Remição da pena e ressocialização do apenado através da leitura

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Data

2022-06-28

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Silva, Volmir

Orientador

Rolim, Marcos

Coorientador

Resumo

Este artigo relata estudo de revisão sobre a importância dos projetos de remição pela leitura implantados nas unidades prisionais do Brasil, com a finalidade de estímulo à ressocialização e à reintegração social do apenado. Constatamos a existência de avanços significativos no espaço prisional no âmbito das atividades formativas, tanto educacional quanto profissional em vários estados da Federação, o que é coerente com a previsão da educação como uma das assistências na Lei de Execução Penal (LEP) no Brasil. A preocupação básica desse estudo foi o de analisar a relação entre cárcere e educação em nosso país, principalmente sob a perspectiva da remição da pena, a partir de pesquisa bibliográfica. Identificamos experiências importantes onde há projetos em curso de leitura para a remição de pena, verificando, entre outros problemas, que o baixo nível de escolaridade entre os detentos ainda é um problema a ser resolvido.

Palavras-chave

Pena de prisão, Remição por leitura, Efeitos de boa conduta

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