O uso do SRM (Single-Pilot Resource Management) na aviação

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Data

2021-11-09

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Greuel Ramon, Sasha

Orientador

Severo de Oliveira, Marcos Fernando

Coorientador

Resumo

O mercado aeronáutico hoje conta com um variado número de aeronaves leves para a aviação geral, com muita tecnologia, telas e pilotos automáticos bastante sofisticados, reduzindo assim a carga de trabalho na cabine, tornando-os muito mais seguros. A tecnologia e os computadores vieram para ficar e realmente fazem a diferença. Os sistemas eletrônicos normalmente integram voo, navegação e comunicação, clima, terreno e controles de tráfego. Existem subsistemas com a finalidade de melhorar o status do piloto, a consciência situacional (SA), a tomada de decisão aeronáutica (ADM) e a capacidade de gerenciamento de recursos de um único piloto (SRM - Single-Pilot Resource Management). Dessa forma, o problema desta pesquisa é: como o uso do SRM (Single-Pilot Resource Management) auxilia na gestão e controle da aviação civil? O objetivo geral desta pesquisa é discutir a utilização do SRM (Single-Pilot Resource Management) na aviação. Neste trabalho foram utilizadas as bases Scielo, Portal CAPES e Google Academics para a investigação. As palavras-chave utilizadas na busca são: “Aviação Civil”, “Tecnologia”, “SRM”, “Single-Pilot Resource Management” e “Indústria da Aviação”. O SRM ajuda os pilotos a aprender a executar métodos de coleta de informações, análise e tomada de decisões. Embora o voo seja coordenado por uma única pessoa e não por uma tripulação de bordo, o uso dos recursos disponíveis, como controle de tráfego aéreo (ATC) e estações de serviço automatizado de voo (AFSS), replica os princípios do CRM. É necessário que o piloto tenha um conhecimento profundo de todos os equipamentos e sistemas da aeronave em voo. A falta de conhecimento, como saber se o medidor de pressão do óleo faz uma leitura direta ou usa um sensor, é a diferença entre tomar uma decisão acertada ou ruim que leva a um erro trágico.

Palavras-chave

SRM, Segurança de Voo, Fatores Humanos, Acidentes Aeronáuticos

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