A antropofagia oswaldiana em valores nos jogos como instrumento de decolonialidade

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2022-06

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

da Silva, Bruno Moreira
Santos, Caio da Silva
Cocuzzo, Carolina Ferreira
de Lima, Drielle
Arão, Emilly
Candido, Gabriele Prado
Monteiro, Matheus Silva
de Miranda, Weslley Rudson Ferreira
de Oliveira, Willians Silva

Orientador

da Luz, Alan Richard

Coorientador

Graça, Samuel Antônio Lobo

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a antropofagia e o movimento antropofágico como forma de decolonialidade e aplicar esses conceitos como base dos valores e game design do jogo desenvolvido. A antropofagia de Oswald de Andrade surge como uma forma de recusa da cópia do eurocentrismo artístico e busca resgatar os valores da cultura nativa, não rejeitando o que vem do exterior, mas assimilando o externo de forma brasileira, relacionando-se diretamente com a ideia de decolonialidade e identidade nacional. A decolonialidade é um movimento que busca desvincular as ideias da colonialidade enraizados em países da América Latina que foram colonizados, de forma a não negar a colonialidade, mas que traga o conhecimento sobre. A experiência desenvolvida como solução para a problemática apresentada se dá através de um jogo digital (Alvora), que valoriza a identidade nacional na sua arte e com as mecânicas principais baseadas no conceito de antropofagia e seus 3 pilares: entendimento, apropriação e ressignificação. Em Alvora, Maria (personagem principal) e um grupo local lutam para sobreviver num Brasil futurista completamente degradado tanto na parte ambiental quanto social e econômica. Durante a aventura, Maria absorve poderes do cenário e dos inimigos para usar à sua maneira. Os cenários e os personagens foram criados com o intuito de enaltecer a identidade nacional.

Palavras-chave

antropofagia, antropofágico, cultura, decolonialidade, valores, jogos, digitais

Citação

Coleções