Efeito de fecho em gestos de leitura do conto A Caçada, de Lygia Fagundes Telles

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Mazon, Tatiani Longo

Orientador

Siebert, Silvânia

Coorientador

Resumo

This research seeks to understand the meanings in gestures of reading and interpretation of the tale The Hunt, by the Brazilian writer Lygia Fagundes Telles. The tale was chosen due to have a suspended ending, allowing the reader to appropriate the senses and create an end that he or she considers more stable for the story. The concept of Imaginary Formations (PÊCHEUX, 1997) supports this research course by considering the possibility of new formulations from the change of position from subject-reader to author-reader in the movement of reading and interpretation of the story. In order to understand the production of meanings in the textual, discursive and social dimensions, we will analyze the closing of the story The Hunt, considering the perspectives of three areas of study: structure of fictional literary narratives, Text Linguistics (TL) and Discourse Analysis (DA). As a methodological process to understand the reading gestures, we conducted an applied research with high school students of the Heriberto Hülse School, in Criciúma/SC. The association of these three areas of study, plus Applied Linguistics (AL), brought contributions to the understanding of the short story genre functioning, such as fiction literature. The hypothesis is that, making an ending that he or she believes to be perfect for the story, makes the readers position change to author-reader, establishing new closing senses for the story The Hunt, in something that we call, in this work, of shared virtual authorship. By leaving the end of the tale open to interpretation, the author Lygia Fagundes Telles authorizes this shared participation of the reader in the movement of sense production, and this new operation differs from the reader-effect by granting the reader greater autonomy in this course. In addition to Pêcheux, this research is supported by scholars of narrative structures such as Bosi (1985), Gotlib (1985), Coutinho (1999), De Paula (1999), Jolles (1976) and Moisés (1981). In relation to TL, some authors like Fávero (1988, 2000) and Koch (1997, 2003, 2010, 2015) are responsible for the theoretical basis and in DA, we find subsidies in authors such as Furlanetto (2014, 2015), Indursky (2001,2016), Orlandi (2000, 2001, 2003, 2012) and Possenti (2009) that provide elucidations on the main themes to be developed.
Esta pesquisa busca compreender a produção de sentidos em gestos de leitura e interpretação do conto A Caçada, da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles. O conto foi escolhido por apresentar seu final em suspenso, permitindo ao leitor se apropriar dos sentidos e “criar” um final que considere mais estável para a história. Utilizamos o conceito de Formações Imaginárias (PÊCHEUX, 1997) no percurso de pesquisa ao considerar a possibilidade de novas formulações a partir da mudança de posição de sujeito-leitor para sujeito leitor-autor no movimento de leitura e interpretação do conto. Para compreender a produção de sentidos nas dimensões textual, discursiva e social, analisaremos o fecho do conto A Caçada considerando as perspectivas de três áreas de estudo: estrutura das narrativas literárias de ficção, Linguística Textual (LT) e Análise de Discurso (AD). Como processo metodológico para compreender os gestos de leitura, realizamos uma pesquisa aplicada com estudantes do ensino médio da escola Heriberto Hülse, de Criciúma/SC. O acionamento dessas três áreas de estudo, mais a Linguística Aplicada (LA), trouxe contribuições para a compreensão sobre o funcionamento do gênero conto, como literatura de ficção. A hipótese defendida é a de que, ao produzir um final que acredita ser ideal para o conto, o leitor tem sua posição modificada para leitor-autor, estabelecendo novos sentidos de fecho para o conto A Caçada, em um funcionamento que chamamos, neste trabalho, de autoria virtual compartilhada. Ao deixar o final do conto aberto a interpretações, a autora Lygia Fagundes Telles autoriza essa participação compartilhada do leitor no movimento de produção de sentidos, sendo que esse novo funcionamento difere do efeito-leitor por conceder ao leitor maior autonomia nesse percurso. Além de Pêcheux, amparam esta pesquisa, os estudiosos das estruturas narrativas como Bosi (1985), Gotlib (1985), Coutinho (1999), De Paula (1999), Jolles (1976) e Moisés (1981). Em relação à LT, alguns autores como Fávero (1988, 2000) e Koch (1997, 2003, 2010, 2015) são responsáveis pela base teórica, e na AD, encontramos subsídios em autores como Furlanetto (2014, 2015), Indursky (2016), Orlandi (2000, 2001, 2003, 2012) e Possenti (2009), que fornecem elucidação a respeito dos principais temas a serem desenvolvidos.

Palavras-chave

Autoria, Conto, Efeito de fecho, Interpretação, Leitura, A caçada

Citação