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  • Artigo Científico Acesso aberto
    O compliance e políticas de proteção de dados pessoais como ferramentas de governança corporativa na gestão de empresas familiares
    (2024-01) SOARES, Joyce Elle Vale
    A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018) dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive por meios digitais, por pessoa natural ou jurídica. No cenário contemporâneo, o cumprimento de normas e políticas de proteção de dados pessoais desempenham um papel fundamental na governança corporativa de empresas familiares. O cumprimento de normas assegura a conformidade com leis e regulamentos, enquanto as políticas de proteção de dados garantem a privacidade e integridade das informações. Esses elementos contribuem para a transparência, equidade e sustentabilidade na gestão de empresas familiares, estabelecendo diretrizes claras e processos bem definidos .Através desse estudo destaca-se a importância do compliance e políticas de proteção de dados pessoais como ferramentas de governança corporativa na gestão de empresas familiares, devido a estruturas organizacionais familiares apresentarem desafios distintos, especialmente no que diz respeito a conflitos de interesse entre membros da família que desempenham funções na liderança ou gestão da empresa. A proteção de dados pessoais tornou-se uma prioridade para as empresas, incluindo as empresas familiares, que precisam garantir a segurança e privacidade das informações de seus colaboradores, clientes e demais interessados, destacando o papel crítico do cumprimento de normas e políticas para atender aos requisitos regulatórios contemporâneos. O cumprimento de normas e políticas de proteção de dados pessoais tornam-se ferramentas indispensáveis para a governança corporativa e a gestão sustentável de empresas familiares.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Empreendedorismo: design thinking na concepção de um novo negócio
    (2023-12) WIPPEL, Guilherme
    O objetivo geral deste trabalho é aplicar as ferramentas do Design Thinking para a concepção de um negócio no segmento de bares temáticos, focado em cervejas artesanais em Florianópolis, a WippHaus Cervejaria Urbana, no bairro Agronômica em Florianópolis – SC. Na fundamentação teórica, foram tratados temas sobre o empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil, plano de negócios, estratégias de marketing, análise SWOT e etapas do Design Thinking: Persona, Mapa de Empatia e Prototipação. Quanto a metodologia da pesquisa, em relação aos objetivos foi empregada a pesquisa exploratória e em relação a abordagem do problema, foi utilizada a pesquisa qualitativa. A fundamentação teórica foi realizada através de pesquisas bibliográficas. Para fazer a análise dos potenciais clientes, foi aplicada um questionário. Foram definidas a missão, visão e valores da WippHaus Cervejaria Urbana. A missão “é apresentar um diferencial em qualidade e atendimento em relação a outras cervejarias artesanais da região”. A visão é “ser referência na área de cervejarias artesanais, aliando qualidade e tecnologia ao atendimento rápido e eficaz de nossa equipe” e os valores são “proporcionar momentos de prazer, qualidade, harmonização e satisfação aos nossos clientes”. O posicionamento estratégico foi determinado através da elaboração da Matriz SWOT, onde foram detalhados os fatores internos e externos. As principais forças identificadas são a decoração temática inovadora, o foco nas cervejas artesanais e o atendimento diferenciado ao cliente. Entre as principais ameaças, estão a crescente exigência pelos clientes e a presença de concorrentes consolidados no mercado. As principais oportunidades identificadas são a demanda crescente por cervejas artesanais a poucos concorrentes com bares temáticos. E entre os principais pontos fracos, estão o alto valor dos aluguéis e a marca desconhecida. A utilização do Design Thinking permitiu criar o Persona, que são personagens ficcionais, baseados em comportamentos observados entre consumidores, que auxiliam no processo de design porque direcionam as soluções para o sentido dos usuários, apoiando as tomadas de decisão. Também permitiu criar o Mapa de Empatia, que é um recurso visual e de gestão para conhecer o cliente através de um diagrama por meio de perguntas e tópicos sobre uma persona, como objetivo de obter um nível mais profundo de compreensão de uma persona, apresentando informações do cliente que servem para confirmar quem é o público-alvo. A utilização do Design Thinking propiciou ainda a criação do protótipo, ou seja, a passagem do abstrato para o físico para representar a realidade e propiciar validações. Para definir o plano de ação, foi utilizado o Canvas, que é uma ferramenta visual usada para planejar e descrever modelos de negócios de forma simplificada. O problema proposto neste trabalho foi: Como aplicar o Design Thinking na concepção de um negócio no segmento de bares temáticos, focado em cervejas artesanais? O autor considera que o problema foi resolvido, pois conseguiu aplicar as etapas do Design Thinking e criar o plano estratégico e iniciar o empreendimento proposto. Além disso, as perspectivas de crescimento no nicho de bares e cervejas artesanais é promissora, de forma que a implantação do negócio é recomendada. Sendo assim, comprovou-se a possibilidade de sucesso para a WippHaus Cervejaria Urbana.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa de comércio exterior em relação às ações de endomarketing
    (2023-12) DEPINÉ, Ana Carolina Mafra
    O presente trabalho tem como objetivo avaliar a percepção dos colaboradores de uma empresa de comércio exterior do município de Itajaí/SC em relação às ações de endomarketing. Para tanto, procurou-se levantar as ações de endomarketing empreendidas pela empresa e avaliar a satisfação dos colaboradores em relação a essas ações, e sugerir melhorias. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, e pesquisa de campo, quanto aos meios. O método de coleta de dados utilizado foi um questionário composto por 21 questões fechadas, e enviado via Google Forms para os colaboradores da empresa. Os dados coletados apontam para a necessidade de mais estudos nesta área, pois percebeu-se uma deficiência no uso dos treinamentos como ferramentas do endomarketing, sendo necessário uma melhor aplicabilidade das ferramentas voltadas para ações de treinamento. Entretanto pode-se perceber que as ações promovidas pela empresa possuem uma boa aceitação por parte dos colaboradores e melhora na motivação e engajamento, sendo a comunicação interna a principal ferramenta utilizada em conjunto com as demais ações para um ambiente saudável para os colaboradores, pois quando se tem uma boa comunicação interna a formalização e compartilhamento de informações ocorre de forma correta, evitando rumores e mal-entendidos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Conflitos entre moradores em condominios edilícios: levantamento e indicativos de soluções: o papel do síndico na solução de conflitos entre moradores
    (2023-12) FRANÇA, Claudinei dos Anjos de
    A convivência em sociedade é um desafio diário, e, quando se trata de várias pessoas convivendo em um mesmo espaço (edifício), acaba sendo uma tarefa ainda mais desafiadora. Neste contexto, a busca por harmonia e solução dos conflitos, naturalmente gerados e, diariamente enfrentados por quem se encaixa nesta categoria (moradores e administradores/ síndicos) tem de ser levado muito a sério. Assim, o presente estudo, de caráter descritivo e exploratório, tem como objetivo realizar um levantamento dos principais conflitos vivenciados em edifícios de grande e pequeno porte, que fazem parte da carteira de clientes de uma empresa de administração de condomínios de Balneario Camboriu, e, a partir deste estudo, apontar e descrever as soluções propostas, nos casos estudados como forma de desenvolver e propor métodos simplificados de solução de conflitos nos edifícios verificados. Tal estudo conta com o levantamento referencial de publicações, legislação aplicada e, a análise da solução empreendida em casos concretos que foram relatados e registrados junto à administração dos condomínios estudados.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Plano de Marketing digital Já Era
    (2022-12-03) Carmo Neto, Manoel Bernardo do
    Este trabalho objetivou analisar etapas de um plano de marketing digital para a empresa JÁ ERA, com o viés de favorecer e auxiliar a marca a atingir seus objetivos para ter um crescimento positivo no mercado de segmento vestuário. Baseado nisso, desenvolveu-se como fundamentação teórica para embasar esta discussão, tópicos com os seguintes assuntos: Marketing, Marketing Digital e Plano de Marketing. Dentro deste contexto, foi elaborada uma pesquisa de cunho aplicada, descritiva, qualitativa, quantitativa e estudo de caso. Logo, fundamentada em uma análise feita na empresa JÁ ERA, chegou-se ao diagnóstico de que, os principais pontos fortes da marca são: produtos de alta qualidade e o uso de alguns materiais sustentáveis em sua confecção. Já referente aos pontos fracos se destaca a má estruturação da marca, pouca variedade de produtos e as redes sociais. De maneira sucinta, diante da análise do micro e macro ambiente e da matriz SWOT em conjunto com a elaboração de um plano de ação 5W2H, foram identificados pontos importantes para a organização e ações favoráveis para o crescimento positivo da marca. Vale salientar também que, por se tratar de uma empresa nova, em construção, seria indicado e adequado reelaborar o sistema de fluxo de caixa, pois, o atual é muito precário.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Modelagem de negócio de Canvas para abertura de uma casa de carnes em Angola
    (2022-12-12) Silva, Mauro Rafael Guimarães Dias da
    O presente trabalho tem como objetivo principal criar uma casa de carnes em Angola na cidade de Luanda, utilizando a modelagem de negócio de Canvas. Teoricamente foram abordados temas como: empreendedorismo, empreendedorismo nos países emergentes, empreendedorismo em Angola, plano de negócios e Modelagem de Negócios de Canvas. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, com a utilização de pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário com potenciais clientes, com foco na análise qualitativa. Foram aplicadas ferramentas para o diagnostico estratégico do negócio dessa forma foi desenvolvido uma análise SWOT, tendo como principal oportunidade a oferta de novos tipos de serviços prestados na região, como ameaça mais significante tem-se a crise econômica e política no país, bem como o aumento nas taxas de importação; o ponto forte do novo empreendimento é a qualidade de produtos, cortes de carnes nobres, localização estratégica e ambiente acolhedor; já como ponto fraco, tem se o fato de o empreendimento ter um alto custo inicial, proprietário sem experiencia, marca ainda não consolidada, compra de produtos importados. Também foi definida as estratégias do novo empreendimento, a partir delas foi desenvolvida para o negócio sua missão, visão, valores e a logomarca. Foi apresentado o framework da modelagem de Canvas, tendo o desenvolvimento do conteúdo presente nos nove blocos como principal resultado a identificação das propostas de valores para o empreendimento que será: o Compromisso de oferecer um serviço de Excelência, com o foco na oferta de carnes nobres e cortes especiais e a garantia na Qualidade dos produtos, levando novidades para o mercado, e por fim, foi desenvolvida também a estrutura e a fonte de receita do negócio para os primeiros anos do negócio.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise da escolha e implementação de ERP em uma empresa do setor financeiro: estudo de caso
    (2022-07-06) Bellenzier, Vagner
    Os sistemas integrados de gestão, originalmente conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning), proporcionam uma mudança significativa nas empresas em que são implementados. Mudança esta que pode ser não somente benéfica, trazendo contribuições e facilidades, mas também pode gerar dificuldades e barreiras para implementá-lo. Assim, este estudo de caso analisou a escolha e a implementação de um ERP em uma empresa do setor financeiro da cidade de Florianópolis/SC, tendo como base o contexto antes do seu uso, e busca apresentar os impactos e dificuldades encontrados em todo o processo. Considerando as especificidades do local em que esse estudo foi realizado, optou-se por elaborar uma pesquisa quantitativa, com objetivo de comparar os indicadores de processos chave antes e depois da implementação. Como resultado, observou-se que apesar do processo exigir um grande esforço por parte da empresa escolhida, logo nos primeiros meses após a finalização do projeto, foram identificadas melhorias nos processos analisados. Por fim, espera-se que esse trabalho possa ampliar a discussão e servir como base comparativa para novos estudos acerca do tema.
  • Plano de Negócios Acesso aberto
    Elaboração do modelo Canvas Sea Queen Floripa
    (2021-12) VICTÓRIA NUNES
    O presente trabalho tem a pretensão de criar um plano de negócio para uma marca já existente de moda praia, utilizando a modelagem de Negócios de CANVAS. Teoricamente foram abordados temas como: empreendedorismo feminino, empreendedorismo no Brasil, perfil do empreendedor e plano de negócio. Metodologicamente tratou-se de uma pesquisa qual o procedimento utilizado para coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica. Buscando explicar através de referências teóricas publicadas em livros, sites, pesquisa cientifica e artigos. O trabalho possibilitou realizar a caracterização do empreendimento existente, analisar o macro ambiente e o microambiente do negócio, e permitiu fazer um estudo com os potenciais clientes. Além disso, desenvolveu-se a Matriz SWOT, por meio da qual foram definidas a principal oportunidade do negócio bem como a principal ameaça. Foram definidos ainda a missão, a visão e os valores da marca e, por fim realizou-se o desenvolvimento da modelagem de CANVAS para a empresa Sea Queen, tendo o desenvolvimento do conteúdo presente nos nove blocos, permitindo enxergar claramente oportunidades de melhoria e pontos fortes da marca.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Empreendedorismo e pandemia: estudo com micro e pequenos empreendedores da carteira de clientes da Necon Contabilidade
    (2021-12-18) Barbosa, Diana
    O estudo visa apresentar temas relacionados ao empreendedorismo e à pandemia. Identificando os impactos da pandemia COVID-19 nas micro e pequenas empresas. Para isso realizou-se um estudo qualitativo e quantitativo, tendo como população de pesquisa as micro e pequenas empresas clientes da Necon Organização Contábil. Com resultado deste estudo, foi possível conhecer um pouco dos entrevistados, e obter informações sobre seus empreendimentos na atual situação. Como esse estudo tem como base um empreendimento, após todos os dados adquiridos, e através da formulação da matriz SWOT onde será identificado os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças; presentes no ambiente interno e externo da empresa. As conclusões apontam para a necessidade de um plano de marketing digital, visando que a Necon Organização Contábil esteja mais atualizada no mercado.
  • Plano de Negócios Acesso aberto
    Empreendedorismo: Modelagem de negócio canvas para a abertura de um espaço de festas e eventos na cidade da grande Florianópolis/SC.
    (2021-12-03) Cabral, Wellinton
    O presente trabalho visa como principal objetivo criar um espaço para a abertura de festas e eventos na cidade de Florianópolis, utilizando a Modelagem de Negócios de Canvas. Teoricamente, foram abordados temas como: empreendedorismo, empreendedor, perfil do consumidor brasileiro, plano de negócios e Modelagem de Negócios de Canvas. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, com utilização de pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários com potenciais clientes, com foco na análise qualitativa. Foram aplicadas ferramentas para o diagnóstico estratégico do negócio, dessa forma foi desenvolvida uma análise SWOT, tendo como principal oportunidade a inexistência dos serviço, prestado na região; como ameaça mais significante tem-se a crise econômica e política no país, bem como a crise do Covid-19; o ponto forte do novo empreendimento são seus preços acessíveis, a localização estratégica e o foco na experiência do cliente; já como ponto fraco, tem-se o fato de o empreendimento ser novo no mercado, ainda não possuindo uma marca consolidada. Também foram aplicadas as 5 Forças Competitivas de Porter, a partir delas foi identificada a intensidade da possibilidade de novos entrantes, da rivalidade no setor, do poder de barganha, tanto do cliente, quanto dos fornecedores e a possibilidade de produtos substitutos. A partir da utilização dessas ferramentas, foi desenvolvido para o negócio, sua missão, visão, valores e logomarca. Foi desenvolvida, ainda, a projeção de receita do negócio para os próximos cinco anos e, por fim, foi apresentado o framework da modelagem de negócios de Canvas, tendo o desenvolvimento do conteúdo presente nos nove blocos como principal resultado a identificação das propostas de valores para o empreendimento, que será: Excelência, Ética, Qualidade de serviço, Compromisso com o cliente, Conforto Diversão e Momentos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Atletas femininas do surfe na mídia e o patrocínio como marketing esportivo
    (2021-12-16) Torres Liberato, Laura
    O presente estudo buscou compreender as principais vantagens e desvantagens de se investir patrocinando e apoiando atletas do surfe do gênero feminino, assim como as possibilidades de se mensurar o retorno deste investimento. Para tal, abordou o surfe no Brasil quanto aos aspectos gerais do esporte e quanto ao número de atletas femininas praticantes do mesmo. Também buscou compreender os conceitos relacionados à gestão de marketing, relacionamento com o cliente e venda. Analisou também o marketing esportivo na atualidade e suas vantagens para o patrocinador. Por meio de uma pesquisa de campo, foi possível abordar gestores de empresas que apoiam ou patrocinam atletas surfistas mulheres e fazem utilização de ferramentas relacionadas ao marketing esportivo. Considera-se que há uma dificuldade em mensurar o retorno bem como riscos quando se relaciona a imagem da marca a um indivíduo que pode se envolver em situações negativas e consequentemente influenciar negativamente a marca patrocinadora. No entanto, há também inúmeras vantagens na visibilidade e interação sendo o esporte um fator positivo, saudável, motivacional, emotivo com o consumidor, que gera engajamento e tem bom custo benefício. Assim, conclui-se que mesmo frente ao risco, os benefícios superam e mostram a viabilidade desta modalidade de investimento. Quanto às limitações da pesquisa, ressalta-se o baixo número de pesquisas recentes relacionadas ao tema, especialmente na modalidade do surfe na qual cabe ainda investigar formas precisas de mensurar os resultados deste.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Home office e covid-19: análise do comportamento laboral a partir da teoria dos dois fatores de Herzberg
    (2021-12) Martins, Rebeca Santos
    O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar as consequências da pandemia ocasionada pelo Covid-19, com a implementação do home office, no comportamento laboral da Divisão de Remuneração e Benefícios do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a partir da Teoria dos dois fatores de Herzberg. Desta forma, os tópicos abordados na fundamentação teórica se dividem entre relações de trabalho, as formas como se dão e como podem ser alteradas; teoria comportamental da administração, com enfoque na pirâmide de Maslow e na teoria dos dois fatores de Herzberg, e uma breve definição de home office abrangendo suas diferenciações para o trabalho remoto. Em relação aos procedimentos metodológicos, quanto à natureza a pesquisa classifica-se como aplicada, com abordagem mista, uma vez que analisados dados quantitativos e qualitativos; classifica-se ainda como exploratória e descritiva; é bibliográfica, de levantamento e expost-facto quanto aos seus procedimentos técnicos. Esta pesquisa utilizou-se de questionário e a partir dos dados obtidos tornou-se possível identificar e analisar os pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades, usando a matriz SWOT, concluindo que de fato houve consequências devido a implementação do home office, essas tanto positivas quanto negativas. Diante desse cenário, a autora desenvolveu quatro ações voltadas a potencializar os fatores positivos encontrados e dirimir as consequências negativas. As ações do plano englobam: atenção às inovações e capacitação em novas tecnologias, visto que a pandemia trouxe imersão digital; manutenção do trabalho à distância para todos aqueles que desejarem; suporte estrutural e emocional e por último, mas não menos importante, utilizar do Growth Mindset para dirimir ameaças ocasionado por mudanças culturais.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Os filtros de value investing por Graham na análise de uma carteira recomendada
    (2021-12-03) Lourenço, Guilherme de Souza
    O estudo acadêmico que segue está situado no âmbito das finanças, e buscou demonstrar a utilização de critérios de seleção de ações para investimento. Para tal, foram utilizados os filtros desenvolvidos por Benjamin Graham (2017) para o perfil denominado pelo autor como “investidor defensivo”. Foram cinco empresas analisadas, que tiveram suas ações sugeridas na carteira recomendada mensal da corretora ModalMais em abril de 2020. As ações e empresas em questão são: PETR4, da Petrobras, PSSA3, da Porto Seguro, GGBR4, da Gerdau, ITUB4, do Itaú, e VALE3, da Vale. Quanto à metodologia, a pesquisa é descritiva e de natureza aplicada, de abordagem predominantemente quantitativa, mas também qualitativa, e os procedimentos técnicos utilizados foram de pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa atingiu o objetivo de demonstrar a utilização dos filtros sem maiores problemas, no entanto, esses resultados apontaram que nenhuma das cinco empresas foi considerada aprovada em todos os critérios, mesmo se tratando de algumas das maiores empresas brasileiras. Isso nos leva à principal conclusão acerca da pesquisa, que é a de que os filtros aparentam ser demasiadamente rígidos para a realidade das empresas brasileiras, já que foram desenvolvidos com a realidade empresarial estadunidense em mente, com sua economia muito mais pujante. Além disso, há amplo espaço para mais estudos sobre a utilização dos filtros no Brasil, como já notado por outros autores previamente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Plano de marketing para a empresa Pousada Barra Mar, localizada em Imbituba (SC)
    (2021-12-08) Camila Della Giustina
    Este artigo teve como objetivo principal a elaboração de um plano de marketing da empresa Pousada Barra Mar, localizada em Imbituba (SC). A metodologia utilizada é uma abordagem quantitativa e qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Para a coleta de dados foi utilizado o Desbravador, software de gestão hoteleira, além de uma entrevista semiestruturada junto aos sócios e um questionário estruturado para os colaboradores. Para a construção do plano de marketing foi utilizado como principal ferramenta o modelo utilizado por Malhotra (2013). Os resultados do estudo serviram para mostrar o quanto o plano de marketing pode ser favorável para as estratégias da empresa. Pois, é através do plano de marketing que a empresa consegue elaborar suas metas para se atingir os objetivos propostos.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Logística Reversa com base no caso da HP. Geração de uma proposta de práticas para novos empreendimentos.
    (2021-12-11) Oliveira Pereira da Cunha, Inah
    Este relatório apresenta uma pesquisa bibliográfica, aplicada, qualitativa e descritiva, tendo como referencais teóricos os conceitos de empreendedorismo, sustentabilidade e economia circular, priorizando a logística reversa, facilitando a identificação de iniciativas empreendedoras realizadas por empresas multinacionais atuantes no mercado brasileiro, de modo a viabilizar um estudo de caso consistente, contemplando a caracterização da empresa, a elaboração de um diagnóstico descritivo do segmento de atuação, a verificação da existência de fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais configurando um macroambiente propício às suas políticas, a análise de seu microambiente, abordando suas relações com clentes, fornecedores e concorrentes, e a significância dos resultados obtidos a partir da aplicação dos métodos e técnicas da logística reversa, finalizando com a proposição das linhas gerais um plano de ação aplicável a outras entidades, independente de porte ou segmento de atuação, que busquem implementar práticas semelhantes. objetivando maximizar seus resultados.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    PESQUISA DE MARKETING: Como são os hábitos de consumo dos clientes plus size na região da Grande Florianópolis
    (2021-12) Kathlen Pereira, Jennyfer
    Este trabalho tem o intuito de identificar os hábitos de consumo dos consumidores de moda plus size na região da Grande Florianópolis, através de um levantamento de informações que identifique as dificuldades e necessidades deste nicho de consumidores, assim como os fatores que influenciam na decisão de compra. A metodologia do trabalho quanto a sua natureza é aplicada. Quanto a abordagem da pesquisa, é qualitativa. Quanto aos objetivos da pesquisa, é descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos, é uma pesquisa bibliográfica e de levantamento. Já a técnica de coleta de dados da pesquisa é através da aplicação de questionários e análise dos dados obtidos. O desenvolvimento do trabalho apresenta os conceitos do marketing e a importância da pesquisa, assim como os fatores que influenciam na decisão de compras dos clientes. A pesquisa realizada se deu através da elaboração de um questionário estruturado desenvolvido pela autora, que foi divulgado nas redes sociais e seus resultados foram tabulados e analisados. Através dos resultados, foi possível identificar as dificuldades que os consumidores de moda plus size enfrentam na hora de comprar roupas. Também foram apontados os fatores críticos da decisão de compra destes consumidores, que são: busca por variedade de peças, busca por roupas de diferentes estilos e busca por roupas que atendam as tendências da moda vigente.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Plano de negócios: food truck
    (2021-12-04) Cardoso, Rider
    O presente relatório teve como tema principal a abertura de um food truck de hambúrguer, tendo como objetivo geral demostrar a importância da organização e do planejamento minucioso antes da abertura do negócio. O modelo Canvas foi empregado pela sua facilidade de compreensão e por sua estrutura flexível a adaptações durante o processo. A coleta de dados tratada no relatório se deu por meio secundário e análise de dados foi de maneira qualitativa. Na fundamentação teórica, demonstrou-se que empreender não é somente abrir um negócio a partir de uma ideia, mas sim organizar e planejar como tudo irá funcionar através dessa ideia inicial. Na análise de dados, discorreu-se sobre a concorrência, elemento de fundamental importância para determinar o foco da empresa, buscando-se suprir as demandas do público consumidor não observadas pelo concorrente. A partir dessa análise, foram obtidas informações valiosas para aplicar diferenciais à empresa, buscando não somente a satisfação dos clientes atendidos, mas a captação de novos clientes a partir de indicações. Em relação ao segmento abordado, verificou-se a mudança de hábitos alimentares da população em geral, que devido à falta de tempo, buscam cada vez mais alimentos rápidos e práticos no dia a dia. Verificou-se ainda que a alimentação fora de casa trata-se de uma necessidade da maioria das pessoas, em virtude da praticidade e rapidez que esse tipo de refeição oferece. O plano estratégico apresentado é essencial para o início e estruturação do negócio escolhido, pois forneceu elementos capazes de auxiliar na escolha do número de funcionários treinados e aptos a atender a demanda de pedidos, ao mesmo tempo em que trouxe segurança, ao prever uma organização financeira e administrativa do negócio, por meio da utilização de programas de computadores voltados ao ramo alimentício. A partir de todos os dados levantados, foram coletadas informações fundamentais para implantação e início de um negócio no ramo da venda de hambúrgueres, minimizando os mais variados riscos desse empreendimento, aumentando dessa forma as chances de sucesso.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    A avaliação de desempenho 180º: Estudo de Caso em uma Empresa de Tecnologia
    (2021) Lisboa, Rosa Maria
    Atualmente existem diversas ferramentas voltadas para a Avaliação de Desempenho, e, estas ferramentas são aplicadas nas organizações com a finalidade de identificar as competências técnicas e comportamentais dos indivíduos no ambiente organizacional. A Avaliação de Desempenho 180º é uma destas ferramentas, e, traz uma peculiaridade interessante, pois, através dela os colaboradores possuem a oportunidade de avaliar seus gestores e os gestores possuem a oportunidade de avaliar a sua equipe. Esta pesquisa busca compreender a forma com que a Avaliação de Desempenho 180º pode beneficiar às organizações, para que tanto a gestão quanto os colaboradores sejam compreendidos e obtenham respostas satisfatórias. Os objetivos deste estudo baseiam-se em caracterizar a Avaliação de Desempenho 180º, aplicar este instrumento de avaliação e posteriormente apresentar os resultados desta aplicação na empresa Next Soluções Tecnológicas. Esta pesquisa pode ser caracterizada como de natureza quali-quantitativa, de cunho bibliográfico e também de campo. Foram elaborados dois questionários distintos, um direcionado para os gestores e outro direcionado para os colaboradores da organização. Os questionários foram criados e disponibilizados através do Google Docs, e, respondidos por 9 colaboradores e 2 gestores que exercem suas funções na sede da empresa que fica localizada em Cuiabá/MT. Através dos resultados obtidos pôde-se observar que a relação existente entre os gestores e colaboradores e vice-versa, contribui para o bom andamento do trabalho desempenhado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Implantação do custeio abc: um estudo de caso para escritório de contabilidade
    (2021-12-06) Da Rosa, Amerci Borges
    A pesquisa teve como objetivo propor um modelo de custeio ABC para um escritório de contabilidade: Amerci Contabilidade e Consultoria EIRELI. Para se atender o objetivo proposto fez-se uma pesquisa aplicada de abordagem quantitativa, descritiva quanto aos objetivos e um estudo de caso. Foram identificados os departamentos e as atividades desempenhadas por cada departamento e ainda foram atribuídos os custos para cada atividade. Uma vez identificados os custos das atividades, estas foram relacionadas das maiores para as menores, e classificadas em A, B e C, sendo possível identificar quais as atividades e departamentos com os maiores e menores custos. A partir deste estudo a empresa passou a gerenciar os custos, visando reduzi-los, iniciando pelos maiores custos e os mais impactantes. Foi possível adotar o sistema de custeio ABC para atividade de contabilidade.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Consequências da Pandemia no Clima Organizacional
    (2021-12) Felix, Milena May
    O presente trabalho teve como foco uma análise de clima organizacional no Supermercado Rodrigues, a fim de compreender como foi a transição da pandemia no ambiente de trabalho, a partir da visão dos colaboradores da empresa. Sendo assim, foi estudado de forma conceitual a gestão de clima organizacional, onde o modelo de pesquisa utilizado como base é do autor Luz (2018). As metodologias utilizadas neste trabalho foram então, sua natureza aplicada, com abordagem mista, classificada como exploratória e descritiva, com procedimentos de coletas de dados classificados como bibliográfico, levantamento, estudo de caso e expost-factor. Na pesquisa realizada foi utilizado como instrumento de pesquisa o questionário do autor Luz (2018) adaptado a fim de alcançar os objetivos do presente trabalho, e porque com ele é possível preservar a identidade de cada respondente. Com o total de 25 respondentes, obteve-se algumas mudanças no clima e a necessidade de melhorias na empresa, como melhorias em uniformes, cadeiras, que foram apontadas pelos próprios colaboradores durante a aplicação da pesquisa, elaborou-se então plano de ação voltados as essas melhorias, totalizando em 5 sugestões, embora, no geral, o clima organizacional da empresa seja favorável.