Medicina Veterinária

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 31
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Comparação da composição do leite caprino em relação ao leite bovino
    (2023-12) Santos, Kelvin da Silva; Muniz, Bárbara de Souza; Cardoso, Augusto Pereira; Felix, Juan Herrera do Nascimento
    O leite é um dos alimentos mais consumidos pela população, este alimento é consumido de forma direta ou indiretamente através de subprodutos e derivados. O leite é rico em proteínas, lipídios e carboidratos, além de conter cálcio, potássio, zinco e fósforo, sendo um importante aliado para a saúde humana, principalmente no desenvolvimento ósseo, sendo muito importante na nutrição de crianças em fase de crescimento. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo mostrar as diferenças na composição do leite caprino em relação ao leite bovino, destacando as diferenças entre ambos e enfatizando qual traz mais benefícios à saúde humana. O leite para o consumo humano, seja bovino ou caprino, é o produto derivado de ordenha completa e ininterrupta, com condições de higiene adequadas e proveniente de animais saudáveis, bem alimentados e descansados. O leite caprino apresenta teor médio de lactose inferior (4,1%) ao do leite bovino (4,7%). O leite caprino contém níveis mais elevados de vitaminas e minerais em comparação com o leite bovino. Destaca-se pela melhor digestibilidade, auxiliando na digestão, além de ser menos alergênico, permitindo que pessoas com alergia ao leite bovino consumam leite de cabra com maior segurança e menor risco de causar reações alérgicas. Com base nos argumentos utilizados, fica evidente que o leite caprino apresenta de forma clara e precisa maiores benefícios para a saúde humana. O leite caprino destaca-se nos aspectos nutricionais, tem uma melhor digestibilidade e é menos alergênico. Significativamente, o leite caprino nesses aspectos apresentam melhores benefícios comparados ao leite bovino e também possui melhor palatabilidade, podendo ser utilizado para uma ampla variedade de subprodutos, como bebidas lácteas, queijos e outros derivados do leite.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Fatores que influenciam no desempenho da inseminação artificial em tempo fixo em gado de corte: Revisão de literatura
    (2022-12) Souza, Breno Coutinho de; Soares, Erica dos Santos
    A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma biotecnologia, que vem crescendo nos dias atuais, facilitando a vida dos pecuaristas, ao proporcionar o alcance de eficiência reprodutiva do rebanho com alta tecnologia, técnica essa que consiste na sincronização do ciclo estral de fêmeas bovinas, por meio do uso da hormonioterapia em um período pré-determinado, conhecido, como estação de monta. Onde o pecuarista tem a possibilidade de determinar a época de gestação e parição do seu plantel. Além disso, a técnica possibilita melhoramento genético, formação de lotes homogêneos, menor intervalo entre partos, fatores estes consideravelmente vantajosos. Contudo, ao adotar essa biotecnologia, o proprietário deve se orientar, aos empecilhos que podem vir a ocorrer, interferindo no êxito da implementação do método de reprodução em sua propriedade. O principal objetivo deste trabalho é abordar fatores que podem afetar tanto de forma direta ou indireta no desempenho da IATF na reprodução de bovinos com finalidade para corte, e expor como a mesma se insere neste contexto, através de uma revisão de literatura.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise do conforto térmico sobre a produção e taxa de concepção de bovinos leiteiros na região sudoeste da bahia
    (2022-12-13) Lima Júnior, Elias Souza
    RESUMO: A região Sudoeste da Bahia, predominante pelo clima tropical, o estresse térmico é um dos agentes de maior impacto econômico na eficiência produtiva e reprodutiva do rebanho, principalmente, devido a temperatura elevada praticamente o ano todo combinada a escassez ou excesso de umidade relativa do ar. Desse modo, é essencial pesquisas que analisam a localidade que possui aptidão climática para o desenvolvimento da atividade leiteira. O Índice de Temperatura e Umidade (ITU) possui grande potencial para este fim, sendo uma ferramenta indispensável para auxiliar no planejamento de produção pecuária, pois é possível identificar grandes riscos e ter uma perspectiva do conforto térmico de diferentes espécies animais. Este trabalho objetivou-se analisar o efeito do estresse térmico sobre a produção e taxa de concepção de bovinos leiteiros no Sudoeste da Bahia. Para isto, foi estimado o índice de temperatura e umidade (ITU), declínio na produção de leite (DPL), redução de consumo alimentar (RCA) e taxa de concepção (TC). Utilizou-se dados climatológicos temperatura e umidade relativa do ar, oriundos das estações meteorológicas automáticas e convencionais, localizadas em municípios situados no Sudoeste da Bahia. Os dados foram obtidos do Banco de Dados Meteorológicos para essencial pesquisa – BDMEP, no site do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Os períodos em que há maior risco de ocorrência de prejuízos na produção leiteira na região Sudoeste da Bahia, em decorrência de desconforto térmico, são de janeiro a abril e de outubro a dezembro, podendo atingir índice de temperatura e umidade de até 74,5, declínio na produção de leite de até 2,13 kg/dia/vaca, redução no consumo alimentar de até 0,90 kg/dia/vaca e taxa de concepção de até 44%.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Dermatite atópica canina: revisão de literatura
    (2022-12-08) Dias, Débora Ellen de Almeida; Conceição Neto, Geraldo
    A dermatite atópica canina (DAC) é uma dermatopatia inflamatória, crônica e pruriginosa, que atinge boa parte dos animais, considerada uma doença inflamatória, onde os cães tem uma predisposição genética, algumas raças irão apresentar maior tendência à doença, que causa fragilidade na barreira cutânea destes animais. Animais que apresentam a doença podem ter alguns sintomas, como lambedura excessiva, prurido, atrito de face em estruturas firmes, lesões axilares, entre outros o que leva a lesão na pele destes pacientes. O diagnóstico é realizado através de uma triagem, para que se possa descartar outros tipos de doenças alérgicas. A DAC é uma doença que não possui cura, mas que tem tratamento, o prognostico é bom desde que tenha um bom tratamento. O estudo de revisão de literatura teve por objetivo relatar os aspectos fundamentais da Dermatite Atópica Canina, com intuito de compreender os principais pontos dessa enfermidade.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Megaesôfago adquirido idiopático em canino da raça perdigueiro: relato de caso
    (2022-12-01) Mendes, Hélen Larissa da Costa
    O megaesôfago é uma alteração caracterizada pelo hipoperistaltismo e dilatação esofágica difusa ou focal, podendo ser de origem congênita ou adquirida. Possui predisposição sugerida nos cães da raça Dogue Alemão, Pastor Alemão, Golden Retriever, Shar-Pei, Terra Nova, Labrador, Fox Terrier, Schnauzer, Setter Irlandês e Greyhound, podendo acometer também felinos e outras espécies. Os sinais clínicos mais frequentes cursam como regurgitação constante, emagrecimento progressivo, pneumonia, tosse e halitose. Distúrbios endócrinos, paraneoplásicos, gastrointestinais e tóxicos podem estar associados ao megaesôfago adquirido. O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de Megaesôfago adquirido idiopático em um canino, da raça Perdigueiro, fêmea, com 3 anos de idade, atendido no Hospital Veterinário Guavet Pet (BA). O animal foi responsivo ao tratamento proposto.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Cistite supurada bacteriana associada a síndrome urêmica em cão - relato de caso
    (2022-12-07) Martins, Eduarda Prado; Teixeira, Stefane Lima Castro
    A cistite supurada bacteriana é uma infecção do trato urinário inferior (ITU) comum em cães. As cadelas, por apresentar canal urinário estéril curto e com presença de microorganismos na pele, são mais acometidas. Estas facilmente ascendem ao trato urinário através da uretra, acometendo o animal. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de cistite supurada bacteriana associada a síndrome urêmica em um cão de pelagem marrom. Foi atendida, em uma primeira clínica, uma Pit Bull fêmea de um ano e oito meses, que após consultada houve a solicitação do exame de imagem, ultrassonografia (USG), onde foi previamente diagnosticada com piometra fechada. Após o diagnóstico, o animal foi encaminhado para o Hospital Veterinário UniVet em Guanambi – BA para realização do procedimento cirúrgico ovariohisterectomia (OH). Durante a cirurgia, posterior a celiotomia deparou-se com uma estrutura modificada que foi inspecionada/ identificada como a bexiga. A anatomia dos orgãos uterinos apresentava uma leve alteração. Em seguida, foi coletado material para avaliação citológica da bexiga, e após isso, fechamento da cavidade abdominal. Ainda assim, o procedimento sugerido foi realizado, com pós-cirúrgico cuidadoso e criterioso, por se tratar de um processo inflamatório e pela necessidade de aguardar resultados da citologia oncótica para um diagnóstico e tratamento mais acertivo. O laudo citológico foi sugestivo para um processo inflamatório supurado intenso associado a bactérias – cistite supurada bacteriana, porém não foi mais possível dar continuidade ao tratamento, pois a cadela veio a óbito.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Revisão de Literatura Uso de diferentes fontes de progesterona para indução de puberdade em novilhas
    (2022-06-20) Letícia Oliveira Fernandes, Carlos Nathan Aranha de Matos
    O uso da terapia hormonal é de grande valia quando se trata da antecipação do período de puberdade em novilhas. O presente estudo visa à utilização de diferentes protocolos hormonais de indução de puberdade em novilhas, no intuito de constar os melhores índices, a fim de garantir taxas de prenhez elevadas e menor tempo de serviço animal. Espera-se que com a utilização de protocolos de indução à puberdade haja redução da idade a puberdade e melhor custo/benefício.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso da progesterona de longa ação por via oral em protocolo de receptora acíclica na espécie equina
    (2021-12-01) Souza, Vanessa; Silva, Yasmim; Silva, Karla; Farias, Jean; Segundo, Aroldo; Murta, Danillo; Murta, Daniele; Carneiro, João
    A progesterona de longa ação (P4-LA) é um dos hormônios que permite a utilização de éguas acíclicas como reptoras nos programas de transferência de embrião na espécie equina. Porém o uso da P4-LA de forma Intramuscular causa estresse e dor local aos animais, podendo muitas vezes formar abcessos e gerando complicações que irá diminuir a eficiência destes programas. Buscando reduzir esses problemas, o presente estudo utilizou a P4-LA de forma oral em protocolos de reptoras de embrião acíclicas com o objetivo de alcançar os mesmos níveis plasmáticos de P4-LA quando utilizados de forma intramuscular. Para isso 21 éguas em anestro foram divididas em três grupos (A, B e C): Nos grupos A e C (controle) todas as éguas iniciaram o protocolo com aplicações de 17β estradiol da seguinte forma: D1 10 mg do 17β estradiol, D2 20mg do 17β estradiol e D3 10mg do 17β estradiol. Porém no Grupo A foram aplicadas P4-LA por via oral no D4, D5 e D6 em diferentes concentrações (150, 600 e 1500mg). Já no Grupo C (controle) foi realizada a aplicação da P4-LA por via intramuscular nos dias D4, D5 e D6 na concentração de 1500mg. No grupo B não foram realizadas aplicações do 17β estradiol no início do protocolo, sendo realizada aplicações de P4-LA por via oral no D4, D5 e D6 em diferentes concentrações (150, 600 e 1500mg). Nenhum dos grupos testados (A e B) obtiveram concentrações plasmáticas de progesterona, similares ao grupo controle (C).
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Revisão sobre os parâmetros da síndrome de ansiedade por separação em cães de companhia.
    (2022-06-21) Leão, Bruna; Lima, Izamorano
    Os Parâmetros da Síndrome de Ansiedade Por Separação (SAS) define ideias, conceitos e evidencia a pratica de um bom Médico Veterinário. O objetivo desse estudo teve como fundamento transparecer as evidências científicas sobre a síndrome de ansiedade por separação em estudos envolvendo a saúde animal e identificar os sinais e sintomas apresentados pelos cães, distinguindo a SAS de outras patologias. A partir desse ponto, torna-se pertinente a busca por estudos atuais e efetivos, e então contribuir como ferramenta auxiliando os profissionais na prática do bem-estar animal. Alcançou-se 215 artigos, contudo, apenas 13 estudos se aproximaram da perspectiva metodológica. Desse modo, há uma necessidade de um avanço do conhecimento de mais teorias nos cursos de graduação em Medicina Veterinária para que os profissionais apliquem na sua prática cotidiana.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Viabilidade econômica da criação de suínos desde a fase inicial à fase de terminação em uma propriedade no município de Igaporã-BA
    (2022-06-14) Rocha, Gabriel Dias; Santos, Nathan Zaqueu Costa Guedes
    O presente estudo teve como objetivo demonstrar a viabilidade econômica da criação de suínos durante o período inicial até a fase de terminação, em uma pequena propriedade rural situada no município de Igaporã-BA. A suinocultura é uma atividade do setor agropecuário que tem se destacado, contribuindo significativamente para a geração de emprego e renda, colaborando para o desenvolvimento econômico do Brasil. Mesmo com toda a representatividade da suinocultura no país, quando se trata da criação em pequenas propriedades e com baixo grau de tecnologia, é comum ouvir os suinocultores relatarem que a atividade não é lucrativa, que os custos de produção são elevados e que a atividade sofre oscilações do mercado externo. Diante dessa problemática, este estudo foi voltado para acompanhar os indicadores produtivos e econômicos de um lote com 30 suínos mantidos em sistema de confinamento. Esta categoria de estudo é considerada como estudo de caso, no qual não interferiu no planejamento da granja, apenas realizou o acompanhamento do lote, seguindo os princípios produtivos já estabelecidos na propriedade, buscando entender se a granja estar desenvolvendo a atividade de forma adequada e se a atividade é lucrativa. O presente estudo aconteceu entre os meses de novembro de 2021 a abril de 2022 e durante este período, coletou-se os dados referentes aos custos de produção, os quais foram alimentados em tabelas do Excel, com a finalidade de obter os indicadores econômicos reais que permeia sobre a atividade desenvolvida na propriedade. Nos resultados obtidos foi evidenciado o desempenho econômico e financeiro, destacando a atividade como viável. Concluindo assim que, somente os suinocultores que possuem estabilidade financeira e um bom planejamento de gestão estão se mantendo na atividade de engorda de suínos. Portanto, o controle e a redução dos custos sem comprometer a produção, são estratégias importantes, para a tomada de decisões através de uma eficiente administração e consequente, maximização dos lucros da atividade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise da utilização de vacina anti cio em gatas e cadelas nas cidades de Guanambi-BA e Riacho de Santana-BA
    (2022-06-17) Silva, Bruna; Filho, José
    O presente artigo foi realizado com o intuito de analisar a utilização dos medicamentos anticoncepcionais, conhecidos como vacinas anti cio, em gatas e cadelas nas cidades de Guanambi e Riacho de Santana, estado da Bahia. Para isso, utilizou-se um questionário composto de 20 perguntas, criado através da plataforma Google Forms, direcionado principalmente aos tutores de cães e gatos das cidades em estudo. Tendo como resultado que 13,04% da população analisada utiliza ou já utilizou vacinas anti cio em seus animais, provocando efeitos nocivos à sua saúde, torna-se necessário restringir o uso deste medicamento.
  • Monografia Acesso aberto
    Utilização de protocolos de indução a lactação em bovinos de leite
    (2021-11-05) Teixeira, Anderson; Matos, Brisa
    o protocolo de indução a lactação em bovinos de leite vem sendo utilizado para sanar eventuais problemas referente a prejuízos causados devido a baixa fertilidade reprodutivas nas fêmeas bovinas. Com essa baixa fertilidade as vacas não entram na fase estral e consequentemente não vão conseguir emprenhar. Sabemos que para a vacas lactar é necessário que ela tenha um bezerro para estimular a produção de leite, se não existe bezerro logo não tem leite e devido a isso vários problemas começam a surgir. Um dos problemas que o produtor acaba encontrando é o descarte precoce daquelas vacas que não entra em lactação e ainda são jovens, tem um alto potencial genético, alto valor comercial e no momento só está gerando gasto e sem nenhum retorno financeiro ao produtor. Outros problemas que se pode citar é a dificuldade de perpetuar a genética dos animais de alto custo na fazenda, atraso na reprodução destas matrizes e baixo potencial de lactação. O protocolo de indução a lactação em bovinos de leite tem o intuito de fazer essas vacas voltarem a lactar mesmo sem ter bezerro ao pé, além de diminuir o descarte precoce e fazer com que estes animais voltem a ser rentáveis para o produtor. Alguns destes voltam a entrar no ciclo estral e apresentam eficiência no protocolo de indução artificial de lactação para diminuir o descarte involuntário de animais com baixa eficiência reprodutiva.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Comportamento ingestivo de equinos em pastagens com Panicum maximum Jacq. na região do semiárido de Minas Gerais
    (2020-04-02) Sá, Camila Lima; Costa, Maria Dulcineia; Gomes, Virgílio Mesquita; Carvalho, Cinara Cunha Siqueira; Ruas, José Reinaldo Mendes; Bispo, Gislane Evangelista; Ribas, Wemerson Fábio Gomes; Alves, Wagner Sousa
    Foi conduzido um experimento objetivando-se avaliar o comportamento ingestivo de equinos sob pastejo em pastagens estabelecidas com dois cultivares de Panicum maximum Jacq., cv. BRS Zuri e cv. Mombaça, em condições do semiárido mineiro. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com dois pastos representando os tratamentos, cada um com quatro repetições. O período experimental teve duração de 45 dias, sendo 17 dias de adaptação e quatro dias para avaliações do comportamento em pastejo de 10 éguas solteiras, realizadas durante 24 horas a cada 10 minutos, com intervalos de sete dias entre elas. Foram aferidos além dos tempos em pastejo diurno, noturno e diário, tempos total em ócio diurno, noturno e diário, a taxa e número de bocados diários, a estrutura morfológica e a composição químico-bromatológica dos pastos. No cv. BRS Zuri constatou-se maiores proteína bruta (11,76%), densidade volumétrica de folhas (208,91 kg/ha.cm MS) e taxa de bocado diário (35,10 bocado/minuto), enquanto que no cv. Mombaça observou-se maiores teores de matéria seca (39,16%), FDN (71,85%) e altura do pasto (61,75 cm). Porém, isso não provocou diferença entre os tempos em pastejo e ócio diurno, noturno e diário, das éguas. Éguas solteiras dispendem o mesmo tempo em pastejo sob temperaturas do ar elevadas independente dos cultivares de Panicum maximum Jacq. embora estas apresentem estruturas morfológicas diferentes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso da progesterona de longa ação por via oral em protocolo de receptora acíclica na espécie equina
    (2021-12-10) Souza, Vanessa; Silva, Yasmim; SIlva, Karla Mariana; Faria, Jean Jacques; Murta, Danillo; Murta, Daniele Carolina; Caldas, Leandro Augusto; Carneiro, João Alexandre
    A progesterona de longa ação (P4-LA) é um dos hormônios que permite a utilização de éguas acíclicas como reptoras nos programas de transferência de embrião na espécie equina. Porém o uso da P4-LA de forma Intramuscular causa estresse e dor local aos animais, podendo muitas vezes formar abcessos e gerando complicações que irá diminuir a eficiência destes programas. Buscando reduzir esses problemas, o presente estudo utilizou a P4-LA de forma oral em protocolos de reptoras de embrião acíclicas com o objetivo de alcançar os mesmos níveis plasmáticos de P4-LA quando utilizados de forma intramuscular. Para isso 21 éguas em anestro foram divididas em três grupos (A, B e C): Nos grupos A e C (controle) todas as éguas iniciaram o protocolo com aplicações de 17β estradiol da seguinte forma: D1 10 mg do 17β estradiol, D2 20mg do 17β estradiol e D3 10mg do 17β estradiol. Porém no Grupo A foram aplicadas P4-LA por via oral no D4, D5 e D6 em diferentes concentrações (150, 600 e 1500mg). Já no Grupo C (controle) foi realizada a aplicação da P4-LA por via intramuscular nos dias D4, D5 e D6 na concentração de 1500mg. No grupo B não foram realizadas aplicações do 17β estradiol no início do protocolo, sendo realizada aplicações de P4-LA por via oral no D4, D5 e D6 em diferentes concentrações (150, 600 e 1500mg). Nenhum dos grupos testados (A e B) obtiveram concentrações plasmáticas de progesterona, similares ao grupo controle (C).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Eutanásia em pequenos animais (cães e gatos) no município de Guanambi- BA: O protocolo para sua realização, principais causas e a responsabilidade do médico veterinário
    (2021-12-05) Nascimento, Valdineia dos Santos
    RESUMO: A prática da eutanásia é um tema que repercute em todo mundo gerando distintas linhas de pensamentos, de pesquisas e que vem ganhando espaço nos estabelecimentos dedicados aos animais. São objetivos desse trabalho avaliar o uso do procedimento da eutanásia em animais de pequeno porte, bem como verificar se o uso do procedimento está em acordo com as normas e legislações vigente, discutindo a conduta do profissional em relação ao animal e os donos desses. O trabalho é definido com uma pesquisa descritiva e complementado por um questionário que é base para avaliar os parâmetros a serem discutidos no decorrer da narrativa, abordando aspectos qualitativos e usando método indutivo. A amostra de profissionais do setor foi definida no município de Guanambi-BA, onde os profissionais de diversas clínicas desse município foram selecionados aleatoriamente para contribuir com a presente pesquisa. Dessa forma, o trabalho busca expor o tema de forma geral, se referenciando em várias bases que permitem o uso da prática e quais as normas devem estar envolvidas, bem como compreender o envolvimento e compreensão dos profissionais da saúde animal sobre o tema e como ele é aplicado na localidade, quando a prática é realizada.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Doenças periodontais caninas e fatores predisponentes
    (2021-12-05) Silveira, Maurício; Lima, Átila Adson
    O presente artigo apresenta a relação entre doenças periodontais e seus fatores predisponentes, dentre os quais destacam-se a idade, peso e alimentação do animal. Consiste na moléstia mais comum entre os cães, sendo uma infeção bacteriana na cavidade oral causada pelo acúmulo de placa dentária e tártaro nos dentes. O principal sinal clínico é a halitose, mas sinais e sintomas graves que causam consequências locais e sistêmicas podem ocorrer. Trata-se de pesquisa bibliográfica realizada através de revisão de literatura em que o objetivo é analisar a relação entre os fatores predisponentes e o desenvolvimento de doenças periodontais, e, por fim, contribuir com conhecimentos científicos relacionados à saúde dos cães. Conclui-se que a prevenção é a melhor forma de evitar a instalação e desenvolvimento da doença. Ela pode ser alcançada através do fornecimento de brinquedos e alimentos mastigatórios, entretanto, a escovação diária dos dentes é o método mais eficiente.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Recidiva no tratamento de leishmaniose visceral canina: relato de caso
    (2021-12-04) Fraga, João; Santos, Talita
    A leishmaniose visceral canina, também conhecida popularmente como calazar, é uma das principais zoonoses no mundo, tem o seu grande número no nordeste do Brasil, inicialmente tinha um caráter rural, de um difícil tratamento. O trabalho em questão é um estudo de caso, caracterizando em uma pesquisa descritiva que faz uma abordagem qualitativa, usando o método indutivo. As informações presente no trabalho é de um canino, do sexo macho, de 4 anos, da raça pinscher, residente de Guanambi-Ba, o animal foi testado reagente em 24/12/2018 na clinica GUAVET, em 29/12/2018 teve início do tratamento na clínica Valter Veterinários, em 14/03/2020 o animal foi testado novamente e apresentou resultados indeterminados, após 5 meses o animal foi testado novamente e apresentou negativo para a leishmaniose, em 05/03/2021 fez um PCR onde o animal apresentou reagente, assim mostrando a recidiva da doença. O trabalho em questão mostra o decorrer no tratamento e a recidiva da doença.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Urolitíase em cães: relato de caso
    (2021-12-03) Martins, Almir Gabriel da Cruz; Oliveira, Marcela Karoline Rodrigues de
    A bexiga ou vesícula urinaria é um órgão cavitário musculomembranoso tubular oco, que tem a finalidade de armazenar a urina obtida através do filtrado glomerular dos rins através dos ureteres. Em cães, o tamanho e a localização da bexiga urinária vão depender da quantidade de urina ali armazenada. Em felinos machos a obstrução uretral é responsável por até 9% dos atendimentos emergenciais nesta espécie. A obstrução da uretra ocorre por causa idiopática ou devida á urólitos, plugs uretrais, áreas mais constritas da uretra, neoplasia ou espasmos uretrais. O presente trabalho tem por finalidade, demonstrar a importância do médico veterinário no tratamento e diagnóstico de casos de urolitíase em cães, de forma a apresentar um caso clínico atendido e tratado na clínica de Valter Veterinários no Município de Guanambi-BA.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Incidência dos casos de leishmaniose no centro de controle de natalidade canina de Guanambi-BA e a importância dessa estrutura para saúde pública
    (2021-12-03) Santos, Camilla
    Resumo- O presente artigo corresponde a uma pesquisa de campo realizado no, Centro de Controle de Natalidade, município de Guanambi-BA. Foi realizado um levantamento de dados sobre a leishmaniose visceral, doença zoonótica causada por protozoário do gênero Leishmania sp que tem como principal hospedeiro o cão, a doença é de importância para saúde pública e apresenta sinais clínicos sérios. O objetivo é verificar a incidência da doença em cães capturados ou levados ao Centro de Controle de Natalidade. Do ponto de vista metodológico foi realizada uma revisão bibliográfica, tendo como fonte a doutrina, artigos, leis relacionadas ao tema. A coleta de dados foi feita a partir da leitura das fichas de acompanhamento dos animais atendidos pelo Centro os dados coletados e analisados correspondem aos períodos de 2018 a 2021. A título de resultado e discussões identificou-se que a leishmaniose visceral canina é questão de saúde pública, uma doença endêmica que merece atenção da sociedade e do setor público. No Centro verificamos que a doença é fruto de indiferença que gera aumento de casos em animais e humanos. Um problema para saúde pública onde a medicina veterinária assume um relevante papel. Após comparar os dados ano a ano, vide tabela do resultado dignóstico em número, considerando o total de animais que chegaram no Centro, entre 2018 a 2021, verifica-se que houve um aumento de entrega de animais pelos tutores, e de animais eutanasiados durante o período pesquisado. O municipio de Guanambi, com a implantação do Centro de Controle de Natalida Canina, mostra uma política pública de excelência, um importante instrumento em defesa da saúde pública, no entanto, é necessário maior investimento de recursos financeiros para qualificar ainda mais o trabalho dessa importante estrutura.
  • Monografia Acesso aberto
    trypanosoma vivax EM BOVINOS: REVISÃO DE LITERATURA
    (2021-11-15) Lopes, Lucas
    A tripanossomíase bovina se caracteriza como uma doença de incidência mundial tendo uma ampla distribuição e de grande impacto econômico. No Brasil, o agente patogênico mais frequente nos casos registrados é o Trypanosoma vivax. As perdas econômicas em decorrência dessa doença relacionam-se a queda na produção, infertilidade e aborto, retardo no crescimento e mortalidade, sendo assim de suma importância o seu diagnóstico para se implementar corretos métodos de controle e profilaxia. Desse modo, o presente estudo trata-se de uma revisão de literatura e objetiva apresentar aspectos clínicos e patológicos de modo a gerar informações relevantes para manejo adequado dessa patologia. Os resultados obtidos indicam que sinais clínicos dos bovinos acometidos pela tripanossomíase são considerados inespecíficos, o que implica em atrasos no diagnóstico e tratamento dos animais acometidos.