Imagens televisivas na infância

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2013
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Andrade, Alinne Perrone Auzier de
Orientador
Juliano, Dilma Beatriz Rocha
Coorientador
Resumo
Esta pesquisa está voltada para a educação de crianças e a mídia televisiva na infância e, particularmente, para uma reflexão sobre a literatura infantil, as imagens e o encantamento que essas exercem sobre as crianças. O objetivo geral é o de refletir sobre o predomínio das imagens no cotidiano infantil, especialmente sobre a relação entre texto escrito e sua adaptação para o formato televisivo. Para tanto, será abordada a adaptação literária da obra de Monteiro Lobato - Sítio do Pica-pau Amarelo - para a televisão. O que motivou esta dissertação foi o interesse pedagógico em relação ao universo infantil, cercado de imagens e meios de comunicação cada vez mais modernos. Na contemporaneidade, são as mídias que fazem o papel da socialização e a imagem exerce a sedução, atraindo rapidamente a atenção das crianças. A dissertação está dividida em dois capítulos. O primeiro capítulo apresenta considerações introdutórias à pesquisa, trazendo alguns conceitos de infância, de imagens e de mídias. O segundo capítulo traz considerações fundamentais que dão suporte ao estudo sobre a literatura infantil e a adaptação da obra de Monteiro Lobato. Partes dos DVDs Reinações de Narizinho e No Reino das Águas Claras serviram de objeto de estudo, tendo sido visada a adaptação do texto escrito para o visual. Foram utilizados vários autores para fundamentar apesquisa, tais como Ariàs (2006), Pellegrini (2003), Debus (2010), Banditer (1985), Sarlo (1997), entre outros. Por meio deste estudo foi possível concluir que as mídias estão presentes constantemente na vida familiar e escolar de nossas crianças e que podemos sim nos beneficiar desse instrumento para ajudar nossos alunos a se tornarem cidadãos críticos e donos de duas próprias decisões, não se deixando manipular por imagens sedutoras que muitas vezes só estão presentes para manipular e distorcer a realidade em que vivemos
This research is focused on the education of children and television media in childhood and particularly to reflect on children's literature, pictures and enchantment that these have on children. The overall objective is to reflect on the predominance of pictures in children's daily lives, especially on the relationship between written text and its adaptation for television format.To do so will be dealt with the literary adaptation of MonteiroLobato - The site of the Yellow Woodpecker - for television. What motivated this thesis was the pedagogical interest in the infant universe, surrounded by images and media increasingly modern. In contemporarytimes, the media is doing the role of socialization and the image holds the seduction, quickly attracting the attention of children.The dissertation is divided into two chapters. The first chapter introduces the research introductory considerations, bringing some concepts of childhood, images and media. The second chapter provides fundamental considerations that support the study of children's literature and the adaptation of Monteiro Lobato. Parts of DVDs Reinações of Narizinho and the UK In Clearwater served as an object of study, having been targeted adaptation of the written to the visual text.Several authors were used to support research, such as Arias (2006), Pellegrini (2003), Debus (2010), Banditer (1985), Sarlo (1997), among others. Through this study it was concluded that the media are constantly present in family and school life of our children and yes we can take advantage of this tool to help our students to become critical citizens and owners of two of its own decisions, not letting himself be manipulated by seductive images that often are present only to manipulate and distort reality in which we live

Palavras-chave
Linguagem e línguas, Educação de crianças, Literatura infantojuvenil, Televisão - Programas
Citação