Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 28
  • Monografia Acesso aberto
    Favela Boulevard da Paz: recuperação de área de risco e integração entre espaços livres
    (2023-12) CHAVES, Gabrielle Malveira Silva
    Este trabalho final de graduação propõe analisar as políticas públicas de urbanização de favelas e atendimento habitacional no Estado de São Paulo, com o objetivo de refletir sobre os métodos utilizados para atender as necessidades das favelas em áreas de risco. Consideram-se as medidas de participação da população, questões relacionadas à remoção de famílias e a atenção dada ao aspecto ambiental, considerando o risco geológico. O projeto proposto é a recuperação da Favela Boulevard da Paz, localizada em uma área de risco de deslizamentos na cidade de São Paulo, através da criação de caminhos que favoreçam a mobilidade do pedestre por meio da integração entre espaços livres. Ele envolve a remoção das famílias em áreas de risco, a requalificação dos espaços livres e das vias para pedestres, bem como a recuperação da área de mata remanescente ao redor do córrego da Bacia do Guarapiranga. A intenção é cumprir um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas: tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
  • Monografia Acesso aberto
    Biblioteca Vila Sônia: instrumento de cultura e educação
    (2023-12) SANTOS, Fabrízio José da Silva
    Esta pesquisa tem como objetivo, por meio de fundamento teórico e exercício prático, compreender e elaborar um projeto arquitetônico destinado a biblioteca de pequeno porte, com enfoque no conceito de Bibliotecas de Bairro. Essas bibliotecas, pode-se dizer, compõem um ambiente singular que compreende a demanda por um espaço de estudo, informação e lazer. Trazem acesso democrático à cultura, gerando a possibilidade de um maior contato com as tradições de outros lugares e a apropriação comunitária destes equipamentos. A análise, por meio de estudo e comparação de projetos contemporâneos, proporcionou perspectivas distintas sobre o tema e sobre como lidar com as necessidades específicas de cada local. A base histórica demonstrou a trajetória das bibliotecas públicas do Brasil e seus desafios. A partir da análise das necessidades do bairro Vila Sônia Zona Oeste de São Paulo, local de inserção do projeto, buscou-se, diretrizes para o desenvolvimento adequado do conforto térmico, acústico e lumínico, em um programa de necessidades coerente com a região, além de um fluxograma eficaz e de fácil entendimento e apropriação. Estes estudos são relevantes para compreender preceitos que resultem na elaboração de uma biblioteca de bairro convidativa, funcional, de amplo interesse da comunidade, destacando a relevância da arquitetura no desenvolvimento e dinâmica dos espaços sociais e buscando o aprimoramento de ambientes de estudo, concentração, formação crítica, produtividade, diversão, acessibilidade e conhecimento geral.
  • Monografia Acesso aberto
    Reciclagem do complexo edilício do cine art-palácio para habitação de interesse social (flm): “Nenhuma mulher sem casa!”
    (2023-12) RODRIGUES, Hugo Xavier
    Esta pesquisa tem como objetivo a reciclagem do edilício Cine Art-Palácio, situado na Avenida São João, 407-417, no Centro de São Paulo, para habitação popular, em benefício da ocupação Frente de Luta por Moradia (FLM). Dessa forma, com a finalidade de observar como o uso da função social da propriedade pode ajudar a minimizar os impactos de um déficit habitacional em uma parcela da população que é socialmente vulnerável, ao mesmo tempo em que apoia a requalificação de um prédio ocioso. A Constituição Federal brasileira reconhece a importância do cumprimento da finalidade social da propriedade e delineia mecanismos legislativos que facilitem sua implementação pelos gestores públicos. O Estatuto da Cidade de 2001 elabora e fortalece essas ferramentas legais, oferecendo métodos para a promoção e o cumprimento do papel social da propriedade. Ademais, olhar para questões relativas ao componente social e ao crescimento urbano, que frequentemente se confrontam e essas características contraditórias estão representadas nos fundamentos do Direito, na interpretação e até mesmo na aplicação do Direito Urbanístico como política pública. Como resultado, espera-se oferecer um projeto de reciclagem dos andares superiores do edifício, que antes eram utilizados para fins hoteleiros. Este projeto pretende fornecer acomodações acessíveis para os ocupantes do FLM, ao mesmo tempo em que atende à necessidade de moradia e revitaliza o prédio na zona central de São Paulo.
  • Monografia Acesso aberto
    Edifício multifuncional e seus reflexos sob seu local de implantação
    (2023-12) WUTHSTRACK, Yahn
    Essa pesquisa tem como objetivo contextualizar a evolução dos edifícios multifuncionais, ao mesmo tempo em que pretende explorar tanto a busca por eficiência de uso como também os respectivos benefícios que um projeto dessa tipologia gera sobre seu local de implantação. O propósito geral é conceber uma proposta de um edifício multifuncional no bairro do Brás, na cidade de São Paulo. Entre seus objetivos estão a funcionalidade do complexo, a harmonia com o entorno e o uso eficiente do solo por meio de uma alta densidade construtiva e de uso. A pesquisa se baseia em estudos documentais sobre a tipologia de edifícios multiuso, a contextualização do entorno local e perspectivas sobre questões que devem ser abordadas em São Paulo, bem como em outras cidades igualmente populosas e densas, para que continuem funcionando a longo prazo.
  • Monografia Acesso aberto
    Palacete do Carmo: reciclagem de uso e preservação do patrimônio edificado em São Paulo
    (2023-12) LEMES, Julia Dias
    A pesquisa aborda a reciclagem de edifícios para usos diversos, conectando espaços semipúblicos e privados através da permeabilidade e quadra aberta. Tem como objetivo geral propor o projeto de reciclagem e ampliação do Palacete do Carmo, localizado no distrito Sé, Centro Histórico da cidade de São Paulo. Tem como propósitos específicos a reintegração da construção preexistente ao entorno e tempo, a adequação de usos de acordo a demanda socioeconômica atual e a abordagem sustentável, flexível e adaptável à diversidade de apropriações. É baseado em pesquisas documentais, história de seu entorno até a atualidade e nas possibilidades contemporâneas de intervenção em um bem, baseadas em teorias acerca do restauro.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de convivência e residência para idosos
    (2023-12) VIANA, Miriã de Góis
    Com o aumento da expectativa de vida e do número de pessoas idosas no mundo nota-se que a temática está cada vez mais inserida nas sociedades e conseguinte tem demandado políticas sociais no Brasil também. Nesse sentido, esse trabalho discute a proposta de um Centro de Convivência e Residência para idosos adotando princípios da neuroarquitetura em seu conceito e partido. Objetiva-se prestar cuidados integralizados, repensando a moradia da pessoa idosa, e abranger questões do envelhecimento, atendendo às necessidades inerentes à idade e à integração e mudança da sociedade. Desta forma, busca responder algumas perguntas, como: o que é o envelhecimento? Ou, como um projeto arquitetônico, mesmo que abranja caráter social e específico, pode suprir efetivamente a necessidade da população idosa? Quanto a metodologia, trata-se de pesquisas que se desenvolveram através de levantamento e análise de dados em variadas áreas do conhecimento. O resultado é a produção de um projeto arquitetônico de uma instituição asilar de caráter público para idosos em situação de vulnerabilidade social e centro de convivência com o programa de necessidades arquitetônico visando estimular as habilidades funcionais e capacidades intrínsecas do ser humano tendo como premissa o bem-estar.
  • Monografia Acesso aberto
    Complexo habitacional Anália Franco
    (2023-11) GUERRA, Renata Sanches
    O Brasil teve um desenvolvimento urbano que evidenciou a segregação social e espacial. Com o crescimento das cidades, pessoas passaram a habitar favelas distribuídas pelo país, onde o acesso à infraestrutura, serviços públicos, emprego e lazer, é limitado. Por esta razão, o país evidencia uma exclusividade na qualidade de vida para a população pertencente a uma elite. Este trabalho acadêmico tem como propósito analisar os processos históricos que influenciaram o crescente desenvolvimento do déficit habitacional no Brasil, assim como os programas públicos realizados para tentar combater esta problemática, e, a partir deste levantamento, pro- por um projeto que apresente coerência com o Plano Diretor vigente na cidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Requalificar antigos galpões da mooca – rua borges de figueiredo e avenida presidente wilson
    (2023-06) ANDRADE, Guilherme Domenice de
    É inegável a importância histórica do bairro da Mooca, situado na região central da cidade de São Paulo. Seus edifícios de valor patrimonial, muitos inclusive tombados, revelam uma época que marcou o início da industrialização na cidade. Contudo, boa parte desses edifícios encontram-se hoje vazios ou subutilizados, pondo em risco não só a integridade física desse patrimônio, mas também da própria história paulistana. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo elaborar um projeto de requalificação para um trecho da Rua Borges de Figueiredo via que sedia edifícios tombados. Utilizou-se pesquisa documental e bibliográfica para obter informações sobre a formação do bairro e sua situação atual. As informações foram obtidas a partir de dados históricos e geográficos sobre a formação do bairro, que se inicia no período colonial, no início do século XIX, ao período atual. Essa primeira busca se concentrou no cruzamento de dados, da relação uso do lote e dados do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), onde foi possível obter a relação de bens subutilizados ou os que não cumprem a “função social da propriedade” adequada. A partir disso foi escolhido o conjunto de lotes na Rua Borges de Figueiredo que receberá a intervenção e revitalização dos bens tombados. Para atender aos objetivos propostos, esse trabalho está estruturado em seis capítulos que relatam e trazem informações sobre a proposta de Intervenção que tem como proposito a busca de manter o histórico do bairro preservado, revitalizados e ganhando função social adequada, como a criação de museu, teatro e ambientes de uso público para cultura e lazer.
  • Monografia Acesso aberto
    CISCO Entre Mãos: Centro de Inclusão para Surdos, Cegos, Surdocegos e Ouvintes
    (2023-12) SANTOS, Isabella da Silva
    O objetivo deste trabalho é mostrar, através de fundamentos teóricos e práticos, a possibilidade de um projeto voltado para estratégias de acessibilidade e inclusão. Para isso, buscou-se compreender melhor a surdez, a cegueira e a surdocegueira, sinalizando suas particularidades e necessidades cotidianas, tendo como base a norma brasileira de desenho universal, NBR 9050, e estratégias que estão dando certo no mundo, como o DeafSpace, como estratégia de inclusão. Além da acessibilidade, a arquitetura sensorial foi pensada como uma grande aliada nesse objetivo, através de estímulos dos sentidos. Foram analisados projetos relacionados ao tema proposto, que visavam ora uma arquitetura voltada para o público surdo, ora para o público cego e, quando possível, para ambos os públicos, e por fim, foi discutido o projeto do Museu Judaico de Berlim como uma das mais completas experiências sensoriais idealizadas. Finalmente, com base no que foi apurado para a pesquisa desse trabalho, foi idealizado o projeto do CISCO Entre Mãos, com o objetivo de ser um apoio a essas comunidades, além de ser um lugar de lazer e de relacionamento comunitário. Pensando ainda no envelhecimento da população, condições de baixa ou perda total da visão ou audição podem ser recorrentes e lugares para esse apoio da reabilitação é de suma importância para garantir a boa saúde na terceira idade.
  • Monografia Acesso aberto
    Escola de ensino técnico integrado a SAF's na reserva Chico Mendes
    (2023-06-13) Aquino, Larah
    Este Trabalho de Graduação consiste na elaboração do anteprojeto de uma Escola Técnica Integrada ao Sistema Safs na Reserva Extrativista Chico mendes- RECM no município de Xapuri, estado do Acre , cujo objetivo é proporcionar habilidades para o exercício da atividade extrativista, às pessoas interessadas na área, além de contribuir para o desenvolvimento e a restauração das áreas degradadas pelo desmatamento na Reserva Chico Mendes, são inseridos no plano de manejo, o ensino agroflorestal . Para o desenvolvimento do trabalho foram feitas pesquisas e entrevistas com profissionais com grande conhecimento na área. A proposta do projeto é destinar um espaço agradável, adequado e sustentável, que possa atender as necessidades das comunidades locais e profissionais das pessoas na referida área, assim como suprir as deficiências existentes na reserva.
  • Monografia Acesso aberto
    Uma Perspectiva De Reconversão Do Patrimônio Industrial: A Segunda Casa
    (2023-06-20) Conceição, Charles
    Este trabalho propõe a reconversão do edifício da antiga Metalurgia Martins Ferreira em um espaço para profissionais, como moradias do tipo Loft e escritórios em um sistema de Coworking e Coliving. A pesquisa envolveu análise da área envoltória, entendimento da forma do morar e trabalhar da população brasileira e levantamento histórico. O objetivo é propor um anteprojeto adequado para a execução de funções em uma realidade pós pandemia. Palavras-chave: coworking, coliving, cohousing, edifício fabril, Loft.
  • Monografia Acesso aberto
    Escola de ensino técnico integrado na reserva Chico Mendes
    (2023-07-28) de Sousa Aquino, Larah Hellen
    Este Trabalho de Graduação consiste na elaboração do anteprojeto de uma Escola Técnica Integrada ao Sistema Safs na Reserva Extrativista Chico mendes- RECM no município de Xapuri, estado do Acre , cujo objetivo é proporcionar habilidades para o exercício da atividade extrativista, às pessoas interessadas na área, além de contribuir para o desenvolvimento e a restauração das áreas degradadas pelo desmatamento na Reserva Chico Mendes, são inseridos no plano de manejo, o ensino agroflorestal . Para o desenvolvimento do trabalho foram feitas pesquisas e entrevistas com profissionais com grande conhecimento na área. A proposta do projeto é destinar um espaço agradável, adequado e sustentável, que possa atender as necessidades das comunidades locais e profissionais das pessoas na referida área, assim como suprir as deficiências existentes na reserva.
  • Monografia Acesso aberto
    Olhos da rua : requalificação viária através da óptica feminista
    (2023-06-16) Silva, Paolla Karrara Oliveira e
    A seguinte pesquisa tem como objetivo a discussão sobre a desigualdade de gênero e o seu impacto no desenho urbano, partindo do princípio de que dinâmicas sociais estão presentes na expressão gráfica e física das cidades. Dessa maneira, o desenho urbano pode ser entendido como uma ferramenta de transformação social, quando combinado a uma leitura territorial sob a óptica feminina, uma vez que a mulher é o alvo da exclusão .
  • Monografia Acesso aberto
    Habitação Estudantil - Intervenção na Preexistência Companhia Antártica Paulista
    (2023-06-11) Silva, Gabriele
    Este trabalho trata de uma intervenção na preexistência na antiga fábrica Companhia Antarctica Paulista, um local de extrema importância histórica industrial e econômica para a cidade de São Paulo. O objetivo principal do trabalho é trazer a discussão sobre o patrimônio histórico e setor imobiliário, mostrando a possibilidade de habitar, conviver e preservar o patrimônio. Esse trabalho será desenvolvido utilizando de metodologias acercada intervenção na preexistência, sempre respeitando a resolução do tombamento indicada pelos órgãos de preservação.
  • Monografia Acesso fechado
    ARE - Abrigo temporário para vítimas de desastres
    (2023-06) Sguillo, Mariana Itikawa
    Nos últimos anos o mundo passou por um aumento considerável de desastres naturais e ambientais, as consequências desses desastres podem ser grandes, afetar um número de pessoas e áreas significativas. Com o crescimento expressivo da população mundial a quantidade de vítimas dessas perturbações cresce a cada ano. Esse trabalho surge com a intenção de projetar através do uso da arquitetura efêmera, um abrigo capaz de receber as pessoas desabrigadas e/ou desalojadas em consequência desses desastres. O abrigo ARE (do vocabulário indígena retirado da Poranduba Amazonense significa amparar), pretende ser um módulo capaz de atender as diversas necessidades das pessoas atingidas até que as mesmas voltem a um lar permanente. Além de multifuncional, o abrigo visa ser sustentável e ser capaz de adaptar a qualquer clima e terreno.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de esporte e lazer Butantã
    (2023-06-20) Sousa, Vinicius
    O trabalho busca apresentar a importância da prática esportiva e de um espaço público de qualidade destinado a essa atividade para a população da cidade para chegar na proposta de um centro de esportes e lazer. Inicialmente buscou-se trazer a diferenciação dos conceitos de esporte e lazer e como eles foram se transformando ao longo do tempo até chegarem ao que conhecemos hoje. Posteriormente é apresentado a realidade do esporte no Brasil, abordando questões de políticas públicas e os espaços destinado para essas práticas, públicos e privados e a importância desses espaços na cidade, principalmente quando estão relacionados a infraestrutura de transporte e com outros equipamentos.
  • Monografia Acesso fechado
    Centro de Artes Urbanas: Reabilitação do Antigo Cinema do Morro Grande
    (2023-06-20) Stalmann, Vitor dos Santos Amaral
    A pesquisa aborda de forma minuciosa a história do território do Morro Grande, localizado no distrito da Freguesia do Ó, zona noroeste da cidade de São Paulo, apresentando os desdobramentos ocorridos a partir da chegada da Pedreira Morro Grande na região, entendendo as relações entre as formas de trabalho, moradia e lazer que foram estabelecidas pelo empreendimento desde o início do loteamento do bairro em 1948 e fortalecidos pela construção de um conjunto arquitetônico que possui como símbolos um cinema e a Capela Santa Clara de Assis. O processo de concordata que a empresa enfrentou em 1983, após realizarem a aquisição do grupo Redimix, fez com que perdessem um pouco do império que fora construído e resultou na diminuição da exploração mineral, além do abandono das edificações ali presentes. Estes espaços começaram a ser ocupados pela população que vivia no entorno, principalmente a partir dos anos 2000, que se utilizaram dali para experimentar o grafite, o pixo e demais práticas da arte urbana, transformando as construções atrativas para praticantes da fotografia e audiovisual. Em 2006, um grupo de moradores formam o Movimento em Defesa do Parque Morro Grande, que luta desde então pela implantação de um parque urbano na grande área da pedreira, preservando o remanescente de bioma de mata atlântica e os locais de relevância histórica para a comunidade. A partir do levantamento histórico do bairro e contextualização da arte urbana no Brasil, é apresentado um masterplan com diretrizes de intervenção para o conjunto arquitetônico e um detalhamento da área do cinema, onde foi proposto um Centro de Artes Urbanas, alocando ateliês dedicados às práticas de grafite, fotografia, dança e música, além de uma esplanada que trabalha as relações internas e externas da edificação a partir de espaços para realização de eventos e projeções, suprindo a necessidade do território em equipamentos públicos de qualidade voltados à cultura e entretenimento.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de Tratamento Psicossocial para Dependentes Alcoólicos: O esporte como auxílio na reabilitação
    (2023-06-20) Sousa, Camila
    O alcoolismo é a dependência do indivíduo ao consumo de álcool, onde seu uso descontrolado, constante e progressivo pode comprometer o funcionamento do organismo e levar a consequências irreversíveis. O tratamento envolve métodos farmacológicos e terapêuticos, com o auxílio de profissionais da saúde. Todavia, o intuito deste projeto é proporcionar alternativas além dos métodos padrões para o tratamento da dependência alcoólica, e assim incentivar as pessoas da região de Franco da Rocha/SP, onde o projeto será inserido, a buscar o tratamento e obterem melhor qualidade de vida inserindo práticas de atividades físicas ao seu cotidiano e estabelecendo relações com a natureza.
  • Monografia Acesso fechado
    Centro Esportivo e Cultural Inn
    (2023-06-22) Santos, Ronaldy
    Compartilhar semelhanças ao praticar o mesmo esporte é um exemplo cultural. O esporte quebra barreiras entre pessoas de diferentes culturas e permite que se definam sem conflitos. Os esportes são adaptados à cultura. Estudos mostram que o esporte tem efeitos positivos na educação, como melhor desempenho, menor absenteísmo, menor taxa de abandono e maior progressão para o ensino superior. O esporte é frequentemente visto como um reflexo da sociedade, apresentando microcosmos que refletem fatos sociais em escala reduzida e são acompanhados por audiências globais. O objetivo deste trabalho é destacar a importância do acesso ao esporte e à cultura na formação do caráter humano na sociedade. Reconhecendo que o desenvolvimento social atual está relacionado à prática de atividades físicas e ao conhecimento, que beneficiam o desenvolvimento físico e mental das pessoas. Conclui-se que o projeto do Centro Esportivo e Cultural busca proporcionar lazer, cultura e esporte, oferecendo à comunidade oportunidades de melhorar a educação, cultura e incentivando os indivíduos por meio do esporte e da cultura.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso industrial nas grandes cidades: projeto de uma fábrica de ventiladores em São Paulo
    (2023-06-22) Silva, Ligia Mezher
    Apesar da saída das indústrias das grandes cidades nos últimos cinquenta anos, muitas fábricas continuam em plena atividade em São Paulo, a maior cidade da América Latina, em 2023. Entre os motivos dessa evasão, podemos citar os incentivos fiscais ofertados por outras cidades (menores), sistema logístico e de transportes, o valor do metro quadrado mais adequado, polos industriais planejados, etc. Porém, nos últimos anos, em especial no pós-pandemia, alguns fatores vêm mostrando as vantagens das indústrias permanecerem próximas do mercado consumidor, dos colaboradores e fornecedores. Dificuldades com a importação, aumento do dólar, incertezas no cenário mundial com aumento da inflação e aumento do custo dos combustíveis, recuo parcial da globalização são alguns desses fatores. Como decorrência surge uma nova dinâmica de revalorização das indústrias, fazendo com que os antigos galpões industriais sejam reformados e reutilizados. O uso industrial é importante para as cidades, pois, além de gerar empregos, incentiva o trabalho técnico estimulando o desenvolvimento da região. Alguns espaços territoriais localizados em pontos específicos das grandes cidades destinados às indústrias poderão conviver de forma organizada e planejada com os outros usos do solo, caso haja interesse público e das empresas. Este Trabalho Final de Graduação propõe o projeto de uma fábrica num terreno escolhido na Mooca, São Paulo. A região, ao lado dos bairros do Ipiranga e do Brás, foi uma das primeiras a sediar as fábricas na capital paulista no início do século passado. E até hoje abriga esse uso conforme o zoneamento da prefeitura, possuindo várias quadras demarcadas como ZPI-1 (Zona Predominantemente Industrial - 1). O terreno escolhido para a elaboração do projeto - que visa abrigar uma fábrica de ventiladores localiza-se nesta área. Fundada na Mooca em 1957, atualmente a fábrica Ventisilva está sediada num terreno que teve seu zoneamento alterado para uso misto, tornando sua permanência insustentável. Para além da elaboração do projeto da fábrica, esta pesquisa propõe uma reflexão acerca da manutenção do uso industrial (de médio porte) nas grandes cidades. A reindustrialização parece ser uma tendência em algumas grandes cidades, basta saber como vai ser a convivência com esta nova indústria, do século XXI no território urbano.