Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Fernandes, Ana Caroline Voltolini

Orientador

Moraes, Heloisa Juncklaus Preis

Coorientador

Resumo

The present research aimed to identify and analyze, from the perspective of imaginary theory, the mythic-symbolic structures present in the infatexual imaginary of seven adolescents in risk situations attended by the Center for Support to Children and Adolescents - CEACA, Capivari de Baixo / SC. In order to achieve the general objective of the research, the Group Culture was postulated by José Carlos de Paula Carvalho (1989; 1992a) in order to map the group's latent culture, as well as Durand, Y.'s AT.9 projective test And Gilbert Durand (1982, 1985, 1993, 1996, 2002, 2014), especially with the image representation regimes presented by the author. From the mapping of the latent culture of the group it was possible to verify the way that this group and its members organize their actions, how they see the world and relate to it. In view of the results obtained, it was verified that the adolescents' imagery of the adolescents participating in the research is essentially characterized by the heroic structure, since the representations they have generated gravitate around the aforementioned structure inherent to the Daytime Regime of the Durandian theory (2002).
A presente pesquisa objetivou identificar e analisar, sob a perspectiva da teoria do imaginário, as estruturas mítico-simbólicas presentes no imaginário infatojuvenil de sete adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente – Ceaca, de Capivari de Baixo/SC. Para se alcançar o objetivo geral da pesquisa, utilizou-se a Culturanálise de Grupo postulada por José Carlos de Paula Carvalho (1989; 1992a) a fim de mapear a cultura latente do grupo, assim como o teste projetivo AT.9 de Durand, Y. (1987; 2005) para colher as representações e posteriormente relacioná-las com a teoria do imaginário proposta por Gilbert Durand (1982;1985; 1993; 1996; 2002; 2014), especialmente com os regimes de representação da imagem apresentados pelo referido autor. A partir do mapeamento da cultura latente do grupo foi possível verificar a maneira que este e seus integrantes organizam suas ações, como veem o mundo e se relacionam com ele. Diante dos resultados obtidos, verificou-se que o imaginário infantojuvenil dos adolescentes que participaram da pesquisa é essencialmente caracterizado pela estrutura heroica, pois as representações por eles engendradas gravitam em torno da mencionada estrutura inerente ao Regime Diurno da teoria durandiana (2002).

Palavras-chave

Imaginário, Mito e simbolismo, Representações

Citação