Avaliação da bibliografia dos cursos de graduação de uma instituição federal de ensino: proposta de um modelo multicritério

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Silva, Patrícia da

Orientador

Dutra, Ademar

Coorientador

Resumo

The bibliographic references contained in the Pedagogical Projects of Higher Education Courses permeate different processes within Higher Education Institutions (administrative, financial, educational), being of significant importance in the teaching-learning process in the Curricular Units of the courses, deserving attention in their elaboration. and commitment, in order to fulfill their purpose within the training of students. The objective of this research is to structure a model for evaluating the bibliographies of undergraduate courses at the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis-Continente (CTE), based on the Multicriteria Methodology for Decision Support - Constructivist (MCDA-C). This is an exploratory research, with a qualitative approach, in the form of a case study, using the collection of primary data (semi-structured interview) collected in the Structuring Phase of the MCDA-C Methodology, and secondary (bibliographic research), collected through the instrument for mapping and analyzing the scientific literature Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C). The results achieved demonstrate in the complete model: (i) the identification of 5 Points of Fundamental Views (Regulatory Evaluation, Student Performance, Curricular Alignment, Bibliographic Quality, and Financial Resource); (ii) the construction of 57 descriptors; (iii) the disclosure of the performance profile of the 57 descriptors (status quo), being 04 with compromising performance, 07 with market performance and 31 with excellence performance. Through the built model, it was possible to perceive the performance of each descriptor in the scales ordinarily measured for each one of them, enabling the proposition of improvement actions.
As referências bibliográficas constantes nos Projetos Pedagógicos de Cursos Superiores, permeiam diferentes processos dentro da Instituições de Ensino Superior (administrativo, financeiro, educacional), sendo de significativa importância no processo de ensino-aprendizagem nas Unidades Curriculares dos cursos, merecendo em sua elaboração, atenção e empenho, a fim de cumprirem seu propósito dentro da formação dos discentes. O objetivo da presente pesquisa é estruturar um modelo de avaliação das bibliografias dos cursos de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Florianópolis-Continente (CTE), fundamentado na Metodologia Multicritério para Apoio à Decisão – Construtivista (MCDA-C). Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, na forma de um estudo de caso, utilizando-se a coleta de dados primários (entrevista semiestruturada) coletados na Fase de Estruturação da Metodologia MCDA-C, e secundários (pesquisa bibliográfica), coletados por meio do instrumento para mapeamento e análise da literatura científica Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C). Os resultados alcançados demonstram no modelo completo: (i) a identificação de 5 Pontos de Vistas Fundamentais (Avaliação Regulatória, Desempenho Discente, Alinhamento Curricular, Qualidade Bibliográfica, e Recurso Financeiro); (ii) a construção de 57 descritores; (iii) a evidenciação do perfil de desempenho dos 57 descritores (status quo), sendo, 04 com desempenho comprometedor, 07 com desempenho de mercado e 31 com desempenho de excelência. Por meio do modelo construído, foi possível perceber a performance de cada descritor nas escalas mensuradas ordinalmente para cada um destes, possibilitando a proposição de ações de melhorias.

Palavras-chave

Avaliação de desempenho, Êxito escolar, Projeto Pedagógico de Curso (PPC) – Bibliografias, Metodologia MCDA-C, Avaliação da coleção

Citação