O comércio eletrônico e a responsabilidade civil dos Marketplaces.

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Data

2021-12-06

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Barbosa, Gabriel Luciano Almeida

Orientador

Soler, Adriano Martins

Coorientador

Resumo

A World Wide Web tornou-se uma ferramenta essencial para a humanidade, imprescindível na Era da Informação em que vivemos e se expandiu em proporções gigantescas por todo o mundo. Aliado ao fenômeno da Internet, surgiu uma forma de relacionamento comercial capaz de atingir inúmeras pessoas ao redor do mundo, rompendo barreiras de tempo e espaço e proporcionando comodidade aos consumidores: o comércio eletrônico. Apesar das diversas vantagens que o comércio eletrônico traz, também existem desvantagens, como a maior vulnerabilidade do consumidor no ambiente virtual. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a regulamentação do comércio eletrônico por meio do Decreto nº 7.962 / 2013. Além disso, pretende-se investigar o Projeto de Lei do Senado nº 281/2012 a fim de acompanhar e compreender as propostas de alteração da Lei nº 8.078 / 1990, que busca adequar a legislação às necessidades dos consumidores atuais. A inovação da plataforma de vendas online, em que se encontram fornecedores e consumidores finais, alterou as negociações no comércio eletrônico, nomeadamente as relacionadas com o mercado eletrônico, onde vários retalhistas estão, num único fornecedor intermediário, a oferecer diferentes bens e serviços. Neste contexto, analisa-se a existência de responsabilidade dos sites intermediários por danos causados aos consumidores que os utilizam para aquisição de produtos ou contratação de serviços, bem como as inovações, vantagens e desvantagens deste modelo de negócio. A metodologia aplicada foi essencialmente descritiva e bibliográfica. O estudo do ordenamento jurídico e a análise da doutrina e da jurisprudência brasileira sobre os temas discutidos serviram de base para o desenvolvimento do trabalho.

Palavras-chave

Internet, E-commerce, Direito do Consumidor, E-marketplace

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