O universo teatral de Zeno Wilde

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Data

2013

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

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Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Oliveira, Daiane Nara de

Orientador

Juliano, Dilma Beatriz Rocha

Coorientador

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar a trajetória do dramaturgo Zeno Wilde (1947-1998) a partir da análise de uma seleção de peças teatrais do autor com ênfase em Blue Jeans (1980), drama vivido por jovens travestis e garotos de programa, que na vida noturna optaram pela prostituição como sobrevivência. Além de Blue Jeans (1980), cuja relevância foi fundamental para consolidar, no cenário dramatúrgico, os textos posteriores do autor, nove foram as peças teatrais comentadas neste trabalho, sendo elas: Uma lição longe demais (1986), Anjos da Guarda (1987), Salve o Prazer (1992), A segunda morte de Pedro e Paulo (1996), Os olhos cor de mel de James Dean (1992), Zero de Conduta (1994), Quem te fez saber que estavas nu? (1989), Ritos de infância (1988) e Sabe quem dançou?(1990). Dividida em dois capítulos, esta pesquisa traz, primeiramente, uma reflexão sobre o que é marginalidade, contextualizando-a no teatro brasileiro para, posteriormente, comentar os anos 80, trazendo um questionamento sobre se a década foi, de fato, "perdida" ou se significou uma pluralidade de tendências, decorrente das inúmeras transformações pelas quais a época passou. Sequencialmente são comentadas as peças Blue Jeans (1980), Uma lição longe demais (1986) e Anjos da Guarda (1987), ainda no primeiro capítulo. O segundo capítulo tem por objetivo traçar as experiências de Zeno Wilde com outros universos, ao mesclar, nas peças teatrais, a temática do marginal já presente nas peças do primeiro capítulo, porém, com referências ao cinema (James Dean e Pasolini), à música (Assis Valente), ao próprio teatro (Nelson Rodrigues), entre outros temas abordados. Tendo como ponto de partida a análise das peças de Zeno, este trabalho comenta a produção teatral do autor e sua posição na dramaturgia nacional, considerando o texto teatral como importante instrumento para a leitura, análise e interpretação do gênero literário dramático considerando os acontecimentos políticos, culturais e artísticos brasileiros dos anos 80 e 90 do século XX. Para a dramaturgia brasileira dos anos 80, os trabalhos dos críticos como Alberto Guzik e Fauzi Arap são de grande valia e se fazem presentes nesta pesquisa, além do pensamento de autores como Sábato Magaldi e Silviano Santiago. Sobre contextualização e entendimento da modernidade e seus desdobramentos, faz-se uso das contribuições de teóricos como Fredric Jameson, Stuart Hall, Néstor Garcia Canclini, Beatriz Sarlo, Marshall Berman e Zygmunt Bauman
This work aims study the trajectory of playwright Zeno Wilde (1947-1998) from the analysis of a selection of the author plays with emphasis on Blue Jeans (1980), drama lived by young transvestites and hustlers, who opted for the nightlife prostitution as an alternative survival. Apart from Blue Jeans (1980), whose relevance was essential to consolidate the dramaturgical scenario, the later writings of the author, nine were commented plays in this work, namely: Uma lição longe demais (1986), Anjos da Guarda (1987), Salve o Prazer (1992), A segunda morte de Pedro e Paulo (1996), Os olhos cor de mel de James Dean (1992), Zero de Conduta (1993), Quem te fez saber que estavas nu?(1989), Ritos de infância (1988) e Sabe quem dançou?(1990) .Divided into two chapters, this research brings primarily a reflection on what is marginality, contextualizing it in Brazilian theater for later review 80, bringing questions about whether the decade was, in fact, "lost " or is meant a plurality of trends arising from the numerous transformations that the time spent. Parts are discussed sequentially Blue Jeans (1980), Uma lição longe demais (1986) e Anjos da Guarda (1987), in the first chapter. The second chapter aims at tracing the experiences of Zeno Wilde with other universes to merge, the plays, the theme already present in the marginal parts of the first chapter, however, with references to the movies (James Dean and Pasolini), music (Assis Valente), the theater itself (Nelson Rodrigues) and other topics discussed. Taking as its starting point the analysis of Zeno´s plays, this work comments the theatrical production of the author and his position in the national drama, considering the theatrical text as an important tool for reading, analysis and interpretation of literary genre considering the political, artistic and cultural Brazilian events from 80s to 90s of the twentieth century. For the Brazilian drama 80s, the work of critics such as Alberto Guzik and Fauzi Arap are of great value and are present in this research, beyond thinking of authors like Sabato Magaldi and Silviano Santiago. About contextualization and understanding of modernity and its consequences, there are important contributions of theorists such as Fredric Jameson, Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Beatriz Sarlo, Marshall Berman and Zygmunt Bauman

Palavras-chave

Teatro brasileiro, Marginalidade social, Anos 1980, Língua e linguagem

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