Um plano de ação para a promoção da sustentabilidade em uma instituição de ensino superior por meio de green campus: um estudo de caso da unidade Unisul Pedra Branca

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Ribeiro, João Marcelo Pereira

Orientador

Guerra, José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade

Coorientador

Resumo

The University of Southern Santa Catarina (UNISUL), located in the south of Brazil, has been seeking Brazilian legislation for environmental education and programs focused on sustainability, addressing an economic, social and environmental triad. Considering the object of study, green campus, a research analyzes the Unisul Solar projects, Unisul Energy Efficiency Project, and the Environmental Education Program, whose implantation occurs at the Unisul Pedra Branca Unit, linked as areas of science and technology that play an important role. Campus sustainability process. The author held a series of interviews with managers and project coordinators as well as campus staff. The intention is to raise declines of green campus actions have been implemented at the university, and whether they are aligned with a theory. To explore the elements that were not implemented or researcher used an observation tool, as well as informal conversations involving the campus operational. The results demonstrate an extensive challenge that a university faces and a difficulty in engaging and monitoring the projects. This work suggests in managerial terms a creation of the Office for the Office for Sustainability of the University of Southern Santa Catarina and a Plan of Action for an implementation of a sustainable campus.
A Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), localizada no sul do Brasil, vem buscando atender a legislação brasileira para a educação ambiental por meio de projetos e programas voltados à sustentabilidade, abordando a tríade econômica, social e ambiental. Considerando o objeto de estudo, green campus, a presente pesquisa analisa os projetos Unisul Solar, Projeto de Eficiência Energética Unisul, e o Programa de Educação Ambiental, cuja implantação ocorre na Unidade Unisul Pedra Branca, ligados as áreas de ciência e tecnologia que exercem importante papel no processo da sustentabilidade do campus. O autor realizou uma serie de entrevista com gestores e coordenadores dos projetos, bem como funcionários do campus. O intuito é de levantar quais ações de green campus foram implementadas na universidade, e saber se elas estão alinhadas com a teoria. Para explorar quais ações não foram implementadas o pesquisador utilizou a ferramenta da observação, assim como conversas informais envolvendo o operacional do campus. Os resultados demonstram um extenso desafio que a universidade enfrenta e a dificuldade de engajamento e acompanhamento dos projetos. Este trabalho sugeriu em termos gerenciais, a criação do Escritório para o Escritório para Sustentabilidade da Universidade do Sul de Santa Catarina e um Plano de Ação para a implementação de um campus sustentável.

Palavras-chave

Green campus, Universidade, Sustentabilidade, Estratégia sustentável, Desenvolvimento sustentável

Citação