Gestão da educação superior: análise a partir de uma universidade pública estadual de Alagoas
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Data
2021
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Orsi, Adriana Di Martella
Orientador
Schmidt, Leonete Luzia
Coorientador
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo analisar a política de gestão de uma Instituição de Ensino
Superior pública estadual. Para compreender o objeto de estudo, foi necessário: conhecer as
políticas de gestão para o ensino superior em âmbito nacional, estadual e institucional das
últimas décadas; apresentar as políticas de expansão da educação superior no Brasil e no estado
de Alagoas; identificar o modelo de gestão proposto pela IES pública estadual; apresentar as
condições objetivas existentes em uma IES pública estadual para o exercício da gestão. Tratase
de uma pesquisa documental, tendo como abordagem teórico-metodológica o materialismo
histórico dialético, entendido como método de interpretação da realidade, visão de mundo e
práxis. Após o processo de análise e interpretação dos dados obtidos junto aos documentos
selecionados, os resultados mostram que houve direcionamento dos organismos internacionais
nas políticas educacionais traçadas ao país, com propostas privatistas e voltadas ao capital; que
o Estado vem sendo desresponsabilizado de promover ações consideradas direito social, como
saúde e educação, na perspectiva do Estado mínimo, a serviço do capital de ideologia
neoliberal. Programas de assistência estudantil, que garantam acesso e permanência do aluno
oriundo de classe baixa, não tem lugar na agenda do Banco Mundial e dos demais organismos
multilaterais, cujas diretrizes balizaram/balizam as reformas do Estado e da educação
conduzindo a expansão da educação superior por meio de grupos empresariais que fazem da
educação um produto, um serviço. Propostas de governos neoliberais desde a década de 1990
vêm abalando os alicerces da educação superior pública, gratuita e de qualidade através de
legislações federais que deixam grandes brechas para que a educação seja comercializada, e
estabelecendo formas de regulação e avaliação que induzem mudanças no modelo de gestão, a
fim de buscar aumentar seus indicadores. Quanto ao modelo de gestão da UNCISAL, como
autarquia vinculada ao governo do Estado, goza de autonomia didático-científica,
administrativa e de gestão financeira e patrimonial assegurada constitucionalmente e garante,
como instituição pública, seu caráter democrático nas decisões colegiadas, bem como na
escolha de seus representantes.
Palavras-chave
Educação Superior, Gestão universitária, Políticas Educacionais