Engenharia Civil
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Artigo Científico Acesso fechado Principais fatores que influenciam em acidentes rodoviários, BR 101 entre Garuva e Palhoça(2021) Silva, JéssicaEste artigo cita os principais fatores que influenciam em acidentes rodoviários, e os explica de forma geral. Ao ser estudado essas causas conseguimos prever, antecipar e realizar as melhorias necessárias na via sendo possível evitar alguns dos tantos acidentes que ocorrem em rodovias. O artigo foi escrito com embasamento teórico em livros e artigos, acesso as estatísticas de um trecho da BR 101 no estado de Santa Catarina, e visita aos locais que mais ocorrem acidentes, conhecidos como trechos críticos. Além da análise e visita a esses pontos críticos, foi realizado a análise das estatísticas do principal fator que causa os acidentes, chegando à conclusão que o fator humano é o principal deles. Dito isso sabemos que boa parte dos acidentes pode ser evitado com conscientização e fiscalização.Artigo Científico Acesso aberto Análise da viabilidade econômica da implantação de central de reciclagem de resíduos da construção civil em Joinville/SC(2021) Dumke Junior, Aldo Augusto; Vieira, Giovane SouzaA indústria da construção civil é uma das principais atividades econômicas no país, em decorrência disto, também é um dos maiores responsáveis pela exploração natural e geração de resíduos sólidos. Diante deste cenário as autoridades da CONAMA editaram a resolução n° 307, para definir normas e diretrizes sobre o acondicionamento, o transporte, a destinação e o tratamento dos resíduos sólidos da construção civil. Com a crescente realização de fiscalizações por meio dos órgãos ambientais municipais, descobriu-se que grande parte dos resíduos são descartados em locais que não possuem as devidas autorizações emitidas pelos órgãos competentes. Esse trabalho visa analisar a viabilidade econômica de uma central de reciclagem de resíduos da construção civil na cidade de Joinville/SC. Para tal foram realizadas pesquisas de referencial teórico, levantamento de dados sobre as metragens autorizadas de novas construções, volume de geração de resíduos dessas obras, dimensionamento da central de resíduos e análise de viabilidade. Os resultados obtidos revelam que é viável a implantação de uma central de resíduos da construção civil e o retorno do investimento ficou em 7 anos.Artigo Científico Acesso aberto Proposta de dimensionamento através de avaliação estrutural comparado ao método DNER para pavimentos flexíveis, aplicado a um trecho em Guaramirim/SC(2021) Becker, Geovane BuguiskiO estudo realizado neste artigo propôs um método diferente de dimensionamento de pavimentos flexíveis, onde foi explorada a norma de avaliação estrutural do DNER (Departamento Nacional de Estradas e Rodagem) PRO 011/79, procedimento B, para a avaliação de uma pista toda em seixo rolado compactado, que se encontra na camada de reforço de subleito. Para afirmar a viabilidade do emprego de um reforço estrutural baseado na DNER PRO 011/79, como substituição ao dimensionamento pelo método DNER, presente no manual de pavimentações do DNIT, foi realizado teste de deflexão ao longo de toda a pista em estudo, com o equipamento de Viga Benkelman. Com as leituras calculadas nas fórmulas da norma de avaliação estrutural citada, obteve-se os valores de dimensionamento para todo o trecho e a cada estaca deste. Enfim foram comparados aos resultados aqueles feitos através do método DNER, que é fundamentado no CBR (California Bearing Ratio) do subleito. A pista escolhida para o estudo tinha uma estrutura que apresentou diferentes resultados em vários pontos, com leituras de deflexão muito altas, assim como leituras baixas. Em certos pontos a deflexão encontrada era inferior à deflexão admissível da camada final. Sendo assim, através da média de deflexões presente na norma DNER PRO 011/79, o trecho escolhido se deu insatisfatório, já que o reforço calculado ficou maior que o dimensionamento existente, mas caso o trecho fosse dividido em mais partes, devido à variação de deflexões, a aplicação do reforço seria algo satisfatório na questão de economia de materiais do pavimento flexível. O método de dimensionamento por reforço estrutural pode ser algo útil quando o estudo do comportamento da estrutura é bem elaborado e a amostragem do trecho bem dividida, respeitando o greide da pista de acordo com o levantamento de deflexões.Artigo Científico Acesso aberto Estudo comparativo no dimensionamento do pavimento flexível através do método DNER e do método Medina(2021) Laube, Alan Gabriel; Batista, MarlonCom o objetivo de tornar mais clara a diferença entre os dois métodos de dimensionamento do pavimento flexível, sendo pelo método de dimensionamento do DNER e pelo método de dimensionamento do MeDiNa, será dimensionado um trecho da BR-280/SC, sendo o segmento Porto São Francisco do Sul – Entr. BR-101/SC (Km 0,7 – Km 36,7), contendo as mesmas características de solos para ambos os métodos. Pode-se notar a clara diferença nas espessuras das camadas apresentadas pelos dois métodos, sendo o MeDiNa, com camadas com maiores espessuras do que pelo método DNER. A comparação entre os dois métodos se mostrou muito eficiente, quando observado a durabilidade da pavimentação, pois o software MeDiNa se apresentou muito mais completo na análise estrutural feita no trecho em questão.Artigo Científico Acesso aberto Estudo de patologias em pavimentos flexíveis de vias do munícipio de Joinville - SC(2021) Macenhan, Francieli Corrêa SantosO presente estudo retrata uma análise sobre as patologias existentes em pavimento flexível. A pesquisa foi realizada em duas vias do bairro Boa Vista na cidade de Joinville – SC. A extensão da trajetória analisada possui cerca de 6,9 km, com início na Rua Prefeito Helmuth Fallgatter – em frente ao Hospital Regional Hans Dieter Schmidt – e término na Rua Albano Schmidt nº 3960. No trecho analisado foram encontradas diversas patologias, como panelas ou buracos, remendos e trincas, e que foram intensificadas pelas chuvas, pelo uso excessivo das vias por parte da população local e pela circulação de caminhões com cargas muito pesadas. Das muitas manifestações patológicas encontradas, as de maior incidência foram as trincas tipo couro de “jacaré” e as mais preocupantes foram as panelas ou buracos, pois estas além de causar desconforto a quem utiliza as vias são capazes de causar acidentes e danos mecânicos aos automóveis. Após identificadas as patologias e suas possíveis causas, foram feitas as considerações e sugestões de possíveis reparos para contribuir com a melhoria das vias, como a aplicação de concreto asfáltico e micro revestimento asfáltico em alguns pontos. Observou se também a necessidade de uma análise minuciosa em um dos pontos analisados, no qual circulam caminhões carregados. Considera que provavelmente este trecho não foi dimensionado para o recebimento de esforços provenientes da circulação de cargas pesadas, desta forma havendo necessidade de redimensionar as camadas inferiores ao revestimento.Estudo de Caso Acesso aberto Recuperação e reforços estruturais em alvenaria estrutural - estudo de caso de residência na cidade de Joinville-SC(2021) Oliveira, Camyla Ribeiro; Paz, Diego RodriguezAs construções que utilizam o método de alvenaria estrutural se expandiram de forma muito rápida, com esse método em alta as patologias também aumentam. Em um futuro muito próximo as atividades do ramo da construção civil serão em sua maioria dedicadas a reforço, restauro, reutilização e recuperação de diversas edificações que desde muito tempo construídas, em épocas por vezes não muito distantes, encontram-se hoje em precárias condições de conservação e de segurança, ou seja, com diversas patologias a se resolver. A parte de restauração engloba realizações de operações a serem feitas na estrutura com o intuito de restabelecer sua eficiência estrutural original antes de qualquer manifestação negativa. Já reforço estrutural tem o objetivo de melhorar o desempenho da estrutura permitindo novos carregamentos. Neste artigo estão relatados conceitos, principais patologias encontradas que envolvam a alvenaria da edificação mostrando assim o contrário, possíveis recuperações ou reforço para as mesmas. Após é apresentado um estudo de caso de uma edificação em alvenaria estrutural, onde foi listado os tipos de patologias, as causas e soluções levando em conta economia e eficácia. Portanto foi possível notar que a manifestação patológica com mais frequencia na edificação foi mofo/bolor devido a cidade ser muito umida, seu método de recuperação é um bom tratamento de limpeza e pintura em cima da mesma, assim como as outras patologias tem seus respectivos métodos, com tudo salienta-se a importância do método correto para melhoria e tempo de retardamento das patologias.Artigo Científico Acesso aberto Estudo do uso de geossintético como reforço em contenções na orla marítima na cidade de Balneário Barra do Sul(2021) Soares, Gabriella; Quintino, DanielaAlgumas cidades litorâneas sofrem problemas com a erosão marinha em suas orlas devido a efeitos morfodinâmicos. Por isso, o presente documento apresenta o estudo sobre o dimensionamento de uma nova contenção para a orla marítima da cidade de Balneário Barra do Sul. O objetivo deste artigo é propor, através de pesquisas bibliográficas e exploratórias, uma nova contenção utilizando da tecnologia de geossintéticos como fim de reforço. Para isto apresenta-se dados sobre as orlas marítimas onde trata-se sobre os processos morfodinâmicos e o processo erosivo nas orlas, assim como, realiza a caracterização do solo e demonstra passo a passo o dimensionamento de contenção com a utilização de geossintético. Foi desenvolvido o projeto de contenção evidenciando a utilização de geossintético em estudo.Estudo de Caso Acesso aberto Determinação de ângulo limite médio para intervenções em escavações de obras na região do centro/norte de Joinville-SC(2021) Moura, Maicon Oenning de; Rengel, AndersonO ramo da construção civil é caracterizado pelos elevados índices de acidentes de trabalhos em obras. Um primeiro passo para reduzir esses riscos é o cumprimento das normas regulamentadoras relacionadas à construção civil, que tem como objetivo garantir as condições mínimas de segurança do trabalhador. Uma das normas que controla esta segurança é a NR-18, norma responsável por avaliar o grau de adequação do canteiro de obras. Se tratando de escavações se torna ainda mais perigoso que as demais fases da construção, pois o risco de acidentes de trabalhos é muito maior se tratando de solo, devido a isto a importância dos estudos de solo e seus respectivos ensaios para análise antes de qualquer procedimento. Este trabalho relatou conceitos, e principalmente um breve estudo de solos na cidade de Joinville-SC, através de normas e aplicações para escavações a céu aberto. Portanto buscou analisar um ensaio SPT partindo de três furos, dos quais foi possível calcular ângulos, coesão peso específico, e através dos mesmos trabalhar no software GEO5 do qual permitiu analisar as condições do solo, profundidade e inclinações, para assim introduzir na NR 18 de segurança e a NBR 9061 que trata de escavações a céu aberto. Nota-se que, mesmo com o solo apresentando boas características geotécnicas deve-se analisar com critério os ângulos de escavação em cada caso.Artigo Científico Acesso aberto Soluções técnicas para melhor custobenefício de contenções em obra residencial em Joinville/SC(2021) Campos, Jamili; Vanderwegen, Giovanna MarcellaO presente estudo apresenta uma análise comparativa de custos de contenção em muro de arrimo do tipo gabião e concreto à gravidade, para execução de uma obra residencial com presença de solo mole e movimentações de terra. O objetivo foi compreender qual melhor custo benefício relacionado à execução dos dois tipos de muro citados. Para tal fez-se necessária ampla pesquisa bibliográfica, realização do dimensionamento dos muros com a determinação do fator de segurança mínimo, utilizando o software GEO5 e por fim, a realização do levantamento de quantitativos para elaboração dos custos finais em cada um dos casos, com base no Sinapi. Perante a análise dos resultados obtidos o muro de concreto à gravidade apresentou menor custo e outras vantagens como, menor geometria e menor ângulo do talude.Estudo de Caso Acesso aberto Estudo comparativo de custo entre fundações rasas - radier e sapata isolada com viga baldrame(2021) Cunha, Raphael Luiz da; Santos, Leandro Camargo dosEste documento apresenta um estudo comparativo de custo de fundação tipo radier e sapata isolada combinada com vigas baldrame para uma construção de edificações em light steel frame. O objetivo foi entender através de pesquisa qualitativa como dimensionar os dois tipos de fundação (radier e sapata isolada com viga baldrame) e com isso através da pesquisa quantitativa gerar os insumos para a execução das mesmas, assim tendo um comparativo em relação ao custo de cada uma das fundações. Diante da tecnologia do software GEO 5 que utiliza da NBR 6118/2014 e hipótese de Winkler em sua configuração foi possível dimensionar a fundação radier. Para o dimensionamento das sapatas isoladas e vigas baldrames foi utilizado o método CEB -70 e os parâmetros da NBR 6118/2014. Com os dimensionamentos realizados foi possível quantificar os insumos e o custo relacionado a cada tipo de fundação. Através da análise dos resultados foi possível identificar que a fundação de radier apresenta o menor custo, outros benefícios podem ser identificados, como otimização de tempo, facilidade de execução e um sistema menos propício a erros.Artigo Científico Acesso aberto Prevenção em segurança e saúde do trabalho no uso do cimento na construção civil(2021) Borges, Giovani Matheus; Grosskopf, Gaston GenésioA construção civil é um dos setores industriais com crescimento contínuo no mundo e particularmente no Brasil nas últimas décadas. Trata-se de um dos segmentos produtivos com maior incidência de acidentes e doenças do trabalho, o que obscurece sua imagem como modelo de geração de empregos e destaque na economia. Os danos ocorridos à saúde dos trabalhadores por meio de doenças ocupacionais decorrem da presença de fatores de risco no ambiente laboral. O objetivo da pesquisa é analisar os resultados da avaliação de poeiras respiráveis em atividades com o manuseio do cimento Portland. Além disso, apoiar a implantação de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho em uma indústria de construção civil. Trata-se de estudo de caso com pesquisa descritiva, tendo como referência as diretrizes da ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Higienists). Dentre os principais achados estão os resultados das avaliações de poeira respirável do cimento Portland nas atividades de preparo do concreto e atividades de operação de corte em viga de concreto com uso de equipamento lixadeira. Considerando os valores dos resultados das avaliações quantitativas, na primeira avaliação, não foi identificado o agente contaminante durante as atividades com cimento, sendo não passivo a doenças ocupacionais. Na segunda situação, foi identificado o valor em 8,159 mg/m³, ultrapassando o limite de tolerância pela norma ACGIH, mas não caracterizando condição insalubre pela NR 15.Artigo Científico Acesso aberto Estudo de caso - análise de imagens geradas por Vant (Drone) para o monitoramento e controle do avanço de obras de infraestrutura(2021) Salgado Neto, Antônio; Caldeira, Nathalia LongarayEste artigo analisa a aplicação de imagens e vídeos obtidos por um veículo aéreo não tripulado, denominado drone, no monitoramento e controle do avanço de obras de infraestrutura de um loteamento residencial no município de Araquari/SC. Apresenta um breve histórico, seus principais conceitos e definições, bem como sua regulamentação conforme a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A metodologia aplicada foi dividida em três etapas, sendo a primeira uma revisão bibliográfica, na segunda, realizar às práticas de campo com a utilização de um drone para na última etapa, proceder com a seleção e análise das informações extraídas das imagens e vídeos registrados. As imagens aéreas favorecem nas apresentações de relatórios além de potencial comercial e de marketing. Dessa forma, as avaliações qualitativas permitem afirmar que o monitoramento de obras de infraestrutura com a captura de imagens por meio de um drone, demostram ser uma atividade produtiva e assertiva ao gerar dados de qualidade com agilidade, precisão e segurança.Artigo Científico Acesso fechado Compatibilização de obras na infraestrutura urbana – estudo de caso: Joinville - SC(2021) Oliveira, BárbaraEste artigo apresenta um estudo de caso na cidade de Joinville relacionado a compatibilização de obras na infraestrutura urbana. Onde seu objetivo foi entender como funciona essa conciliação entre as manutenções de água e esgoto nas vias e o pavimento novo, especificando os sistemas de redes de infraestrutura da cidade, as compatibilizações e os tipos de pavimento existentes. Para qualificar e determinar qual companhia de água possui o melhor método de compatibilização, foi realizado uma pesquisa entre as companhias de saneamento para comparar a metodologia utilizada na Companhia Águas de Joinville e as companhias de saneamento das cidades de Florianópolis, Itajaí e Jaraguá do Sul, através de informações fornecidas pelas respectivas companhias. Diante da pesquisa realizada, apresentou que todas as companhias realizam as compabilizações de obras de saneamento e pavimento de alguma forma para evitar intervenções, mas somente a companhia Águas de Joinville utiliza um sistema em tempo real para cadastramento dos serviços gerados nas vias e o cadastro das pavimentações. Outra pesquisa realizada, foi entre a população de Joinville, para entender o conhecimento e satisfação da população diante da compatibilização, onde demostrou que a população não tem muito conhecimento, pois a compatibilização muitas vezes não é vista. Através da análise dos resultados obtidos foi possível findar que a cidade de Joinville está em constante expansão para essas compatibilizações, porém ainda tem muito que melhorar para evitar tanto retrabalho em vias recém pavimentada.Artigo Científico Acesso aberto Determinação de um método estatístico para encontrar valores de mercado para avaliação em massa de imóveis: estudo de caso em Balneário Camboriú – SC(2021) Hornburg, RicardoUma das grandes dificuldades que se tem na avaliação em massa de imóveis é encontrar um modelo estatístico que mostre a realidade do mercado de imóveis. Se espera que os fatores de localização que influenciam no valor dos imóveis de uma região, atuam sobre todos os tipos de imóveis de forma semelhante, e a influência específica deles para cada tipo de imóvel possa ser modelada por métodos estatísticos a partir dos dados de mercado. Objetivou-se neste artigo encontrar um método usando a estatística espacial que seja capaz de estimar o valor dos imóveis. a aplicação do método encontrado para uma amostra de mercado para a avaliação em massa de imóveis no bairro centro da cidade de Balneário Camboriú (SC). O modelo apresentou um ajuste adequado para todos os imóveis e para toda a área considerada de acordo com a análise de desempenho da avaliação em massa feita neste trabalho.Artigo Científico Acesso aberto Dimensionamento de estruturas em concreto armado: comparativo entre os softwares Eberick e TQS(2021) Souza, Rodrigo de; Cunha, Felipe Eduardo daO concreto armado é uma das técnicas mais utilizadas para integrar elementos estruturais por oferecer segurança e durabilidade para as edificações. Devido à complexidade dos cálculos de dimensionamento e para atender as necessidades atuais, é comum o uso de softwares para auxiliar o engenheiro. Porém sempre surge a dúvida, principalmente nos engenheiros recém-formados, de qual programa usar, e se existem muitas diferenças entre eles. Visto que a utilização de software se torna indispensável na vida profissional de quem deseja seguir na área de dimensionamentos e também para o profissional que deseja trabalhar com gerenciamento de obras, conhecer um pouco dos softwares que são mais comuns no mercado se torna interessante. O artigo teve como objetivo realizar o dimensionamento de elementos estruturais com auxílio do software Eberick e posteriormente a comparação dos resultados do dimensionamento do TQS. Os resultados obtidos ficaram bem similares em relação as áreas de aço das vigas e pilares, porém as lajes apresentaram uma diferença considerável, ficando assim uma sugestão para futuros trabalhos o aprofundamento do método de cálculo de lajes dos softwares.Artigo Científico Acesso fechado Recuperação de estruturas: tratamento de fissura em obra pública na cidade de Joinville / SC– Engenharia civil – Unisociesc/ campus Joinville(2021) Cardoso, Aline; Arent, Mariza de MouraEste estudo busca promover o conhecimento em recuperação de estruturas, realizando um estudo de caso sobre um tratamento de fissuras em peças de galerias pré-moldadas de concreto armado, executados na obra de macrodrenagem do Rio Mathias na cidade de Joinville. Durante o desenvolvimento do estudo foram apresentados os conceitos relativos a concreto armado, estruturas pré-moldadas de concreto, assim como manifestações patológicas, fissuração, causas de fissuração em concreto pré-fabricado e tipos de tratamento com uso de injeção. Através das pesquisas, identificação do problema e análise dos dados observou-se que era necessário a recuperação das peças das galerias. O método utilizado para a correção foi a injeção de resina epóxi e gel poliuretano, que permitiu inibir o aumento da exposição do aço e do concreto, oxigênio, água e agentes nocivos. O sistema aplicado atingiu seu propósito de estancar as fissuras.Artigo Científico Acesso aberto Estudo de caso: uso de Paver de concreto para emprego em pavimentação intertravada: dimensionamento e execução(2021) Simão, Kamila de Oliveira; Pereira, Graziele Gleidy FlorianoEste trabalho contempla um estudo de caso, buscando promover o conhecimento da aplicação das etapas de construção do pavimento intertravado entorno da via pública na cidade de Guaratuba do estado do Paraná. Para isso, foi realizado o método de dimensionamento seguindo as diretrizes de informações na bibliografia e comparações da norma da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) que define os pisos intertravados de concreto de fácil instalação e que auxiliam no processo de absorção de água. Sendo o objetivo do trabalho fazer um comparativo entre as informações contidas na bibliografia e a realidade de campo quanto à execução do pavimento intertravado com blocos de concreto. Foi realizado dois dimensionamento para a mesma via, pois, os dados obtidos foram de via de tráfego leve em baixa temporada e tráfego meio pesado em alta temporada, devido a via ser próxima de balneário litorânea, considerado alta temporada de dezembro a fevereiro e baixa temporada de março a novembro. Posteriormente, foi realizado um acompanhamento do processo da execução da via estudada por meio de um formulário de acompanhamento de obra, onde foi possível elecar as etapas da construção do pavimento em cada trecho executado. No resultado, foi possível observar a norma e literatura bibliográfica, onde foram parcialmente atendidas para construção deste pavimento intertravado, no que se refere a execução. Com fundamento no estudo de caso, foram feitas considerações e sugestões para contribuir com a execução adequada deste tipo de pavimento, como melhorar a forma de estocagem de materiais de assentamento e rejuntamento, evitando ficar exposto nas intempéries naturais, protegendo os agregados de escoar e se perder sobre o solo.Artigo Científico Acesso aberto Estudo de infiltrações por água em residências unifamiliares(2021-06-16) Lopes, Axel Ostrowski; Miranda Junior, Paulo RobertoEste documento busca adquirir e disseminar conhecimentos sobre patologias causadas por infiltrações, que é um dos problemas mais comuns encontrados nas edificações, através de pesquisas bibliográficas, em artigos mais recentes e, de forma prática por meio de um estudo de caso em residências unifamiliares na região de Joinville em Santa Catarina e Guaratuba no Paraná. Apesar de ser um problema frequente ainda há grande desinformação sobre o assunto, ocasionando na negligência ou tratamento inadequado de problemas inicialmente simples, como manchas ou bolor, possibilitando que se agravem para problemas que podem comprometer até mesmo a estrutura da edificação, tornando-a inabitável. Por tal, buscou-se neste trabalho identificar a origem, causa, classificação da patologia e analisando os dados adquiridos, elencar os fatores mais comuns, afim de ressaltar os pontos que necessitam de maior atenção em uma edificação unifamiliar, para assim evitar problemas futuros, gastos adicionais e proporcionando maior conforto e tranquilidade para os usuários da edificação.Artigo Científico Acesso aberto Estudo geotécnico de amostra de solo para análise crítica de projeto de fundações em obras de pequeno porte(2021-06-30) Vieira, Amanda; Oliveira, JosuéEste trabalho consiste em identificar através de uma análise crítica e comparativa, de um projeto de fundação, onde este projeto utilizado como base para a pesquisa, foi elaborado sem a realização de estudos preliminares do solo. O projeto foi elaborado para a construção de uma obra de pequeno porte, em um terreno situado na Rua Ivaiporã – Adhemar Garcia, Joinville/SC. Com o objetivo de analisar custos e mostrar a importância da realização de estudos geotécnicos do solo, foram coletadas amostras de solo do terreno e realizados ensaios de pesquisa e caracterização do solo como, granulometria, limite de plasticidade e liquidez. Através dos dados encontrados, desenvolveu-se o recalculo do projeto de fundação, onde alisando os resultados se confirmou que realizando ensaios de solo antes da elaboração de um projeto de fundação, se ganha segurança na edificação e redução de custos com a execução do projeto.Artigo Científico Acesso fechado Viabilidade da substituição de aditivo plastificante para o detergente líquido em argamassa de reboco(2021-06-30) Souza, Luiz Miguel Oliveira de; Dunzer, Gustavo Mario FachiEste estudo busca verificar a utilização do detergente líquido no reboco, substituindo o aditivo plastificante e a diminuição da cal, para a melhor qualidade da argamassa como a diminuição de fissuras e trincas. Esse estudo está baseado em revisões bibliográficas e análises de dois artigos cientificos dos quais possuem ensaios laboratoriais. Para diminuir a informalidade do uso do detergente líquido, apresentam testes em laboratórios com três traços, argamassa de reboco com aditivos plastificantes normatizados, sem aditivos apenas cal, e finalizando com o uso do detergente líquido. O trabalho em si tem como foco a correlação de três traços, fazendo os devidos testes conforme normas estabelecidas pela ABNT NBR 13.528:2010 que determina a resistência a aderência à tração do revestimento de reboco para paredes e tetos de argamassa inorgânicos. Nota-se através da analise de ambos artigos que os traços escolhidos foram diferentes, um não atendeu as expectativas não possuindo resistência a compressão e tração e o outro atendeu o minimo da norma possuindo boa trabalhabilidade.