Jogo de cena e o dispositivo fílmico de Eduardo Coutinho como construção de uma ética documental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Rosa, Igor Miguel da Silveira

Orientador

Cernicchiaro, Ana Carolina

Coorientador

Resumo

The aim of this research is to understand how the device of Playing (2007) is formed from devices used in others documentaries of Eduardo Coutinho, and how this device is created to cope with an ethical demand of relations between documentarist, documented, theme and viewer. For this purpose, a device conceptualization in the study of the documentary is needed to understand when the concept of device and the modifications of the term by different authors appear, in order to arrive at the definition as rules of the game. The research starts studying the ethical demands for documentary history in order to understand how, at each time, driven by its own ethical issues, the documentary took on different forms. It is sought to understand how ethical relations and devices appear in the director's documentary filmography to elaborate how those elements are constructed in each film and how they appear in Playing (2007) and what this documentary differs from others of the director's career.
A presente dissertação tem como objetivo perceber como o dispositivo de Jogo de Cena (2007) é formado a partir do desenvolvimento e das mudanças dos dispositivos dos outros filmes documentais de Coutinho. De igual modo, buscou-se compreender como este dispositivo é criado para dar conta de uma demanda ética das relações entre documentarista, documentado, tema e espectador. Para esse objetivo, se mostrou necessária uma conceitualização do termo dispositivo no estudo do documentário, de forma a identificar quando o conceito de dispositivo surge e também as modificações do termo por diferentes autores até chegar à definição de regras de jogo. A pesquisa trata, portanto, das demandas éticas para a história do documentário a fim de compreender como, em cada tempo, movido por questões éticas próprias, o documentário ganhou diferentes formas. Por fim, analisou-se como as relações éticas e os dispositivos aparecem na filmografia documental do diretor para pensar como esses elementos são construídos em cada filme e como são construídos, em especial, em Jogo de Cena (2007), além de investigar em que esse documentário difere dos outros da carreira do diretor.

Palavras-chave

Documentário, Dispositivo, Ética, Eduardo Coutinho

Citação