Biomedicina

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 21
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Biomarcadores cardíacos: Investigação dos marcadores bioquímicos para diagnóstico precoce do Infarto Agudo do Miocárdio.
    (2023-12) BETTONI, Jessica Fischi; RAVELLI, Gustavo Borges; CAMARGO, Maria Carolina; QUINTEIRO, Gabriel Flenã
    INTRODUÇÃO: No Brasil, as doenças cardiovasculares representam as principais causas de mortes. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorrendo óbito em 30% desses casos. O marcador bioquímico ideal seria o que apresenta alta sensibilidade e especificidade e aparece rapidamente na corrente sanguínea. Na atualidade, nenhum biomarcador até agora possui todos os requisitos, exigindo que para um diagnóstico mais preciso o teste de biomarcadores seja feito em conjunto entre mais de um biomarcador. OBJETIVOS: Investigar quais marcadores cardíacos tem melhor precisão no diagnóstico precoce do Infarto Agudo do Miocárdio. MÉTODOS: Trata-se de estudo de revisão literária integrativa que tem como finalidade apresentar os dados sobre os biomarcadores que se alteram em casos de Infarto Agudo do Miocárdio. Foram utilizados artigos das bases do PubMed, SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde, Incor, além disso foram utilizadas revistas científicas e livros, como critérios de inclusão foram considerados os artigos com fontes confiáveis com a possibilidade de encontrar o texto na íntegra e que englobam informações a respeito dos biomarcadores presentes no infarto agudo do miocárdio e na língua inglesa e portuguesa, nos critérios de exclusão estão artigos científicos incompletos, que não continham as informações sobre os principais biomarcadores cardíacos e os anteriores a 2012. RESULTADOS: Após a leitura dos resumos desses artigos, foram selecionados 11 que integraram nossa revisão, foram identificados 14 biomarcadores que são utilizados para o diagnóstico do infarto agudo do miocárdio sendo eles 7 mais utilizados e 7 que auxiliam no diagnóstico do infarto agudo do miocárdio. CONCLUSÃO: Cada biomarcador oferece informações específicas sobre a lesão cardíaca, com a CK-MB revelando a extensão da lesão, a Troponina I proporcionando sensibilidade e especificidade notáveis, e a mioglobina oferecendo detecção precoce. A constante evolução da pesquisa biomédica sugere que novos biomarcadores e métodos de detecção podem surgir, aprimorando ainda mais a sensibilidade e especificidade do diagnóstico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação da presença de micronúcleo em culturas in vitro após exposição a defensivos agrícolas.
    (2023-12) VENDRUSCULO, Beatriz Ramalho; FRANCISCO, Natalia Dayane; CARVALHO, Rafaella Vicente de
    Introdução: A produção agrícola brasileira em larga escala tem sido impulsionada pelo aumento do uso de defensivos agrícolas, visando a proteção dos cultivos contra pragas e doenças. No processo de registro, a ANVISA exige a realização do Informe de Avaliação Toxicológica, com o objetivo de identificar e quantificar os riscos à saúde humana. Métodos alternativos, como o teste de micronúcleo in vitro, são reconhecidos como ferramentas eficazes para avaliar a genotoxicidade desses defensivos. Objetivo: Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi analisar o uso do método do Teste de Micronúcleo in vitro em células originárias de Hamster Chinês (Cricetulus Griseus) expostas a defensivos agrícolas. Métodos: O trabalho utiliza a abordagem metodológica de revisão integrativa. A pergunta norteadora, desenvolvida com a estratégia PICo, foca na genotoxicidade dos defensivos agrícolas avaliada pelo Teste de Micronúcleo in vitro. Os critérios de inclusão para seleção de artigos incluem acessibilidade, uso de células de hamster chinês, abordagem de defensivos agrícolas, disponibilidade em português, inglês e espanhol. Bases de dados como PuBMed, SciELO e Elsevier foram consultadas, aplicando DeCS e MeSH. Após a seleção, os artigos foram filtrados, e os resultados foram sintetizados em um quadro para análise crítica. Resultados: A avaliação de danos causados por defensivos agrícolas, inicialmente conduzida por testes in vivo, evoluiu para métodos in vitro mais eficazes. O CONCEA, responsável por monitorar alternativas ao uso de animais em pesquisa, reconhece o método OECD 487 como eficiente na avaliação da genotoxicidade. Conclusão: Conclui-se que o teste de micronúcleo in vitro, com células de hamster chinês, é um método eficaz para detectar micronúcleos no citoplasma de células em interfase.
  • Monografia Acesso aberto
    Reprodução assistida: infertilidade masculina pós covid-19
    (2023-12) Santos, Anna Cláudia Alecrim dos; Anastacio, Rebeca dos Santos; Silva, Verônica Carlson da
    A pandemia da COVID-19, com início em 2019, causada pelo vírus SARS-CoV-2, acarretou diversos problemas à saúde da população, como problemas respiratórios, cardíacos, entre outros. Estudos recentes vêm mostrando a dificuldade em engravidar entre casais em idade fértil, onde o homem foi infectado pelo vírus SARS-CoV-2, aumentando a procura por tratamentos ou, em alguns casos, reprodução assistida. Diante do atual cenário pós-pandemia e a relevância em associar a infecção pelo vírus SARS-CoV-2 com infertilidade masculina, o objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento de dados entre os anos de 2020 e 2023 de casos associando infertilidade masculina e infecção pelo vírus SARS-CoV-2 e dados sobre o impacto do vírus na saúde reprodutiva dos homens. Foi adotado uma abordagem de revisão integrativa, em bases de dados: SciELO, Lilacs, PubMed, Wiley Online Library, entre outras, na busca de artigos nos idiomas português, espanhol, inglês e italiano, utilizando os descritores. Os critérios de inclusão foram, a acessibilidade integral do artigo, relevância nacional e internacional, e a avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) nos Ciclos I e II. Foram selecionados 30 artigos e a análise revelou uma associação entre a infecção pelo vírus e a infertilidade masculina, destacando a presença constante da enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2) no sistema reprodutor masculino. Esses resultados oferecem uma base sólida para orientar profissionais de saúde e pesquisadores, visando abordagens mais esclarecidas e eficazes no campo da reprodução assistida diante dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Toxicologia do estresse: danos acarretados
    (2023-12) OLIVEIRA, Isabella da Silva; OLIVEIRA, Larissa Lima; LAZZARI, Lívia Cristina
    Na sociedade atual, o stress tornou-se um dos maiores problemas de saúde. Vários estudos têm demonstrado que as consequências e os danos causados ao corpo e à mente humana pela elevada libertação de hormonas como o cortisol e a adrenalina, resultantes de níveis elevados de stress, interferem na qualidade de vida das pessoas. O objetivo deste projeto é evidenciar, através da neurobiologia, os danos mentais causados pelo stress na população adulta e os possíveis tratamentos para as doenças relacionadas. Através de uma revisão integrativa, foram selecionados artigos científicos de acordo com sua relevância para a pesquisa. Ao final dos estudos, fica claro que o estresse crônico causa danos à população adulta, resultando em doenças mentais como a Síndrome de Burnout, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Crise de Ansiedade, entre outras. O controle do stress é fundamental para a estabilidade dos níveis hormonais de adrenalina e cortisol e a retomada da hemostasia no organismo de cada indivíduo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Prevalência da anemia ferropriva gestacional e principais fatores associados
    (2023-12) FERRAZ, Eduardo Henrique; STENICO, Isadora Christofolletti; DINIZ, Luiz Miguel
    Introdução: A anemia ferropriva, é uma das principais deficiências nutricionais, afetando diversas populações, em especial, as gestantes destacam-se como um grupo de risco devido à sua vulnerabilidade à carência de ferro. Objetivo: levantar dados que expliquem o desenvolvimento de anemia ferropriva gestacional, e quais regiões do Brasil são mais acometidas. Métodos: Revisão integrativa, utilizando as bases de dados Scielo, Pubmed e Google acadêmico para busca de artigos publicados entre os anos de 2015 a 2023. Resultados: os estudos indicam uma maior prevalência da anime ferropriva em gestantes na região nordeste do país. Gestantes que recebem acompanhamento pré-natal têm uma menor prevalência de anemia. Observa-se uma redução progressiva no percentual de gestantes anêmicas a cada consulta pré-natal. Conclusão: Fatores como práticas inadequadas no pré-natal indicam a necessidade de intervenções personalizadas, incluindo administração adequada de pré-natal e suplementos de ferro. A pesquisa destaca a urgência de abordagens abrangentes para garantir uma gravidez saudável, ressaltando a importância de ações específicas para cada localidade.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Influência do estresse sobre o sistema imunológico
    (2023-12) SILVA, Aghata Carolyne; BISSOLI, Daiane; RODRIGUES, Julia Alves de Oliveira; QUILES, Yris Bomfim
    Introdução: O estresse é uma condição em que o equilíbrio do organismo é ameaçado, provocando alterações físicas e emocionais que influenciam diretamente o sistema imunológico. Objetivo: Descrever a fisiologia do estresse no sistema imunológico. Metodologia: Estudo realizado através de uma revisão integrativa por meio de pesquisa bibliográfica nas bases de dados SciELO, Lilacs e Google Acadêmico, a partir dos descritores: Estresse fisiológico; sistema biológico; sistema biológico e psicologia; estresse e saúde. Resultados: A busca resultou em 21 artigos que após a aplicação dos critérios de inclusão totalizaram 10. Conclusão: O estresse provoca no sistema imunológico um impacto negativo, favorecendo o surgimento de infecções e doenças.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O envelhecimento a partir do estresse oxidativo e os bioestimuladores de colágeno como aliados ao rejuvenescimento
    (2023-12) ZENÍCOLA, Bruna; BONILHA, Paula; NEVES, Tatiana; LIMA, Viviane
    Esse TCC Tem como objetivo abordar o O ENVELHECIMENTO A PARTIR DO ESTRESSE OXIDATIVO E OS BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO COMO ALIADOS AO REJUVENESCIMENTO
  • Monografia Acesso aberto
    Impacto da pandemia covid-19 no rastreamento do exame Papanicolau
    (2023-12) OLIVEIRA, Laura Beatriz de; SACILOTO, Renata dos Reis Martins; SOARES, Saskya Gomes
    Introdução- O câncer cervical é um desafio de saúde pública, sendo o terceiro mais comum em mulheres. O exame de Papanicolau revolucionou o rastreamento, mas a pandemia reduziu a realização de exames, impactando a prevenção e tratamento. Trazendo consequências expressivas sobre os diagnósticos e tratamentos oncológicos. Objetivo-Esse estudo visa analisar os impactos da pandemia na realização do exame de Papanicolau. Métodos- O estudo é descritivo, retrospectivo e documental, analisando exames cérvico-vaginais do Instituto de Anatomia Patológica (IAP) de 2017 a 2023. Dividiu-se em períodos pré-pandêmico, pandêmico, pós-pândemicco e regular, agrupando exames por plano de saúde, SUS, particular, casos normais, casos alterados e idade. O IAP, localizado em Sta. Bárbara d Oeste/SP, com unidades em Piracicaba, Americana e São Paulo, forneceu os dados coletados do volume total de exames citopatológicos cérvico-vaginais. A coleta foi feita anonimamente, abrangendo informações sobre volume de exames, fonte e idade. Resultados- A diminuição nas buscas pelo exame de Papanicolau é preocupante, impactando a detecção precoce do câncer cervical. Em 2020-2021, houve uma redução média de aproximadamente 15%, seguida por uma recuperação gradual nos anos seguintes, com um aumento médio de cerca de 12%. A análise indica um impacto significativo da pandemia, mas a tendência de recuperação é positiva. Quanto aos exames alterados por fonte pagadora, houve variações notáveis, especialmente no SUS. A categoria "Convênio" liderou nos casos alterados, sugerindo maior disponibilidade e adesão a planos de saúde. A faixa etária entre 25 e 35 anos manteve um número relativamente alto de casos, possivelmente relacionado à atenção à saúde nessa faixa etária em idade reprodutiva. Conclusão- Os dados analisados indicam um impacto da pandemia na realização do exame de Papanicolau, evidenciando uma significativa redução. Esse declínio reflete mudanças no comportamento preventivo da população durante o desafiador período pandêmico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Bioestimuladores de colágeno para harmonização de glúteos
    (2023-12) TOLEDO, Bianca Caroline; SILVA, Maysa Souto; GIANASI, Yngrid Moreira
    Introdução: Atualmente com o avanço das técnicas, o uso injetável de bioestimuladores de colágeno desempenha um papel fundamental na harmonização corporal, principalmente nos glúteos, que estão entre as partes do corpo que mais vem despertando a preocupação das mulheres. Objetivos: O objetivo deste estudo foi enfatizar os benefícios dos bioestimuladores nos glúteos. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, que seguiu as seguintes etapas: Na primeira etapa identificamos o tema que é “Bioestimulador de colágeno nos glúteos”, a questão da pesquisa é a ação dos bioestimuladores nos glúteos. Na segunda etapa foram estabelecidos os critérios de inclusão, na terceira etapa definimos as informações a serem extraídas dos estudos selecionados e sua categorização, na quarta etapa os artigos foram analisados tendo em vista a temática principal, na quinta etapa, houve a interpretação dos resultados e na sexta foi realizada a síntese, revisão desses resultados encontrados para a elaboração do artigo e resposta à pergunta do objetivo. Resultados: Foi observado os principais achados e resultados dos artigos escolhidos, mostrando diferentes tipos de bioestimuladores, seus princípios ativos como hidroxiapatita de cálcio e ácido poli-L-láctico, formas, quantidades de aplicação e a 100% de satisfação dos pacientes em relação aos resultados do tratamento. Conclusão: A partir dos resultados encontrados nesta revisão integrativa, concluímos que a utilização dos bioestimuladores de colágeno são benéficas para várias disfunções estéticas da pele. Obteve-se grande satisfação das pacientes que se submeteram ao tratamento da harmonização glútea, alcançando resultados significativos para flacidez, celulite, volumização e contorno, mesmo que utilizando diferentes formas de aplicações e quantidades de sessões.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tratamentos eficazes para a disfunção facial do melasma.
    (2023-12-16) ROSSI ; Alessandra de jesus , PESSSOTTI , Ana Beatriz da Cruz; BEINOTTE , Pamela Cristina
    O melasma ocorre devido ao aumento da produção de melanina na pele, resultando em manchas escuras ou acastanhadas na região frontal do rosto. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é: Apresentar tratamentos eficientes que reduzam a proliferação das manchas ocasionadas na pele, sendo este uma disfunção facial. Para isso, realizou-se uma revisão da literatura, buscando informações em fontes secundárias, como artigos científicos, livros, revistas e publicados, no entanto, para melhor efetivação do estudo utilizou-se a revisão integrativa. Os resultados obtidos constam que o protetor solar com alto fator de proteção solar (FPS) é um método eficaz no sentido de prevenção e os ácidos tranexâmico, azelaico, retinóico, kójico e glicólico, podem ser utilizados como peeling químico e físico, pois ajudam no processo de reconstrução da melanina, mediante a orientação. Diante do exposto conclui - se que com a realização desta pesquisa, fica evidente a necessidade de aprofundar os estudos sobre o tema, uma vez que o melasma não afeta apenas a saúde física, mas também a autoestima das pessoas que sofrem com essa condição. Portanto, é crucial ampliar o conhecimento sobre o melasma, buscando soluções efetivas que possam melhorar tanto a saúde quanto o bem-estar psicológico dos indivíduos afetados por essa patologia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise toxicológica dos canabinóides sintéticos e seus impactos na saúde pública.
    (2023-12) BOVE; ROHAMA; MATIL, Anne; Laiz; Rebecca
    INTRODUÇÃO: A cannabis sintética, também chamada de Spice, K2, K9, é uma droga de abuso associada a problemas de saúde pública, desencadeando reações adversas como intoxicação, taquicardia e tentativas de suicídio. Por ser um psicoativo emergente sem restrições legais ou prescrição médica, há escassez de informações clínicas sobre seus efeitos, dificultando o tratamento. Alguns canabinóides sintéticos têm efeitos potencializados em comparação com a cannabis, devido à maior afinidade com os receptores CB1 e CB2. A constante modificação estrutural exige aprimoramento dos métodos analíticos, como cromatografia gasosa e líquida, espectrometria de massas e espectroscopia de infravermelho de Fourier. A detecção no organismo é feita por análise biológica de fluidos corporais como urina, sangue, saliva e cabelo. OBJETIVO: Analisar a toxicidade dos canabinóides sintéticos e os danos causados por essa droga de abuso na sociedade brasileira. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa que visa analisar a toxicidade da cannabis sintética e seus impactos na saúde pública brasileira em seis etapas: identificação do tema, estabelecimento de critérios de inclusão/exclusão, seleção e categorização dos estudos, análise e interpretação dos resultados, e apresentação da revisão. A pesquisa abrangeu diversas fontes, como PubMed, Scielo, revistas científicas, congressos e websites governamentais, usando palavras-chave como "toxicology", "drugs", "synthetic", "psychoactive substance", "pharmacology", "substance", "cannabis" e "public health". A pergunta da pesquisa seguiu a estratégia PICO, com critérios de inclusão para artigos completos em Português, Inglês e Espanhol. A categorização focou em temas relacionados à cannabis sintética, sua toxicidade e impactos na saúde pública, com revisões regulares para garantir fidelidade ao estudo. RESULTADOS: Inicialmente foram identificados na base de dados 73 artigos, sendo excluídos 2 artigos por não se encontrarem nos idiomas selecionados. Foram selecionados apenas 37 artigos para finalização do estudo para leitura íntegra. Os órgãos de controle enfrentam uma considerável dificuldade em localizar um teste eficiente para a identificação ágil e precisa de canabinoides sintéticos ou seus metabólitos. Embora existam testes para detectar alguns desses metabólitos, as constantes formulações inovadoras prejudicam a eficácia dessas identificações, resultando na obsolescência de alguns testes anteriormente considerados atualizados. CONCLUSÃO: Os canabinoides sintéticos representam um desafio crescente para a saúde pública devido ao seu perfil químico, efeitos humanos, toxicidade e potencial de dependência. A constante mudança estrutural dificulta a fiscalização e contornar os controles legais. Portanto, a modernização da legislação de controle, a disponibilização de testes laboratoriais e o aprofundamento do conhecimento sobre os efeitos são cruciais para abordar esse problema alarmante.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fisiologia Do Sono: A importância de cada fase do sono e a relação com o desenvolvimento da Doença de Alzheimer.
    (2023-12) PAVAN, Giovanna Aparecida; CARDOSO, Maryna Grandis; STENCEL, Julia Cristina
    Resumo Introdução: A fisiologia do sono é dividida em estágios que funcionam de forma cíclica, com diferentes atividades cerebrais e funções favoráveis à saúde. A privação deste período de repouso pode acarretar o acumulo de uma toxina produzida durante a atividade neural, a beta-amiloide, possibilitando o desenvolvimento de placas no hipocampo, o que interfere diretamente na passagem das sinapses entre neurônios e influencia na mudança de humor e déficit de memória, sendo uma característica da Doença de Alzheimer. Objetivos: Explanar de cada estágio do sono normal e evidenciar consequências patológicas em relação a privação do sono, sendo a Doença de Alzheimer em evidencia. Metodologia: Uma revisão integrativa baseada na leitura de artigos que evidenciam as características do sono e seus estágios, as causas patológicas que a privação pode acarretar e a relação com a Doença de Alzheimer. Resultados: Pesquisa através das plataformas Pub Med e Scielo, com o achado de 56 artigos com o uso de palavras-chaves, sendo selecionados ao final 13 artigos. Conclusão: A fisiologia do sono em sua totalidade auxilia para a manutenção da saúde cerebral, com uma forma de limpeza de toxinas acumuladas ao longo do dia, possíveis causadoras da Doença de Alzheimer. Porém como um tema pouco discutido em meio científico, sugere-se novas pesquisas para uma melhor compreensão e possível prevenção de doenças neurológicas. Palavras-chaves: sono, Doença de Alzheimer, qualidade de sono
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Bioestimuladores de colágeno para rejuvenescimento facial
    (2023-06) CIESLINSKI, Bruna Isadora Trennepohl; PEREIRA, Jéssica de Souza; RODRIGUES, Laís Picolo; VITTI, Marina
    Um dos órgãos mais afetados pelo efeito do tempo, é a pele. Com o passar dos anos, por fatores intrínsecos e extrínsecos, as células diminuem a capacidade de renovação, e como consequência disso, a produção de novas fibras de colágeno e elastina caem drasticamente, a pele perde a elasticidade e tonicidade. A partir disso, através de um estudo de revisão integrativa, unimos dados de produção cientifica realizados em cima de procedimentos capazes de minimizar esses efeitos causados pelo tempo, trazendo novamente essa viscosidade a pele, melhorando sua nutrição, e aparência de forma saudável e não cirúrgica com poucos riscos a saúde do paciente. Os bioestimuladores de colágeno, tem a função de estimular a neocolagênese, a partir de uma resposta inflamatória do organismo. Eles podem ser classificados de duas formas: Permanentes e semipermanentes. Dentre os semipermanentes podemos citar ácido Poli-L-lático, hidroxiapatita de cálcio, policaprolactona. Esses são absorvidos pelo corpo, e por isso tem uma menor durabilidade. Podemos classificar como permanente, o polimetilmetacrilato, que pode apresentar alguns efeitos adversos, como inflamações crônicas. Para esse estudo foram realizadas pesquisas no banco de dados Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), afim de conscientizar sobre a importância de um profissional capacitado para a realização desse procedimento, como também trazer conhecimento sobre seus tipos e formas de aplicação.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Bioestimuladores de colágeno para rejuvenescimento facial
    (2023-06-26) Pereira, Jéssica de Souza; Rodrigues, Laís Picolo; Vitti, Marina; Totti, Thais
    Um dos órgãos mais afetados pelo efeito do tempo, é a pele. Com o passar dos anos, por fatores intrínsecos e extrínsecos, as células diminuem a capacidade de renovação, e como consequência disso, a produção de novas fibras de colágeno e elastina caem drasticamente, a pele perde a elasticidade e tonicidade. A partir disso, através de um estudo de revisão integrativa, unimos dados de produção cientifica realizados em cima de procedimentos capazes de minimizar esses efeitos causados pelo tempo, trazendo novamente essa viscosidade a pele, melhorando sua nutrição, e aparência de forma saudável e não cirúrgica com poucos riscos a saúde do paciente. Os bioestimuladores de colágeno, tem a função de estimular a neocolagênese, a partir de uma resposta inflamatória do organismo. Eles podem ser classificados de duas formas: Permanentes e semipermanentes. Dentre os semipermanentes podemos citar ácido Poli-L-lático, hidroxiapatita de cálcio, policaprolactona. Esses são absorvidos pelo corpo, e por isso tem uma menor durabilidade. Podemos classificar como permanente, o polimetilmetacrilato, que pode apresentar alguns efeitos adversos, como inflamações crônicas. Para esse estudo foram realizadas pesquisas no banco de dados Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), afim de conscientizar sobre a importância de um profissional capacitado para a realização desse procedimento, como também trazer conhecimento sobre seus tipos e formas de aplicação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Reações transfusionais em paciente infantil em tratamento de câncer
    (2023-06-19) De Souza, Ana Carolina O.; Levindo, Karoline B.; De Pontes, Carolina N.
    Introduzir o contexto geral sobre reações transfusionais em paciente infantil é o objetivo geral deste trabalho, assim, uma definição baseada na teoria bibliográfica foi determinada com base na realização durante o tratamento de câncer. A revisão bibliográfica narrativa foi a metodologia utilizada para desenvolver o tema, e foi feita por meio de métodos qualitativos e descritivos. Para selecionar os autores citados, foram pesquisados artigos científicos nas bases de dados Scielo, Capes e Google Acadêmico, bem como livros, revistas etc., visualizados no Kindle. A lista bibliográfica foi desenvolvida com base em critérios analíticos para o título e uma breve leitura do resumo de cada trabalho. Foram considerados materiais em português, inglês e espanhol. A divisão do período foi determinada entre os últimos 10 anos. Os referenciais usados como base para a criação da discussão acerca das reações transfusionais apresentam muito conhecimento sobre o assunto. Dessa forma, a pesquisa é rica, responde à pergunta de pesquisa originalmente definida e facilita uma definição clara das considerações finais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atualidades terapêuticas para o câncer do colo do útero
    (2023-06-19) Almeida, Suéllen Da Cruz; Ortolan, Vitória L. P.; Machado, Valdirene E.
    Atualidades Terapêuticas para o câncer do colo do útero Introdução: O câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer com maior incidência entre as mulheres e o quarto com maior taxa de mortalidade. Causado pela infecção por alguns tipos de Papilomavírus Humano - HPV, seu desenvolvimento é lento e em seu estágio inicial geralmente não apresenta sintomas. Objetivo: O objetivo é conduzir uma revisão com os principais tratamentos disponíveis para o câncer de colo do útero e novas perspectivas terapêuticas. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, que tem como objetivo destacar os principais tratamentos disponíveis para o câncer do colo do útero e novas perspectivas terapêuticas. Resultados: Realizou-se um levantamento bibliográfico em duas plataformas, sendo considerados 12 artigos que tratam do tema na íntegra. Como identificado no estudo, os tratamentos podem ser a cirurgia, conhecida como histerectomia, podendo ser parcial ou total, radioterapia, quimioterapia, braquiterapia intracavitária, imunoterapia e termocoagulação, a definição de qual o tipo de tratamento a seguir vai depender do estágio em que o câncer foi diagnosticado. Conclusão: Concluiu-se que os tratamentos em sua maioria são eficazes, se o câncer for descoberto no início, caso a doença já esteja em um estado avançado, os tratamentos tornam-se menos eficientes. Palavras chave: câncer, câncer do colo do útero, tratamento câncer do colo do útero.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Erradicação do câncer de colo do útero no brasil: perspectivas e desafios
    (2023-06-19) Masone, Mariana Caroline; Andreote, Tainá; Moura, Yasmin Pires
    Nosso trabalho traz formas de prevenção e rastreio do câncer de colo do útero, em busca da erradicação dessa neoplasia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso da biologia molecular nas ciências forenses para identificação de amostras biológicas em locais de crime: benefícios e novas perspectivas
    (2023-06-23) Piazza, Flavia C. R.; Rossi, Mônica Aparecida; Moreira, Lia Maciel De Souza; De Souza, Karina S.
    O desenvolvimento da biologia molecular possui grande relevância na ciência forense, além de fornecer provas confiáveis através da análise do DNA no meio jurídico, ainda há a criação de um banco de perfis genéticos que auxiliam na identificação de criminosos, todavia é pertinente estimular avanços nas técnicas já conhecidas bem como o desenvolvimento de novas técnicas para que estes vestígios encontrados em cenas de crime se tornem provas irrefutáveis nos tribunais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Prevalência de bactérias multirresistentes nas unidades de terapia intensiva em um hospital do interior de São Paulo.
    (2023-06-19) Aguari, Emily Bravin; Guimarães, Ignez Maria Bertoncello Silva
    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as bactérias resistentes aos antimicrobianos é um grave problema de saúde pública. Sendo que o uso inadequado dos antibióticos na comunidade e ambiente hospitalar, são reconhecidamente fatores de risco para seleção e disseminação da resistência microbiana (Organização Pan- Americana da Saúde). Estimamos primeiramente a prevalência de bactérias multirresistentes nas unidades de terapia intensiva de um hospital no interior de São Paulo, com a finalidade de identificar os microorganismos mais frequentes, a causa das infecções e avaliar os sítios de isolamento bem com a mortalidade atribuída a cada um desses microorganismos, a fim de investigar as causas, prevenções e controle desses patógenos na instituição e população. Esse estudo foi realizado após aprovação pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Anhembi Morumbi Piracicaba- Sp e do Hospital do interior de São Paulo. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, documental com amostragens probabilísticas e estatísticas descritivas de bactérias multirresistentes em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A maioria dos pacientes foi do sexo masculino, e foram isolados microrganismo principalmente de Secreção Traqueal (56,30%). Klebsiella pneumoniae foi o microrganismo mais prevalente (34,06%), seguido de Acinetobacter baumannii (21,99%) e Staphylococcus Aureus (17,02%). Observou-se maior prevalência de K.pneumonie, o sexo masculino apresentou a maior taxa de bactérias multirresistentes, sendo a secreção traqueal a maior cultura analisada.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Câncer de próstata: etiologia, diagnóstico e novas perspectivas
    (2023-06-19) Barbosa, Giovana; Nunes, Caroline
    A próstata é uma glândula presente em homens, cuja principal função é facilitar a fecundação. O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum em homens no Brasil e o segundo em termos de mortalidade por câncer. O objetivo do artigo foi realizar uma breve revisão bibliográfica atualizada sobre o câncer de próstata. Diversos fatores de risco estão ligados ao desenvolvimento do câncer de próstata: etnia negra, idade avançada, histórico familiar positivo para esse tipo de câncer, exposição à testosterona e outros hormônios similares, tabagismo, obesidade, entre outros. O rastreio do câncer prostático é feito, basicamente, através de toque retal e dosagem de antígeno prostático específico (PSA). No entanto, diversas mudanças em suas recomendações foram propostas nos últimos anos, as quais serão revisadas neste artigo. O diagnóstico é feito por meio de biópsia guiada por ultrassonografia transretal, com posterior avaliação histopatológica e classificação de prognóstico com base em alguns achados. A depender do estado estabelecido, diversas modalidades terapêuticas podem ser empregadas: acompanhamento periódico, radioterapia, cirurgia, hormonioterapia ou quimioterapia. Conhecer informações atualizadas sobre câncer de próstata é fundamental, visto sua prevalência e impacto na população.