Desenvolvimento de cafeteiras de cápsula a partir das características dos clientes utilizando Ciência de Dados
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Data
2023-12
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
PASSOS, Beatriz Pinheiro
SANTOS, Sara Vitória da Silva
Orientador
PINHEIRO, Conrad Elber
Coorientador
Resumo
Conhecer o consumidor e a relevância de um produto no mercado é essencial tanto na criação quanto na sua usabilidade e comportamento econômico no decorrer da vida do produto. Para isso utiliza-se a técnica de modelagem de usuários Personas, cujo objetivo é estabelecer uma conexão do cliente final com o desenvolvedor, delineando perfis de pessoas, comportamentos e motivações.
Em um mercado cada vez mais exigente e que busca experiências únicas e perso nalizadas, as empresas de cafeteiras de cápsulas, assim como de outros setores econômicos, recorrem ao uso da Ciência de Dados para entender e conhecer o mercado que atuam e as necessidades dos seus clientes.
O uso de dados na definição das personas e em todo o ciclo de vida do produto se tornou um diferencial para as empresas e passou a proporcionar uma vantagem competitiva entre os concorrentes do mercado. Consequentemente, vê-se um alto investimento em áreas como Big Data, análise de mercado e de marketing com portamental. Assim, utilizam da Ciência de Dados e suas ferramentas (análise de
dados, clusterização, machine learning, etc) para identificar padrões e criar perso nas para os seus produtos, essas que são criadas a partir das principais caracterís ticas encontradas nos dados coletados.
Este artigo examina os perfis dos consumidores de café, seja a bebida preparada em máquinas de cápsulas, coadores ou em cafeterias especializadas. O objetivo é identificar oportunidades para o desenvolvimento de uma nova categoria de má quinas de cápsulas, mesmo para aqueles que não consomem essa bebida, de modo a atender às demandas e desejos dos clientes, partindo de uma pesquisa de levan tamento de dados (survey) com uma amostra de consumidores ou possíveis consu midores e uso da técnica de Análise Multivariada ou MVA (Multivariate Data Analysis) de clusters, da qual definiu-se as principais personas e, a partir das suas necessidades e perfis, os elementos necessários para que o produto a ser desenvol vido atenda os gostos e dores do público-alvo. Todo esse processo tem o potencial
de proporcionar à empresa vantagem competitiva em um mercado com grandes marcas e maior compreensão de seu público no ciclo de vida dessas máquinas.
Palavras-chave
Desenvolvimento, Personas, Big Data, Dados, Inovação, Cafeteira de cápsula