Arquitetura escolar: Construindo espaços para inclusão na educação infantil
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Data
2022-12-15
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Inoue, Juliana Tiemi
Orientador
Schroeder, Fanny
Coorientador
Resumo
No desenvolvimento da inclusão na educação regular, muito se pensa
em ações e atividades para o recebimento de crianças especiais no
ambiente escolar, porém pouco se pensa sobre a sala de aula, como um
ambiente de extrema importância que fará parte da rotina do aluno. Com
isso, este trabalho tem como finalidade de desenvolver com base teórica e
projetual, sobre a criação e adaptação de ambientes para uma educação de
qualidade ao ensino infantil, de forma inclusiva para que todo e qualquer
indivíduo possa usufruir de forma independente. Ferramentas que
utilizaremos para projetar ambientes acessíveis, através do Design
Universal, com iluminação natural e ergonomia.
Concluímos que é possível construir um ambiente escolar acessível a
qualquer criança, independentemente de suas capacidades motoras,
mentais e físicas, permitindo que as atividades rotineiras, sejam feitas de
forma autônoma e inclusiva, através da ergonomia na arquitetura
Palavras-chave
Arquitetura Escolar, Acessibilidade Universal, Educação Infantil