Ciências Econômicas

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 39
  • Monografia Acesso aberto
    Empreendedorismo digital: uso da tecnologia para conquistar seu negócio
    (2023-12) MATILETI, Giulliana Maria Nogueira Mota de Campos
    A presença da tecnologia se intensifica em nossas vidas, e é obrigatório inovar em conjunto com ela. Para aqueles que planejam iniciar um negócio ou já gerenciam uma empresa, a tecnologia se revela como uma valiosa aliada. Ao utilizar adequadamente a tecnologia em favor do empreendimento, a empresa se capacita para explorar estratégias voltadas ao seu crescimento. Este estudo teve com o objetivo geral de analisar o empreendedorismo digital com uso da tecnologia a favor do seu negócio e especificando seus objetivos em compreender o empreendedorismo digital; identificar as inovações no empreendedorismo; relatar a importância da tecnologia para o mundo dos negócios. O presente estudo trata-se de uma revisão da literatura narrativa descritiva, sua busca foi realizada nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico, Spell, Capes e buscas livres, com palavras chaves Empreendedorismo", "Empreendedorismo Digital", "Tecnologia" e "Inovação", com os critérios de seletividade e exclusão foram selecionados 44 artigos. A busca identificou que a tecnologia é muito importante para o empreendimento, sendo assim o empreendedorismo digital é bastante competitivo e existe abordagens para se destacar. Foi possível concluir que integrar empreendedorismo e tecnologia representa uma oportunidade de enriquecer o cenário com abordagens inovadoras, diferenciando-se da concorrência e ganhando destaque no mercado em que atua. A tecnologia é uma grande aliada para se destacar no seu negócio.
  • Monografia Acesso aberto
    Bitcoin: um estudo sobre a correlação com o mercado acionário
    (2023-12) MALGUEIRA, João Victor Vieira de Almeida, João Victor Vieira de Almeida Malgueira
    O objetivo desse trabalho é verificar se há correlação ou não da Bitcoin com o mercado financeiro, mais especificamente com o mercado de ações. A Bitcoin foi criado há 16 anos e até hoje é a principal criptomoeda desse mercado. O sistema que armazena essas moedas virtuais chama-se blockchain, que é um sistema descentralizado de registro de transações utilizando a criptografia para garantir segurança e transparência. A Bitcoin permite transações peer-to-peer sem a necessidade de intermediários. Além de tratar-se de um meio de pagamento, as criptomoedas são utilizadas no mercado financeiro como uma modalidade de investimento, no qual investidores já o enxergam dessa forma. Um fato que atrapalha a adesão de novos investidores é a volatilidade nos preços desse ativo, pois se trata de um mercado criado recentemente, mais precisamente em 2008. Qualquer incerteza no cenário econômico ou crise financeira, faz com que esses ativos tenham uma queda brusca em suas cotações diárias, afastando investidores mais conservadores que migram seu capital para ativos mais seguros, como por exemplo o mercado de renda fixa.
  • Monografia Acesso aberto
    Criptomoedas: uma análise de sua aplicação no mercado financeiro
    (2023-12) FARIAS, Daniel do Nascimento de
    Este trabalho tem como principal objetivo apresentar o surgimento das criptomoedas no mundo, bem como compreender como o mercado financeiro está se adaptando a essa nova alternativa de transação financeira. Para tanto, a introdução aborda a transição das relações de troca, desde o escambo até as moedas físicas, e como as criptomoedas emergiram como uma alternativa descentralizada e segura para transações financeiras. O referencial teórico trata do surgimento do bitcoin, em 2009, que é o marco inicial para o surgimento das criptomoedas e aborda como as transações são realizadas pelo blockchain. Neste item ainda é explicitado como ocorre a produção das criptomoedas e explica-se a diferença entre criptomoedas e criptoativos. A metodologia utilizada é uma análise quantitativa através de dados obtidos em materiais bibliográficos. No item de análise de dados é discutido o impacto das criptomoedas na economia, os desafios, benefícios e as perspectivas futuras dessa tecnologia. Na conclusão se discute o avanço das criptomoedas, apesar dos desafios, questões de segurança e potencial de crescimento dentro do mercado financeiro.
  • Monografia Acesso aberto
    Plano Real: Uma análise do plano e seus desdobramentos na relação de consumo no Brasil durante a década de 90
    (2023-12) ABRUNHOSA, Caio Lucas Carvalho
    Plano Real: uma análise do plano e seus desdobramentos na relação de consumo no Brasil durante a década de 90, tem como objetivo revisitar a história do país frente ao problema inflacionário vivido por várias décadas subsequentes. O trabalho busca apresentar e verificar os postulados teóricos sobre a inflação e, também, o comportamento do consumidor, sendo analisado os fatores que influenciam suas decisões. Será exposto, no decorrer do trabalho, sobre o funcionamento e importância das políticas econômicas brasileira e as diferentes tratativas implementadas para o combate do índice inflacionário. Em especial, será abordado o Plano Real, o qual teve maior sucesso na contenção do avanço da inflação do país. Por fim, procura-se analisar as diversas consequências do Plano Real, dando ênfase nas quais possuem ligação com as relações de consumo e as decisões de compra da sociedade, e, posteriormente, realiza-se uma comparação com as demais tentativas de combate ao índice.
  • Monografia Acesso aberto
    O papel do Fundo Monetário Internacional durante a crise do subprime e os impactos causados no período pós-crise.
    (2023-12) NASCIMENTO, Guilherme Cleodon Alves do
    O presente trabalho busca como objetivo apresentar qual o papel que o Fundo Monetário Internacional (FMI) teve durante a crise do subprime, além disso, os impactos econômicos que este ocorrido causou no periódo pós-crise. Para esta finalidade, o trabalho é iniciado através de uma contextualização histórica na Conferência de Bretton Woods, onde o Fundo Monetário Internacional foi idealizado e estabelecido, seguido pela investigação das causas e contextos que culminaram na crise do subprime. Compreender as origens dessa crise é essencial para entender as vulnerabilidades do sistema financeiro global. Ao descrever as funções, metas e histórico do FMI em relação à economia mundial, o estudo estabelece uma base sólida para analisar a atuação do Fundo durante a crise. Descobriu-se que, apesar de sua existência como uma instituição de auxílio financeiro e estabilidade, o FMI teve um papel secundário durante a crise do subprime. A avaliação crítica das estratégias adotadas pelo FMI durante o período conturbado revelou seu reduzido protagonismo e suscitou reflexões sobre como essa instituição poderia ter desempenhado um papel mais efetivo na mitigação dos efeitos da crise. Por fim, o estudo propõe recomendações e alternativas para aprimorar o papel do FMI, visando fortalecer sua capacidade de prevenir, gerenciar e minimizar crises econômicas no futuro. Essas sugestões buscam aprimorar políticas econômicas globais e fortalecer instituições internacionais na promoção da estabilidade financeira mundial.
  • Monografia Acesso aberto
    Os impactos gerados pela pandemia de COVID-19 para os microempreendedores: um estudo de caso
    (2023-12) NASCIMENTO, Yuri Gustavo do
    A pandemia de COVID-19 marcou o século de forma catastrófica em que uma crise humanitária foi estabelecida, somada a isso, houve também uma reconfiguração profunda do panorama econômico global, afetando de maneira significativa os microempreendedores. Diante desse cenário, cresce de importância analisar os impactos desencadeados pela pandemia no contexto dos microempreendimentos. O trabalho se fundamenta no estudo dos desafios enfrentados por microempreendedores durante a pandemia, examinando os obstáculos econômicos, sociais e operacionais que surgiram. Além disso, busca-se compreender as ferramentas adotadas por esses empreendedores para lidar com as adversidades enfrentadas diante de um ambiente de incertezas. Serão utilizadas metodologias qualitativas de pesquisa, incluindo entrevistas, levantamento de dados e análise documental, para capturar as experiências reais de microempreendedores impactados pela crise. A abordagem de estudo de caso, mais especificamente com o público de pequenos empresários dos bairros de Copacabana e Urca, permitirá uma análise mais detalhada das situações enfrentadas por esses trabalhadores. Os resultados deste estudo visam contribuir para um melhor entendimento dos desafios e estratégias de enfrentamento dos microempreendedores diante de crises como a pandemia de COVID-19. Ao final, espera-se oferecer insights e recomendações que possam auxiliar na formulação de políticas públicas e no desenvolvimento de estratégias empresariais mais resilientes e adaptáveis a situações de crise.
  • Monografia Acesso aberto
    Os impactos de eventos políticos e econômicos na bolsa de valores brasileira: análise de 2013 a 2023
    (2023-12) BRUST, Gustavo Mayr
    Este estudo oferece um guia detalhado sobre a relação entre o mercado financeiro brasileiro e eventos políticos e econômicos. Observando as dificuldades comuns enfrentadas ao analisar a Bolsa de Valores brasileira em conjunção com eventos políticos e econômicos, identificou-se a necessidade de um estudo que explorasse essa interligação complexa. Baseando-se em dados do índice Ibovespa, da Taxa Selic, e do crescimento do PIB, este trabalho foi desenvolvido para compreender como esses elementos se relacionam ao longo do tempo. A abordagem passo a passo foi adotada para apresentar a evolução desses indicadores e suas interações com eventos políticos e econômicos. Com esta análise, almeja-se proporcionar uma compreensão mais clara de como as variações na Taxa Selic e no crescimento do PIB influenciam o desempenho da Bolsa de Valores brasileira. A expectativa é que esse estudo auxilie investidores, analistas e pesquisadores a entender melhor as nuances dessa relação e as possíveis tendências do mercado financeiro brasileiro diante de eventos políticos e econômicos.
  • Monografia Acesso aberto
    A influência do offshore frente ao cenário econômico do Estado do Rio de Janeiro: uma análise referente à Bacia de Campos
    (2023-12) REGIS, Letícia Gonçalves
    A influência do offshore frente ao cenário econômico do Estado do Rio de Janeiro: uma análise referente à Bacia de Campos busca compreender desde quando o offshore é descoberto até que se iniciam as operações fora da costa, em especial no Estado do Rio de Janeiro e com foco maior na Bacia de Campos, uma bacia sedimentar que é bastante relevante às operações brasileiras desde a descoberta. O trabalho visa entender a importante relação da Bacia de Campos com a empresa petrolífera brasileira Petrobras, e é relatado a importância desta empresa desde asua criação, até o fim do monopólio dela, assim abrindo espaço para outros empresas, principalmente as multinacionais. Também será apresentado a regularização do segmento através das leis brasileiras como a “Lei do Petróleo” e a “Lei dos Royalties”, como que criação e as mudanças dessas leis afetam a arrecadação no Estado e nos municípios. Será demonstrado, através de dados consolidados, a relevância econômica que a exploração de petróleo e gás fora da costa tem sobre a receita do Estado e dos municípios, principalmente os municípios confrontantes (municípios afetados pelas operações de petróleo e gás) à baciasedimentar, além da apresentação das estimativas futuras.
  • Monografia Acesso aberto
    Economia comportamental e sua influência na decisão do investidor
    (2023-06-21) Mustto, Nicole Vásquez
    O presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar como a Economia Comportamental afeta os investidores em sua tomada de decisão. Para este fim, abordou inicialmente como o comportamento dos agentes econômicos era estudado pela Teoria Neoclássica do Consumidor, na qual pensava-se que o homem era um ser completamente racional e que possuía todas as informações para poder realizar sua tomada de decisão. Em seguida, a pesquisa tem como foco os indivíduos vistos pela racionalidade limitada, onde percebe-se que os agentes econômicos podem ser afetados por diversas variáveis, sejam elas sociais, psicológicas ou culturais. Após isso, é introduzida a visão de diversos autores sobre a Economia Comportamental no século XXI. Para dar um maior enfoque na questão dos investidores, este trabalho enumera e dá um breve resumo das crises financeiras que mais influenciaram o mercado financeiro e consequentemente, os investidores. Dessa maneira, é apresentada uma variedade de pontos de vista distintos que buscam trazer uma ampla visão sobre o assunto a ser discutido.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise econômica do consumo virtual no Brasil, segundo o utilitarismo
    (2023-06-13) Moura, Bruno Ferraz da Costa; Oliveira, Gabriela dos Santos Damasceno
    Este estudo se propõe a realizar uma análise aprofundada da economia do consumo online no Brasil, sob a perspectiva utilitarista, que se baseia na ideia de maximizar a felicidade dos consumidores. O objetivo principal é compreender de que forma o consumo virtual se relaciona com a satisfação do consumidor e como diversos fatores influenciam essa maximização. Para atingir esse objetivo, o estudo aborda diferentes aspectos, como o preço dos produtos, o mercado virtual e o impacto do consumo online na economia brasileira. Através da aplicação de abordagens da microeconomia, é realizada uma análise minuciosa desses elementos, explorando as interações complexas entre o consumo virtual e a economia do país. Ao examinar esses aspectos de forma detalhada, o estudo busca proporcionar um entendimento mais completo do consumo online no Brasil, contribuindo para o conhecimento sobre os mecanismos econômicos envolvidos e as implicações dessa modalidade de consumo na sociedade brasileira.
  • Monografia Acesso aberto
    Economia Solidária: um ensaio sobre o empreendedorismo social no município do Rio de Janeiro pós-covid 19
    (2023-06-28) Freitas, Carina Lira
    Tendo em vista que a pandemia do coronavírus afetou fortemente o mundo, principalmente a economia e os setores geradores dela, pesquisa-se sobre os impactos da pandemia na economia solidária em conjunto ao empreendedorismo social do município do Rio de Janeiro, a fim de verificar os efeitos econômicos causados pelas medidas de isolamento, avaliar a situação econômica das empresas de empreendedorismo solidário durante a pandemia e compreender a eficácia das medidas governamentais adotadas nesse período. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa, com entrevistas a funcionários do setor da economia solidária. Diante disso, verifica-se que conforme dados mostrados ao decorrer da pesquisa, e os resultados das entrevistas, o empreendedorismo teve um grande impacto durante a pandemia e devido ao fechamento obrigatório das empresas e a ordem de permanecer em casa, apesar das medidas governamentais de continuidade de emprego, e de auxílio emergencial, grande parte da sociedade, assim como as empresas, sentiram o impacto da pandemia.
  • Monografia Acesso aberto
    Perspectivas e tendências da balança comercial: a exportação e o brasil em desenvolvimento
    (2023-06) Blanco, Matheus Moreira
    O objetivo desta pesquisa foi analisar se o atual estado da balança comercial brasileira e sua decorrente infraestrutura pode estar agindo em detrimento de seu desenvolvimento. Foram analisadas séries históricas da balança comercial, assim como recortes mais detalhados de grandes categorias econômicas, produtos e escoamento. No referencial teórico, destacou-se a história do desenvolvimento geral e seus principais contribuintes, e em seguida, focou-se no desenvolvimento brasileiro, destacando um dos seus principais autores, Celso Furtado. Logo após, na contextualização, aprofundou-se sobre os setores econômicos, a entrega de recursos, a industrialização e a exportação. O método utilizado foi o quali-quanti, o meio utilizado para coleta de dados foi a: análise bibliográfica, e o trabalho tem um fim explicativo. Segundo os dados da balança comercial e as tendências de crescimento no foco agrícola, o Brasil pode estar caminhando para uma desindustrialização devido à sua especialização e exportação em produtos de baixo valor agregado, esgarçamento de sua indústria e pouco interesse relativo na indústria de bens duráveis.
  • Monografia Acesso aberto
    Jogos virtuais como instrumento de transformação do mercado econômico brasileiro
    (2023-06-16) Carvalho, Caio Victor Passos de
    Este trabalho tem como objetivo analisar o crescimento econômico dos jogos virtuais no mercado brasileiro. Para isso foi realizado uma pesquisa exploratória, através de uma abordagem quantitativa, com o intuito de compreender o mercado econômico brasileiro de jogos virtuais. Os jogos virtuais que se mostrou um grande mercado e em constante crescimento, a partir de tal conhecimento, foi feito uma pesquisa do surgimento dos jogos eletrônicos até os dias atuais, com o intuito de entender o desenvolvimento, a evolução e o impacto do segmento no mercado mundial e, principalmente, no mercado brasileiro. A pesquisa de campo foi desenvolvida através da análise das respostas obtidas por meio de um questionário, com o intuito de entender o impacto dos jogos virtuais no mercado. Após análise dos dados obtidos é possível entender os fatores que ajudaram o setor a se desenvolver e gerar tal impacto no mercado econômico de maneira a atrair demanda e investimento de setores que não estão diretamente ligado aos games.
  • Monografia Acesso aberto
    Educação financeira como ferramenta de transformação do inadimplente em investidor
    (2023-06-23) Vasques, Ingrid dos Santos
    O Brasil possui milhares de endividados e inadimplentes. Com a pandemia provocada pelo Covid9, esses números se intensificaram. No entanto, a educação financeira tem o potencial de desempenhar um papel fundamental na vida das pessoas, especialmente na era atual. A pesquisa irá abordar o cenário de endividamento das famílias brasileiras e a importância da educação financeira para a sociedade alcançar a estabilidade e a liberdade econômica, além disso, traçará estratégias e métodos para a saída da inadimplência por meio da organização das finanças pessoais, para que, através da mudança de mentalidade, possam se tornar investidores. Para realização de tal estudo, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa. Quanto aos fins a pesquisa é classificada como descritiva, e quanto aos meios baseou-se no método de entrevista. A pesquisa se dá pela relação que a educação financeira pode ter com a saúde e a tranquilidade das pessoas, além da capacidade de contribuir com o crescimento e o desenvolvimento econômico do país.
  • Monografia Acesso aberto
    A compreensão dos impactos econômicos da pandemia de COVID-19 no setor hoteleiro sob a visão de colaboradores da rede hoteleira na Cidade do Rio de Janeiro
    (2023-06-15) Silva, Jacqueline Araújo da
    O turismo é um setor muito importante para a economia na Cidade do Rio de Janeiro, entretanto, foi demasiadamente afetado pela crise econômica ocasionada pela pandemia de covid-19 em 2020. A hotelaria e o turismo possuem um forte elo econômico entre si, com isso, esta pesquisa visa evidenciar o mercado hoteleiro no ano de 2022, correlacionando com os impactos trazidos pela crise em questão. Para isso, é necessário analisar o turismo na cidade do Rio de Janeiro, em especial, no ano de 2019 (ano que precede a pandemia), entender o início da pandemia na cidade, para então, ter uma melhor visualização das consequências no setor estudado, e logo, descrever a recuperação da indústria hoteleira ao longo do ano de 2022. Utiliza-se uma abordagem qualitativa, método hipotético-dedutivo, e a pesquisa, explicativa descritiva, com uso de pesquisas documentais, além de um questionário respondido por alguns profissionais da área. Ao final, será possível entender melhor o comportamento da indústria hoteleira na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2022, correlacionando o mesmo com a crise causada pela pandemia.
  • Monografia Acesso aberto
    Educação financeira e o perfil do investidor brasileiro: com uma análise ANBIMA
    (2023-06-21) Costa, Railson Borges
    Este trabalho, tem o intuito de analisar a educação financeira e o perfil do Investidor Brasileiro, com base em uma análise comparativa do perfil do investidor Anbima, o impacta na vida de todas as classes brasileiras, relacionando o conhecimento sobre o assunto de como suas estratégias de planejamento financeiro, investimento e como a situação financeira atual deles. O trabalho buscou analisar como a população faz suas escolhas de investimento e apresentou maneiras de investir de forma segura, utilizando conhecimentos e como planejar financeiramente usando ferramentas para ampliar sua careteira além da poupança. Foi feito um estudo paralelo dos resultados da pesquisa Ambima de 2021 a 2022 de como está o conhecimento da população brasileira na escolha de investimento. Para alcançar os objetivos, esse trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, procurando as características da população brasileira, através das respostas de questionário secundário atingindo pessoas de toda as classes sociais, por todo país, e estilos de vida distintos. Após os dados a serem realizado com base na pesquisa realizada pela Anbima. Ao final da presente análise, e apresentada a conclusão do autor acerca do tema.
  • Monografia Acesso aberto
    O cenário econômico nacional e suas inserções no mercado exportador: um estudo sobre a carne e soja em 2020 A 2022
    (2023-06-20) Machado, Leonardo Mascena
    O cenário econômico nacional e suas inserções no mercado exportador: Um estudo sobre a carne e soja em 2020 a 2022, busca compreender a importância do agronegócio na economia nacional e na vida econômica das pessoas, em especial os dois produtos mais rentáveis atualmente, a soja, onde o Brasil é o maior produtor e exportador mundial e a carne, no qual o Brasil se consolida como a segunda maior potencial mundial em questão de produção e exportação. Para esses 2 produtos, foi utilizado como parâmetros o complexo da soja, em especial o óleo de soja e para a parte da pecuária, foi usado como parâmetro a carne de boi, porco e frango. Será demonstrado também de forma detalhada através de dados consolidados como tal setor é referido no produto interno bruto, como é sua importância no setor internacional, derivado das exportações, adicionando como este setor implica na renda da sociedade brasileira, com alterações dos preços dos produtos citados e à proporção que o setor rural gera de empregos no território nacional.
  • Monografia Acesso aberto
    A importância do marketing digital nas micro e pequenas empresas durante a COVID 19
    (2022-12-20) Almeida, Sabryna
    A importância do marketing digital nas micro e pequenas empresas durante a pandemia do vírus Covid-19 busca entender a relevância do comércio digital dentro das organizações, no que tange as novas adaptações das MPEs diante de um novo cenário. O trabalho buscou de maneira geral investigar os impactos da transformação digital no tocante ao resultado financeiro das microempresas durante a pandemia, e teve como objetivos específicos: i) Compreender o desenvolvimento do marketing nas MPEs antes e depois da Covid-19; ii) Relatar as ferramentas utilizadas como estratégia de marketing; iii) Identificar os efeitos da pandemia nas MPEs. Além disso, o trabalho de pesquisa mostra a contribuição das ferramentas digitais para o mantimento das empresas durante o período de isolamento. No que diz respeito à metodologia, adotou-se o método qualitativo. A pesquisa quanto aos fins é de cunho exploratório, e quanto aos meios baseou-se no método do estudo de caso utilizando as entrevistas como base para a pesquisa.
  • Monografia Acesso aberto
    A interferência da política monetária no cenário inflacionário no Brasil: análise do período da covid-19
    (2022-12) Abreu, Caio César Sanches de; Rodrigues, Mateus Ramires
    Este trabalho tem como seu principal objetivo mostrar a importância da interferência das políticas monetárias durante um período de crise econômica, esse mais especificamente, vai tratar do período pandêmico da Covid-19 no Brasil. Para explorar o tema, serão explicados na sessão dois, o que é política monetária e quais são seus dois tipos. Ainda na sessão dois, será apresentada a definição do fenômeno que conhecemos por inflação, seus agentes e em que este fenômeno consiste. Por fim, nesta mesma sessão, será discorrido sobre a pandemia do Covid-19 e seus impactos na economia. A abordagem do assunto foi dividida em duas partes, onde a primeira consiste e tem um caráter descritivo e explicativo, já que se buscou em livros, artigos e sites especializados, assuntos relacionados ao tema escolhido. Na segunda parte, será apresentada uma entrevista, com três economistas, a qual busca expandir e analisar diferentes pontos de vista a respeito das políticas monetárias adotadas pelo Banco Central durante o período da pandemia no Brasil. Ao final da pesquisa e após ser realizada a análise dos dados coletados, será apresentada a conclusão dos autores e seus pontos de vista acerca do conteúdo abordado.
  • Monografia Acesso aberto
    Impacto dos Bancos Digitais no Mercado Bancário Brasileiro
    (2022-12) Salles, Victor Rodrigues
    Os bancos digitais são bancos que funcionam de modo totalmente virtual, sendo principalmente acessado pelos celulares e veem crescendo consideravelmente e sendo cada vez mais populares, se tornando uma alternativa aos bancos tradicionais. O trabalho buscou de maneira geral identificar as mudanças causadas por sua presença, partindo de um entendimento sobre a economia brasileira e sobre o mercado bancário, tendo como objetivos específicos: i) reconhecer as mudanças causadas pelos bancos digitais; ii) investigar o perfil de seus usuários; iii) observar a relação dos brasileiros com os bancos tradicionais. No mais, o trabalho de pesquisa mostra o surgimento da economia brasileira, do primeiro banco nacional e como surgiu o primeiro cartão de crédito. No que diz respeito à metodologia, adotou-se o método de pesquisa qualitativa e quantitativa. A pesquisa quanto aos fins é classificada como exploratória, e quanto aos meios baseou-se no método de questionário para que os caminhos da pesquisa fossem percorridos.