A formação continuada de professores para o ensino superior e suas contribuições para a realização da prática pedagógica em sala de aula

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Data

2021

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Maurício, Glauber Marques de M.

Orientador

Schmidt, Leonete Luzia

Coorientador

Resumo

Com a expansão do ensino superior nas últimas décadas, cresceu a contratação de professores para ensinar nos cursos superiores das instituições de ensino pública e privada. De acordo com as políticas públicas para o ensino superior, as instituições têm como responsabilidade ofertar formações continuadas aos seus professores, com o propósito de prepará-los para suas atividades na docência. A pesquisa se propôs conhecer as contribuições do programa de formação continuada ofertado aos professores de ensino superior de um Centro Universitário de Maceió, para a realização de seu trabalho pedagógico em sala de aula. Para realizar a pesquisa, tomou-se como base o método materialismo histórico-dialético, como possibilidade teórica de interpretação da realidade educacional, a qual buscamos compreender. A pesquisa segue a abordagem quali-quantitativa e se insere no tipo de campo e documental, com orientação analítico-descritiva. Entre os resultados apontados nas análises, destacamos que a maioria dos docentes confirmaram que as atividades de formação continuada na IES contribuem para melhoria da prática docente, assim como, para aprender novas habilidades e técnicas inovadoras de ensino. Por outro lado, há que se destacar que a instituição, embora oferte anualmente formação continuada no início do ano, em forma de palestras, oficinas ou workshop, não possui um programa de formação continuada instituído. Mesmo com a afirmação da maioria dos professores da clareza da finalidade da formação continuada, ainda é algo que precisa ser discutido e alicerçado na IES, porque é através desse espaço de reflexão e da socialização de experiências, de forma coletiva, que os docentes vão encontrando alternativas para a superação de suas dificuldades em sala de aula e constituindo sua identidade. Por último, concluímos que a formação continuada por si só não resulta na melhoria da qualidade de ensino, mas promove novas possibilidades para alcançar melhorias.

Palavras-chave

Formação continuada, Docência para o ensino superior, Políticas públicas

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