Educação Física

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fatores de melhora de desempenho no Ironman
    (2023-12) CAMPOS, Vinicius Ferreira
    Introdução: Uma prova de triathlon na distância Ironman consiste no atleta realizar três provas diferentes de forma consecutiva. Primeiro o atleta realiza uma prova de 3800 metros de natação, logo após faz uma prova de 180km de ciclismo e, por fim, uma prova de 42km corrida. Por ser uma competição complexa onde vários fatores influenciam o desempenho em provas de longa duração e vão desde características intrínsecas, como o sexo e a antropometria, por exemplo, a comportamentos frente aos agentes externos, como os avanços tecnológicos, alimentação, condições climáticas, dentre outros. Objetivo: O objetivo geral do presente estudo foi revisar a literatura a respeito de fatores de melhora de desempenho no Ironman. Tendo como objetivos específicos: a) Métodos de treinamento; b) Avanço tecnológico; c) Nutricional. Visando proporcionar sugestões para futuras pesquisas sobre a temática. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura em bases de dados virtuais, com resultados para os descritores “Ironman” and “Performance”, foram excluídos artigos que fugiam do tema proposto. Resultados: A escolha de um profissional de Educação Física que trabalhe com uma periodização adequada dos seus ciclos de treinamento, a utilização de bons equipamentos e o cuidado com a nutrição e a hidratação parecem ser bons fatores, vindo a contribuir para a performance no Ironman. Conclusão: Os dados sugerem que a quantidade de variáveis que afetam o resultado final de uma prova de Ironman é enorme e que um único fator não será o responsável pelo êxito (ou fracasso) na prova. Portanto, o conjunto de treinos bem feitos e dedicação na parte de alimentação e descanso, são fatores relevantes para o resultado final.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Capoeira: uma opção para a qualidade de vida de idosos
    (2023-12) MAIA, Kayala Carneiro
    Introdução: O processo de envelhecimento acontece de forma natural e inevitável, trazendo mudanças nos parâmetros biopsicossociais, a população de idosos vêm aumentando de forma substancial e é necessário que estratégias sejam traçadas para que esta população cada vez mais longeva, tenha qualidade de vida nesta etapa. A Capoeira pode ser uma boa alternativa quando se trata de exercício físico voltado a essa população, já que abrange grande parte das capacidades funcionais exigidas para execução das AVD’s. Objetivo: Compreender como a Capoeira impacta a qualidade de vida de idosos. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura em bases de dados digital, com resultados para os descritores “capoeira” and “idosos”, foram excluídos artigos que fugiam do tema ou que não englobavam toda a população supracitada. Resultados: A Capoeira parece ser uma boa opção para melhora da qualidade de vida de idosos, pois abrange grande parte das suas necessidades físicas, psicológicas e sociais. Conclusão: Os dados sugerem que a Capoeira pode trazer benefícios em relação a muitas capacidades funcionais para os idosos como flexibilidade, propriocepção, equilíbrio e também para suas necessidades psicossociais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Exercício físico, treinamento resistido e depressão
    (2023-12) LABRES, Marcelo Valada
    O treinamento resistido pode ser uma estratégia eficaz na prevenção e no tratamento de condições médicas e psicológicas A falta do mesmo pode levar a uma série de consequências negativas para o corpo, incluindo perda de massa muscular, enfraquecimento ósseo, menor resistência, maior risco de lesões, ganho de peso, metabolismo mais lento e menor capacidade funcional . Objetivo: Objetivo analisar os impactos do exercício físico e do treinamento resistido em relação à depressão.Foi feito pesquisas em revistas digitais, Scielo e Google Acadêmico até o ano de 2023. A literatura pesquisada indica uma forte relação de prevenção e tratamento da depressão por meio do exercício físico e também do treinamento resistido. Estes, podem ser uma ferramenta importante de auxílio no tratamento da doença, podendo até ser uma alternativa não medicamentosa. Entretanto, se faz necessário o acompanhamento de profissional de psicologia.
  • Monografia Acesso aberto
    Treinamento físico no hóquei sobre grama
    (2023-12) BITTENCOURT, Maurício Krüger
    O hóquei sobre grama (HSG) é um dos esportes mais praticados no mundo e vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Trata-se de uma modalidade intermitente, que apresenta elevada exigência física, técnica e tática dos atletas. O entendimento de tais aspectos é de fundamental importância para técnicos e preparadores físicos, para a adequada prescrição dos treinamentos, desde a iniciação até o alto rendimento. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo revisar a literatura científica a respeito de métodos de treinamento físico utilizados no Hóquei Sobre a Grama. Foi realizada revisão da literatura científica sobre métodos de treinamento físico mais adequados para as exigências locomotoras, características fisiológicas relacionadas à performance e suas faixas etárias, expondo os resultados encontrados e que vem sendo utilizados no desenvolvimento do HSG. Nota se que as partidas de hóquei em campo representam nas suas cargas internas um tipo de exercício extremamente pesado, o que foi confirmado pela frequência cardíaca e pelo nível de gasto energético. Estudos demonstram a necessidade dos treinadores que gerem as cargas físicas dos jogadores considerarem tanto o volume como a intensidade de jogo, de modo a compreenderem as verdadeiras exigências físicas que os jogadores experimentam durante as partidas. O condicionamento específico da posição é relevante na preparação para torneios com múltiplas partidas, como as Olimpíadas. A quantidade de corridas de alta intensidade realizada durante uma partida demonstrou ser um importante discriminador de atletas de esportes coletivos de elite e amadores. O treinamento no HSG deve ser planejado e executado de acordo com o nível, idade e condição do atleta para que ocorra uma melhor evolução de suas capacidades e competências através da transferência de conhecimento durante o processo de ensino aprendizagem.