Biomedicina

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 17 de 17
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Uso da intradermoterapia pressurizada para redução de gordura localizada: uma revisão narrativa da literatura
    (2023-12) BARRA, Tamiris Vicente da Veiga
    Não há dúvidas de que as conjecturas de evidências teóricas e práticas da aplicação da intradermoterapia para redução de gordura localizada encontram-se intimamente ligadas aos resultados. No entanto, a intradermoterapia com dispositivo de caneta pressurizada feita por um dispositivo que injeta, sob pressão mecânica, livre de agulhas, é um assunto muito atual na biomedicina estética. Este trabalho trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura, que visa conceituar a intradermoterapia pressurizada, quando aplicável, para redução de gordura localizada, abordando a caneta pressurizada como um método para permeação de ativos no tecido subcutâneo, detalhando o manejo deste dispositivo, além de apresentar os resultados que a medida expressa nos pacientes submetidos. Para isso, a pesquisa buscou consultar o referencial teórico nas bases de dados Google Acadêmico, National Library of Medicine, Brasil Scientific Electronic Library Online, nos idiomas português e inglês, abrangendo artigos publicados entre os anos de 2015 e 2023. Os resultados deste trabalho evidenciaram que o assunto intradermoterapia pressurizada para redução de medidas é um assunto promissor, proporcionando um novo nicho de atuação profissional. As pesquisas demonstraram que o uso de caneta pressurizada é eficaz para redução de medidas, porém chegamos a conclusão que no cenário atual existe uma escasses de pesquisas voltadas para esta técnica na área estética.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Possíveis complicações associadas ao ácido hialurônico e o processo de reversão utilizando a enzima hialuronidase
    (2023-12) BROGLIO, Camila Jakobsen
    Na medida a qual envelhecemos, as células da pele sofrem com o processo do envelhecimento, sendo alguns deles por exemplo, a dimiuição da elasticidade, e a queda na produção de colágeno e do ácido hialurônico, fazendo com que a quantidade na pele de uma pessoa idosa seja menor em relação a quando comparada a uma pele mais jovem. Em decorrência dessa redução de volume, o ácido hialurônico desempenha um papel importante no desenvolvimento de rugas, sendo ele essencial para o auxílio e manutenção do processo de rejuvenescimento cutâneo, tornando-se um grande aliado, com resultados satisfatório em sua grande maioria.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise da eficácia da toxina botulínica em tratamentos faciais
    (2023-12) FERREIRA, Paula Oliveira
    Introdução: O envelhecimento desenvolve ao ser humano várias modificações funcionais no organismo e dentre elas, alterações tegumentar, como rugas, perda da elasticidade e tônus da pele. Devido a essas alterações os recursos estéticos vêm avançando nos procedimentos para a prevenção e melhora do envelhecimento tegumentar. Um dos procedimentos estéticos existentes que se destaca é a toxina botulínica, produzida por uma bactéria anaeróbica chamada Clostridium botulinum para tratamento da correção de rugas na região facial. Objetivo: Este estudo tem por objetivo verificar a eficácia da toxina botulínica na região facial. Resultados: Conduzimos a análise de cinco estudos de tamanho amostral variando entre 10 a 157 pacientes, do sexo masculino e feminino com idade entre 18 a 82 anos. O tratamento com toxina botulínica na região facial obteve benefício clínico nas linhas de expressão, mesmo com diferentes aplicações de protocolo terapêutico. Conclusão: De acordo com os autores, a toxina botulínica é um tratamento eficaz e induz melhora no aspecto estético das linhas de expressões faciais estáticas e dinâmicas.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A toxina botulínica tipo a como forma de prevenção ao envelhecimento cutâneo facial
    (2023-12) SARDO, Fernanda Silveira
    Introdução: O processo denominado envelhecimento é natural. Ocorre tanto por fatores extrínsecos como por fatores intrínsecos. Com o passar do tempo e das expressões faciais, a face vai adquirindo linhas, que são advindas de contrações musculares. A toxina botulínica tipo A é um tratamento seguro e eficaz que traz resultados satisfatórios na área da estética. Esta toxina é produzida por uma bactéria denominada Clostridium botulinum, cuja aplicação em pontos pré-determinados promove a paralisação do músculo. Esta técnica tem capacidade de amenizar e prevenir estas linhas finas faciais, principalmente quando localizadas na região do terço superior da face. Objetivo: Este estudo tem por objetivo verificar através de revisão bibliográfica integrativa, os efeitos da toxina botulínica tipo A como forma de prevenção ao envelhecimento cutâneo facial. Resultados: Foi realizada a análise de cinco estudos de tamanho amostral variando entre 5 a 300 pacientes, do sexo feminino e masculino, com idades entre 18 e 73 anos. A aplicação da técnica de Toxina Botulínica tipo A na prevenção ao envelhecimento cutâneo facial obteve benefício clínico no aspecto visual e histológico associado ou não a outra técnica, bem como se mostrou segura e eficaz. Conclusão: De acordo com os autores, a Toxina Botulínica tipo A é um tratamento que proporciona resultados satisfatórios na área tratada, no que envolve rugas e qualidade da pele, assim, é possível obter uma melhora na harmonia facial.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação da eficácia da ozonioterapia na redução de lesões por pressão
    (2023-12) PAVANI, Franciele Souza
    O surgimento de lesões de pele é uma das ocorrências mais comuns resultantes do longo periodo de internação hospitalar, aumentando o tempo de hospitalização do paciente, prejudicando seu quadro clínico e elevando os custos do seu tratamento. Neste contexto, a ozonioterapia tem sido utilizada como uma alternativa eficaz no tratamento destas lesões. Objetivo: Analisar a eficácia da Ozonioterapia na redução de Lesões por Pressão. Método: Revisão integrativa da literatura, onde foram utilizados 6 artigos publicados entre os anos de 2018 a 2023, nos portais BVS Regional, BVS MTCI E EBSCO, nas seguintes bases de dados: Literatura latino-americana e do caribe em ciências da saúde (LILACS), Base de dados de Enfermagem (BDENF) e Medical literature analysis and retrieval system Online (MEDLINE), do tipo revisão sistemática em língua portuguesa, com textos completos. Resultados: Existem inúmeras possibilidades de indicação para o uso terapêutico do Ozônio, já com bons indícios comprovados para o tratamento de algumas situações clínicas, como as lesões por pressão. Muitas vantagens desta terapia alternativa são referidas na literatura como potente ação antimicrobiana, fácil aplicação terapêutica ou local, baixo custo, baixo efeito adverso, intolerância ao tratamento ou contra indicação. Considerações Finais: A ozonioterapia pode ser uma alternativa para pacientes que não respondem de maneira efetiva a tratamentos convencionais. Diante da necessidade de assegurar uma prática assistencial embasada em evidências científicas, conhecendo os benefícios e a sua aplicabilidade é essencial que o profissional domine as técnicas de aplicação na prática clínica, para que seja realizada com segurança, gerando otimização no manuseio da tecnologia, assistência de melhor qualidade e avanços significativamente importantes para o campo científico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ácido hialurônico no preenchimento facial: possíveis complicações e como revertê-las
    (0023-12) VARGAS, Tairini Leão
    Nos dias atuais nos deparamos cada vez mais com os procedimentos estéticos, que visam uma aparência mais jovem, trazendo volume e realizando uma harmonização facial. Os preenchedores dérmicos são os mais utilizados para a harmonização facial, sendo o AH o preenchedor mais procurado, devido a sua eficácia e segurança. Contudo, apesar de ser uma substância segura não está isenta de complicações. Com isso, para prevenção das complicações o profissional precisa ser qualificado, e possuir os conhecimentos adequados das técnicas, da anatomia da face e ser ágil para reverter alguma intercorrência caso ocorra. O objetivo do trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica, apresentando as possíveis complicações do preenchimento facial com ácido hialurônico e como revertê-las. Os sites utilizados para a pesquisa foram: Scielo, PubMed, Lilacs, BVS e Google Acadêmico. Foram lidos artigos em português e inglês publicados entre os anos de 2008 até 2022. Com base nos estudos analisados, foram encontradas complicações precoces, imediatas e tardias, onde foi possível citar os sintomas e o manejo clínico de cada complicação. Durante o desenvolvimento do trabalho foi possível notar a importância de o profissional ser qualificado e estar apto para reconhecer e tratar as intercorrências, pois não existe um padrão único de tratamento, mas diversas opções que podem ser utilizadas para traçar uma intervenção e reversão adequada das complicações que podem surgir.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Indução percutânea de colágeno (microagulhamento) facial
    (2023-12) NUNES, Maristela Markowski
    O microagulhamento é uma forma de terapia não invasiva, que utiliza instrumentos contendo fileiras de agulhas finas que penetram na derme em uma profundidade uniforme, criando uma lesão controlada na pele. Esta lesão controlada da pele induz a cicatrização rápida que por consequência estimula a produção de fibras de colágeno e elastina, resultando na remodelação da pele. O tratamento foi inicialmente desenvolvido como uma ferramenta para o rejuvenescimento da pele. No entanto, agora está sendo usado para diversas indicações, que incluem: algumas formas de cicatrizes, alopecias, administração de drogas, hiperidrose, estrias e outras afecções de pele. Com esta revisão bibliográfica constatamos que o tratamento é considerado seguro, de baixo custo – quando comparado a outros tratamentos disponíveis -, e eficaz se utilizado para o estímulo de colágeno quando aplicado com a técnica correta para esse fim.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Inovações no tratamento da anemia falciforme: uma revisão de literatura
    (2023-12) BUENO, Paulo Alves
    A anemia falciforme é uma doença com vasta ocorrência mundial. Causada pela presença da hemoglobina S (HbS), resultado de uma mutação no gene beta da globina, que substitui a base nitrogenada do códon GAG para GTG. As pesquisas destacam que tal alteração genética gera uma mudança de aminoácidos. O ácido glutâmico (Glu) oriundo do códon GAG, é substituído pelo aminoácido Valina (Val) proveniente do códon GTG, que está na posição seis do gene. Esta substituição produz uma hemoglobina anormal denominada HbS. A mutação altera propriedades bioquímicas da hemoglobina formando agregados fibrilares, que no estado desoxigenado produzem alterações falciformes nos eritrócitos. O presente trabalho é um estudo de revisão de literatura, cuja pergunta norteadora é: Quais são as novas tecnologias utilizadas e seus possíveis efeitos nos tratamentos da anemia falciforme? Para a realização deste trabalho, foram utilizadas bases de dados do SciElo, PubMed e Google Acadêmico, cujos intervalos de tempo estão entre 2012 e 2023. Os critérios de inclusão adotados são artigos originais ou revisão, que tiveram descritores das palavras-chave; e de exclusão não usar artigos que sem os descritores das palavras-chave e com data anterior a 2012. Devido a doença causar muitos agravantes, então a busca incessante por novas terapias, que ajudem na melhor qualidade de vida é extremamente necessária. Através do quadro mundial da doença, observa-se a necessidade de haver mais pesquisas, para se ter um maior acervo de possibilidades, que gerem avanços nos processos de terapia, tanto a medicamentosa como a cirúrgica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Jato de plasma: uma alternativa de blefaroplastia não cirurgica
    (2023-12) ROCHA, Vítor Elpídio Miranda
    A blefaroplastia tradicional envolve a remoção cirúrgica do excesso de pele e gordura das pálpebras, resultando em uma aparência mais jovem e revitalizada, no entanto esse procedimento é minimamente invasivo e requer anestesia, podendo apresentar riscos e tempo de recuperação significativos. Desta forma, o uso do jato de plasma tem sido muito utilizado como uma alternativa não cirúrgica, visto que trata-se de um procedimento estético rejuvenescedor para a área dos olhos e sem procedimento cirúrgico. O jato de plasma utiliza energia de plasma ionizado para contrair e remodelar a pele, sendo operado através de um dispositivo que emite um feixe controlado de plasma e atua diretamente sobre a pele sem a necessidade de cortes ou pontos. Nesse sentido, para este estudo, foram revisados artigos cientificos embasados em fundamentos teóricos sobre o jato de plasma e sua aplicação na área da blefaroplastia, concluindo que este procedimento é menos invasivo, minimamente traumático e apresenta um tempo de recuperação mais curto para os pacientes. No entanto, para alguns casos específicos ainda faz-se necessário o uso de cirurgia e a análise conjunta com um especialista da área estética para decisão sobre qual o melhor procedimento a ser realizado.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Intradermoterapia capilar com toxina botulínica tipo a em indivíduos com alopecia androgenética
    (2023-12) ZIRBES, Samoel
    A alopecia é um tipo de patologia que acomete grande parte da população, no entanto existem terapias que ajudam a diminuir a queda de cabelo e aumentar a qualidade e a densidade dos fios. Uma terapia que tem se destacado é a de infusão de fármacos na derme capilar, chamada de Intradermoterapia. Dentro da Intradermoterapia existem estudos que incluem a infusão de Toxina Botulínica, que promete trazer aumento do fluxo sanguíneo devido ao relaxamento muscular. O aumento do fluxo sanguíneo melhora a disponibilidade de nutrientes e oxigênio. A alta oxigenação no couro cabeludo reduz os efeitos da conversão de testosterona em DHT. O objetivo geral deste trabalho é fazer uma revisão bibliográfica de publicações literárias entre os anos de 2017 e 2023 que abordam estudos sobre o uso e eficácia da toxina botulínica em protocolos de terapias capilares testados em homens e mulheres com alopecia androgenética. Notou-se que a utilização da Toxina Botulínica trouxe de fato resultados interessantes para quem sofre com alopecia, mas por ser uma alternativa recente ainda são necessários mais estudos antes de estabelecer um padrão de uso seguro.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel da catalase na proteção contra o envelhecimento da pele: uma análise integrativa
    (2023-12) BAVARESCO , Ana Cristina Mercio
    No vigente trabalho, pretende-se investigar o papel da catalase na proteção contra o envelhecimento da pele, analisando seus mecanismos de ação e suas aplicações terapêuticas potenciais. Assim, examina-se as complexas interações entre a catalase - responsável por neutralizar o peróxido de hidrogênio - e os processos de envelhecimento da pele. Destacando sua capacidade de proteção às células visíveis contra danos oxidativos, a enzima também é central na defesa contra estes danos, desempenhando um papel multifacetado na manutenção da integridade cutânea. O Objetivo principal desta pesquisa, é investigar o papel da catalase na proteção contra o envelhecimento da pele, analisando seus mecanismos de ação e suas aplicações terapêuticas potenciais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do diagnóstico genético pré-implantacional na reprodução humana assistida
    (2023-12) SOUSA, Vanessa Amanda de Almeida
    O diagnóstico genético pré-implantacional é uma técnica utilizada na reprodução assistida para avaliar o perfil genético de embriões antes de sua implantação no útero. A técnica é realizada através da biopsia embrionária, e possibilita a identificação de anormalidades cromossômicas e mutações genéticas específicas no embrião, permitindo assim, a seleção de embriões saudáveis para transferência uterina. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a importância do diagnóstico genético pré-implantacional na reprodução assistida, considerando seus aspectos conceituais, seu histórico, suas indicações e, ainda, detalhar a biopsia embrionária necessária para a sua realização. O estudo foi realizado através de revisão bibliográfica e a busca pela literatura foi iniciada no mês de março de 2023, nas bases de dados Google Acadêmico e PubMed, nos idiomas português e inglês, abrangendo artigos publicados entre os anos de 2015 e 2022. Os resultados desta pesquisa demonstraram a relevância do diagnóstico genético pré-implantacional na detecção de alterações cromossômicas e genéticas que podem comprometer a possibilidade de uma gestação. Isso é importante para aumentar de maneira significativa as taxas de sucesso na concepção de embriões transferidos em tratamentos de reprodução assistida. Além disso, a compreensão do diagnóstico genético pré-implantacional pode contribuir para a tomada de decisões por profissionais de saúde e pacientes, e ainda estimular discussões éticas e científicas relevantes para a área. No entanto, apesar dos benefícios destacados nesta revisão da literatura, é necessário que sejam realizados mais estudos sobre o tema, visto que a biotecnologia evolui constantemente, e com isso, a técnica pode ser sempre melhorada e alternativas podem ser encontradas para contornar suas possíveis limitações.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Intercorrências nos procedimentos de preenchimento labial com ácido hialurônico: necrose tecidual
    (2023-12) SILVA, Hanna Pinto da
    A busca pela harmonia facial tem sido cada vez mais impactante no mercado da estética, no entanto os lábios perfeitos são a grande procura na atualidade. Neste contexto, o preenchimento labial, o qual tem o poder de definir os lábios; aumentar o volume; corrigir assimetrias; e, suavizar as rugas ao redor da boca, é dos procedimentos estéticos minimamente invasivos mais procurados. Mesmo sendo considerado um procedimento minimamente invasivo, ele também pode ocasionar várias intercorrências, desde as mais leves como edemas, até a mais severa como a necrose tecidual. O conhecimento do profissional tem o fator determinante nestes casos, como na vascularização, fisiologia e, anatomia da área ou até, nas condutas a serem tomadas tornando um procedimento mais seguro e com bons resultados. Para esta pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico, exploratório, para tratar sobre as intercorrências com preenchimento labial com ácido hialurônico que causam a necrose, sobre o ponto de vista teórico e contextual, esta análise da literatura foi publicada em livros, artigos e revistas. O uso de preenchedor facial com AH é considerado seguro se houver o conhecimento da anatomia, da técnica aplicada e também de como proceder caso de eventual intercorrência no procedimento. Ademais é importante que se tenha uma ficha de anamnese detalhada ao paciente; termo de consentimento assinado; e, não menos importante a realização de uma explicação ao paciente informando de como o procedimento é realizado, dos cuidados necessários após a realização do procedimento, bem como dirimindo dúvidas, o que é fundamental para um procedimento satisfatório.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso da carboxiterapia para a redução da adiposidade
    (2023-12) GARCIA, Cris Ionara de Freitas
    Na busca para combater a gordura e seus riscos à saúde associados, abordagens inovadoras ganharam atenção. A carboxiterapia, envolvendo a administração controlada de CO2, está emergindo como uma solução potencial. Esta revisão investiga a aplicação da carboxiterapia para redução da adiposidade, explorando seus mecanismos e benefícios. Esta pesquisa busca analisar os benefícios da técnica da carboxiterapia no tratamento da adiposidade. Para tal, realiza-se uma revisão abrangente da literatura usando bases de dados como SciELO, PubMed e Lilacs. O escopo da pesquisa abrangeu palavras-chave como "adiposidade", "carboxiterapia", "adiposidade abdominal", "biomedicina estética" e "carboxiterapia em dermatologia". Após análise detalhada, as pesquisas sinalizam que a carboxiterapia é uma forma alternativa e com eficácia para combater a perda da elasticidade da pele, estrias, celulite e excesso da gordura do corpo, principalmente na região abdominal. Dessa forma, comparando-se a outros métodos usados na dermatologia estética e na cosmetologia, a carboxiterapia traz vários benefícios no tratamento da adiposidade abdominal e está ligada a um baixo risco das complicações.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análises de marcadores tumorais para detecção precoce de cânceres: uma revisão narrativa
    (2023-12) BARREIRO, Jaqueline da Silva
    Há várias décadas busca-se identificar sinalizadores, fatores de transcrição e genes que sejam comuns a vários tipos de cânceres, ou seja, marcadores tumorais, reduzindo a dificuldade de diagnóstico, prognóstico e tratamento para a enfermidade através de exames laboratoriais minimamente invasivos. Muitos marcadores estão sendo pesquisados e testados através de diversos métodos inclusive com desenvolvimento de novos exames buscando uma detecção minimamente invasiva. Muito avançou-se nessa área de pesquisa, contudo ainda carece de muito estudo por vários fatores como a diversidade das formas tumorais, alto custo financeiro para implementação dentro dos sistemas de saúde sejam privados ou públicos e pesquisas cuja a abrangência de populações sejam bastante diversas tanto em etnias, gêneros e quantidade de amostras significativas. O objetivo deste trabalho é analisar os marcadores tumorais correlacionando-os a sinalizadores oncológicos úteis ao diagnóstico e ao prognóstico de pacientes oncológicos. A metodologia empregada buscou abranger o período de tempo entre os anos 2018 e 2023, nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico, nos idiomas português, inglês e espanhol. Como critério de inclusão as publicações que abordavam sobre o tema na íntegra e, como critério de exclusão, os estudos fora do período de intervalo do referencial teórico informado, de fontes pagas, disponibilizados na forma de resumo e que não tratavam da temática desta pesquisa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Biomedicina estética: a atuação do biomédico esteta e as intercorrências de saúde relacionadas ao uso da toxina botulíica tipo a nos procedimentos estéticos faciais
    (2023-12) SCHLOTTFELDT, Fernanda Pereira Garibaldi
    Na biomedicina estética, a Toxina Botulínica tipo-A (TBA) tem sido usual nos tratamentos de disfunções estético-faciais e do envelhecimento da derme, dada a sua alta eficácia, rápida recuperação e tolerabilidade. Apesar dos benefícios do procedimento, algumas intercorrências de saúde podem ocorrer, seja por falta de conhecimento do profissional ou por condições médicas subjacentes do paciente. O Biomédico habilitado em biomedicina estética é o profissional capacitado para uso e aplicação da TBA. Com isso, a presente pesquisa teve por objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura, a fim de aclarar a relação entre a biomedicina estética e a atuação do profissional biomédico esteta, frente o uso e aplicação da TBA para o rejuvenescimento facial, verificando os benefícios do procedimento e as formas de atenuar os seus efeitos indesejados. Foi realizada uma revisão integrativa de termos chaves e relevantes nas bases de dados PubMed e ScienceDirect. Todos os artigos foram revisados e selecionados a partir dos critérios previamente definidos. Baseados nos estudo selecionados, os resultados demonstraram que apesar das intercorrências o papel do biomédico no uso e aplicação da TBA nos procedimentos faciais melhoram a satisfação do paciente com a aparência facial, o bem-estar social e psicológico dos pacientes, influenciando diretamente na sua qualidade de vida
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A aplicação da acupuntura para tratamento dos efeitos colaterais provenientes da quimioterapia em pacientes oncológicos
    (2023-12) MELO, Ariadne de Lima
    Esta revisão bibliográfica tem como principal objetivo descrever e analisar a aplicação da acupuntura como uma forma de tratamento paliativo para os efeitos mais comuns relacionados a quimioterapia. A quimioterapia tem como característica causar efeitos adversos (náuseas, vômitos, queda de cabelo, ressecamento das mucosas, pele seca e fadiga, entre outros) aos quais interferem negativamente na vida do paciente. Nos últimos anos, após reconhecimento e aceitação, a acupuntura tem sido um método bastante utilizado e que mostra eficiência no tratamento destes sintomas comuns que ocorrem por conta dos danos que a quimioterapia causa nas células, por agir de forma não seletiva no organismo, afetando também, células saudáveis. Após revisão de estudos e relatos de casos, podemos observar que a acupuntura é uma alternativa eficiente para ser utilizada como terapia paliativa e auxiliar na qualidade de vida de pacientes oncológicos, que sofrem não somente com sintomas da quimioterapia, mas como também, com a própria patologia.