Habilidades e competências na formação do engenheiro eletricista: percepção de egressos e estudantes concluintes

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silva, Rodrigo Isidoro da
Orientador
Travessa, Sheila Santisi
Coorientador
Resumo
The engineer’s training, with skills and competences required by the current National Curriculum Guidelines (DCNs), is embedded in a challenging scenario. This is because, the technological and organizational changes of the engineering courses are constant. The objective of this paper was to diagnose what skills and competences are being developed during the engineering course in the perception of graduates and students. Also, compare them with those determined by the DCNs. The research instrument used was the Likert questionnaire, plus a set of 4 assertions about the teaching process. It is verified that in the understanding of the graduates and the students the skills and competences plan, supervise, design and coordinate engineering projects and services; supervise the operation and maintenance of systems; critically evaluate the operation and maintenance of systems described in the DCNs need to be improved. Another highlight perceived by the sample is that the other skills and competences are being developed during the course. This study is not conclusive, but presents a great potential to implement actions in the curriculum of the graduation course as well as to upgrade processes for the formation of the engineer of the 21st century.
A formação do engenheiro, com habilidades e competências exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) em vigor, está inserida em um cenário desafiador. Isso porque, são constantes as mudanças tecnológicas e organizacionais dos cursos de engenharia. Como objetivo desse trabalho foi proposto diagnosticar quais habilidades e competências estão sendo desenvolvidas durante o curso de engenharia na percepção de egressos e de estudantes concluintes. E ainda, compará-las com as determinadas pelas DCNs. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário de Likert, mais um conjunto de 4 assertivas sobre o processo de ensinar. Constata- se que no entendimento dos egressos e dos concluintes as habilidades e competências planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas descritas nas DCNs precisam ser aprimoradas. Outro destaque percebido pela amostra é de que as demais habilidades e competências estão sendo desenvolvidas no curso. Esse estudo não é conclusivo, mas apresenta um grande potencial para implementar ações no currículo do curso de graduação bem como em aperfeiçoar processos para a formação do engenheiro do século XXI.

Palavras-chave
Diretrizes curriculares nacionais, Competências, Habilidades, Ensino e engenharia
Citação