Inovação e sustentabilidade ambiental na produção de revestimentos cerâmicos no estado de Santa Catarina

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Schneider, Jonas
Orientador
Guerra, José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade
Coorientador
Resumo
The expectation of society to achieve sustainability is increasing. Among the main challenges, production of products with environmental sustainability can be highlighted. In this context, it can be noticed that industry is a production agent with great potential to contribute to social expectations and is an input for studies and researches in the area of applied social sciences. The aim of this study was to understand if the environmental sustainability is relevant in decision-making and implementation of technological innovations in the ceramic tile industries of Santa Catarina. A scientific literature review was carried out in international databases, Web of Science and Scopus, enabling the elaboration of categories for analysis, as well as the identification of indicators, concepts, barriers and facilitators for environmental innovations in the ceramic industry. This is a qualitative, exploratory and descriptive study, in the form of a case/multi-case study. The selected data collection technique was the intentional sample, which was obtained through the obtaining of primary data in 16 interviews with members of 8 ceramic tile companies. The technique of content analysis suggested by Bardin was used in the analysis of the data. The empirical results allowed the understanding that the ceramic industries of Santa Catarina practice environmental innovations related to the reuse of waste, preservation of water resources, reduction of consumption per unit of production, use of tailings to produce by-products and innovations in environmental management processes and in marketing aspects. In this study it was possible to identify that environmental sustainability is present in the decision-making process of the implantation of technological innovations, but it is not always the main focus of the decision-making process for technological innovations, and often occurs mainly due to legal obligation and increased competitiveness and profitability, among other factors that are not directly related to the desire to promote environmental sustainability.
A expectativa da sociedade para alcançar a sustentabilidade é crescente. Entre os principais desafios destaca-se a produção de produtos com sustentabilidade ambiental. Neste contexto, percebe-se que a indústria é um agente de produção com grande potencial para contribuir com as expectativas sociais, e são insumos de estudos e pesquisas na área das ciências sociais aplicadas. O objetivo do estudo foi compreender a relevância da sustentabilidade ambiental no processo decisório da implantação das inovações nas indústrias de revestimentos cerâmicos de Santa Catarina. Foi realizada uma revisão da literatura científica em base de dados internacionais, Web of Science e Scopus, o que viabilizou a elaboração de categorias para análise, além da identificação de indicadores, conceitos, barreiras e facilitadores para a inovação ambiental na indústria cerâmica. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, na forma de estudo de caso. A técnica de coleta de dados selecionada foi a amostra intencional, que ocorreu através da obtenção de dados primários em 16 entrevistas, com integrantes de 8 empresas de revestimentos cerâmicos. Na análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo sugerida por Bardin. Os resultados empíricos permitiram compreender que as indústrias cerâmicas de Santa Catarina praticam inovações ambientais relacionadas ao reuso de rejeitos, preservação dos recursos hídricos, redução do consumo por unidade produzida, uso de rejeitos para fabricação de subprodutos, inovações em processos, em gestão ambiental e em aspectos de marketing. No presente estudo foi possível identificar que a sustentabilidade ambiental está presente no processo decisório da implantação das inovações, mas nem sempre é o foco principal do processo decisório para as inovações, e muitas vezes, ocorre principalmente pela obrigatoriedade legal, por redução de custos, aumento da competitividade e lucratividade, entre outros fatores, que não estão diretamente relacionados ao desejo de promover a sustentabilidade ambiental.

Palavras-chave
Inovação Tecnológica, Sustentabilidade Ambiental, Revestimento Cerâmico
Citação