Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4114
Título: Implantação do sistema de descarga automática de caminhões frangueiros visando o bem estar animal e a segurança do trabalhador
Autor(es): Silva, Jeferson da
Orientador: João, Jair Juarez
Tipo de material: Monografia
Data: 2007
Palavras-chave: Controle de qualidade
Doenças profissionais
Relações homem-animal
Modalidade de acesso: Acesso aberto
Resumo: Além das exigências dos clientes as atividades em um abatedouro de aves são repletas de normas nacionais e internacionais, destacando-se as normas de Bem-Estar Animal (BEA), que visa minimizar os efeitos do estresse sofrido pelos frangos até o momento do abate. Para garantir o atendimento destas normas na etapa de descarregamento de caminhões frangueiros na empresa e realizar melhorias na mesma foi aplicada a ferramenta da qualidade PDCA (Planejamento, Desenvolvimento, Checagem e Ação). Com a implementação do sistema de descarga automática dos caminhões através da mesa de elevação e do arraste de gaiolas por guinchos, foi possível eliminar o tombamento de pilhas nos caminhões, eliminação assim, o risco de acidentes de trabalho, redução dos efeitos do estresse e injurias sofridas pelos frangos nesta etapa do processo, o que certamente conferirá melhor qualidade a carne de frango produzida na unidade. As melhorias introduzidas no sistema trouxeram ganhos de ergonomia, corrigindo a postura de trabalho dos funcionários reduzindo consideravelmente o desenvolvimento de doenças ocupacionais.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
93254_Jeferson.pdf2.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.