autismo e compreender a importância das relações afetivas na aprendizagem na pré-escola. O conhecimento é o primeiro passo para vencer o preconceito.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O OLHAR QUE ENSINA.pdf461.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
TermoAutorizacaoTCCMultiplaAutoria.docx
  Until 9999-01-01
46.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons