A possibilidade de ressignificação do estudo de dança em centros sócio-educativos: um olhar mais interno para a educação do movimento
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023-12
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
VASCONCELOS, Geovanna de Nazaré Costa
Orientador
LOURENÇO, Robson
Coorientador
Resumo
Este projeto de arte-educação foi desenvolvido a partir da experiência de montagem
de sequências coreográficas para apresentação da Feira Cultural do CCA
Perseverança III e a visão de dança que os alunos, professores e a instituição
possuíam sobre dança, na capital de São Paulo. Aponta estratégias
artístico-pedagógicas para crianças e adolescentes da instituição e discute
possibilidades de reformular o pensamento sobre dança e movimento dentro desse
recorte da população residente no bairro da Mooca. A partir dos pensamentos de
Klauss Vianna (2005) e Rudolf Laban (1978), permeia as Abordagens Somáticas
para discutir corporalmente a corporeidade destes indivíduos.
Palavras-chave
arte-educação, ressignificar, escola-dançante, coreografia, movimento