A promoção da qualidade de vida dos professores como diferencial estratégico em uma instituição de ensino fundamental e médio

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Data

2017

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Picolli, Icaro Roberto Azevedo

Orientador

Casagrande, Jacir Leonir

Coorientador

Resumo

In the organizational context the quality of life is an admittedly highly relevant issue, directly interfering with the performance of workers. In this context, this study sought to analyze the promotion of the quality of life of teachers of a primary and secondary education institution can constitute the competitive strategic differential. Therefore, it has as general objective to analyze the promotion of the Quality of life of the teachers of a primary and secondary school as a competitive strategic differential. This is a qualitative, descriptive, explanatory study, in the form of a case study, with an interview of 22 teachers from elementary and high school, 3 Managers, used content analysis. The results present the meanings of being a teacher: the reports point out that it is a difficult profession, since it needs permanent dedication, preparation and research. Health and well-being: the demands and conditions of voice use must be considered. Resistance and enhancement are considered a condition for vocal health. What's more, in an effort to avoid a sedentary lifestyle, teachers try to compensate for the lack of regular exercise by practicing any other sports activity during the week. Safety: Wage is a motivating factor. It is closely linked to the satisfaction of needs. Also, the strategies used as compensation as a motivational factor, working conditions, legal support, social integration and employment opportunities, becomes a competitive differential. It was verified that it is important for the school to align its quality of life management strategies to better satisfy the teachers' quality of life, since it integrates and interacts with the interests of teachers and school through: motivation, stimulation, infrastructure, security, recognition, among others, guarantee synergy and engagement of teachers with the school. Within the limitation, it was not possible to interview the nursery school teachers of the school, who are not part of the primary and secondary education unit. For future writing, case studies are suggested in public schools, so that the quality of life of teachers in the public network can be verified, making it possible to evaluate the relationship and dimensions developed in the quality of life direction of teachers public.
No âmbito organizacional a qualidade de vida é uma temática reconhecidamente de extrema relevância, interferindo diretamente no desempenho dos trabalhadores. Nesse contexto, esse estudo buscou analisar a promoção da Qualidade de vida dos professores de uma instituição de ensino fundamental e médio pode se constituir no diferencial estratégico competitivo. Para tanto, tem como objetivo geral analisar a promoção da Qualidade de vida dos professores de uma instituição de ensino fundamental e médio como um diferencial estratégico competitivo. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, explicativo, na forma de estudo de caso, com entrevista de 22 Professores do ensino fundamental e médio, 3 Gestores, utilizado a análise de conteúdo. Os resultados apresentam os sentidos de ser professor: os relatos destacam que é uma profissão difícil, pois precisa de dedicação, preparo e pesquisa permanentes. A saúde e bem-estar: devem ser consideradas as demandas e condições de uso da voz. A resistência e o aprimoramento são tidos como condição para a saúde vocal. E mais: no esforço de evitar um estilo de vida sedentário, professores tentam compensar a falta de exercícios físicos regulares praticando qualquer outra atividade esportiva durante a semana. A segurança: o salário é um fator de motivação. Ele está intimamente ligado à satisfação das necessidades. Também, as estratégias utilizadas como remuneração como fator motivacional, condições de trabalho, amparo legal, integração social e oportunidades de emprego, torna-se um diferencial competitivo. Com estudo verificou-se a importância de a escola alinhar suas estratégias de gestão da qualidade de vida para satisfazer melhor a qualidade de vida dos professores, pois integrar e interagir interesses dos professores e escola, através de ações de: motivação, estímulo, infraestrutura, segurança, reconhecimento, entre outras, garantem sinergia e engajamento dos professores com a escola. Dentro da limitação, não foi possível entrevistar os professores de educação infantil da escola, os quais não fazem parte da unidade do ensino fundamental e médio. Para escritos futuros, sugere-se estudos de casos em escolas públicas, de modo que possa ser verificado como é percebida a qualidade de vida dos professores da rede pública, possibilitando avaliar a relação e dimensões desenvolvidas na direção da qualidade de vida dos professores do ensino público.

Palavras-chave

Qualidade de vida, Qualidade de vida dos professores, Administração estratégica, Ensino fundamental e médio

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