Um discurso fragmentado: a universidade e suas ações sobre a realidade social

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Mezari, Josemeri Peruchi

Orientador

Voese, Ingo

Coorientador

Resumo

he present dissertation aims at verifying the knowledge degree of the Proposta Curricular de Santa Catarina text among the Letters Course graduating students of 2007, from the Portuguese/English graduation of Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - campus of Tubarão. Throughout the methodology of Discourse Analysis proposed by Voese (2004), the concepts of “language” and “human formation” mentioned on the Proposta Curricular de Santa Catarina text, on the Pedagogic Politic Plan of the Letters Course and on the book “A Universidade no mundo pós tecnológico” that lead to the educational model planed by the two institutions have been described, interpreted and analyzed. The comparison of the texts showed that society models intended by the two institutions on their educative actions are not conflicting; however, the students’ voice did not evidence the University discourse. Then, the results of the research confirmed the presented hypothesis that argues that the University, as the place that graduates the educators that will act in the educational system of Santa Catarina State, does not provide to graduating students of Letters course the enough knowledge about the Proposta Curricular de Santa Catarina text about the Portuguese language. The research had its theoretical basis firmed on the Proposta Curricular de Santa Catarina text, in Bakhtin, Vygotsky, Demo, Luckesi, and other authors that think about language and education.
Esta dissertação tem por objetivo verificar o grau de conhecimento da Proposta Curricular de Santa Catarina entre os alunos graduandos de 2007 do curso de Letras, licenciatura Português/Inglês, da Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul, campus de Tubarão. Através da metodologia de Análise do Discurso proposta por Voese (2004), os conceitos de “linguagem” e “formação humana” sinalizados no texto da Proposta Curricular de Santa Catarina, no Plano Político Pedagógico do curso de Letras e no livro “A universidade no mundo póstecnológico”, e que levam ao modelo de educação planejado pelas duas instituições, foram descritos, interpretados e analisados. O cotejo dos recortes mostrou que os modelos de sociedade pretendidos pelas duas instituições nas suas ações educativas não são conflitantes, porém, a voz dos alunos não evidenciou o discurso da universidade. Assim, os resultados da pesquisa confirmaram a hipótese apresentada, que é de que universidade, enquanto formadora dos educadores que irão atuar no sistema educacional do estado de Santa Catarina, não proporciona aos alunos formandos do curso de Letras o conhecimento em profundidade do texto da Proposta Curricular de Santa Catarina/Língua Portuguesa. A pesquisa teve sua base teórica firmada no próprio texto da Proposta Curricular de Santa Catarina, em Bakhtin, Vygotsky, Voese, Demo, Luckesi, e outros autores que pensam a linguagem e a educação.

Palavras-chave

Discurso, Educação, Linguagem, Formação humana

Citação