Coleções imateriais, exposições efêmeras: animações no design de exposições
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023-08
Tipo de documento
Tese
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
ANDRADE, Daniel Grizante de
Orientador
OLIVEIRA, Mirtes Marins de
Coorientador
Resumo
A pesquisa aqui apresentada trata do uso de animações nos projetos de exposições em museus considerados de temática imaterial, entendidas como espetaculares e observadas de modo crescente na atualidade. A animação, linguagem que sempre esteve próxima ao universo infantil, às manifestações midiáticas, ao entretenimento e à fantasia, dá de encontro ao museu, instituição com notória autoridade social, centrada na preocupação com a realidade e com o documento histórico. A colisão entre dois mundos dá origem a esta pesquisa.
Partiu-se da investigação sobre o universo museal, tendo em vista o uso tecnológico e as relações entre museu, sociedade, entretenimento, lazer e educação. Com isso, é traçado o entendimento de que o museu é uma instituição de seu tempo e se utiliza de recursos disponíveis para cumprir seus objetivos, incluindo o uso de animações exibidas em dispositivos diversos.
A pesquisa traz para a discussão, ainda, a cultura do design e como ela está ligada ao projeto de complexas exposições lidando com temas sensíveis, no caso deste estudo, aqueles referentes aos patrimônios imateriais. O design expográfico é tensionado com as experiências e estratégias de fruição e criação do cinema e da televisão. Trabalha-se também os conceitos de imaterialidade e efemeridade.
Na sequência, a pesquisa explora o conceito de animação e a interface entre realidade e fantasia, constatando diferenças e semelhanças em relação ao cinema live action e a existência de animações documentais e educativas. Compreende-se a animação dentro da cultura do design, com práticas e usos complexos no universo midiático, chegando à conclusão de que sua principal característica contemporânea é a experimentação. Finalmente, estabelecem-se os parâmetros da linguagem.
Termina-se com a análise de dois museus paulistas: o Museu da Imigração do Estado de São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa, observando, a partir dos conceitos estudados, os usos dados às animações nos projetos de design de exposições das duas instituições.
Palavras-chave
design, animação, museu, design de exposições, patrimônio imaterial