Avaliação da qualidade do serviço de tecnologia da informação
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Data
2014
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Luz, Theo Augustus
Orientador
Mussi, Clarissa Carneiro
Coorientador
Resumo
A tecnologia da informação ( TI) está cada vez mais presente nas instituições de ensino superior (IES), trazendo significativas alterações nos processos de gerenciamento de suas informações. Os investimentos em serviços de TI por est as instituições são consideráveis, denotando a importância de avaliação da sua efetividade. O objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade de serviços de TI de uma instituição de ensino superior, sob as óticas dos usuários e dos provedores dos serviços. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem de pesquisa quantitativa, com uso das estratégias de estudo de caso e survey. O instrumento de pesquisa utilizado foi o SERVPERF do modelo SERVQUAL, aplicado a usuários e provedores dos serviços de TI. Como métodos de análise de dados foram utilizados: distribuição de frequência, teste e análise fatorial. Dentre as principais conclusões identificou-se que os colaboradores da IES e provedores de serviços de TI mostram-se mais alinhados em relação à percepção de qualidade do serviço. A lacuna entre as percepções é maior quando se trata de alunos e profissionais de TI. Os serviços provi dos estão correspondendo em maior grau às necessidades dos colaboradores e, em menor grau, a dos alunos. Adicionalmente, a análise fatorial, não confirmou as 5 dimensões do modelo teórico na população estudada.
Palavras-chave
Sistemas de informação gerencial, Tecnologia da informação, Universidades e faculdades