Fisioterapia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 25
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tratamento fisioterapêutico em úlceras de pressão através da laserterapia
    (2023-06-28) Silva, Nicole de Oliveira; Rezende, João Pedro; Gomes, Maria Fernanda; Soareas, Isthefany Alves
    Introdução: O tratamento fisioterapêutico através do uso de laser também consiste em fazer curativos, aplicar pomadas específicas e esperar a lesão cicatrizar por segunda intenção. É importante realizar o desbridamento da lesão que consiste em remover o tecido necrótico e manter os curativos secos para evitar infecções na região. Além disso, é necessário manter os cuidados preventivos, de modo a evitar a progressão da ferida e o aparecimento de novas. Objetivo: Esse trabalho teve como objetivo verificar a eficácia da laserterapia no tratamento de úlceras de pressão. Metodologia: Para este artigo de revisão bibliográfica, a metodologia adotada foi a busca de artigos científicos de cunho bibliográfico em sites como Scielo, Lilacs, Google Acadêmico e Bireme. Resultados e Discussão: A laserterapia apresentou melhora na lesão no aspecto da cor avermelhada por toda a sua extensão, sem infecção e redução do tamanho. O laser penetra na pele modificando as enzimas através da absorção do fóton, e consequentemente, aumentando o ritmo de transferência da cadeia de elétrons da membrana mitocondrial elevando o número de prótons para fora da célula. Considerações Finais: Os resultados do tratamento com o laser já podem ser sentidos nas primeiras 24 a 48 horas após o procedimento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Importância da intervenção fisioterapêutica no trabalho de parto normal
    (2023-06-27) Martins, Aline Naiara de Oliveira; Martins, Thayne Gonçalves de Souza; Almeida, Márcia Eduarda Nascimento de
    Introdução: O parto normal mostra-se mais seguro e eficaz para a gestante e também para o bebê. O trabalho fisioterapêutico prepara a gestante para o parto normal e ajuda a aliviar as dores. Na preparação é recomendado cinesioterapia, TENS, terapia manual, exercícios respiratórios combinados com exercícios na bola suíça, hidroterapia e crioterapia. Objetivo: O presente estudo teve o intuito determinar o tratamento fisioterapêutico para alívio da dor no pré-parto e no parto normal. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, realizada por meio de análises sobre tratamentos, condutas e conceitos para o trabalho de parto normal. Resultados: Foram encontrados 18 artigos que apresentaram resultados positivos em relação o tratamento fisioterapêutico para o pré-parto e para o trabalho de parto ativo, levando para a gestante mais segurança e promovendo saúde e bem estar a mulher nesse período. Conclusão: Pode-se afirmar que os tratamentos fisioterapêuticos são de grande importância e eficácia para o pré-parto e apresenta benefícios no parto normal de acordo com a necessidade da mulher.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A influência da equoterapia na ansiedade e qualidade de vida do idoso: revisão bibliográfica
    (2022-12-10) Gomes, Ana Paula M.; Dias, Karina Martins; Silva, Lanyelle C. da
    Introdução: O envelhecimento pode ser compreendido como um aglomerado de alterações biológicas, sociais e psicológicas. A ansiedade é considerada uma reação do sistema nervoso central, sendo assim, quando estamos ansiosos liberamos noradrenalina ocasionando essa patologia. Já qualidade de vida está relacionada como o entendimento do indivíduo sobre seu posicionamento de vida e de sistema de valores em que vive, bem como sua ligação com suas metas, expectativas, padrões e preocupações. O idoso na equoterapia utiliza o cavalo como um mediador terapêutico no tratamento de inúmeras patologias, dentre elas a ansiedade, proporcionando o bem-estar e consequente a melhora da qualidade de vida. Objetivos: Verificar a melhora da ansiedade e qualidade de vida em idosos através da equoterapia. Metodologia: Ainda que exista uma escassez em relação ao tema, o presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica. O recorte temporal determinado para o estudo foi entre os anos de 1998 à 2021. Foram encontrado 46 artigos, sendo utilizados 29, de acordo com os critérios de inclusão. Resultado e discussão: Após 7 semanas de tratamento, sendo 30 minutos cada sessão, obteve se uma diminuição nos níveis de ansiedade-estado e um aumento na qualidade de vida. Considerações finais: A equoterapia promove a recuperação da autoestima, da saúde física e mental do paciente. Sendo necessário mais investigações acerca da temática.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A prevalência de lesões em atletas profissionais de futebol: revisão bibliográfica
    (2022) Santos, João Vitor Marques dos; Fernandes, Paula Geovana Marques
    Sendo uma atividade que necessita de uma combinação de técnicas, o futebol é uma área esportiva complexa, porém muito conhecida em todo mundo. Necessitando de habilidades físicas e táteis, os jogadores são mais exigidos dentro de campo e trabalham sempre próximo ou no próprio limite durante os treinos e partidas. Com o crescente número de adeptos e cobranças, o atleta fica mais favorável a lesões, principalmente em membros inferiores, o que pode causar perdas para o jogador e para o clube. Este estudo objetivou nas incidências de lesões em atletas profissionais de futebol, buscando a entender a seguinte situação-problema: porcentagem de atletas que sofrem a mesma lesão, considerando o tempo de jogo percorrido e se a lesão foi jogando em casa ou não. Trata-se de estudo de revisão bibliográfica, no qual realizou-se análise de conteúdo da temática. A busca das informações cientificas ocorreu nas bases de dados eletrônicas Google Acadêmico, Scielo e Pubmed, incluindo 29 artigos nesse trabalho. Foi concluído que as lesões musculares são mais frequentes no torneio, com a maioria afetando os atacantes e músculos da coxa. A maioria dos jogadores afetados tinha mais de 26 anos e a incidência de lesões foi de aproximadamente 33%. Com esse dado em mãos, é necessário que os médicos e fisioterapeutas de cada clube tome um plano de ação, preventivo e/ou corretivo a fim de minimizar os impactos gerados por essas lesões. Palavras-chave: Futebol. Lesão. Atletas. Epidemiologia. Quantidade de lesões em 2019.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Depressão um fator contribuinte para a redução da qualidade de vida em pessoas com esclerose múltipla: revisão de literatura
    (2022) Messias, Eloiza; Brandão, Géssica
    A esclerose múltipla é uma doença autoimune que tem se mostrado bastante comum entre a população, sendo uma doença que não apresenta cura. Portanto, o que se evidencia é que existe um número acentuado de pacientes que constam a presença de depressão. Diante dessa constatação, é que surge o interesse por essa temática, onde questiona-se: A depressão em pacientes com esclerose múltipla pode ser considerada um dos fatores que contribuem para a redução da qualidade de vida dessas pessoas? Com essa questão norteadora, traçou como objetivo geral desse artigo evidenciar aspectos relacionados à qualidade de vida dos pacientes com esclerose múltipla e a depressão como um fator agravante dessa condição. Para atingir este objetivo, utilizou de uma análise sistemática de conteúdo, a partir de uma revisão bibliográfica. Os estudos analisados levam à concluir que existe uma predisposição dos pacientes com esclerose múltipla para o desenvolvimento de quadro de depressão e a fisioterapia pode contribuir para minimizar os efeitos da doença, ampliando a qualidade de vida deles.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência do método Pediasuit como intervenção fisioterapêutica para crianças com paralisia cerebral
    (2022) Gama, Aline Alves da; Borges, Lorena Lorrane Silva
    A encefalopatia crônica não progressiva ou paralisia cerebral, afeta o sistema nervoso central produzindo danos que refletem em desordens de ação motora e cognitiva, o que resulta em comprometimentos funcionais de forma parcial ou integral da criança. Diante disto, a atuação do fisioterapeuta é fundamental e indispensável, o tratamento fisioterapêutico auxilia no aumento da capacidade motora, contribui para com os movimentos desde os mais grosseiros aos mais finos propiciando melhora funcional. O pediasuit consiste em uma forma de tratamento fisioterapêutico específico e intensivo que estimula o desenvolvimento de indivíduos com distúrbios neurológicos. O objetivo deste estudo foi evidenciar na literatura quais os efeitos do tratamento fisioterapêutico através do método pediasuit em crianças com paralisia cerebral. Foi conduzida uma revisão de literatura mediante busca nas bases de dados: Scielo, LILACS, PubMed, MEDLINE, PEDro e Google Acadêmico, onde obteve a inclusão de 7 estudos. Concluiu-se que a intervenção fisioterapêutica em utilização ao método pediasuit contribui positivamente com as crianças diagnosticadas com paralisia cerebral, em ênfase ao alcance das fases do desenvolvimento neuropsicomotor, aumento da flexibilidade, melhor coordenação motora grossa, aumento da força muscular e mobilidade, controle postural, propriocepção, equilíbrio estático e dinâmico, o que propicia melhora na condição de saúde dessas crianças e ocasiona melhor qualidade de vida baseada nos aspectos funcionais favorecendo a independência.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos da yoga inerentes a ansiedade e seus sinais e sintomas em estudantes universitários.
    (2022) Silva, Junarah; Ribeiro, Phassya; Carneiro, Carla Caroline; Zago, Pollyana
    A yoga consiste em uma ciência milenar que busca a integração do corpo, mente e espírito. Essa prática atende as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), e abrange o quesito de recuperação, prevenção, ou seja, educativa que induz a consciência ao indivíduo para o autocuidado. Durante a jornada pela formação profissional os universitários são inseridos em rotinas que exigem grande demanda de atividades, estudos e responsabilidades, o que acarreta um sofrimento psíquico do indivíduo induzindo a apresentação de sinais e sintomas de ansiedade. O objetivo deste estudo foi identificar os efeitos da yoga como recurso auxiliar para amenização da ansiedade e seus sinais e sintomas em estudantes universitários. Foi conduzida uma revisão de literatura mediante buscas nas bases de dados Scielo, PubMed e Google Acadêmico, onde obteve a inclusão de 6 estudos. Conclui-se que a prática da yoga em abordagem aos estudantes universitários é eficaz para a redução da ansiedade, além de contribuir para com a melhora de seus sinais e sintomas, além disso, auxilia também para que esta população consiga lidar melhor com momentos conturbados o que coopera com a saúde mental, emocional e implica na melhora da qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Utilização da carboxiterapia como recurso de tratamento do fibro edema gelóide: revisão de literatura
    (2022) Silva, Ana Carla Fernandes da; Paz, Renata Flávia Santiago da
    Fibro edema gelóide (FEG) é uma disfunção estética que acomete com maior incidência o sexo feminino, suas alterações podem ser hormonais, estruturais, inflamatórias e circulatórias, manifestando-se em diferentes graus. O objetivo do presente estudo é demonstrar os efeitos e descrever a aplicação da carboxiterapia perante o FEG. A metodologia desse trabalho baseia-se numa revisão de literatura realizada através do levantamento nas bases de dados BVS, PEDro, PubMed, SCIELO, Google Acadêmico e Livros. As buscas das publicações foram realizadas por meio dos seguintes descritores: Celulite, Estética, Dióxido de carbono, no período de 2008 a 2020. A etapa de análise dos dados envolveu a leitura e seleção criteriosa dos artigos para posterior discussão dos dados de interesse da revisão. A carboxiterapia é uma técnica que consiste na aplicação de gás carbônico sob o tecido subcutâneo para tratar disfunções estéticas, o CO2 é um gás incolor, atóxico e medicinal. Com isso observa-se que é um método seguro que exige equipamento especializado, vem mostrando resultados significativos e tem seu uso respaldado pela literatura científica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Identificação de questionários utilizados para avaliação de funcionalidade em pacientes com paralisia cerebral: revisão de literatura
    (2022) Silva, Priscylla; Oliveira, Bárbara; Brandão, Jéssica; de Paula, Kathleen; Pacheco, Érika
    A paralisia cerebral também conhecida como encefalopatia crônica não progressiva da infância, é resultado de lesões estáticas que ocorrem no período pré-natal, perinatal ou pós-natal, acometendo o sistema nervoso central durante os estágios de maturação estrutural e funcional. É principalmente uma disfunção sensório-motora envolvendo o tônus muscular, postura e distúrbios do movimento voluntário. O presente estudo teve como objetivo identificar questionários utilizados para avaliação de funcionalidade e qualidade de vida em pacientes com paralisia cerebral. Foi conduzida uma revisão bibliográfica, de forma a analisar a temática sob diversos estudos de maneira ampla e precisa em artigos científicos que demonstram identificar questionários utilizados para avaliação de funcionalidade em pacientes com paralisia cerebral, para isso a seguinte pergunta norteadora baseou o estudo: Quais os questionários mais utilizados para identificação de funcionalidade em pacientes com paralisia cerebral? Conclui que entre os anos 2020 a 2022, os questionários para avaliação de funcionalidade em pacientes com paralisia cerebral foram Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS).
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Reabilitação pós mastectomia: técnicas fisioterapêuticas
    (2021-12-09) Rosa, Elizângela Leandro; Costa, Letícia Joaquina dos Santos
    O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células cancerígenas no tecido mamário, gerando alterações nos lóbulos e ductos da mama. É uma neoplasia maligna que mais afeta as mulheres brasileiras e a mortalidade vem aumentando significativamente nos últimos 20 anos. A escolha do tratamento varia de acordo com o quadro clínico da mulher, levando em consideração os fatores do tamanho do tumor e a forma como foi alterado a mama, linfonodos que foram atingidos. A reabilitação fisioterapêutica é um meio de tratamento indispensável para manter a qualidade de vida da mulher mastectomizada, pois desenvolve estratégias para devolver a funcionalidade diária e integrá-la novamente às suas atividades cotidianas. O objetivo deste trabalho foi descrever as abordagens fisioterapêuticas para o tratamento pós mastectomia, com ênfase em funcionalidade no membro superior homolateral ao procedimento cirúrgico. Foi conduzida uma revisão da literatura, de forma a agrupar, analisar e concentrar buscas provenientes de artigos científicos, estudos primários e revisões bibliográficas, com fundamentação em evidências científicas disponíveis sobre a temática da atuação fisioterapêutica pós mastectomia. Conclui que diante dos recursos fisioterapêuticos utilizados para melhoria de qualidade de vida nos achados bibliográficos de pacientes pós-mastectomia destaca a cinesioterapia, sendo um auxiliar para ganho de amplitude de movimento e força muscular, e terapia manual, com destaque da drenagem linfática.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fisioterapia como recurso para estímulo da neuroplasticidade: revisão bibliográfica
    (2021-12) Costa, Raíssa; Ribeiro, Gabriela
    O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das doenças neurológicas mais comuns do mundo. É considerado uma interrupção do suprimento sanguíneo no cérebro ou resultado de uma ruptura de vaso sanguíneo, o que gera danos cerebrais. Os danos físicos mais recorrentes ao paciente afetado é a hemiplegia, definido como paralisia completa dos membros superiores e inferiores, e hemiparesia, definida como paralisia parcial, fraqueza, debilidade e não imobilidade. O objetivo do estudo foi identificar por meio de uma revisão literária quais técnicas fisioterapêuticas são utilizadas na estimulação da neuroplasticidade em pacientes pós acidente vascular cerebral. Foi conduzida uma revisão da literatura, de forma a agrupar, analisar e concentrar buscas provenientes de artigos científicos – estudos de ensaio clínico e randomizados, com fundamentações em evidências científicas disponíveis sobre técnicas fisioterapêuticas utilizadas para estimulo de neuroplasticidade. Conclui que as técnicas utilizadas para plasticidade neural pós acidente vascular cerebral são terapia espelho, técnica de contensão induzida, treinamento de alta intensidade, estimulação transcraniana repetitiva, exoesqueleto robótico e realidade virtual. Palavras-chaves: Modalidades em fisioterapia. Acidente vascular cerebral. Plasticidade neuronal.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fisioterapia respiratória na esclerose lateral amiotrófica: revisão bibliográfica
    (2021-12-09) Machado, Letícia Silva; Pradro, Ana Luiza Borges Vieira; Sousa, Regiane Nasrtins Silva
    A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso central, compromete o neurônio motor superior desencadeando o clônus, que são contrações involuntárias causada por estiramento do músculo, e o neurônio motor inferior , onde hpa presença de atrofia, ou seja, fraqueza da musculatura e também diminuição do volume muscular e fasciculações, na progressão da doença há comprometimento da musculatura respiratória (objeto de estudo dessa pesquisa). O objetivo dessa pesquisa foi então descrever sobre a conduta fisioterapêutica respiratória no paciente com esclerose lateral amiotrófica. Foi conduzida uma revisão da literatura, de forma a agrupar, analisar e concentrar buscas provenientes de artigos científicos- estudos primários e revisões bibliográficas, livros e revista do sistema de saúde com fundamentação em evidências científicas disponíveis sobre a temática. Concluiu que dentre os achados a ventilação mecânica não invasiva é a conduta de maior relevância, o método em modo BIPAP tem sim sua eficácia na melhora de funções respiratórias , qualidade de vida, e também no retardo do uso da ventilação mecânica invasiva.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Comprometimentos da postura sentada e a atuação do fisioterapeuta: revisão bibliográfica
    (2021) Santos, Guilherme Santana; Batista, Lara Cristina Alves
    A postura é definida como a posição que o corpo se mantém no espaço, sem que haja esforços e incômodos. A atualidade é marcada pelo avanço inerente a tecnologia, este tem contribuído para que os ambientes de trabalho se tornem cada dia mais informatizados, e isso tem ocasionado algumas consequências negativas no que diz respeito aos colaboradores. Tal fato tem resultado em problemas para os trabalhadores, que, ao trabalhar sentados, adotam posturas inadequadas, podendo trazer patologias aos mesmos, tornando necessária aplicação de conhecimentos ergonômicos, através da presença do fisioterapeuta na empresa. O objetivo deste estudo foi identificar os comprometimentos ocasionados decorrente do trabalho em postura sentada, bem como a importância do profissional fisioterapeuta neste contexto. Para a concretização do trabalho adotou-se como tipo de estudo a revisão bibliográfica, a partir de buscas eletrônicas nas bases de dados Lilacs, Scielo e PubMed. Dos 55 estudos encontrados, 8 foram inclusos. Conclui-se que a má postura do trabalhador que atua sentado, ocasiona problemas de ordem patológica trazendo prejuízos para sua vida e para a empresa. Torna-se necessária a atuação do fisioterapeuta atuando de maneira preventiva e curativa, com programas voltados para a conscientização da importância da postura correta para preservação da qualidade de vida do trabalhador.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Lesões musculoesqueléticas em corredores de rua
    (2021-12-09) Arcanjo, Salicio; Kakouris, Yener; Foung, Francis; Lima, Resende
    A corrida é umas das atividades esportivas de mais fácil acesso do mundo, assim sendo também uma das mais populares. Portanto paralelo ao aumento do número de praticantes, também ocorre o aumento da prevalência de lesões nesse público, principalmente nas regiões de joelho, tornozelos e pés. O objetivo geral foi identificar as principais lesões musculoesqueléticas prevalentes em corredores de rua. Foi conduzida uma revisão da literatura, de forma a agrupar, analisar e concentrar buscas provenientes de artigos científicos – estudos primários e revisões bibliográficas, com fundamentação em evidências científicas disponíveis sobre as lesões musculoesqueléticas que acometem corredores de rua. Os resultados do presente estudo são interessantes e ao mesmo tempo preocupantes, já que a prática da corrida de rua ao mesmo tempo que promove saúde, incentiva o exercício físico e desenvolvimento de um estilo de vida saudável, também mostra que em diversos casos pode ocasionar lesões musculoesqueléticas em parte dos praticantes. Palavras-chave: Lesões. Dor Musculoesquelética. Corrida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Otimização da ficha de avaliação fisioterapêutica neurofuncional por meio de um sistema digital
    (2021-12) Gomes, Lorraynne; Silva, Maryna
    A avaliação neurológica é uma etapa indispensável e primordial para o entendimento dos diferentes aspectos característicos e individualizados da condição de saúde de cada paciente, uma vez que os mesmos podem apresentar particularidades relacionadas à funcionalidade/incapacidade. Diante do avanço tecnológico contemporâneo o uso de softwares para otimização da avaliação de pacientes tem sido de grande valia. O objetivo deste trabalho consistiu em otimizar a anamnese voltada para a área da fisioterapia neurofuncional por meio da criação de um sistema digital o qual contém as etapas da avaliação desenvolvidas em módulos. Considerando a ficha de avaliação uma etapa essencial ao fisioterapeuta para que o mesmo possa traçar suas condutas e o prognóstico, o sistema digital de avaliação neurofuncional, proporciona mais agilidade e qualidade durante o processo avaliativo, auxiliando usuários profissionais e estudantes da área da fisioterapia neurológica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação fisioterapêutica na prevenção de quedas em idosos: revisão bibliográfica.
    (2021-12-09) Faria, Itala Lorrany Silva; Freitas, Valéria Silvério de; Oliveira, Weslley Rodrigues da Silva
    No envelhecimento acontecem alterações fisiológicas referentes ao processo natural do indivíduo, que causam incapacidades, limitações, alterações da visão, disfunções no domínio motor, alterações na resposta neural que determinam riscos para quedas, além de que, as quedas são caracterizadas como um problema de saúde pública. O objetivo deste estudo foi evidenciar na literatura as condutas fisioterapêuticas empregadas com a finalidade de colaborar na prevenção de quedas em idosos. Foi realizada uma busca bibliográfica sobre quedas em idosos e a atuação do fisioterapeuta, nas bases de dados: Scielo, PubMed, NBCI, MEDLINE, Science Direct e Google Acadêmico. Dos 8 estudos analisados foi possível observar que as intervenções fisioterapêuticas são eficientes para minimizar o risco de quedas em idosos, por meio de alongamentos, exercícios inerentes a cinesioterapia, aeróbicos, fortalecimento muscular, equilíbrio, dupla tarefa, proprioceptivos, coordenação motora, hidrocinesioterapia, pilates e treinamento funcional. Contribuindo então, para a melhora do equilíbrio, capacidade funcional, independência, proporcionando maior segurança na realização das atividades do dia a dia, além da melhora da força muscular, marcha, controle postural, flexibilidade, aperfeiçoamento das funções motoras e consequentemente na qualidade de vida dos idosos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação fisioterapêutica em pacientes acometidos pela covid-19 com disfunções cardiorespiratórias: revisão bibliográfica
    (2021-12) Junior, Altair; Ferreira, Danielly; Marques, Silva; Silvério, Rafaela
    A COVID-19 trata-se de uma doença viral causadora de graves problemas à saúde do homem, dentre as principais consequências estão as desordens que atingem o sistema cardiorrespiratório, levando ao surgimento de desconfortos, podendo levar ao óbito. Diante dessa pandemia, o fisioterapeuta tem estado na linha de frente junto as equipes multidisciplinares, na busca de conservar a vida dos pacientes contaminados, bem como àqueles que já receberam alta hospitalar, pois podem apresentar sequelas, como dispneia, fadiga, cansaço, dentre outros. Nesse sentido, questiona-se: Como tem sido a atuação do fisioterapeuta no tratamento e na reabilitação de pacientes acometidos pela COVID-19? O objetivo desse estudo foi identificar a importância da fisioterapia cardiorrespiratória em pacientes acometidos pela COVID-19, bem como deve ser o enfoque da fisioterapia no cuidado e na recuperação da saúde do paciente. Foi realizada uma busca bibliográfica nas bases de dados Scielo e PubMed, e a inclusão de 11 estudos no presente trabalho. Concluiu-se que os fisioterapeutas apresentam importância em contribuição a reabilitação auxiliando a manter ou melhorar a funcionalidade do sistema respiratório, em relação as trocas gasosas, de modo a colaborar na preservação e recuperação das funções respiratórias evitando maiores consequências.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Técnicas fisioterapêuticas para correção da diástase abdominal
    (2021) Louzada, Pablynne Dias; Souza, Graziele Gomes de
    A diástase abdominal é uma alteração fisiológica que ocorre no corpo da mulher devido a gestação e o pós-parto, ocasionando em alterações biomecânicas e que podem acarretar uma separação dos músculos reto abdominais, sendo sua função estabilizar a pelve e a coluna vertebral. A fisioterapia desempenha um papel muito importante, promovendo um estímulo principalmente da musculatura abdominal e pélvica para melhora do tônus muscular em pacientes pós-parto. O presente artigo teve como objetivo mapear na literatura científica quais técnicas fisioterapêuticas são utilizadas para tratamento de diástase abdominal. A pesquisa tem caráter de revisão bibliográfica, sendo realizado buscas na base de dados Scielo e Google Acadêmico, utilizando as seguintes palavras-chaves: fisioterapia, puerpério, diástase abdominal. Podemos concluir que a diástase do musculo reto abdominal pode vir a desencadear várias disfunções sendo assim de função do fisioterapeuta acompanhar essa puérpera, podendo corrigir a disfunção, utilizando de recursos que foram eficazes na correção da musculatura de reto abdominal.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Acupuntura no tratamento da síndrome femoropatelar: revisão bibliográfica
    (2021) Moura, Nilza Karolainy Lourdes; Silva, João Felipe Souza; Araújo, Marcos Rafael de; Rosa, Víctor Baden Powell Mendes
    A acupuntura é um meio de tratamento que tem como forma de resposta o alívio de dores, doenças físicas ou emocionais e até a cura de várias enfermidades crônicas. Considerada preventiva e curativa, é indicada quando se trata de distúrbios funcionais. O objetivo central deste trabalho foi mapear estudos que apresentassem a acupuntura como conduta na síndrome femoropatelar, esta que é uma disfunção no joelho, sendo a parte anatômica que traz sustentabilidade ao corpo, equilíbrio e que possui grande importância, bem como, a demonstração da utilização desse recurso, os efeitos analgésicos e também os acupontos, que são os locais na pele no qual se aplicam as agulhas, os locais no qual devem ser estimulados na articulação do joelho. É uma pesquisa de caráter exploratório descritivo, foram utilizados livros, pesquisas em artigos acadêmicos que mostrassem a utilização do tratamento. Sob essa ótica a acupuntura no tratamento da síndrome femoropatelar é uma alternativa como tratamento coadjuvante, apresenta confiabilidade, melhoras significativas, mesmo sendo considerado um tema ainda pouco discutido, sendo realizada como tratamento complementar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tratamento fisioterapêutico na paralisia obstétrica do plexo braquial
    (2021) Lima, Eliana Alves da Silva; Martins, Lorena; Inácio, Mirian; Freitas, Raniele Prereira
    A paralisia obstétrica é uma lesão do plexo braquial que decorre de uma lesão nas fibras nervosas que sofrem estiramento dos troncos nervosos ou avulsão radicular durante o parto. Um dos principais fatores de risco está relacionado o período de expulsão do parto, a tração excessiva do pescoço exercida para a saída do ombro anterior, que é "bloqueado" pela sínfise púbica materna, e isso pode lesar as raízes do plexo braquial. Este estudo de caáter bibliografico buscou mapear a atuação fisioterapêutica nas disfunções decorrentes da paralisia obstétrica braquial. Foi possível concluir que a fisioterapia tem atingido grandes resultados na melhora funcional, minimizando a rigidez bloqueios e melhora a força muscular prevenindo possíveis sequelas.O tratamento constitui de alongamentos ativos, mobilização de tecidos moles e neurais, fortalecimento muscular, exercícios ativos que visam aumento de amplitude de movimento, entre outros, que visam estimular a utilização do membro afetado promovendo assim uma melhora da funcionalidade do mesmo, o tratamento deve ser iniciado precocemente para que haja uma recuperação da capacidade funcional mais rápida e eficaz, sem sequelas duradouras.