Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 71
Resultados por página
Opções de Ordenação
Relatório de Estágio Acesso embargado Análise clima organizacional: empresa Fortunato Serviços e Comércio de Produtos Odontológicos Ltda - ME(2017) Fortunato, Luizza AmandioO presente trabalho foi realizado na Fortunato Serviços e Comércios de Produtos Odontológicos Ltda. - Me., empresa localizada na Rua General Bittencourt, n° 498, Centro, Florianópolis Santa Catarina. O assunto abordado refere-se ao Clima Organizacional, objetivando por meio dessas informações verificar os pontos fortes bem como corrigir os pontos fracos da organização. Este estudo se justifica pelo fato da Organização não contar com um setor de Gestão de Pessoas bem estruturado, no qual estas questões poderiam ser avaliadas com maior frequência. Para dar maior confiabilidade e maior entendimento ao assunto, procurou-se utilizar a revisão de literatura de assuntos pertinentes ao tema e alguns procedimentos metodológicos tais como: método indutivo, pesquisa exploratória, pesquisa descritiva, pesquisa bibliográfica, observação participante, questionário, abordagem qualitativa e abordagem quantitativa. Pôde-se perceber a dificuldade que o gestor da empresa tem de entender o que motiva seus colaboradores e quais suas opiniões em relação à remuneração, comunicação, relacionamento interpessoal, dentre outros. Em relação aos objetivos específicos e geral pode-se dizer que todos foram alcançados juntamente com a pesquisa de clima.Estudo de Caso Acesso aberto Análise da capacidade máxima de produção na empresa Le Bron Brownie para controlar o processo logístico(2020) Oliveira, Jéssica Marcon deThis work aims to provide improvements in the logistics system of the company Le Bron Brownie, which the author owns, through analysis of the current system, of the maximum production capacity and development of integrated control systems in the areas of order processing, purchases, inventories and production. As for applicability, it is classified as applied because the knowledge generated applies to the specific resolution of the company's reality. As for the objectives, it is classified as exploratory and descriptive. The work consists in the development of integrated spreadsheets based on the theoretical study carried out, each one with its specific area. Through them, it is possible to reduce costs, reduce waste, greater control of production, reliability, accurate data for decision making, all necessary to create a favorable scenario for the expansion of the company, without loss of quality or unexpected expenses and misdirected.Relatório de Estágio Acesso aberto Análise de Clima Organizacional na Divisão de Desenvolvimento de Pessoas localizada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina(2020) Peynaud, Maria Eduarda AlvesThe organizational climate is the psychological atmosphere contained within the organization at a given moment, as it has a transitory character. It cannot be seen or touched, but it is perceived by the people who experience it. The work aimed to apply a climate survey at the public institution known as the Court of Justice of Santa Catarina, more specifically in the Division of People Development, sector contained in the Court's organization chart, to assess the factors where there is satisfaction/dissatisfaction of the employees. The methodology used to develop this study, is characterized as to the type of research as qualitative and quantitative, as to the objectives as descriptive and exploratory and as to the strategy as survey and bibliographic research. To perform the data collection, the questionnaire was chosen as an instrument, one of the most used techniques for climate research. The questionnaire was elaborated through a refinement made by the author in the dimensions already proposed by Luz (2014), which resulted in seven different dimensions. As for the data collected, the work was based on data considered primary and secondary and in the analysis and data collection, statistical and content analyzes were used. As a result, it was possible to observe that the organizational climate prevalent in the division was characterized as favorable. However, some points deserve attention, for example, physical and technological working conditions, the opportunity for professional growth, autonomy, the relationship between the division's employees and the volume of work.Artigo Científico Acesso fechado Atletas femininas do surfe na mídia e o patrocínio como marketing esportivo(2021-12-16) Torres Liberato, LauraO presente estudo buscou compreender as principais vantagens e desvantagens de se investir patrocinando e apoiando atletas do surfe do gênero feminino, assim como as possibilidades de se mensurar o retorno deste investimento. Para tal, abordou o surfe no Brasil quanto aos aspectos gerais do esporte e quanto ao número de atletas femininas praticantes do mesmo. Também buscou compreender os conceitos relacionados à gestão de marketing, relacionamento com o cliente e venda. Analisou também o marketing esportivo na atualidade e suas vantagens para o patrocinador. Por meio de uma pesquisa de campo, foi possível abordar gestores de empresas que apoiam ou patrocinam atletas surfistas mulheres e fazem utilização de ferramentas relacionadas ao marketing esportivo. Considera-se que há uma dificuldade em mensurar o retorno bem como riscos quando se relaciona a imagem da marca a um indivíduo que pode se envolver em situações negativas e consequentemente influenciar negativamente a marca patrocinadora. No entanto, há também inúmeras vantagens na visibilidade e interação sendo o esporte um fator positivo, saudável, motivacional, emotivo com o consumidor, que gera engajamento e tem bom custo benefício. Assim, conclui-se que mesmo frente ao risco, os benefícios superam e mostram a viabilidade desta modalidade de investimento. Quanto às limitações da pesquisa, ressalta-se o baixo número de pesquisas recentes relacionadas ao tema, especialmente na modalidade do surfe na qual cabe ainda investigar formas precisas de mensurar os resultados deste.Relatório de estágio Acesso aberto Avaliação da implementação do CRM na F1 Cia Imobiliária(2021) Moraes, Marlon Winicius Frighetto deUma organização com resultados, as quais obtêm-se proveito das oportunidades, e organiza-se para imprevistos, procura se manter lucrativa e inovativa em um mundo globalizado, se faz necessário o uso do CRM (Customer Relationship Management). Consiste em uma ferramenta gerencial que examina as questões da organização, uma vez feita a análise do ambiente externo e interno, determina uma direção assertiva e generalizada para a empresa. Através do uso, as organizações passam a ter um senso de direção, focalizam os esforços dos indivíduos, orientam os planos, a tomada de decisão e avaliam o progresso da empresa. Demonstra os objetivos e as potencialidades da empresa, além de estruturar ações, para que sejam dirigidas para a lucratividade e resultados. O objetivo deste relatório foi avaliar como a ferramenta auxilia no desenvolvimento e gestão da empresa F1 Cia Imobiliária. Foram apresentados no decorrer da pesquisa os passos para confecção e implementação. Analisa-se a empresa F1 Cia Imobiliária e verificamos como aumentar significativamente seu desempenho e aprimorar seus processos através do uso do CRM. O objetivo da pesquisa foi elaborar um modelo de planejamento voltado ao gerenciamento dos dados, para que aperfeiçoe e melhore os seus resultados, consequentemente obtendo maior resultado, eficiência e eficácia para a empresa. Visa diferenciar-se dos concorrentes e aumentar a participação no mercado imobiliário de Florianópolis, proporcionando reflexões e diretrizes para as atividades da organização. Aborda-se aspectos como: Objetivo, procedimentos metodológicos, tipos de pesquisa, caracterização da empresa, estrutura organizacional, processo organizacional, macroambiente, microambiente, diagnóstico, análise swot, análise swot cruzada, demonstração do CRM, 5w2h. Destaca-se que a implementação e o bom uso dos dados resultam em um impacto positivo como ponto forte, a resistência a mudança foi um dos pontos fracos. Sugere-se a empresa o melhoramento das suas estruturas internas na filial do sul da ilha e o treinamento dos respectivos funcionários.Monografia Acesso aberto Avaliação de desempenho por competências: uma proposta de melhoria na empresa X(2019) Tobias, João MatheusThe general objective of this work was to propose actions to improve the process of implementation of the Performance Assessment by Competencies, through research conducted with the files of Company X and the use of internal benchmarking. For this, a theoretical foundation was developed covering the topics: administration, people management, competency management and competency performance assessment. Methodologically, a research is applied, qualitative, descriptive and case study. As for data collection, a research is bibliographic, documentary, using interviews and participant observation. As main results, the study made it possible to understand how the competency performance evaluation is performed in Company X archives. In addition, it was possible to identify the strengths and weaknesses in the performance of the competency performance evaluation in the studied singular cooperatives, through a questionnaire applied to employees by the people management area of some of the affiliated cooperatives that already have an evaluation in place. As strengths, were identified the training for the understanding of the methodology by employees and managers; a possibility to identify the development needs of employees; and a possibility for career growth as a result of skills development. As weaknesses, the lack of credibility of competency performance appraisal at the beginning of deployment was identified; a difficulty in creating the Individual Development Plan; and lack of monitoring of managers' achievement of IDPs. Finally, it was possible to propose an action plan to improve the implementation process of the Competency Performance Assessment in Company X, based on the indicators verified in the subsidiaries.Monografia Acesso aberto Avaliação de egressos: o impacto dos egressos exclusivos certificados pelo SENAR AR/SC em 2015(2017) Pedrozo, Rodrigo JoséThe National Rural Apprenticeship Service (SENAR) has been providing more than 25 years of improvements in the quality of life and income for rural people. More than 60 million rural producers and workers have been served at the national level. This Business Management course internship report was developed with the purpose of verifying what is the impact of the rural vocational training - FPR and social promotion - PS actions in the lives of farmers and rural workers who received certificates issued by the regional administration of Santa Catarina, SENAR AR / SC, in the year 2015. To answer the question, a survey of the satisfaction and evaluation of the graduates was made by means of a telephone call following an electronic form with questions strategically elaborated so that at the moment of interpretation of the obtained data the desired points are found. This is a basic and descriptive research, and a resolution of the ideal sampling formula was carried out, where a minimum amount of interviews were completed for each of the aspects, FPR and PS. The research also improves the communication between SENAR AR / SC and his clients, making them feel more integrated and valued, will verify if the training is being applied well. Currently know what the client thinks and wants, becomes essential to succeed in organizations. Based on the results obtained, it was possible to measure the benefits generated by the trainings carried out with the graduates, to observe the change and professional impact, the applicability of the courses, the suitability to the local demands and to evaluate the impact of the actions in the market and state agribusiness.Monografia Acesso aberto Clima organizacional e estilos de liderança: um estudo de caso em uma farmácia de manipulação veterinária(2018) Ostapechem, Diogo dos SantosThe main objective of the present research was to identify the relationship between Organizational Climate and the Company's Leadership Profile in the first half of 2018. Methodologically, the study is classified as applied, descriptive, qualitative and quantitative, as well as a case study. Through the application of a questionnaire it was possible to evaluate the organizational climate with the 6 (six) employees of the company studied. In addition, an interview was conducted with the organization's manager in order to diagnose the leadership style and also used participant observation. In relation to the classification of the organizational climate of company X, following the type of Bishop (2006), it is concluded that it is favorable, since it has the following characteristics: satisfaction and motivation on the part of the employees; high credibility mutual company / employees; high retention of talent and productivity; greater adaptation to change; low turnover and abstention; high dedication; high commitment to quality; satisfied customers; and high involvement with business. When analyzed the management style of the leader in company X, this fits, by the score, as transformational. Thus, it can be concluded that, in relation to firm X, the characteristics of the favorable organizational climate and the transformational leadership style are strongly linked, in addition, the organizational climate in the company surveyed may be a result of leadership style.Relatório de estágio Acesso aberto Consequências da Pandemia no Clima Organizacional(2021-12) Felix, Milena MayO presente trabalho teve como foco uma análise de clima organizacional no Supermercado Rodrigues, a fim de compreender como foi a transição da pandemia no ambiente de trabalho, a partir da visão dos colaboradores da empresa. Sendo assim, foi estudado de forma conceitual a gestão de clima organizacional, onde o modelo de pesquisa utilizado como base é do autor Luz (2018). As metodologias utilizadas neste trabalho foram então, sua natureza aplicada, com abordagem mista, classificada como exploratória e descritiva, com procedimentos de coletas de dados classificados como bibliográfico, levantamento, estudo de caso e expost-factor. Na pesquisa realizada foi utilizado como instrumento de pesquisa o questionário do autor Luz (2018) adaptado a fim de alcançar os objetivos do presente trabalho, e porque com ele é possível preservar a identidade de cada respondente. Com o total de 25 respondentes, obteve-se algumas mudanças no clima e a necessidade de melhorias na empresa, como melhorias em uniformes, cadeiras, que foram apontadas pelos próprios colaboradores durante a aplicação da pesquisa, elaborou-se então plano de ação voltados as essas melhorias, totalizando em 5 sugestões, embora, no geral, o clima organizacional da empresa seja favorável.Artigo Científico Acesso aberto De bolsamania à bsm bag store: a transição das marcas e a construção do novo branding(2017) Fonseca, Thais FagundesThis ressearch emerged from the practical necessity that Bolsamania had of reinserting itself in the market through another brand, wich before the current economy scenario and also for being one of the basic premises of the innovation brand, was seen the necessity of change, by constructing a study on Branding. Considering this, some researches and other kinds of studies were carried out about different subjects on business administration, wich were studied throughout this course, such as SWOT Matrix, Marketing Research and 5W2H, always maintaining the concern of correlating with the real needs of the company. And so, along with the company's characterization, its history, data and information transition of brand and concept, the diagnosis was elaborated, where the tools to execute the projects were developed parallel to their practice. Through this article, it was possible to analyze the transition of the Bolsamania brand to BSM BagStore in a more in depth and technical way, as well as improving its marketing and market notion.Relatório de estágio Acesso aberto Elaboração do modelo Canvas para um E-commerce de moda praia(2021-06-22) Sanfelice, TaynáO presente trabalho visa criar um plano de negócio de um e-commerce de moda praia, utilizando a Modelagem de Negócios de Canvas. Teoricamente foram abordados temas como: empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil, perfil do empreendedor e-commerce e plano de negócios. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qual o procedimento utilizado para coleta de dados foi pesquisa bibliográfica. Buscando explicar através de referências teóricas publicadas em livros, site, pesquisa científica e artigos. O trabalho possibilitou realizar a caracterização do empreendimento proposto, analisar o macroambiente e o microambiente do negócio, e também permitiu fazer um estudo com os potenciais clientes. Além disso, desenvolveu-se a Matriz SWOT, por meio da qual foram definidas a principal oportunidade do negócio bem como a principal ameaça. Foram definidos ainda a missão, a visão e os valores do futuro empreendimento e, por fim, realizou-se o desenvolvimento da modelagem de Canvas para a empresa Tropical Queen, tendo o desenvolvimento do conteúdo presente nos nove blocos, permitindo enxergar claramente oportunidades de melhoria e pontos fortes do futuro negócioPlano de Negócios Acesso aberto Elaboração do modelo Canvas Sea Queen Floripa(2021-12) VICTÓRIA NUNESO presente trabalho tem a pretensão de criar um plano de negócio para uma marca já existente de moda praia, utilizando a modelagem de Negócios de CANVAS. Teoricamente foram abordados temas como: empreendedorismo feminino, empreendedorismo no Brasil, perfil do empreendedor e plano de negócio. Metodologicamente tratou-se de uma pesquisa qual o procedimento utilizado para coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica. Buscando explicar através de referências teóricas publicadas em livros, sites, pesquisa cientifica e artigos. O trabalho possibilitou realizar a caracterização do empreendimento existente, analisar o macro ambiente e o microambiente do negócio, e permitiu fazer um estudo com os potenciais clientes. Além disso, desenvolveu-se a Matriz SWOT, por meio da qual foram definidas a principal oportunidade do negócio bem como a principal ameaça. Foram definidos ainda a missão, a visão e os valores da marca e, por fim realizou-se o desenvolvimento da modelagem de CANVAS para a empresa Sea Queen, tendo o desenvolvimento do conteúdo presente nos nove blocos, permitindo enxergar claramente oportunidades de melhoria e pontos fortes da marca.Relatório de estágio Acesso fechado Empreendedorismo e pandemia: estudo com micro e pequenos empreendedores da carteira de clientes da Necon Contabilidade(2021-12-18) Barbosa, DianaO estudo visa apresentar temas relacionados ao empreendedorismo e à pandemia. Identificando os impactos da pandemia COVID-19 nas micro e pequenas empresas. Para isso realizou-se um estudo qualitativo e quantitativo, tendo como população de pesquisa as micro e pequenas empresas clientes da Necon Organização Contábil. Com resultado deste estudo, foi possível conhecer um pouco dos entrevistados, e obter informações sobre seus empreendimentos na atual situação. Como esse estudo tem como base um empreendimento, após todos os dados adquiridos, e através da formulação da matriz SWOT onde será identificado os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças; presentes no ambiente interno e externo da empresa. As conclusões apontam para a necessidade de um plano de marketing digital, visando que a Necon Organização Contábil esteja mais atualizada no mercado.Plano de Negócio Acesso aberto Empreendedorismo: Desenvolvimento de um Pet Shop Utilizando o Design Thinking(2020) Mattos, Patrícia Azevedo de OliveiraO objetivo geral deste trabalho é aplicar as ferramentas do Design Thinking para um novo empreendimento – Bem Querer Pet Store, no bairro Canasvieiras (Florianópolis/SC). Teoricamente foram abordados temas como: empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil, plano de negócios, etapas do plano de negócios e Design Thinking. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, com utilização de pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário. Foram desenvolvidos para o negócio sua missão, visão e valores. Assim sendo, o novo empreendimento tem como missão “cuidar e zelar do filho de patas, trazendo qualidade de vida para ele e segurança de uma empresa humanizada que quer bem a família”. Como visão “ser referência de empresa humanizada na região do norte da ilha da cidade de Florianópolis, crescer a demanda gradativamente em decorrência da qualidade e confiança transmitida, e dentro de 5 anos ser evidenciado como um sinônimo de Pet Store na região e mercado que atua”. Como valores definiu-se: “amor e dedicação aos pets; higiene e qualidade de serviços; atendimento especializado; ética profissional; respeito a tudo e a todos; empresa humanizada; honrar a família; excelência em produtos; competência na segurança”. Além disso, foi estabelecido o posicionamento estratégico, por meio do desenvolvimento da Matriz SWOT detalhada, foram apresentadas as oportunidades tendo como principais o crescimento da humanização dos pets incluindo-os na família e o atendimento mediano da região, já nas ameaças foi identificado um número expressivo de concorrentes na região e o aumento da exigência dos clientes, para os pontos fortes tem-se atendimento de qualidade, funcionários treinados, foco no cliente e empresa humanizada, com relação aos pontos fracos observa-se a capacidade reduzida de atendimento e alto custo dos produtos. E por fim, as ferramentas do Design Thinking propiciaram a identificação do público-alvo, utilizando as Personas que são breves descrições ou biografias de clientes fictícios, que por meio de um arquétipo é possível definir a direção para as melhores estratégias de comercialização do produto ou serviço, e o Mapa de Empatia, uma ferramenta visual que permite conhecer o cliente a fundo, por intermédio de um diagrama que estabelece perguntas e tópicos sobre diferentes áreas da vida de uma Persona, facilitando o levantamento de hipóteses acerca do público-alvo selecionado, assim como o entendimento da equipe sobre a realidade do consumidor. As ferramentas permitiram ainda a eficaz visualização do Bem Querer Pet Store como empresa, por meio do protótipo, que é qualquer materialização da solução que permita ao usuário interagir, auxilia a tangibilizar e a validar ideias e reduzir incertezas, assim, a equipe poderá melhorar ou rejeitar a solução, redirecionando a criação conforme necessário, com possibilidade de utilizar a prototipação ao longo das diversas fases do projeto.Relatório de estágio Acesso fechado Empreendedorismo: design thinking na concepção de um novo negócio(2023-12) WIPPEL, GuilhermeO objetivo geral deste trabalho é aplicar as ferramentas do Design Thinking para a concepção de um negócio no segmento de bares temáticos, focado em cervejas artesanais em Florianópolis, a WippHaus Cervejaria Urbana, no bairro Agronômica em Florianópolis – SC. Na fundamentação teórica, foram tratados temas sobre o empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil, plano de negócios, estratégias de marketing, análise SWOT e etapas do Design Thinking: Persona, Mapa de Empatia e Prototipação. Quanto a metodologia da pesquisa, em relação aos objetivos foi empregada a pesquisa exploratória e em relação a abordagem do problema, foi utilizada a pesquisa qualitativa. A fundamentação teórica foi realizada através de pesquisas bibliográficas. Para fazer a análise dos potenciais clientes, foi aplicada um questionário. Foram definidas a missão, visão e valores da WippHaus Cervejaria Urbana. A missão “é apresentar um diferencial em qualidade e atendimento em relação a outras cervejarias artesanais da região”. A visão é “ser referência na área de cervejarias artesanais, aliando qualidade e tecnologia ao atendimento rápido e eficaz de nossa equipe” e os valores são “proporcionar momentos de prazer, qualidade, harmonização e satisfação aos nossos clientes”. O posicionamento estratégico foi determinado através da elaboração da Matriz SWOT, onde foram detalhados os fatores internos e externos. As principais forças identificadas são a decoração temática inovadora, o foco nas cervejas artesanais e o atendimento diferenciado ao cliente. Entre as principais ameaças, estão a crescente exigência pelos clientes e a presença de concorrentes consolidados no mercado. As principais oportunidades identificadas são a demanda crescente por cervejas artesanais a poucos concorrentes com bares temáticos. E entre os principais pontos fracos, estão o alto valor dos aluguéis e a marca desconhecida. A utilização do Design Thinking permitiu criar o Persona, que são personagens ficcionais, baseados em comportamentos observados entre consumidores, que auxiliam no processo de design porque direcionam as soluções para o sentido dos usuários, apoiando as tomadas de decisão. Também permitiu criar o Mapa de Empatia, que é um recurso visual e de gestão para conhecer o cliente através de um diagrama por meio de perguntas e tópicos sobre uma persona, como objetivo de obter um nível mais profundo de compreensão de uma persona, apresentando informações do cliente que servem para confirmar quem é o público-alvo. A utilização do Design Thinking propiciou ainda a criação do protótipo, ou seja, a passagem do abstrato para o físico para representar a realidade e propiciar validações. Para definir o plano de ação, foi utilizado o Canvas, que é uma ferramenta visual usada para planejar e descrever modelos de negócios de forma simplificada. O problema proposto neste trabalho foi: Como aplicar o Design Thinking na concepção de um negócio no segmento de bares temáticos, focado em cervejas artesanais? O autor considera que o problema foi resolvido, pois conseguiu aplicar as etapas do Design Thinking e criar o plano estratégico e iniciar o empreendimento proposto. Além disso, as perspectivas de crescimento no nicho de bares e cervejas artesanais é promissora, de forma que a implantação do negócio é recomendada. Sendo assim, comprovou-se a possibilidade de sucesso para a WippHaus Cervejaria Urbana.Plano de Negócios Acesso aberto Empreendedorismo: Modelagem de negócio canvas para a abertura de um espaço de festas e eventos na cidade da grande Florianópolis/SC.(2021-12-03) Cabral, WellintonO presente trabalho visa como principal objetivo criar um espaço para a abertura de festas e eventos na cidade de Florianópolis, utilizando a Modelagem de Negócios de Canvas. Teoricamente, foram abordados temas como: empreendedorismo, empreendedor, perfil do consumidor brasileiro, plano de negócios e Modelagem de Negócios de Canvas. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, com utilização de pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários com potenciais clientes, com foco na análise qualitativa. Foram aplicadas ferramentas para o diagnóstico estratégico do negócio, dessa forma foi desenvolvida uma análise SWOT, tendo como principal oportunidade a inexistência dos serviço, prestado na região; como ameaça mais significante tem-se a crise econômica e política no país, bem como a crise do Covid-19; o ponto forte do novo empreendimento são seus preços acessíveis, a localização estratégica e o foco na experiência do cliente; já como ponto fraco, tem-se o fato de o empreendimento ser novo no mercado, ainda não possuindo uma marca consolidada. Também foram aplicadas as 5 Forças Competitivas de Porter, a partir delas foi identificada a intensidade da possibilidade de novos entrantes, da rivalidade no setor, do poder de barganha, tanto do cliente, quanto dos fornecedores e a possibilidade de produtos substitutos. A partir da utilização dessas ferramentas, foi desenvolvido para o negócio, sua missão, visão, valores e logomarca. Foi desenvolvida, ainda, a projeção de receita do negócio para os próximos cinco anos e, por fim, foi apresentado o framework da modelagem de negócios de Canvas, tendo o desenvolvimento do conteúdo presente nos nove blocos como principal resultado a identificação das propostas de valores para o empreendimento, que será: Excelência, Ética, Qualidade de serviço, Compromisso com o cliente, Conforto Diversão e Momentos.Artigo Científico Acesso aberto A estratégia de uma empresa do setor de fibrocimento: substituição do amianto por fibras alternativas(2019) Zanatta, Henrique de LucaThe objective of this work is to present the strategy by a company from the state of Santa Catarina, Brazil, in the fiber cement industry, to replace asbestos fiber cement technology with a a\new technology without the use of this input, which has been rejected by society in relation to its use, and was prohibited by decision of the Federal Supreme Court in 2017. The article is about situation analysis, whose objective is to demonstrate how the company prepared and put into practice a new technology adapted to the production of asbestos-free cement roof tiles. The study for the accomplishment of this article was made from data provided by the company, in order to assist in the study of the case on screen. Demonstrating that after the difficulties and rejections of the market, the company was able to resume significantly its performance indicators, regaining its rightful place among the companies of fiber cement tiles in the country.Monografia Acesso fechado Estratégias aplicadas ao canal de e-commerce para expansão internacional da marca Athera(2017) Graziano, Luana FerreiraQuesto lavoro ha avuto come obiettivo analizzare, preventivamente, la viabilità di espansione dell’azienda di abbigliamento in pelle ATHERA nel mercato estero, utilizzando strategie di marketing digitale applicabile al canale di e-commerce. Per raggiungere questo obiettivo, sono stati utilizzati procedure metodologiche necessarie all’esecuzione del lavoro che è stato considerato un studio di caso con ricerca bibliografica, poiché l’informazione utilizzata è stata ottenuta tramite libri e articoli. L’analisi ha cercato di presentare la struttura dell’attuale strategia di marketing utilizzata dall’azienda ATHERA ed identificare le forme in modo da complementare le iniziative già esistenti, così come raccomandare nuove forme di attuazione, promuovere l’interazione online e stimolare le vendite. Oltre a ciò, questo progetto ha dimostrato come l’azienda è organizzata e in che modo può attuare nel mercato internazionale visto che avrà bisogno di adattare e rendere padrone i differenti processi interni per poter vendere il suo prodotto all’ingrosso. Come risultato dello studio è stato presentato un piano di azione pilota tramite il quale è stato possibile pianificare quali azioni e strategie necessitano di essere studiate affinché l’attuazione nei mercati internazionali venga fatta in modo graduale ed efficace.Monografia Acesso embargado Estrutura organizacional e governança corporativa: um estudo de caso na Cooperativa Central Gama(2019) Cardozo, Leticia LidiaO objetivo geral deste trabalho foi analisar de que forma o novo desenho da estrutura organizacional da Cooperativa Central Gama está alinhado com os aspectos da governança corporativa, segundo seus colaboradores. Para tanto, foi desenvolvida a fundamentação teórica contemplando os tópicos: administração; abordagem sistêmica; organização, sistemas e métodos; estrutura organizacional; e governança corporativa. Metodologicamente, a pesquisa é aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de questionários semiestruturados e observação participante. Como resultados, constatou-se que o novo redesenho foi baseado nos princípios da governança corporativa. Pode-se entender como foi o processo de redesenho da estrutura, a partir da percepção dos colaboradores da organização. Além disso, foram apontados pontos fortes e fracos da nova estrutura organizacional, além dos principais desdobramentos do novo desenho. Como pontos fortes, tem-se a criação das diretorias; a criação de novas gerências; descentralização de decisões; melhoria nos processos; reconhecimento profissional; colaboradores conhecem os conceitos de governança corporativa; e a empresa segue os princípios da governança corporativa. Como pontos fracos, tem-se que: o Diretor Operacional acumula a função de Diretor de Negócios; falta de apresentação direta da governança corporativa; falta de clareza no processo de redesenho da estrutura organizacional; o redesenho da estrutura não foi apresentada aos colaboradores de forma adequada; mesmo havendo uma política de cargos e salários, não existe um plano de cargos e salários/plano de carreira; e falta de feedback dos superiores aos seus subordinados.Artigo Científico Acesso aberto Estudo de viabilidade da Erika com K bolos: modelando um negócio no ramo de prestação de serviços(2018) Mota, Erika Neves FigueiraThe present study has as objective to realize a business plan for the structuring of an artisanal confectionery in the city of Florianopolis / SC, which works essentially on demand. For this, the work presents SWOT analysis and canvas construction analyzing the current situation of the company. Methodologically, this study is classified as a basic bibliographical research, aiming at the solution of a practical, exploratory, descriptive, qualitative and quantitative problem, data collection, which sought to obtain information through questionnaire application and case study. With the application of the questionnaire it was possible to identify the personal and purchasing profile of current and future customers. we can conclude that there is much to be improved, but that we are on the right path of growth and meeting the needs of our customers.