Educação escolar, não escolar e a etnobotânica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Barbosa, Alini Martins

Orientador

Siqueira, André Boccasius

Coorientador

Resumo

Entende-se por pesquisa etnobotânica o estudo do ¿uso das plantas medicinais utilizadas empiricamente pela população (SIQUEIRA 2011b, p. 91) e que envolve ¿saberes considerados como saberes populares (CHASSOT, 2001 apud SIQUEIRA, 2011a, p. 05). Para esta pesquisa objetivou-se investigar sob a ótica da etnobotânica a origem do conhecimento adquirido sobre plantas medicinais de alguns moradores do bairro São Luiz em Sombrio/SC, bem como registrar este conhecimento. A fim de alcançar o objetivo direcionador desta pesquisa elencou-se outros dois: registrar o conhecimento popular sobre plantas medicinais de alguns moradores do bairro São Luiz em Sombrio/SC e identificar em qual modalidade de educação se encaixa a origem do conhecimento destas pessoas (escolar e/ou não escolar). A metodologia utilizada para coleta de informações foi a entrevista semi-estruturada aliada a técnica snowball sampling através da colaboração e transmissão de informações de três moradores conhecedores de plantas. Para interpretação do material utilizou-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977). Nesta pesquisa registrou-se o conhecimento a respeito de plantas medicinais dos entrevistados evitando a perda destas informações com o tempo e constatou-se, a respeito da origem deste conhecimento, que há oamalgamento de duas modalidades de educação. De acordo com o discurso dos moradores entrevistados, seus conhecimentos etnobotânicos não advêm de processo escolar ou formal de aprendizagem e sim por processos de aprendizagens não escolares. Isto é, ¿o transitar¿ ou mescla entre educação informal e não formal uma vez que aprenderam com a família (com exceção do senhor C), vizinhos, colegas de pastoral, cursos de capacitação e palestras vinculados à Pastoral da Saúde.
It is understood by the study of ethnobotany research "use of medicinal plants used empirically by the population" (SIQUEIRA 2011b, p. 91) and involves "knowledge considered popular knowledge" (CHASSOT, 2001 In SIQUEIRA, 2011b, p. 05). For thisresearch aimed to investigate the perspective of the origin of ethnobotanical knowledge about medicinal plants purchased from some neighborhood residents in dingy São Luiz /SC as well as register this knowledge. In order to achieve the objective of this research director databus up two others: register the folk knowledge of medicinal plants of some neighborhood residents in dingy São Luiz/SC and identify what type of education fit the origin of knowledge these people (school and / or non-school). The methodology used for data collection was a semi-structured interview technique combined with snowball sampling through collaboration and transmission of information from three residentsknowledgeable of plants. For interpretation of the material we used content analysis of Laurence Bardin (1977). In this study enrolled knowledge about medicinal plants of respondents avoiding the loss of this information over time and was contacted regarding the origin of this knowledge, which is the amalgamation of two modes of education. According to the discourse of the residents interviewed, their ethnobotanical knowledge does not come from school or formal process of learning but rather by non-school learning processes. That is, the "transit" or blend of informal and non-formal educationonce they have learned with family (except for Mr. C), neighbors, co-pastoral training courses and lectures related to the health ministry.

Palavras-chave

Etnobotânica, Educação, Cultura popular

Citação