Arquétipos vendem: a jornada virtual do herói impulsionada por conexões narrativas que ativam o mentor no digital

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Data

2022

Tipo de documento

Tese

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Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Barbosa, Reginaldo Osnildo

Orientador

Bressan Jr, Mário Abel

Coorientador

Resumo

Esta tese parte do monomito enquanto estrutura teórica, extraindo fragmentos conectados a imagens arquetípicas da narrativa do herói primordial, o herói de mil faces defendido por Campbell (2007), para entender a convergência da narrativa mítica para tempos de conexões digitais. O objetivo da tese é analisar a ativação da jornada virtual do herói em narrativas digitais. Ao investigar a incidência do arquétipo do mentor e suas conexões narrativas, desenvolvemos nesta tese o conceito de jornada virtual do herói. A jornada virtual do herói é uma aceitação interior proporcionada por uma ativação de um arquétipo, que concluímos ser o arquétipo do mentor. A jornada virtual do herói prevê um senhor de dois mundos que apresenta uma narrativa cujo herói das narrativas do vivido vai projetar a própria existência. Quando o senhor de dois mundos compartilha a própria trajetória possibilita conexões narrativas com arquétipos da jornada do herói. Enquanto a jornada tradicional do herói se adapta conforme a aceitabilidade da tribo e é moldada com base nos direcionamentos impostos pela narrativa social, a jornada virtual do herói é uma aceitação interior proporcionada por uma ativação de um arquétipo, que concluímos ser o arquétipo do mentor. Assim, o arquétipo do mentor se apresenta como uma imagem que dialoga com a psique do herói e lhe transmite o entendimento de um papel a ser desempenhado, o que resulta na aceitação do chamado para que a jornada seja concluída. Cada narrativa construída pelos perfis do Instagram analisados que utilizam de narrativas do cotidiano no digital para vendas C2C (@rochaerico, @rick_chesther, @pablomarcal1 e @caiocarneiro) resultou em um mapa próprio que ilustra a movimentação do herói. Para delimitar o tempo de análise, definimos uma aproximação com o baralho moderno que possui 52 cartas divididas em quatro naipes. Assim, cada carta correspondendo a uma semana do ano nos permite olhar a narrativa das quatro narrativas digitais em 52 semanas – com início em 28 de fevereiro de 2021 e término em 26 de fevereiro de 2022. Cada carta contém múltiplas conexões narrativas e a junção de todas as cartas/imagens nos aproximou de um modelo próprio de análise de narrativas convergindo a análise mítica/literária para a análise do social em redes digitais: o atual do herói que aceita, ou não, o chamado para uma jornada virtual. Uma estrutura de análise em fragmentos, desmontável, conectável, reversível, modificável que se adapta conforme a intencionalidade da narrativa. Concluímos que o lançamento de uma jornada é o propulsor de infinitas jornadas virtuais, que se atualizam conforme é percorrida, fazendo com que os virtuais deixem de existir dando lugar ao atual que passa a fazer da jornada um caminho passível de ser percorrido.

Palavras-chave

Arquétipo, Instagram, Jornada do herói

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