Centro educacional: apoio ao contra turno escolar
Carregando...
Data
2023-12
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
PAIVA, Nicole Lopes
Orientador
MACHADO, Gustavo Reis
Coorientador
Resumo
O modelo de arquitetura escolar é semelhante ao do final do século XIX devido à sua sistemas rígidos e hierárquicos, que dificultam o desenvolvimento psicológico, cognitivo e intelectual. Portanto, considerando que a escola é o primeiro contato da criança com sociedade, o ambiente escolar busca alcançar a integração entre bem-estar e conhecimento e melhorar os processos cognitivos. O presente estudo destaca esses problemas e busca soluções arquitetônicas através de estudos de caso e visitas ao local para avaliar opções e soluções, estudo de literatura como o estudo do ambiente escolar, comportamento humano e o meio ambiente, e a neurociência em conjunto com a educação como meio de propor bases para a prática de espaços arquitetônicos adaptados. Dada a realidade do local, propôs a implementação do projeto arquitetônico projeto de um Centro Educacional que oferece um espaço extracurricular. Com base no identificação do problema local e da área de estudo, diretrizes para o desenho e desenvolvimento do projeto arquitetônico foram criados.
Palavras-chave
arquitetura escolar, ambiência, neurociência, educação