Buscador google hummingbird: análise discursiva do processo de individuação a partir do conceito do filtro invisível
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Data
2019
Tipo de documento
Tese
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Bocchese, Pedro Augusto
Orientador
Flores, Giovanna Benedetto
Coorientador
Resumo
Em um ambiente em que as relações estão sendo baseadas na internet, tanto no que tange à busca por conhecimento como nos processos de colaboração e relações humanas, as empresas estão utilizando mecanismos de busca para criar um novo universo de interesses. Para Ruiz (2010, p.16), “somos desafiados a selecionar e atribuir significação àquilo que identificamos como pertinente a nosso universo de interesses”. O objetivo geral desta pesquisa é analisar discursivamente a possível existência do processo de individuação a partir do conceito do Filtro Invisível no buscador Google versão Hummingbird, ou seja, até onde estamos submetidos a concordar com as formas de funcionamento dos buscadores que utilizamos. O Filtro Invisível foi um conceito apresentado no TED (acrônimo de Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento, Design) por Eli Pariser. O autor trouxe uma reflexão a respeito da forma que os algoritmos criados pelos buscadores e redes sociais retornam registros. Para ele, o processo de personalizar o indivíduo, gerado por esses mecanismos de busca faz com que as pessoas não tenham ciência do que não está retornado, e sim, que estejam sujeitas ao efeito de que tudo aquilo que está visível é o que existe. Esta pesquisa tem como sustentação teórica a Análise do Discurso, produzindo desse modo, gestos de interpretação e tendo como dispositivo teórico/analítico as noções de arquivo, formação discursiva, memória discursiva e metálica e o processo de individuação. Os principais autores utilizados nesta pesquisa são Pêcheux, Courtine, Foucault, Indursky e Orlandi.
Palavras-chave
Individuação, Filtro invisível, Análise do discurso, Google, Humminbird