Consequências da Pandemia no Clima Organizacional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-12

Tipo de documento

Relatório de estágio

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Felix, Milena May

Orientador

Roecker, Rejane

Coorientador

Souto, Álvaro José

Resumo

O presente trabalho teve como foco uma análise de clima organizacional no Supermercado Rodrigues, a fim de compreender como foi a transição da pandemia no ambiente de trabalho, a partir da visão dos colaboradores da empresa. Sendo assim, foi estudado de forma conceitual a gestão de clima organizacional, onde o modelo de pesquisa utilizado como base é do autor Luz (2018). As metodologias utilizadas neste trabalho foram então, sua natureza aplicada, com abordagem mista, classificada como exploratória e descritiva, com procedimentos de coletas de dados classificados como bibliográfico, levantamento, estudo de caso e expost-factor. Na pesquisa realizada foi utilizado como instrumento de pesquisa o questionário do autor Luz (2018) adaptado a fim de alcançar os objetivos do presente trabalho, e porque com ele é possível preservar a identidade de cada respondente. Com o total de 25 respondentes, obteve-se algumas mudanças no clima e a necessidade de melhorias na empresa, como melhorias em uniformes, cadeiras, que foram apontadas pelos próprios colaboradores durante a aplicação da pesquisa, elaborou-se então plano de ação voltados as essas melhorias, totalizando em 5 sugestões, embora, no geral, o clima organizacional da empresa seja favorável.

Palavras-chave

Gestão de Pessoas, Pesquisa de Clima Organizacional, Pandemia, Supermercado

Citação

Coleções