Buscador google hummingbird: análise discursiva do processo de individuação a partir do conceito do filtro invisível

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Tese

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Bocchese, Pedro Augusto

Orientador

Flores, Giovanna Benedetto

Coorientador

Resumo

Em um ambiente em que as relações estão sendo baseadas na internet, tanto no que tange à busca por conhecimento como nos processos de colaboração e relações humanas, as empresas estão utilizando mecanismos de busca para criar um novo universo de interesses. Para Ruiz (2010, p.16), “somos desafiados a selecionar e atribuir significação àquilo que identificamos como pertinente a nosso universo de interesses”. O objetivo geral desta pesquisa é analisar discursivamente a possível existência do processo de individuação a partir do conceito do Filtro Invisível no buscador Google versão Hummingbird, ou seja, até onde estamos submetidos a concordar com as formas de funcionamento dos buscadores que utilizamos. O Filtro Invisível foi um conceito apresentado no TED (acrônimo de Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento, Design) por Eli Pariser. O autor trouxe uma reflexão a respeito da forma que os algoritmos criados pelos buscadores e redes sociais retornam registros. Para ele, o processo de personalizar o indivíduo, gerado por esses mecanismos de busca faz com que as pessoas não tenham ciência do que não está retornado, e sim, que estejam sujeitas ao efeito de que tudo aquilo que está visível é o que existe. Esta pesquisa tem como sustentação teórica a Análise do Discurso, produzindo desse modo, gestos de interpretação e tendo como dispositivo teórico/analítico as noções de arquivo, formação discursiva, memória discursiva e metálica e o processo de individuação. Os principais autores utilizados nesta pesquisa são Pêcheux, Courtine, Foucault, Indursky e Orlandi.

Palavras-chave

Individuação, Filtro invisível, Análise do discurso, Google, Humminbird

Citação