Engenharia Civil

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  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Análise da situação do tráfego na rua quinze de novembro, na cidade de Joinville-SC.
    (2023-12) CARLI, Rogério Augusto de; FERREIRA, Jennifer Barbosa; ORSI, Letícia Maria; SILVA, Renato da
    O trabalho apresenta um estudo abrangente sobre o tráfego urbano, frisando a diminuição de congestionamentos em horários de pico em um trecho envolvendo a rua XV de Novembro a fim de expor os dados, análises e proposta de alterações viárias. Para a análise, realizou-se contagens de fluxo de veículos e posteriormente, realizou-se simulações de tráfego com o auxílio de dados do Departamento de Trânsito de Joinville – DETRANS e do simulador de tráfego SUMO – Simulation of Urban Mobility. Iniciou-se o estudo com uma análise das condições atuais de tráfego no trecho, identificando padrões de congestionamento e pontos críticos. Após, coletou-se dados como volumes de tráfego e informações sobre a infraestrutura viária. Foi proposto um modelo de alteração e utilizando o SUMO, reproduziram-se essas condições. Analisou-se os resultados dessa simulação de forma comparativa, avaliando o impacto dos dois cenários nas condições de tráfego, especialmente durante os horários de pico. A eficácia da proposta foi avaliada com base em parâmetros como tempo médio de viagem, redução de congestionamentos e melhoria na fluidez do tráfego. Após a simulação, entendeu-se que a circulação ficou mais fluida durante os horários de pico demonstrando que as intervenções propostas não apenas reduziram congestionamentos, mas também promoveram uma solução abrangente e vantajosa para a gestão do tráfego urbano.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Estudo de caso: análise do uso de drone em levantamentos topográficos na engenharia civil na cidade de Biguaçu/SC.
    (2023-07-10) Pamela Chiminelli, Max Bezerra Preuss
    A engenharia civil é uma área que exige precisão e inovação constante, e o uso de drones como ferramenta de levantamento topográfico tem revolucionado a forma como os dados são levantados. Eles são aeronaves não tripuladas controladas remotamente, equipadas com câmeras e sensores capazes de capturar informações detalhadas do terreno. O levantamento topográfico envolve a utilização de técnicas e equipamentos específicos para a coleta de dados precisos e detalhados sobre o terreno. Essas técnicas e equipamentos permitem a medição de distâncias, ângulos e elevações, fornecendo as informações necessárias para a representação fiel do relevo em um determinado local. Nesse viés, o objetivo deste estudo de caso é analisar o uso de RPA (Aeronave Remotamente Pilotada), , em levantamento topográfico para projetos de engenharia civil, comparando com as técnicas convencionais. Para isso, foram realizadas operações em campo para coletar e processar dados do terreno, além de revisão bibliográfica. Com os resultados obtidos, foi possível analisar as vantagens e desafios do uso de drones, incluindo os aspectos regulatórios. Este estudo contribui para a compreensão da importância da inovação tecnológica em projetos de Engenharia Civil e destaca os benefícios dos drones, como precisão, agilidade, custo e segurança no trabalho.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Elaboração de um modelo de planejamento de custos e quantitativos da execução de uma obra de loteamento em Itaiópolis/SC.
    (2023-07-04) Silveira, Lucas Pavanello
    A realização de um loteamento é um investimento considerável que demanda muitos estudos e análises equitativa e quantitativas. A fim de viabilizar tal procedimento, surge a necessidade de se desenvolver métodos e sistemas capazes de analisar procedimentos e facilitar as atividades, garantindo o gerenciamento das obras, sem comprometer os custos e os investimentos. Assim, faz-se necessário o estudo de modelos de gestão e analises utilizando sistemas e softwares capazes auxiliar seu administrador e que podem ser utilizados a favor da engenharia civil até mesmo antes da inicialização de qualquer obra. É o caso do AutoCAD e do Excel que, quando devidamente utilizados podem apresentar significativas melhorias que atendam às necessidades da empresa de maneira global.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Estudo de caso: Análise das Manifestações Patológicas Originadas pela Atuação da Umidade em Joinville - SC
    (2022-12-12) Gambeta, Everson
    A atuação da água nas edificações é algo constante e em alguns momentos evitar essa ocorrência exige um alto nível de complexidade e utilização de materiais e processos diferentes, é para isso que são executados os sistemas de impermeabilização. Com base no contexto apresentado, que o presente trabalho possui o objetivo de ilustrar a execução da manutenção referente ao sistema de impermeabilização em uma edificação, demonstrando a ocorrência da atuação da água sobre patologias construtivas e detalhando os custos do procedimento de correção das falhas. A metodologia utilizada para desenvolvimento do trabalho foi determinada em um estudo de caso, onde foi realizado a execução de todo o procedimento no local, foram levantadas todas as informações através de sua vistoria e custos referente a mão de obra e insumos utilizados com base nos índices e preços do SINAPI. Com base nos resultados obtidos, determinou-se que a utilização e práticas dos sistemas de impermeabilização são fundamentais para garantir a segurança, estabilidade e durabilidade da residência e evitar a reforma ou manutenção desse sistema é um fator economicamente relevante para a construção civil.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Constatar dados na implementação de planejamento de fase, com aplicação dos conceitos Lean Construction para uma obra residencial multifamiliar em Joinville - SC
    (2022-12-18) MIRANDA, MARINEZ
    A metodologia Lean busca otimizar os processos para a entrega de um produto final de qualidade, busca-se um prazo rígido para execução da obra. O objetivo da implementação dos conceitos é obter estabilidade nos processos e desenvolver pessoas. A fim de constatar dados desta implementação, foram realizados acompanhamentos da aplicação dos conceitos Lean, em uma obra residencial multifamiliar em Joinville -SC. Engajar equipes é um processo constante, pois o setor da construção civil sofre com a rotatividade da mão de obra e variabilidade de diversos fatores. Com base no acompanhamento, foi constatado que a metodologia Lean não só auxilia nos processos, assim como se torna necessária dentro do canteiro de obra, pois foram obtidos resultados relevantes onde mostra visualmente os valores destes conceitos. Embora os resultados obtidos tenham sido satisfatórios, alguns desvios e deslocamentos ocorreram devido a falha de gestão, é muito importante conhecer todos os conceitos para facilitar na sua aplicabilidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desenvolvimento do protótipo de um carrinho de mão motorizado para uso na construção civil em obras de pequeno porte a fim de facilitar o transporte de cargas.
    (2022-12-16) Da Cunha, José Nildo; Luiz, Tiago Inácio
    Este projeto consiste na elaboração de um AGV (Veículo Auto Guiado), que substituirá o trabalho manual e o esforço físico feito pelo trabalhador da construção civil, e também carregará carga como: areia, cimento, concreto, brita, tijolos, saibro, telhas, entre outros materiais, com mais rapidez e eficiência. O Mec Truck Cargo tem a função de levar materiais de um local para o outro, como um carrinho de mão onde pode carregar e descarregar materiais pesados. O robô foi programado através do CLP (Controlador Lógico Programável) que tem a função de levar o material de um ponto ao outro pelo percurso programado. As pesquisas foram feitas através de livros e artigos, sendo grande parte deste último em busca na internet (google acadêmico). Com base nisso, os resultados da pesquisa foram de suma importância na elaboração e desenvolvimento do protótipo, auxiliando de forma direta os estudos e apresentação final do AGV. Na parte prática, foi desenvolvido o veículo auto guiado em uma escala reduzida, em comparação com o carrinho de mão tradicional, significa dizer que sua dimensão atingiu uma escala aproximado de um quarto do tamanho real. Levando isso em consideração, o robô demonstrou bons resultados. Foi capaz de transportar cerca de 5 Kg de areia no percurso de uma distância pré programada. Sua capacidade e autonomia foram muito eficientes, seu tempo de uso para os testes iniciais superou as expectativas, atingindo 2,5 horas de operação com folga. Foi capaz de desempenhar as mesmas funções do tradicional carrinho de mão de uma forma automatizada. Preservando as energias do trabalhador, evitando sua exposição às intempéries da natureza poupando essa energia para uma atividade que não exija tanto esforço físico.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Estudo de caso de manifestação patológica do tipo fissuras e trincas com a impermeabilização como forma de tratamento na laje de uma escola, na região de Joinville/SC
    (2022) Belous, Daiana Aparecida Cardoso; Souza, Lilian de Carvalho de
    As manifestações patológicas nas construções são problemas recorrentes nos dias atuais, por diversas vezes causadas por umidade adquirida ao decorrer do processo construtivo. Conhecer as técnicas construtivas e seu desenvolvimento correto torna-se essencial para evitar surpresas desse gênero. A impermeabilização é uma das etapas importantes da edificação, tendo a necessidade de avaliar o melhor método para cada local específico, evitando assim a influência da umidade e consequentemente manifestações patológicas. Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso na laje que apresentou fissuras e trincas, investigando os principais fatores e causas, para assim através de estudos embasados em revisão literária, apresentar a solução com maior eficácia e melhor custo benefício. Explorando as causas de patologias do tipo trinca e fissura, métodos de diagnósticos, alternativa de controle e solução, assim como a avaliação de custo e benefício. Para isso fez se necessário uma pesquisa minuciosa sobre possíveis causas e como tais problemas se propagam nas estruturas, com o intuito de aprofundar se sobre o assunto abordado, levantamento os problemas do local e com embasamento científico, avaliar a utilização do tratamento adequado, buscando melhor efetividade. Após a utilização do método de impermeabilização escolhido, que foi a combinação do poliuretano com aplicação de manta asfáltica, percebeu se a estabilização das fissuras e controle satisfatório da umidade, porém o estudo deixou explícito a necessidade de maior diversidade de pesquisa sobre o tema.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Utilização de blocos dinâmicos e atributos do autocad em projeto estrutural
    (2022-06-27) FRONZA, DIOGO; MESQUITA, EDUARDO
    Um problema enfrentado com frequência nos últimos tempos é a questão do tempo, tem se tornado algo muito valioso, tempo é qualidade e dinheiro, no entanto, esse fator em projetos tem ocasionado vários problemas, principalmente quando se trata de detalhamento. Em média o tempo que se gasta desenvolvendo um projeto é o mesmo que se gasta detalhando, o setor de detalhamento deveria ter um tempo um pouco mais reduzido para tal atividade, deveria ser algo prático e com a mesma qualidade. No entanto têm se claro que em alguns casos são práticas, e em sua grande maioria a implantação de softwares de dimensionamento e detalhamento no sistema BIM, mas devido ao alto custo e novamente o fator tempo para conseguir se adaptar ao programa, não são aderidos. Uma saída muito pouco conhecida são os blocos, os chamados blocos dinâmicos, nos elementos pré-moldados ela toma a frente de todo o projeto. Esse artigo apresenta de forma relativa todo o conceito envolvendo essa ferramenta e todo passo a passo para criá-lo com os acréscimos de atributos que agilizam todo o processo de forma gradativa, ou seja, foi identificado que com esse tipo de ferramenta encontrada no CAD é possível um aumento de produtividade de quase 100% em relação a prática comum, ponto por ponto, se torna uma ferramenta totalmente acessível em todos os quesitos. Com a aplicação da ferramenta de bloco dinâmico nota-se uma grande economia de tempo. De início é algo trabalhoso pois exige todo desenvolvimento do usuário ao criar o bloco e aplicar seus devido atributos, mas após criado torna-se algo relevante, pois é só a inserção do mesmo e está pronto.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Manifestações patológicas em estruturas de concreto armado em edifício residencial e comercial na cidade de Joinville
    (2022-06-27) Souza, Juliane Bernich de; Oliveira, Victor Cordeiro de
    A patologia no ramo da Engenharia Civil estuda os sintomas, os mecanismos, as causas e origens dos defeitos das construções. Ele pode ser um indício de problemas estruturais graves, como também pode estar relacionado à estética. Este trabalho tem como objetivo apresentar patologias em um edifício residencial e comercial localizado na cidade de Joinville/SC, que teve sua construção interrompida por 5 anos, estando exposta às condições atmosféricas sem nenhuma intervenção de manutenção. Temas como fissuras, fungos, corrosão na armadura e concreto segregado, foram abordados nesse artigo, analisando suas causas, e os resultados obtidos no processo de recuperação.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Dimensionamento de pavimento flexível com o uso de geossintéticos como reforço de solos em Joinville-SC
    (2022-06-27) Borba, Petterson Michel
    Este artigo apresenta um estudo de caso sobre como a aplicação dos geossintéticos ajudam a aumentar a vida útil do pavimento, proporcionando conforto e segurança aos usuários e evitando necessidades de intervenções para a recuperação das condições iniciais das vias de tráfego e desempenhar funções para as quais foram projetadas. Pois com a sua aplicação no trecho, o solo consegue ter mais flexibilidade reduzindo a probabilidade do rompimento do pavimento, mesmo com grandes movimentações de veículos leves e pesados. Os estudos realizados comprovam que o uso das geogrelhas são muito eficientes, tendo durabilidade e menor custo quando comparados com uma pavimentação convencional.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise Comparativa de Consumo de Aço e Concreto Entre Duas Configurações de Investimento em Balneário Camboriú
    (2022-06-30) Bulin, Jeniffer Espirito Santo; Lach, Anderson Germano
    Para o dimensionamento de estruturas de edifícios é necessário o devido conhecimento quanto aos esforços que esta estrutura estará exposta, já que o peso próprio (peso da estrutura em si), das pessoas que frequentarão o edifício, os possíveis equipamentos presentes, por exemplo, elevadores e reservatórios, além das considerações de segurança deverão ser consideradas. O estudo analisou a estimativa de consumo de aço e concreto de duas configurações de investimento, sendo uma com duas torres gêmeas de 34 pavimentos, e outra com uma torre única de 57 pavimentos, em um mesmo terreno na cidade de Balneário Camboriú. Foi utilizado o software estrutural TQS, realizado os lançamentos das estruturas, adotando os carregamentos e coeficientes gerados pelo mesmo, obtendo assim um resumo estrutural, que proporcionou a análise comparativa de consumo. Ao final deste estudo conclui-se que as estruturas analisadas estão diretamente afetadas pelo vento e que o estudo do mesmo no dimensionamento de qualquer estrutura é de vital importante para a segurança da edificação e de quem for utilizar a mesma.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Definição de tempo padrão da ligação de água, deslocamento do cavalete e ramal para aplicação em cronograma contratual da companhia águas de Joinville
    (2022-06-27) Maestri, Guilherme; Santos, Guilherme Caitano dos
    O presente artigo trata do estudo de tempos e movimentos para definição do tempo padrão das atividades de deslocamento de cavalete, de ramal e de nova ligação de água. Ao utilizar conceitos da melhoria de linhas produtivas, o estudo adota a metodologia da estratificação das atividades, cronometragem por leitura repetitiva, observação dos serviços e aplicação em formulário de análise com a correção de coeficientes niveladores, que envolvem aspectos como fadiga e intervalos de recuperação e fator de ritmo executante. Os resultados pertinentes atingidos foram da ligação de água com tempo padrão de 124,3 minutos, deslocamento de ramal com tempo padrão de 167,7 minutos e deslocamento de cavalete durando 101,4 minutos. As considerações giram em torno da comparação entre os tempos cronometrados e o tempo padrão resultante após as majorações necessárias para que o tempo mais próximo do real seja aplicado aos planejamentos, garantindo que o calendário de serviços seja formulado de forma plausível e de possível execução, otimizando as projeções, o número de equipes dimensionadas e as atividades diárias para a equivalência dos cronogramas e aprimoramento dos recursos investidos. De tal maneira, os tempos dos serviços abordados, recorrentes na rotina da concessionária de saneamento básico poderão ser utilizados em uma projeção contratual mais assertiva e equivalente aos prazos requisitados e definidos pela instituição segundo suas necessidades.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise do conforto térmico com a utilização de telhas Shingle em coberturas convencionais
    (2022-06) Lima, Sabrina Paula de; Moura, Matheus Crestan de
    A busca pelo desenvolvimento de sistemas construtivos com maior eficiência está diretamente associada à crescente demanda habitacional, à busca por redução de custos, pelo aumento da produtividade e à redução de desperdícios de materiais, considerando o atual panorama mundial de ecoeficiência. Entende-se que o desenvolvimento destes sistemas apresenta grande potencial para extrapolar o que se entende hoje por conforto térmico. A proposta de desenvolvimento deste estudo está na investigação do efeito do tipo de cobertura adotado nos níveis de temperatura da superfície externa e do ambiente interno, bem como do fluxo de calor absorvido. O objetivo é analisar o conforto térmico com a utilização de telhas shingle em coberturas convencionais. Para tal, foram feitos três protótipos de forma retangular em madeira com superfícies que se diferem, um com telha de fibrocimento, outro com telha cerâmica e o último com o sistema shingle. Na sequência foram testados expostos ao clima local e a intempéries, do qual coletou-se os valores de temperaturas ambientes internas e de superfície em diferentes horários do dia por um período determinado. Os resultados do estudo mostraram que modelo de cobertura shingle registrou maior absorção de calor em sua superfície, consequentemente uma maior densidade de energia térmica no período estudado, porém as temperaturas internas foram de maneira geral semelhantes, sendo assim o estudo possibilitou novos caminhos no mercado brasileiro de coberturas, o qual hoje é colonizado por modelos mais tradicionais de telhas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Proposta de melhoria de sinalização com base nos registros de ocorrências da PRF, no ano de 2021, na br116 no munícipio de Mafra/SC
    (2022-06-30) Teixeira, João Vitor da Luz; Lima, Pablo Eduardo da Silva de
    De acordo com a CNT do Brasil, o transporte rodoviário é o maior responsável pela movimentação de mercadorias e passageiros. Além disso, apenas 12,4% da malha rodoviária é pavimentada. Neste contexto, a combinação entre sobrecarga de veículos e as condições das rodovias, tem causado o agravamento no crescente índices de acidentes. Segundo a CNT, somente no ano de 2021, nas rodovias federais, foram contabilizados 71.699 acidentes com vítimas e 5.391 óbitos. Esse estudo tem como objetivo geral elaborar uma proposta de melhoria de sinalização na BR-116 no município de Mafra/SC, com base nos registros de acidentes acontecidos no ano de 2021, do Km 0+000 m até o Km 13+999 m devidamente levantados e disponibilizados pela Polícia Rodoviária Federal - PRF. Ainda, este trabalho tem como objetivo específico verificar as condições existentes da via e propor a implementação de elementos de segurança viária de acordo com os critérios normativos e a necessidade real do trecho. Para tanto realizou-se a pesquisa bibliográfica, a fim de classificar e identificar os elementos fundamentais num projeto de sinalização e segurança viária. Contudo o objetivo geral e específico proposto pelo estudo, foi alcançado, ao todo foram implementadas 05 placas de regulamentação, 01 placa de advertência e 01 placa indicativa, proposto revitalização dos alguns elementos de sinalização horizontal e a implantação de inscrições de pavimento e ajustes da frequência de dispositivos auxiliares, conforme as necessidades de cada trecho.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise da evolução das Técnicas Construtivas sustentáveis na Região Nordeste a respeito da utilização de Tijolos Ecológicos
    (2022-06-29) Bernardes e Silva, Ana Carolina; Dos Santos, Igor Santiago; Constâncio, Alexandre Luis
    A Construção civil é uma área que explora profundamente os recursos naturais. Sendo assim, os desenvolvimentos de tecnologias sustentáveis estão cada vez mais difundidos, afim de amenizar esses impactos, e possibilitar uma recuperação dos danos causados, no mínimo parcial. Voltando-se para regiões com menos progresso, como o nordeste, a dificuldades de implementação se mostram mais pertinentes, considerando apenas a infraestrutura tradicional. O objetivo do presente estudo é analisar a evolução das técnicas construtivas sustentáveis na região nordeste a respeito da utilização de tijolos ecológicos. A metodologia adotada consiste-se em duas etapas. A primeira consiste em uma revisão sistemática da literatura. A segunda etapa trata-se aplicação prática, que foi executada coletando informações por meio de um formulário com ajuda da ferramenta do google forms, de empresas da região nordeste, que trabalham com construção civil. Os resultados obtidos foram um número de pesquisa disponíveis no banco de dados e baixíssimos. Sendo assim das alternativas apresentadas, o bagaço e manipueira demonstram maior adequação a região e a sustentabilidade em conjunto. Da segunda etapa, pode-se observar das empresas coletadas, que a maioria possui sede na região nordeste, como se esperava, além de que possuem mais de 20 anos de mercado, com em média 15 funcionários e executam menos de 10 obras por ano. Das 150 empresas abordadas cerca de 23,3% aceitaram participar, o que já demonstra um interesse a longo prazo das mesmas pela temática, porém ainda não estão abertas a inserção desse tipo de material, uma vez que, 60% delas acreditam que não seria um bom investimento, e estão dividas em ser um produto confiável ou se aceitação do mercado para tal. Conclui-se que a viabilidade de implementação é grande, entretanto, quase não há pesquisas que forneçam um panorama das potencialidades, avanços e dificuldades que podem ser identificadas. E necessário que haja ações voltadas para explorar essa oportunidade, que pode modificar a fabricação de materiais, e oferecer melhores soluções para comunidade, principalmente a população com menos renda e em situação de vulnerabilidade. É necessário mais investimentos tanto por parte da academia científica quanto das empresas e governo, para introdução efetiva do conceito sustentável, visando a adesão futura do mercado em ampla escala.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise de patologias em edificação de sistema construtivo em painéis monolíticos de poliestireno expandido, na região de Joinville/SC
    (2022-06-27) Alves, Amanda Elisa; Rauen, Elaine Maria
    Este artigo apresenta um estudo de caso acerca de manifestações patológicas existentes em uma edificação, executada em sistema construtivo de painéis monolíticos de poliestireno expandido, localizada na região de Joinville-SC. O propósito foi a identificação e análise das anomalias apresentadas, para mapeamento de prováveis agentes causadores e propostas de possíveis meios de recuperação. Para tanto, foram selecionadas as irregularidades mais críticas. Grande parte das patologias está relacionada à etapa de montagem, originadas principalmente de erros no alinhamento dos painéis, variação na espessura das paredes e fenômenos de retração do revestimento. Através de estudos a respeito do sistema, foi viável a compreensão dos agentes causadores e dos cuidados necessários no momento da execução.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Influência da adição de resíduos de madeira como agregado miúdo sobre o desempenho mecânico de blocos de piso intertravado
    (2021-12-12) Wasilewski, André Eliano
    Este projeto experimental contém dados obtidos de pesquisa relacionado a produção de blocos de piso intertravado e suas etapas, incluindo processo de execução brevemente citado, apresentará também dados sobre a influência da adição de resíduos de madeira no processo produtivo. Com o objetivo de analisar a substituição parcial e integral do agregado miúdo convencional pelo resíduo de madeira, o presente trabalho foi realizado através de um comparativo entre os processos de produção e o desempenho mecânico das peças produzidas e verificar sua viabilidade produtiva, visando determinar um destino correto para o subproduto da madeira uma vez que é considerado um material poluente. Adotar uma série de processos de pesquisa de outros artigos e projetos já existentes, relacionados a composição do concreto seco, utilizado na produção de blocos de piso intertravado.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise de manifestações patológicas existentes em um edifício residencial multifamiliar em Joinville-SC
    (2021-12-14) Nascimento, Amanda; Novak, Nicole
    Este artigo apresenta um estudo de caso baseado nas manifestações patológicas existentes em uma edificação residencial multifamiliar localizada na cidade de Joinville-SC. O objetivo foi entender os sintomas e agentes causadores das anomalias, para então, desenvolver um possível método de recuperação dessas. As manifestações patológicas abordadas foram escolhidas por apresentarem riscos aos usuários da edificação, e por serem mais recorrentes nos imóveis, sendo elas o desplacamento de revestimento cerâmicos das fachadas, a deterioração do rejunte no interior da piscina e a fissuração e afundamento de uma parede de divisa entre edifícios.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Manifestações patológicas em estruturas de concreto armado em edifício habitacional popular na cidade de Joinville/SC
    (2021-12-14) Romão, Karine Viana Macedo; Rovaron, Michel
    Este trabalho relata um estudo de caso referente a manifestações patológicas em estrutura de concreto armado em um edifício habitacional popular na cidade de Joinville, do qual é muito comum na região. O mesmo após algum tempo apresentou diversas patologias, devido a agentes naturais, a problemas decorrentes da execução e similaridades. Através de visitas e análises no local, foi identificado as manifestações patológicas encontradas, das quais em sua maioria foram fissuras, desagregação do concreto, corrosão e nichos de concreto, no entanto foi identificado seus níveis, riscos, as possíveis causas e métodos de recuperação e restauração dos mesmas, buscando assim enfatizar a importância de uma construção adequada, assim como sua manutenção dentro do tempo estipulado.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Utilização de blocos dinâmicos do AUTOCAD® no detalhamento de elementos pré-moldados
    (2021-12-17) Cunha, Julia; Dias, Pedro
    Um dos fatores mais complexos em relação a entrega de um projeto é o tempo, e uma das atividades que mais atrasa quanto a entrega definitiva do projeto é o detalhamento do mesmo. Em média, em um escritório de engenharia se gasta o dobro de tempo detalhando um projeto do que calculando e dimensionando ele. Uma forma de agilizar esse processo seria a implantação de softwares de dimensionamento e detalhamento com o sistema BIM, mas muitas empresas se veem em limitações como tempo de adaptação e alto preço para implementar esses programas no escritório. Uma saída é a utilização de uma ferramenta de um programa que provavelmente todo escritório de projetos possui, o AutoCAD®. Esse artigo apresenta a ferramenta de bloco dinâmico no detalhamento de elementos pré-moldados. Apresentando a forma de criar um bloco dinâmico, como enriquecê-lo e utilizá-lo, comparando o tempo gasto no detalhamento de uma viga pré-moldada através dessa ferramenta, foi identificado um aumento de produtividade de 80% do que em um processo convencional.