A imagem visual aplicada na publicidade e propaganda: uma experiência em projetos experimentais de graduação

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Data

2008

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Santos, Silvia Spagnol Simi dos

Orientador

Litaiff, Aldo

Coorientador

Resumo

This study presents an investigation of the focused perception in visual communication. In order to understand how the creation and the reading of visual images got into the scientific field, the image genealogy of the Ancient Greece is revisited. Descartes and Kant are addressed to establish the basis that guide the theory of some current philosophers. The main objective of this research is the production and the perception of visual messages, which were analyzed through an experimental project. By means of the review of literature on the theories of language, especially those related to the visual language and the analysis of the object, this research seeks the discrimination between the processes of production and perception of visual images. Its purpose is to apprehend the established and the non-established perceptions of the world and finally, apply this analysis into publicity materials. As a conclusion, it is assumed that the visual language, which cannot be separated from the verbal language, is a persuasive resource that is largely applied by the publicity market to generate a double need
No presente trabalho, há uma investigação da percepção focada na comunicação visual. Para compreender de que modo a criação e a leitura das imagens visuais entraram para o campo das ciências, é resgatada a genealogia da imagem a partir da Grécia Antiga, passando por Descartes, Kant, buscando fundamentos que norteiam as teorias de alguns filósofos contemporâneos. O objeto central desta pesquisa são a produção e a percepção de mensagens visuais, analisadas em projeto experimental. Mediante pesquisa teórica acerca das teorias da linguagem, em especial as da linguagem visual, bem como por meio da análise do objeto, a busca é por discernir como ocorre o processo de produção e percepção de imagens visuais. O intuito é apreender as formas instituídas ou não de percepção do mundo e, por fim, aplicar essa análise em trabalhos publicitários. Como conclusão, há a percepção de que a linguagem visual, a qual não pode ser desvinculada da linguagem verbal, é um recurso persuasivo amplamente empregado no mercado publicitário

Palavras-chave

Filosofia, Semiótica, Imagem, Visão

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