Compreensão conceptual de sistemas lineares: estudo de caso com o Software Geogebra em celulares

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Tese

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Cataneo, Vanessa Isabel

Orientador

Rauen, Fábio José

Coorientador

Resumo

I verified in this thesis – from goal-conciliation, relevance and registers of semiotic representation theoretic notions, and through activities that require the conversion of representations mediated by GeoGebra software in cell phones – the increasing of the conceptual understanding of first-degree linear systems. So, I elaborated a didactic sequence, applied it with 8th-grade students from Samuel Sandrini Elementary School in Orleans (SC), and evaluated it in terms of the pertinence of the association of theories, and of the mediation of the application. The results suggest that the conscious and planned individual use application in the classroom, as a support for the systems graphics interpretation and classification, contributed to the students’ interest and productivity, enabling the conversion of representations and helping the treatment. In addition, the study suggests pieces of evidence to understand how plans of intentional action toward goal self and/or hetero-conciliation superordinates relevant balances of cognitive costs and benefits, that superordinates the cognitive operations of identifying significant units, treatment, and conversion of semiotic representations, suggesting a methodology to elaborate and to evaluate educational interventions.
Verifica-se nesta tese – a partir das noções teóricas de conciliação de metas, relevância e registros de representação semiótica, e de atividades que demandam a conversão de representações mediadas pelo software GeoGebra em celulares – a potencialização da compreensão conceptual de sistemas lineares de 1º grau. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática, que foi aplicada com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Samuel Sandrini de Orleans (SC) e avaliada em termos da pertinência da associação das teorias e da mediação do aplicativo. Os resultados sugerem que o uso individual consciente e planejado do aplicativo em sala de aula, como apoio para a interpretação gráfica e a classificação dos sistemas, contribuiu para o interesse e a produtividade dos estudantes, viabilizando a conversão de representações e auxiliando a aferir erros de tratamento. Além disso, o estudo sugere pistas de como operações cognitivas de identificação de unidades significativas, tratamento e conversão são orientadas por uma relação relevante de custos e benefícios cognitivos que, por sua vez, estão a serviço de um plano de ação intencional em direção a auto e/ou heteroconciliação de metas, sugerindo uma metodologia para elaborar e avaliar intervenções educacionais.

Palavras-chave

Ensino e aprendizagem de sistemas lineares do 1° grau, Aplicativos móveis em sala de aula, Conciliação de metas, Relevância, Registros de representação semiótica

Citação