Avaliação de desempenho de uma IES privada com base nos fatores de decisão, na perspectiva do cliente como ferramenta para melhorar a competitividade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Assanti, Fernando

Orientador

Lima, Carlos Rogério Montenegro de

Coorientador

Resumo

Higher education has become increasingly diverse and competitive all over the world. In this scenario, where private education gains space and already holds the majority of enrollments in Brazil, HEIs need to be attentive to the needs of their target audience in order to remain in the market. Thus, given the complexity of the decision to choose a higher education course, HEIs can use student characteristics as a guide to group their potential clients. In this sense, it is the general objective of this study to analyze how the decision factors to choose a private HEI can contribute to its competitive performance. To fulfill this objective, we investigated the reality of a private school located in Porto Belo, Santa Catarina. Data from the potential clients of the IES, and also from the students, were analyzed, formatting a unique matrix of factors that may influence the decision of the youngsters in the choice of a higher education institution. At the end, it is analyzed how this information can be used to improve the competitive potential of the HEI.
O ensino superior tem se tornado cada vez mais diversificado e competitivo em todo o mundo. Neste cenário, em que o ensino privado ganha espaço e já detém a maioria das matrículas no Brasil, as IES precisam, para se manter no mercado, estar atentas às necessidades do seu público alvo. Desta forma, diante da complexidade da decisão de escolha de um curso superior, as IES podem usar características dos alunos como um guia para agrupar seus potenciais clientes. Neste sentido, tem-se como objetivo geral deste estudo analisar como os fatores de decisão para escolher uma IES privada podem contribuir com o seu desempenho competitivo. Para cumprir este objetivo, pesquisou-se a realidade de uma Faculdade privada localizada em Porto Belo, Santa Catarina. Foram analisados dados dos potenciais clientes da IES, e também dos já alunos, formatando uma matriz única de fatores que podem influenciar a decisão dos jovens na escolha por uma instituição de educação superior. Ao final, analisa-se como esta informação pode ser utilizada para melhorar o potencial competitivo da IES.

Palavras-chave

Ensino Superior, Competitividade, fatores de decisão

Citação