Cultura, identidade, memória e patrimônio, representações nas comunidades escolares João XXIII e Dite Freitas, no município de Tubarão, estado de Santa Catarina

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Hordejuk, Cristiano de Souza
Orientador
Farias, Deisi Scunderlick Eloy de
Coorientador
Resumo
A existência do ser está vinculada ao emaranhado de significações que ele mesmo teceu e tece durante sua história, influenciando direta e indiretamente a sua existência e a dos outros seres, fator de constante adição, subtração, divisão, miscigenação, enfim, de transformação. Essas significações podem ser denominadas por uma vastidão de conceitos, entretanto, uma palavra é capaz de definir esse simples e complexo encadeamento de significados que resulta na formação do homem: cultura. A cultura é expressa e mantida de várias formas, das quais se origina o patrimônio tanto tangível (material) quanto intangível (imaterial), que desempenha papel fundamental como marca e, ao mesmo tempo, matriz na relação de identidade e representação das pessoas que dele comungam, pelas memórias e tradições. A partir de uma revisão dos conceitos de cultura, identidade, memória e patrimônio, neste estudo faz-se uma reflexão sobre as relações culturais existentes em duas escolas do município de Tubarão, SC. O objetivo primordial deste estudo é o de identificar elementos da cultura escolar na Escola João XXIII e Escola de Ensino Médio Dite Freitas, no município de Tubarão, Estado de Santa Catarina, apresentando a interface que ocorre entre essa cultura e a cultura da comunidade. A pesquisa se ampara em documentos ¿ escritos primários e secundários, retrospectivos e contemporâneos ¿ e em técnicas de pesquisa quali-quantitativa, observação não participante e pesquisa de campo. Foram identificados os elementos que são reconhecidos pela comunidade escolar e de seu entorno como seu patrimônio cultural, contrapondo-os aos elementos existentes na cidade, os quais representam as várias identidades contidas nesse mesmo território, onde não há uma unidade ou homogeneidade, considerando-se o caráter liquido e cíclico da contemporaneidade. Percebe-se que as escolas, nesse contexto fluido, representam um espaço de desenvolvimento sociocultural dos indivíduos, porém ainda não realizam a devida conexão entre o institucional e o cotidiano nas relações educativas para, de fato, valorizar a identidade e as subjetividades dos indivíduos que fazem parte da comunidade escolar.
La existencia del ser está vinculada al enmarañado de significados que él mismo tejió y teje durante su historia, influenciando directa e indirectamente en su existencia y en la de los otros seres, factor de constante adición, substracción, división, mestizaje, en fin, transformación. Estos significados pueden ser denominados por una gran variedad de conceptos, entretanto, una palabra es capaz de definir este simple y complejo encadenamiento de significados que resulta en la formación del hombre: la cultura. Esta es expresa y sustentada de varias maneras de las cuales se origina el patrimonio, tanto tangible (material), como intangible (inmaterial), desempeñando un papel fundamental como marca y, al mismo tiempo, como matriz en la relación de identidad y representación de las personas que de él comulgan, que históricamente son reconocidos, vividos y transmitidos por las memorias y tradiciones. A partir de una breve revisión de los conceptos de cultura, identidad, memoria y patrimonio, este trabajo hace una reflexión sobre las relaciones culturales existentes en las escuelas Dite Freitas y João XXIII del municipio de Tubarão en el Estado de Santa Catarina. El objetivo primordial de este estudio es el de identificar elementos de la cultura escolar en la Escola João XXIII y la Escola de Ensino Médio Dite Freitas, en el municipio de Tubarão, estado de Santa Catarina, presentando la interface que ocurre entre la cultura escolar y la cultura de la comunidad. La investigación se ampara en documentos ¿ escritos primarios y secundarios, retrospectivos y contemporáneos ¿ y en técnicas de investigación cuali-cuantitativas, observación no participativa e investigación de campo. Fueron Identificados los elementos que son reconocidos por la comunidad escolar y de su entorno como su patrimonio cultural, confrontándolo con los elementos existentes de la ciudad, los cuales representan las diversas identidades contenidas en este mismo territorio, donde no hay una unidad o homogeneidad, por el carácter liquido y cíclico de la contemporaneidad. Se observa que las escuelas, en este contexto fluido, representan un espacio de desarrollo socio-cultural de los individuos, entre tanto todavía no realizan la debida conexión entre lo institucional y el cotidiano en las relaciones educativas para, de hecho, valorizar la identidad de las subjetividades de los individuos que hacen parte de la comunidad escolar.

Palavras-chave
Cultura, Memória coletiva, Cultura - Identificação, Patrimônio cultural
Citação