Psicologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 12 de 12
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Violência contra a mulher, machismo estrutural e a culpabilização da vítima: uma revisão narrativa
    (2023-12) Müller, Alice Daiara; Cotchello, Yasmim
    A violência contra a mulher está presente no cotidiano de nossa sociedade e é reconhecida como um problema de saúde pública a ser refletido e discutido. A partir de uma revisão narrativa, este estudo buscou compreender a relação do machismo estrutural, a violência e a culpabilização da vítima. Os resultados mostram como a mulher é culpabilizada em diversos ambientes, e ao fazer a denúncia, muitas vezes é inferiorizada e não recebe o acolhimento necessário. Juridicamente, a mesma sofre com as autoridades que se apoiam em suas crenças pessoais e mais uma vez, é imposta como merecedora da violência sofrida. Essa investigação intensifica a necessidade da atenção e de ampliação nos estudos e intervenções referentes a violência contra a mulher, sendo este de relevância social e acadêmica na qual se reforça a aprofundar-se no tema, sendo de extrema importância além da punição aplicada, buscar estratégias de educação e prevenção.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Workaholism e saúde mental de profissionais docentes do ensino superior
    (2023-12) FARIAS, Alexandre Felipe de; HERBST, Gabriele Aparecida; MOURA, Joyce Sevegnani de
    Tendo em mente que diversos profissionais, por demais qualificações que tenham, ainda buscam mais opções de renda e/ou desempenham mais de uma função em seu trabalho atual, ambas gerando sobrecarga física e emocional, encontramos os profissionais definidos como “workaholics”. Este projeto tem como objetivo compreender a relação entre workaholism e saúde mental de profissionais docentes do ensino superior de instituição privada. O contato foi mediado pelos próprios pesquisadores do projeto. Os participantes foram informados sobre os objetivos e procedimentos do estudo e forneceram seu consentimento por meio do termo. Os dados foram coletados através de questionários do Google Docs. Sendo um questionário sociodemográfico, uma a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21) (RIBEIRO; HONRADO; LEAL, 2004) e a Escala de Workaholism Versão Breve (DUWAS-10) (VASQUEZ et al.; 2018). Os resultados apontam que os participantes apresentam características workaholic por meio das horas semanais trabalhadas, bem como também pelo volume de horas trabalhadas em horários de folga. Também apresentam algumas características workaholic baseadas na escala DUWAS-10.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Uma revisão narrativa da construção subjetiva Da sexualidade feminina
    (2023-12) RANCH, Anderson André; SOUZA, Bárbara Thaís Antunes Pereira de; MARIA, Josiane Carlos de
    Este artigo estabelece uma revisão bibliográfica do discurso simbólico, entre cultura, religião, biologia e educação, possibilitando identificar de que modo os agenciamentos maquínicos produzidos historicamente organizam a sexualidade feminina. Nesta análise, o objetivo é identificar e examinar as implicações de questões éticas e religiosas na construção subjetiva da sexualidade da mulher. O percurso metodológico desenvolveu-se em uma revisão narrativa pela análise do discurso foucaultiana, estabelecendo relações entre dispositivos de poder e incorporando uma abordagem integral, abrangendo uma perspectiva sociocultural e histórica, identificando mudanças na produção e circulação do discurso. O resultado foi a identificação de estratégias de dominação e repressão dos corpos femininos, permeadas por objetificação sexual, padrões de beleza irrealistas, sub-representação política e executiva, controle reprodutivo, violência e estereótipos de gênero.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Uso de drogas e profissionais da saúde: uma revisão bibliográfica
    (2023-12) BASSO, Lucas
    O uso de drogas acompanha a humanidade há tempos, trazendo consigo a urgência da temática e suas especificidades. A dificuldade em compreender as diversas dinâmicas envolvidas no fenômeno acabou por gerar diferentes dispositivos e formatos de cuidado, muitas vezes, amparados em compreensões distintas do fenômeno saúde. Os contingentes históricos e sociais sempre forneceram suporte às questões das drogas, sejam estes suportes favoráveis a práticas tutelares oriundas da concepção biomédica ou não. Este apoio também é um fundamento para concepções satélites sobre a temática, como o fomento ao proibicionismo. De maneira ambígua, apesar dos esforços da Reforma Psiquiátrica e da orientação das políticas públicas no sentido da superação da Racionalidade Médica e do modelo de saúde biomédico, as práticas profissionais acabam por destoar desses avanços, onde o discurso e a percepção a respeito parecem alinhar-se a outros momentos históricos senão a atualidade.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Mãe prematura: a importância da saúde mental materna quando o amor nasce antes - um olhar pela psicanálise
    (2023-12) DORNELES, Daniela Vivian Brandt
    Este trabalho teve como objetivo analisar, através do viés da psicanálise, como o contato de mãe-bebê auxilia na saúde mental da mãe enquanto o recém nascido está aos cuidados de uma UTI neonatal. Constitui-se em uma pesquisa qualitativa com estudo de caso sobre a complexidade das situações vividas por uma mãe primigesta em um nascimento prematuro. Foi utilizada uma entrevista semiestruturada de elaboração própria, obtendo informações que corroboram com o estudo do fenômeno. A entrevista foi gravada e transcrita trazendo à tona reflexões acerca dos impactos traumáticos do nascimento prematuro na saúde mental da mãe. Assim, ressalta-se a importância de um ambiente facilitador para o vínculo mãe e bebê para a colaboração da saúde mental da mãe no momento de parto prematuro.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Relação entre atuação profissional e saúde mental de conselheiros tutelares de uma cidade do norte de Santa Catarina
    (2023-12) CARVALHO, Eduarda Ribeiro; LUNELLI, Fernanda; HARBATINK, Kelli Caroline
    O Conselho Tutelar é uma instituição que visa a garantia e proteção de direitos das crianças e adolescentes; os Conselheiros Tutelares atuam diretamente com famílias, entidades civis e órgãos públicos. Entre os desafios da profissão, a exposição contínua destes profissionais a situações de violências, abusos e negligência exige investimento cognitivo e emocional, podendo ocasionar sofrimento e desgaste psíquico, impactando a saúde mental. Mediante tais fatores, este estudo teve como objetivo compreender as percepções de Conselheiros Tutelares de uma cidade do Norte de Santa Catarina sobre a relação entre seu trabalho frente à violação de direitos infanto-juvenis e as possíveis repercussões em sua saúde mental. A pesquisa realizada foi descritiva de natureza qualitativa, com três Conselheiras Tutelares atuantes. A coleta de dados se deu através de entrevista semiestruturada e a análise dos dados coletados foi feita utilizando a metodologia de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que as características do trabalho causam mobilizações emocionais decorrentes do contato direto com violações dos direitos infantojuvenis, demandando alto investimento emocional dos profissionais mediante os desafios inerentes à função, incluindo exigências burocráticas, morosidade do sistema e as responsabilidades perante a tomada de medidas protetivas legais. Destacaram-se como essenciais as habilidades socioemocionais e de resiliência apresentadas pelas participantes na promoção do bem-estar. Ficou evidenciado a insuficiência de suporte psicológico e de capacitação disponíveis às Conselheiras Tutelares tanto para manutenção da saúde mental quanto para o aperfeiçoamento profissional continuado.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Experiência de retorno ao trabalho de mulheres que tiveram perda gestacional.
    (2022) Reinkavieski, Celina Ení; Bonetti, Daiane; Monteiro, Fernanda Thais
    A perda gestacional pode acarretar impactos psicossociais prolongados para a mulher. A presença de uma rede de apoio, inclusive no ambiente de trabalho, é essencial para o luto saudável, uma vez que o retorno ao trabalho após o aborto é um evento significativo. Diante disso, este estudo teve como objetivo compreender a experiência de retorno ao trabalho de mulheres que tiveram perda gestacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com 3 mulheres, maiores de 18 anos, residentes no Norte de Santa Catarina, que se encontravam regularmente empregadas durante e após a gestação e que tiveram perda gestacional nos últimos 2 anos. Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada e os dados coletados foram analisados pela análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que o contexto laboral carece de preparo para receber a mulher enlutada, seja enquanto recursos organizacionais como pessoais. Destaca-se a importância das organizações implementarem ações que promovam o acolhimento da mulher após a perda gestacional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Enfrentando o luto e a vivencia parental após o suicídio de um filho: um estudo bibliográfico.
    (2022) Simões, Túlio Leitholdt; Barbosa, Marcio Luis Silveira
    Este estudo, trata-se de uma revisão narrativa que teve por objeto compreender o processo de luto parental, após o suicídio de um filho. Para a realização da presente revisão, utilizou-se as bases de Pepsic – Periódicos Eletrônicos em Psicologia, Google Acadêmico e Scielo – Scientific Electronic Library Online. As bases de dados foram consultadas a partir das palavras chaves “luto” and “luto parental” and “suicídio”, compreendendo o período de 2012-2022. Do total dos 97 estudos encontrados nas três bases de dados, foi selecionado para a amostra final, o total de 13 estudos. Enquanto resultado foi possível evidenciar que o luto dos pais por suicídio de um filho acarreta sentimentos intensos de tristeza, raiva, culpa e vergonha. O luto por suicídio portanto, caracteriza-se de forma mais intensa, em virtude do próprio ato, como algo inesperado e impactante. Dessa forma, foram também elucidados diversos aspectos que podem comprometer e dificultar o luto, entre os principais dificultadores podemos elencar: principais a falta de apoio, a presença de sentimentos de culpa e a ausência de apoio conjugal/familiar e social. Conclui-se, portanto, o luto é uma vivência individual, que carece atenção especial por parte dos profissionais da saúde, na medida em que podem contribuir para minimizar os impactos negativos destes sujeitos. Uma vez que o luto mediante o suicídio de um filho, é processo complexo que interfere na dinâmica familiar e qualidade de vida como um todo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Implicações da Rede Social Significativa para a Mulher no Puerpério
    (2022-06-29) Canal, Morgana; Medina, Jaqueline
    O período da gestação, parto e puerpério é um momento significativo no ciclo vital do desenvolvimento. Especificamente o puerpério, constitui-se como uma fase de muitos desafios e adaptações, sendo assim, poder contar com uma rede social de apoio é fator protetivo para a saúde da mãe e do bebê. Diante disso, este estudo teve como objetivo compreender as implicações da rede social significativa no período do puerpério de mulheres residentes em uma cidade do Norte de Santa Catarina. Para tanto, foi realizado uma pesquisa qualitativa com três mulheres no puerpério. Como instrumentos para a coleta de dados, foram utilizados a entrevista semiestruturada e a construção do mapa de rede. Para a análise de dados, foi realizada a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a rede social significativa constituiu-se principalmente por familiares e amigos e as principais funções desempenhadas pelos membros foi o apoio emocional e a ajuda material e de serviços. Destaca-se a importância do fortalecimento da rede de apoio.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A utilização das redes sociais virtuais e ansiedade em jovens de 20 a 29 anos
    (2022-06-24) Moura, Milena Fernandes de; Maske, Tainara Caroline
    O uso da internet se tornou indispensável no cotidiano do trabalho, estudo e comunicação instantânea. E, até o momento não há consenso dentro da comunidade científica em relação ao uso das redes sociais virtuais serem benéficas ou maléficas para os usuários. Porém, as pesquisas mais recentes sobre o tema indicam que seu uso exagerado pode contribuir com o sofrimento psíquico. Assim, este estudo analisa a relação da utilização de redes sociais virtuais e a ansiedade em jovens de 20 a 29 anos de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. A metodologia baseou-se em pesquisa exploratória, abordagem quantitativa e aplicação de questionário e da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse - DASS-21. Os resultados evidenciaram que, os entrevistados que passaram mais tempo por dia nas redes sociais virtuais têm sintomas moderados, graves ou muito graves de ansiedade. E, participantes do sexo feminino afirmaram se sentir em desvantagem em relação a imagem corporal de outras pessoas, além de apresentarem sintomatologia ansiosa moderada, grave ou muito grave. As mulheres indicaram também que observam mais defeitos na própria aparência após a popularização dos filtros de embelezamentos nas redes sociais virtuais. Conclui-se que são muitas as variáveis associadas às utilizações das redes sociais virtuais, sendo necessário estudar tais variações separadamente buscando uma melhor compreensão da influência de cada uma no bem estar dos indivíduos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Hipermodernidade e a síndrome de burnout: uma reflexão sobre o lugar do trabalho na contemporaneidade
    (2022-06-29) Paulino dos Santos, Ricardo
    O presente estudo objetivou compreender o lugar do trabalho na contemporaneidade através de duas vertentes. A pesquisa foi de natureza exploratório-descritivo, de delineamento qualitativo, para coleta de dados foi utilizado entrevista semiestruturada. Participaram do estudo três profissionais de diferentes contextos e instituições. Os resultados apontam a influência do sociológico frente a prevalência de sintomas patológicos de origem neurológica nesses sujeitos, que podem incluir burnout, haja vista que o trabalho ocupa um lugar privilegiado no imaginário da construção dessas identidades, mas ao mesmo tempo se apresenta num formato de desequilíbrio entre demanda e recurso, expectativa e realidade, subjetividade e instrumentalidade; revelando um sujeito sobrecarregado. Ressalta-se a importância de novos estudos a partir de uma ação reflexiva frente ao estatuto do trabalho que busque ampliar as bases de conhecimentos sobre o fenômeno incluindo a dimensão política.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Enfrentamento de situações de morte e morrer: percepção de bombeiros militares de Santa Catarina sobre seu preparo
    (2022) Seidel, Cristiane; Gonçalves, Shayanne; Maas, Vinícius Felipe
    Em algumas profissões, como a dos bombeiros militares, os profissionais são treinados para salvar vidas e apesar de ser algo que faz parte do processo, a morte não trabalhada em sua formação acaba sendo experienciada de forma individual e subjetiva, sendo assim, o trabalho objetivou analisar a percepção dos bombeiros militares sobre o seu preparo para o enfrentamento de situações de morte e morrer das vítimas atendidas. O estudo foi descritivo de abordagem quanti-qualitativa e foi realizado com profissionais do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Medo da Morte de Collet-Lester, entrevista semiestruturada com base no resultado do questionário e entrevista coletiva, e para análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Os profissionais apresentaram mais medo diante o seu processo de morrer dos outros, não considerando que a morte em si fosse um problema. Em sua maioria, os sujeitos da pesquisa se sentem preparados para lidar com o processo de morte e morrer das vítimas atendidas, mas percebem que um acompanhamento psicológico seria o ideal para evitar futuros problemas laborais.