Arte literária e a ecoformação: a linguagem em perspectivas inter e transdiciplinar

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Data

2019

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

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Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Marcia Bianco

Orientador

Jussara Sá

Coorientador

Resumo

This dissertation proposes a study on literary art as an integrator and promoter of inter and transdisciplinarity. In order to do so, the objective is to analyze the interdisciplinary and transdisciplinary utilization, from an ecosystem perspective, of the work Fita Verde no pelo, from Guimarães Rosa, by the 5th grade teachers, from the Engenheiro Annes Gualberto State Public School, from Braço do Norte. The research is a qualitative approach, configuring itself as action research, with the intention of assisting in the transformation and production of new knowledge of the subjects involved. It has as theoretical axes: considerations about art and literary language, with emphasis on narrative and reflections on the influence of paradigms, contemplating the ecosystem paradigm and pedagogical trends, highlighting the considerations of Edgar Morin. As instruments for action research were used procedures of the Ecoformadores Creative Projects (PCE). The study developed evidenced its relevance, inasmuch as the data analysis and the use of the Ecoformadores Creative Project methodology, both in the planning and development of the disciplines, the inter and transdisciplinary character of the literary work of Guimarães was reiterated Rosa, assigning him the role of "Ariadne's Wire", from the school context.
Esta dissertação de mestrado consiste em um estudo sobre a arte literária como integradora e promovedora da inter e transdisciplinaridade. Seu objetivo foi analisar a utilização inter e transdisciplinar, dentro de uma perspectiva ecossistêmica, da obra Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa, pelos docentes do 5º ano, da Escola Pública Estadual Engenheiro Annes Gualberto, do município de Braço do Norte (SC). A pesquisa é qualitativa, configurando-se como pesquisa-ação, com intenção de auxiliar na produção de novos conhecimentos pelos sujeitos envolvidos. Tem como eixos teóricos: considerações sobre a arte e a linguagem literária, com ênfase na narrativa, e reflexões acerca da influência dos paradigmas, contemplando o paradigma ecossistêmico e as tendências pedagógicas, com destaque para as considerações de Edgar Morin. Na realização da pesquisa-ação foram utilizados procedimentos dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE). O estudo desenvolvido evidenciou a relevância da referida metodologia, na medida em que a análise dos dados evidenciou um caráter inter e transdisciplinar no planejamento e no desenvolvimento das disciplinas, o caráter inter e transdisciplinar articulado pela obra literária de Guimarães Rosa, atribuindo-lhe o papel de “Fio de Ariadne”, a partir do contexto escolar.

Palavras-chave

Arte literária, Projetos Criativos Ecoformadores, Paradigmas

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