Programa ensino médio inovador: um estudo exploratório sobre o uso de metodologias ativas em uma escola pública estadual de Santa Catarina
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Data
2021-09
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Cardoso, Morgana Lopes de Matos
Orientador
Yared, Yalin Brizola
Coorientador
Resumo
Esta pesquisa objetivou analisar a contribuição das metodologias ativas em uma Escola Estadual de Educação Básica de um município do extremo sul de Santa Catarina, a partir da implementação do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). O ProEMI almeja, a partir do suporte às Secretarias Estaduais de Educação e do Distrito Federal, desenvolver ações de melhoria referente a qualidade do Ensino Médio não profissionalizante. Desta forma, dando ênfase em projetos pedagógicos, visa promover a educação científica e humanística, bem como a valorização da leitura, da cultura e da relação teoria e prática por meio de novas tecnologias e metodologias criativas e emancipadoras. Os movimentos metodológicos desta pesquisa incluem características qualitativas, através de um estudo exploratório e descritivo baseado no paradigma filosófico do materialismo histórico-dialético. Trata-se de um estudo de caso, que possui população intencionalmente definida pelo grupo de 09 professores que participaram em algum momento do EMI na escola lócus da pesquisa, no período entre 2014 e 2020. Para a análise dos dados, foi adotada a técnica de Análise de Conteúdo pautada em Triviños (2012) e Bardin (2021). Para as considerações finais desta pesquisa de mestrado, apresentamos as contribuições que as metodologias ativas proporcionaram a partir da implementação do ProEMI, bem como colaboramos na propagação das metodologias ativas de forma plena, crítica e efetiva. Além disso, apontamos para a necessidade da criação de mais programas nacionais que visem intencionalmente a educação científica, tecnológica e humanística. As contribuições que as metodologias ativas proporcionaram à escola foram significativas, e, apesar de todas as lacunas e contradições, os/as docentes sustentaram assertivas que apontaram para a sensibilização na vivência do programa. Essa sensibilização promoveu possibilidades na superação de uma educação fragmentada e bancária. Ainda, os/as docentes se mostraram abertos à mudanças, o que mobilizou para a busca de uma modificação paradigmática na educação escolar. O incentivo a utilização da tecnologia, trouxeram impactos positivos para a vida pessoal e até mesmo profissional dos/as estudantes.
Palavras-chave
Programa Ensino Médio Inovador, Inovação Didática, Metodologias Ativas, Pensamento Crítico e Científico, Educação tecnológica e humanística